última actualização: Novembro 2022 
 
  início Folheto CERTIF
  mapa do sítio
 

Acordos Europeus

Para os fabricantes nacionais o mercado europeu é naturalmente um local de destino dos produtos que fabricam. Sendo a generalidade dos consumidores destes países exigentes ao nível dos hábitos de consumo, valorizando as marcas de qualidade nos produtos, torna-se necessário que a CERTIF, na sua qualidade de Organismo de Certificação nacional, participe e partilhe com os outros Organismos de Certificação as experiências e metodologias comuns com vista à sua harmonização.

Com base nestes princípios desenvolveram-se vários Acordos de reconhecimento mútuo e marcas de certificação comuns europeias, que permitem atingir os objectivos pretendidos – ou seja, facilitar as trocas comerciais e o reconhecimento da qualidade dos produtos certificados.

O reconhecimento internacional dos Organismos de Certificação é um factor importante na diferenciação dos seus serviços de certificação, na medida em que lhes permite acrescentar valor aos  produtos que certifica, com todos os benefícios daí resultantes para os fabricantes.

A nível europeu a CERTIF é subscritora dos seguintes Acordos de reconhecimento mútuo de certificação, no âmbito da EEPCA – European Electrical Products Certification Association:

A CERTIF está também reconhecida como Organismo Notificado no âmbito da Directiva da Baixa Tensão, permitindo-lhe deste modo apoiar as empresas nacionais que necessitam de colocar a Marcação CE nos seus produtos.

Possui acordos de reconhecimento bilateral com alguns Organismos de Certificação europeus, nomeadamente com a AENOR (Espanha), LCIE (França), IMQ (Itália), CEBEC (Bélgica) e VDE (Alemanha) e está preparada para desenvolver outras iniciativas de cooperação com outros Organismos de Certificação, caso exista interesse dos fabricantes nacionais.


CERTIF © 2016 www.certif.pt