última actualização: Dezembro 2017 
 
  início Folheto CERTIF
  mapa do sítio
 

Certificação de Sistemas de Gestão Ambiental

ISO 14001

um compromisso social para garantir o futuro

Preservar, Proteger e Melhorar o Ambiente

Considerando cada vez mais a sensibilização e consciencialização da sociedade para a preservação, protecção e melhoria do ambiente, significa isto que as organizações estão também elas comprometidas com a responsabilidade de responderem a estas preocupações.

Para o efeito, desenvolvem e implementam procedimentos que lhes permita atingir e demonstrar um desempenho sólido através do controlo de impacte ambiental das suas actividades, produtos e serviços.

O modelo de gestão ambiental estabelecido pela norma ISO 14001: 2004 está actualmente generalizado a nível internacional e serve de referência a um conjunto vasto de organizações, independentemente das suas áreas de actividade e da sua dimensão.

A sua aplicabilidade tem ainda a vantagem de as orientar na demonstração do seu compromisso com os requisitos legais, uma vez que o actual enquadramento político, social e económico está condicionado pela existência de legislação cada vez mais restritiva que obriga ao desenvolvimento de medidas que fomentem a protecção ambiental.

Gerir com preocupações ambientais

Um sistema de gestão ambiental é uma ferramenta importante para controlar e prevenir os riscos e impactes / consequências que  possam resultar de um desempenho deficiente.
Estes aspectos podem assumir consequências para a organização ao nível legal (riscos de sanções e processos judiciais), ambiental (riscos de danos ou acidentes ecológicos), das partes interessadas (riscos que fragilizem a reputação institucional) e do negócio (riscos de perda de posição competitiva e financeira).
A certificação voluntária do sistema de gestão ambiental pode contribuir para o reforço do compromisso das organizações para com o meio ambiente, mais ainda se optarem por recorrer a um Organismo de Certificação que evidencie princípios de imparcialidade, credibilidade e rigor técnico e que essa imparcialidade seja assegurada pela completa independência e isenção de conflitos de interesses da sua estrutura organizacional.

O compromisso com o ambiente

De modo a permitir demonstrarm efectivo envolvimento ambiental, que seja reconhecido pelas entidades regulamentares, pelos consumidores e por outras partes interessadas, a Gestão das organizações deverá assumir, entre outros, um conjunto de princípios e de atributos:

  • reconhecer que a gestão ambiental deve ser considerada uma das prioridades mais importantes da organização;
  • estabelecer e manter a comunicação com as partes interessadas, internas e externas;
  • determinar os requisitos regulamentares e os aspectos ambientais associados às actividades, produtos e serviços da organização;
  • desenvolver a gestão assumindo o compromisso da protecção ambiental, com responsabilidade social;
  • encorajar o planeamento ambiental durante todo o ciclo de vida do produto ou processo;
  • estabelecer um processo para alcançar os níveis de desempenho estabelecidos;
  • providenciar os recursos suficientes e adequados, incluindo formação, para alcançar os níveis de desempenho estabelecidos, numa base contínua;
  • avaliar o desempenho ambiental face à política, objectivos e metas ambientais da organização e implementar as melhorias apropriadas;
  • definir um processo para auditar e rever o sistema de gestão ambiental e identificar oportunidades de melhoria;
  • encorajar os seus subcontratados e fornecedores a implementarem um sistema de gestão ambiental.

As preocupações ambientais deixaram já de ser um conceito que ultrapassa em muito o “politicamente correcto” para serem uma forma real e concreta da vida colectiva.

É o momento das organizações assumirem um compromisso social para garantir o futuro


CERTIF © 2016 www.certif.pt