última actualização: Dezembro 2018 
 
  início Folheto CERTIF
  mapa do sítio
 

Solar Keymark

Solar Keymark

        • Reduz custos administrativos e de ensaios
        • Aumenta as oportunidades de negócio
        • Proporciona acesso ao mercado europeu
        • Encoraja o crescimento do mercado
        • Garante a qualidade do produto certificado

Solar Keymark – transpõe barreiras comerciais, facultando acesso a incentivos

7 razões para obter a Keymark:

        1. redução de custos administrativos e de ensaios
        2. produto e sistema de produção certificados
        3. aumenta a confiança do consumidor
        4. melhoria das oportunidades de desenvolver a mudança
        5. melhora a imagem da empresa
        6. melhora a imagem da industria solar térmica
        7. é o passaporte para o mercado europeu dos produtos solares térmicos

A Solar Keymark é a primeira marca de qualidade reconhecida internacionalmente para os produtos solares térmicos. É baseada em três pontos:

  • ensaios iniciais de acordo com a EN 12975 ou EN 12976
  • ter implementado um sistema de gestão da qualidade
  • revisão anual do sistema de gestão da qualidade e inspecção bianual ao produto.

Através da obtenção da Solar Keymark demonstra claramente a qualidade de fabrico do seu produto e que está também qualificado para esquemas regulamentares e de incentivo financeiro para muitos dos mercados europeus. É fácil tornar-se o reconhecido caminho para o mercado.

Barreiras do passado para a entrada no mercado:

Houve um enorme crescimento da indústria solar térmica e dos programas que foram implementados em vários países. Requisitos diferentes em programas de incentivo separados tornaram-se um obstáculo para a entrada no mercado.

A presente aceitação generalizada da Keymark

A Solar Keymark está a tornar-se a corrente principal  e a maior parte dos países aceitação a Solar Keymark  ou pelo menos a norma (i.e. EN 12975). Contudo, alguns países (i.e. actualmente a Espanha e a Alemanha) solicitam regulamentos adicionais.

Amanhã: um mercado europeu completamente aberto

O objectivo é fazer com que exista um mercado europeu completamente aberto assegurando que a Solar Keymark é reconhecida como a marca de qualidade europeia e que é aceite em todos os esquemas subsidiários.

Benefícios desta marca voluntária

Por vezes o mercado sente-se como se tivesse sido inundado com uma larga variedade de normas e directivas para alcançar a necessária concordância do mercado. Para simplificar a compreensão das necessidades do mercado europeu:

  • a Marcação CE obrigatória evidencia a conformidade com as directivas europeias
  • a Keymark voluntária certifica a conformidade com as normas europeias e consequentemente oferece oportunidades de mercado
  • as marcas nacionais certificam a conformidade com os requisitos dos esquemas de certificação nacionais dos estados membros

Se a UE tiver elaborado uma directiva relevante para um produto particular, então os fabricantes que vendam esse produto terão que evidenciar a conformidade através da aposição da marca CE. Por enquanto, em relação à Directiva Equipamento de Pressão, apenas os grandes colectores podem ter a Marcação CE. Visite www.solarkeymark.org para mais informações sobre este assunto. Nos próximos 5 ou 10 anos, em relação à Directiva Produtos da Construção, é expectável que todos os colectores necessitem da Marcação CE.

O CEN e o CENLEC, o Comité Europeu de Normalização que introduziu a Keymark. A Keymark tem sido aplicada a um sem número de produtos tais como telhas cerâmicas, preservativos e capacetes de segurança industrial. A Solar Keymark é uma certificação voluntária de terceira parte. Através da obtenção da Solar Keymark, o produto solar fica qualificado a regulamentação de quase todos os estados membros e esquemas de incentivo financeiro.

 


CERTIF © 2016 www.certif.pt