última actualização: Dezembro 2017 
 
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Certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade

ISO 9001

onde começa a competitividade e o sucesso da sua organização

A importância de um sistema de gestão da qualidade

A evolução permanente do mercado associado ao fenómeno da globalização conduziu as empresas para novos desafios. Assim, estas foram condicionadas em procurarem ferramentas de gestão interna que acrescentassem valor à organização, melhorassem o rendimento dos processos, controlassem os custos operacionais e valorizassem os recursos existentes.

O modelo de gestão da qualidade disponibilizado pela norma ISO 9001:2008 serve, hoje, de referência a nível internacional a um conjunto vasto de organizações, independentemente da sua área de actividade e da sua dimensão.

Este modelo evoluiu e desenvolveu-se em função da abordagem por processos e está focalizado no propósito de ir ao encontro das necessidades e expectativas dos clientes e de outras partes interessadas, bem como na melhoria permanente do seu desempenho global.

Factores de confiança nas relações entre as partes interessadas

A razão da existência das organizações resulta da sua Missão, a qual deve estar enquadrada por Valores que conduzam a um desempenho responsável ao nível social, económico, financeiro, ético e tecnológico, em síntese, que transmita confiança nas relações com as partes interessadas.

Uma das formas das organizações demonstrarem este compromisso pode ser através da certificação do seu Sistema de Gestão da Qualidade.

Para o efeito, é determinante que concretizem este compromisso recorrendo a um Organismo de Certificação que evidencie princípios de imparcialidade, credibilidade e rigor técnico e que essa imparcialidade seja assegurada pela completa independência e isenção de conflitos de interesses da sua estrutura organizacional.

Os PRINCÍPIOS de uma decisão

A gestão da qualidade, como uma ferramenta de apoio à gestão de uma organização, está baseada num conjunto conhecido de princípios:

  • Focalização no cliente,
  • Liderança,
  • Envolvimento das pessoas,
  • Abordagem por processos,
  • Abordagem da gestão como um sistema,
  • Melhoria contínua,
  • Abordagem à tomada de decisões baseada em factos,
  • Relações mutuamente benéficas com fornecedores.

A decisão de certificação de um sistema de gestão da qualidade deve permitir a:

  • fidelização dos clientes;
  • confiança entre as partes que permita contribuir para a repetição e recomendação do negócio;
  • incremento dos resultados operacionais e da quota de mercado;
  • flexibilidade e rapidez nas respostas às oportunidades do mercado;
  • gestão eficaz e eficiente dos recursos;
  • optimização dos processos para alcançar os resultados esperados;
  • aquisição de vantagens competitivas,
  • motivação das pessoas na sua participação na melhoria permanente do desempenho;
  • gerar valor para a organização e para as partes interessadas.

A competitividade e o sucesso da sua organização começa aqui.


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