última actualização: julho 2019 
 
  início Folheto CERTIF
  mapa do sítio
 

Marcas Atribuídas

Introdução

A CERTIF, no âmbito das suas actividades de certificação, concede várias Marcas de Conformidade, aplicáveis a produtos, serviços e sistemas de gestão.
Estas podem ser Marcas Próprias, as quais são propriedade da CERTIF e são concedidas de acordo com as suas próprias Regras Gerais de Certificação, ou Marcas Comuns, cuja propriedade pode ser partilhada ou delegada, e que são concedidas de acordo com Regras Gerais de Certificação definidas em Acordos Europeus de reconhecimento dos quais a CERTIF é membro.

Por definição, entende-se por Marca de Conformidade toda a marca registada e protegida legalmente contra qualquer uso indevido, que é concedida por um Organismo que efectua a avaliação da conformidade por terceira parte, indicando que um objecto submetido à avaliação da conformidade (produto, serviço, processo, pessoa, sistema ou organismo) está em conformidade com os requisitos especificados.

MARCAS DE CONFORMIDADE APLICÁVEIS NA CERTIFICAÇÃO DE PRODUTOS E DE SERVIÇOS

Marcas próprias

 

marca CERTIF – produto certificado

 

marca CERTIF – serviço certificado

Marcas comuns

marca CERTIF HAR
marca ENEC
KEYMARK

MARCAS DE CONFORMIDADE APLICÁVEIS NA CERTIFICAÇÃO DE SISTEMAS DE GESTÃO

marca CERTIF - ISO 9001 - Sistema de Gestão da Qualidade
marca CERTIF - ISO 14001 - Sistema de Gestão Ambiental
marca CERTIF - ISO 22000 - Sistemas de Gestão Segurança Alimentar
marca CERTIF - OHSAS 18000 - Sistemas de Gestão de Higiene e Segurança no Trabalho
marca CERTIF - NP 4457
marca CERTIF - Sistemas de Integrados de Gestão

OUTRAS MARCAS PRÓPRIAS CONCEDIDAS

marca CERTIF – sistema HACCP
  Compatibilidade Electromagnética

Marcas Atribuídas - Marcas Próprias

marca CERTIF - produto certificado

Esta Marca aplica-se a todos os produtos certificados no âmbito do sistema 5 da ISO/IEC.

Esta certificação é baseada na realização de ensaios iniciais de tipo aos produtos e numa auditoria inicial ao sistema da qualidade implementado pelo fabricante, seguida de acções de acompanhamento anuais com base em ensaios efectuados em amostras dos produtos certificados seleccionadas na fábrica e/ou no comércio e em auditorias ao sistema da qualidade implementado e/ou inspecções ao processo de controlo do fabrico.

Para os produtos para os quais foi concedida a Marca significa a demonstração para os fabricantes, grandes compradores, utilizadores e consumidores finais de que estes produtos estão em conformidade com os requisitos especificados, os quais podem estar definidos em documentos normativos tais como regulamentos, normas ou especificações técnicas.

marca CERTIF - serviço certificado

Esta Marca aplica-se a todos os serviços certificados no âmbito do sistema 6 da ISO/IEC.
Esta certificação é baseada na determinação inicial da conformidade das características do serviço através de metodologias de avaliação aplicáveis a cada categoria de serviço e numa auditoria inicial ao sistema da qualidade implementado pelo fornecedor do serviço, seguida de acções de acompanhamento anuais similares.

Para os serviços para os quais foi concedida a Marca significa a demonstração para todas as partes interessadas de que os serviços fornecidos estão em conformidade com os requisitos especificados, os quais podem estar definidos em documentos normativos tais como regulamentos, normas ou especificações técnicas, garantindo-se assim que são atingidos os níveis de desempenho e de satisfação exigidos.

Marcas Atribuídas - Marcas Comuns

marca HAR

Esta Marca comum europeia aplica-se a todos os cabos eléctricos de Baixa Tensão abrangidos por documentos de harmonização europeus (HD e EN) e é concedida no âmbito do Acordo HAR, o qual estabelece as regras para o reconhecimento mútuo europeu para estes produtos.
Estas regras de certificação estão definidas de acordo com as metodologias estabelecidas pelo sistema 5 da ISO/IEC.

Para os cabos eléctricos para os quais foi concedida a Marca significa a demonstração de que estes produtos estão em conformidade com os requisitos de segurança eléctrica especificados nos documentos de harmonização europeus, pelo que esses cabos eléctricos cumprem com os requisitos previstos na Directiva da Baixa Tensão.

Uma vez que esta é uma Marca Comum Europeia, existe a garantia de que estes produtos certificados pela CERTIF podem facilmente ser aceites no exigente mercado Europeu, com base no reconhecimento mútuo da certificação.

marca ENEC

Esta Marca comum europeia aplica-se a diversos equipamentos eléctricos, tais como equipamentos de iluminação e seus componentes, equipamentos de tecnologias de informação, entre outros, abrangidos por normas europeias (EN), estando o âmbito exacto de aplicação definido em documento próprio aprovado pelo Grupo ENEC.
É concedida no âmbito do Acordo ENEC, que estabelece as regras para o reconhecimento mútuo europeu para estes produtos.
Estas regras de certificação estão definidas de acordo com as metodologias estabelecidas pelo sistema 5 da ISO/IEC.
Para os equipamentos eléctricos para os quais foi concedida a Marca significa a demonstração de que estes estão em conformidade com os requisitos de segurança eléctrica especificados nas normas europeias, pelo que esse equipamento cumpre com os requisitos previstos na Directiva da Baixa Tensão.
Uma vez que esta é uma Marca Comum Europeia com um elevado grau de aceitação no mercado global, e que foi desenvolvida segundo um sistema de certificação único ao nível europeu, existe a garantia de que estes produtos certificados pela CERTIF podem facilmente ser aceites no exigente mercado europeu, com base no reconhecimento mútuo da certificação.

keymark

Esta Marca comum europeia propriedade do CEN / CENELEC é concedida pela CERTIF para electrodomésticos e produtos solares térmicos, os quais estão abrangidos por normas europeias (EN).
Estas regras de certificação estão definidas de acordo com as metodologias estabelecidas pelo sistema 5 da ISO/IEC.
Para os produtos para os quais foi concedida a Marca significa a demonstração de que estes estão em conformidade com os requisitos especificados nas normas europeias. Para os electrodomésticos em particular significa adicionalmente que esses equipamentos cumprem com os requisitos de segurança eléctrica previstos na Directiva da Baixa Tensão.
Uma vez que esta é uma Marca Comum Europeia, desenvolvido segundo um sistema de certificação único ao nível europeu, existe a garantia de que estes produtos certificados pela CERTIF podem facilmente ser aceites no exigente mercado Europeu, com base no reconhecimento mútuo da certificação.


CERTIF © 2016 www.certif.pt