Certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade
ISO 9001
onde começa a competitividade e o sucesso da sua organização
A importância de um sistema de gestão da qualidade
A evolução permanente do mercado associado ao fenómeno da globalização conduziu as empresas para novos desafios. Assim, estas foram condicionadas em procurarem ferramentas de gestão interna que acrescentassem valor à organização, melhorassem o rendimento dos processos, controlassem os custos operacionais e valorizassem os recursos existentes.
O modelo de gestão da qualidade disponibilizado pela norma ISO 9001 serve, hoje, de referência a nível internacional a um conjunto vasto de organizações, independentemente da sua área de actividade e da sua dimensão.
Este modelo evoluiu e desenvolveu-se em função da abordagem por processos e está focalizado no propósito de ir ao encontro das necessidades e expectativas dos clientes e de outras partes interessadas, bem como na melhoria permanente do seu desempenho global.
Factores de confiança nas relações entre as partes interessadas
A razão da existência das organizações resulta da sua Missão, a qual deve estar enquadrada por Valores que conduzam a um desempenho responsável ao nível social, económico, financeiro, ético e tecnológico, em síntese, que transmita confiança nas relações com as partes interessadas.
Uma das formas das organizações demonstrarem este compromisso pode ser através da certificação do seu Sistema de Gestão da Qualidade.
Para o efeito, é determinante que concretizem este compromisso recorrendo a um Organismo de Certificação que evidencie princípios de imparcialidade, credibilidade e rigor técnico e que essa imparcialidade seja assegurada pela completa independência e isenção de conflitos de interesses da sua estrutura organizacional.
Os PRINCÍPIOS de uma decisão
A gestão da qualidade, como uma ferramenta de apoio à gestão de uma organização, está baseada num conjunto conhecido de princípios:
- Focalização no cliente,
- Liderança,
- Envolvimento das pessoas,
- Abordagem por processos,
- Abordagem da gestão como um sistema,
- Melhoria contínua,
- Abordagem à tomada de decisões baseada em factos,
- Relações mutuamente benéficas com fornecedores.
A decisão de certificação de um sistema de gestão da qualidade deve permitir a:
- fidelização dos clientes;
- confiança entre as partes que permita contribuir para a repetição e recomendação do negócio;
- incremento dos resultados operacionais e da quota de mercado;
- flexibilidade e rapidez nas respostas às oportunidades do mercado;
- gestão eficaz e eficiente dos recursos;
- optimização dos processos para alcançar os resultados esperados;
- aquisição de vantagens competitivas,
- motivação das pessoas na sua participação na melhoria permanente do desempenho;
- gerar valor para a organização e para as partes interessadas.
A competitividade e o sucesso da sua organização começa aqui.