última actualização: Maio 2024 
 
  início Folheto CERTIF
  mapa do sítio
 

Quem somos

A CERTIF – Associação para a Certificação é um organismo de certificação nacional, com o estatuto de associação de direito privado, sem fins lucrativos, constituída por 27 Associados, entre associações empresariais e laboratórios, que representam diversos sectores de atividade, e de entre os quais são eleitos os Órgãos Sociais da Associação.

A CERTIF tem como princípios a independência, o rigor técnico e a credibilidade como forma de salvaguardar a imparcialidade e integridade da sua atuação no contacto com as diversas entidades com as quais se relaciona e assegurando a gestão de eventuais conflitos de interesse.

Declaração de imparcialidade

A CERTIF, na sua qualidade de Organismo de Certificação, entende que a imparcialidade é o seu maior valor no relacionamento com todas as partes com interesse na certificação, nomeadamente clientes, associados, colaboradores, parceiros, subcontratados, entidades da administração pública e as diversas organizações com as quais participa e colabora a nível nacional e internacional.

A imparcialidade na realização das suas atividades de certificação é, na sua essência, um valor que resulta da integridade, da independência e da isenção de conflitos de interesses.

A CERTIF assume a realização das suas atividades de forma competente e de acordo com o cumprimento legal. São seguidos os mais elevados princípios éticos e está assegurado que todos os processos de certificação são avaliados e decididos de forma não discriminatória.

A CERTIF está comprometida na identificação dos potenciais conflitos de interesses que possam constituir uma ameaça ao seu desempenho e à sua imparcialidade. Por cada um dos riscos potenciais identificados estão definidas e implementadas todas as ações devidas para que estes sejam eliminados ou minimizados. Esta avaliação está aprovada pelo Conselho de Administração e segue as orientações e recomendações do Conselho de Ética, que a validou.

Compete ao Diretor Geral promover o cumprimento desta política e do Código de Ética da CERTIF por todos os seus colaboradores internos e por todos aqueles que têm intervenção nos processos de certificação.

Esta política foi aprovada pelo Conselho de Administração em 19 de junho de 2023 e validada pelo Conselho de Ética em 19 de junho de 2023



CERTIF © 2024 www.certif.pt