Certificação de Sistemas de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho
ISO 45001
um valor da organização de reconhecimento social

Ambiente de trabalho seguro e saudável
Grande parte da vida das pessoas é passada no seu local de trabalho. Por outro lado, todas as organizações existem para gerar valor, pelo que a sua competitividade depende em grande medida da forma como os seus colaboradores realizam as suas tarefas de uma forma mais eficiente.
A relação que resulta do ambiente que é proporcionado para garantir a segurança e a saúde no trabalho, condiciona de forma directa o valor da produtividade e dos resultados alcançados pela organização.
Nesta perspectiva, norma ISO 45001 estabelece um modelo para sistemas de gestão da segurança e saúde no trabalho que, implementado, apoiam as organizações em demonstrarem a sua capacidade de controlarem os seus riscos para a segurança e saúde no trabalho, reduzir os acidentes, cumprir requisitos legais e em melhorar o seu desempenho.
Promover a Segurança e Saúde no Trabalho
A gestão da segurança e saúde no trabalho pode assumir-se como parte da estratégia da gestão de risco da organização.
Neste contexto, permite reduzir os custos associados a níveis de absentismo elevados e, em alguns casos, correspondentes tempos de paragem laboral, ao promover um ambiente de trabalho estruturado e consolidado e orientando as organizações na identificação e controlo dos riscos associados às suas actividades, de uma forma consistente.
A ISO 45001 é uma norma aplicável à avaliação de sistemas de gestão da segurança e saúde no trabalho, tendo sido desenvolvida no sentido de poder vir a ser usada para efeitos de avaliação por uma terceira parte.
Foi concebida de modo a ser compatível com outras normas conhecidas usadas em sistemas de gestão (
ISO 9001,
ISO 14001), facilitando portanto a sua implementação.
As organizações podem optar pela certificação voluntária do seu sistema de gestão da segurança e saúde no trabalho, recorrendo a um Organismo de Certificação que evidencie princípios de imparcialidade, credibilidade e rigor técnico e onde essa imparcialidade seja assegurada pela completa independência e isenção de conflitos de interesses da sua estrutura organizacional. Assim, estarão mais habilitadas em demonstrarem as suas preocupações com o controlo dos riscos associados às suas actividades, neste domínio, bem como o cumprimento com a lei.
O reconhecimento perante os clientes e outras partes
EEm mercados evoluídos, os clientes procuram dos seus fornecedores mais do que um preço atractivo para concretizarem os seus negócios, valorizando também nesta escolha outros critérios, tais como, a imagem institucional, os compromissos sociais e os valores que estes representam.
Um sistema de gestão da segurança e saúde no trabalho implementado permite às organizações:
- identificarem e controlarem, de uma forma consistente, os riscos para a segurança e saúde no trabalho;
- reduzirem a probabilidade de acidentes;
- reduzirem a probabilidade de custos associados aos tempos de indisponibilidade;
- garantirem o cumprimento dos requisitos legais com maior facilidade e confiança;
- melhorem o desempenho global das actividades e tarefas da organização;
- demonstrarem uma abordagem actual e inovadora na forma de gestão;
- demonstrarem perante as partes interessadas o compromisso com a segurança e saúde no trabalho;
- criarem condições para aumentar o acesso a novos clientes e parceiros para o negócio;
- diminuírem os custos com seguros de responsabilidade civil.
As organizações podem assumir, deste modo, um valor de reconhecimento social