última actualização: Abril 2024 
 
  início Folheto CERTIF
  mapa do sítio
 


Arquivo de Notícias

 

DEZ 2020
A Sonae Arauco España obteve a Marcação CE para os produtos Placas Derivados de Madeira


A Sonae Arauco España obteve a Marcação CE para os produtos Placas Derivados de Madeira. Os certificados 1328-CPD-0831 e 1328-CPD-0832, referem-se aos produtos Placas de aglomerado de partículas de madeira P2 não revestido ou revestido com papéis melamínicos para aplicações interiores como componente não estrutural em ambiente seco com características ignífugas e Placas de aglomerado de fibra de madeira MDF revestido com papéis melamínicos para aplicações interiores como componentes não estruturais em ambiente seco com características ignífugas.

A Sonae Arauco España é uma das unidades fabris do grupo Sonae Arauco, onde se enquadra também a Sonae Arauco Portugal, que possui igualmente a Marcação CE para os mesmos produtos.

O grupo Sonae Arauco, um dos principais fabricantes de Placas de Derivados de Madeira a nível nacional, passa a oferecer a possibilidade de comercialização destes produtos, a nível da Península Ibérica.

 

NOV 2020
Congresso do Cluster Habitat Sustentável 2020


O Cluster Habitat Sustentável realiza de 2 a 4 de dezembro a 7ª edição do seu Congresso, este ano em formato virtual (videoconferência. O mote do Congresso são as “Soluções para os Desafios da Sustentabilidade” que as entidades da cadeia de valor do Habitat têm para oferecer.

Vai haver painéis com debate dedicados a mostrar e a discutir ideias, produtos ou soluções relacionadas com a Economia Circular, a Eficiência de Recursos e a Descarbonização, a Transformação Digital, a Renovação Urbana Sustentável, Materiais e Sistemas Avançados e as Soluções para a Recuperação Económica.

Informações sobre o Congresso e inscrições disponíveis em:
https://centrohabitat.wixsite.com/congressochs2020 

 

NOV 2020
Dia Mundial da Qualidade


O Dia Mundial da Qualidade, instituído pela Organização das Nações Unidas em1990, celebra-se, este ano, a 12 de Novembro e tem como tema “Criação de valor para o cliente”.

A qualidade apoia as empresas a desenvolver uma cultura centrada no cliente que permite reconhecer que é o cliente e não a empresa que define o que é a qualidade que deve, por isso, ser compreendida através dos olhos dos seus clientes.

Mais informação pode ser obtida em www.quality.org/wqd20

 

OUT 2020
Dia Mundial da Normalização


Comemora-se dia 14 de outubro, o Dia Mundial da Normalização, uma iniciativa conjunta dos organismos internacionais ISO-Organização Internacional de Normalização, IEC-Comissão Eletrotécnica Internacional e ITU- União Internacional de Telecomunicações, com o objetivo de chamar a atenção para a importância das normas e prestar homenagem a todos aqueles que, ao nível técnico, participaram na sua elaboração.

O tema escolhido para este ano foi “Protegendo o planeta com normas” e, num momento em que se verifica um forte impacto negativo sobre o clima, as normas internacionais, através de métodos e soluções técnicas preparadas por peritos e cobrindo aspetos como os da economia de energia e qualidade da água e do ar, podem ser um instrumento relevante para a partilha do conhecimento e para uma mais eficaz aplicação dos recursos.

Mais informação pode ser obtida aqui.

 

SET 2020
Tempo Analógico, Lda. obteve a certificação do Sistema de Gestão da Qualidade pela norma NP EN ISO 9001:2015


A Tempo Analógico, Lda, já cliente da CERTIF na certificação de serviços viu agora certificado o seu sistema de gestão da qualidade para o âmbito da prestação de serviços de manutenção integral de edifícios, manutenção de instalações elétricas, eletromecânicas, de gás e de segurança eletrónica, e obras de remodelação de construção civil e instalações técnicas especiais.

A Tempo Analógico, Lda é uma empresa que se encontra presente no mercado há diversos anos, e a certificação agora obtida, para além da garantia e duma maior confiança que pode oferecer aos seus clientes, passa a poder aceder a concursos onde este requisito é exigido.

 

SET 2020
Programa do 44º Colóquio da Qualidade já definido


O programa do 44º Colóquio da Qualidade está já definido. A CERTIF participará, através do seu Diretor Geral, na Mesa-Redonda sobre O ”novo normal” na Qualidade.

Organizado em modo online, acompanhando as atuais restrições, o Colóquio é uma oportunidade para os participantes tomarem contacto com experiências e boas práticas nacionais e internacionais e debaterem temas atuais da Gestão da Qualidade e Excelência Organizacional, num ano marcado por adversidades verdadeiramente excecionais, que impõem exigências acrescidas também aos profissionais da Qualidade. Informações sobre o Colóquio, que conta já com um elevado número de inscrições, podem ser obtidas aqui.

 

SET 2020
ISO Survey 2019


A ISO (Organização Internacional de Normalização) divulgou, como é habitual, o ISO Survey que contém os dados relativos ao número de certificados emitidos por organismos de certificação acreditados por membros do Fórum Internacional de Acreditação (IAF). O ISO Survey 2019 mostra que existe mais de 1 milhão e trezentas mil organizações certificadas no mundo, número este que representa um aumento de 3,8% face ao ano anterior.

Esta estatística diz respeito a um conjunto de 12 normas e pode ser consultada aqui.

A China continua a ser o país com mais certificados emitidos quer no âmbito da ISO 9001 quer da ISO 14001. De registar que, em ambas as normas, se verifica uma diminuição do número de certificados válidos em Portugal

 

SET 2020
A EnviSolutions, Lda. obteve a certificação do Sistema de Gestão da Qualidade pela norma NP EN ISO 9001:2015


O certificado emitido têm como âmbito a Prestação de serviços de consultoria e estudos técnicos no âmbito ambiental e da conformidade legal de produtos para: Marcação CE (Produtos da Construção, EPI, segurança dos brinquedos, compatibilidade eletromagnética, ATEX, material elétrico de baixa tensão, RoHS, Segurança de máquinas, equipamentos sob pressão e recipientes sob pressão simples), REACH & CLP, biocidas, cosméticos; e de instalações: ambiente, energia, higiene e segurança no trabalho, segurança alimentar.

A EnviSolutions, é uma empresa de consultoria presente no mercado há diversos anos e demonstra assim o seu empenho em prestar um serviço de qualidade aos seus clientes.

 

AGO 2020
CERTIF patrocina o Colóquio da Qualidade


A Associação Portuguesa para a Qualidade (APQ) vai organizar em 12 de novembro o seu 44º Colóquio da Qualidade, que este ano coincide com o Dia Mundial da Qualidade.

O tema principal é “Qualidade e Excelência: Liderar a transformação, aproveitar as oportunidades”. Tendo em conta os tempos atuais que vivemos esta edição do Colóquio será em formato online. Pode aceder a mais informações em https://apq.pt/eventos/44-coloquio-qualidade/

 

 

AGO 2020
CERTIF emite primeiro certificado para a NP 4413:2019


No final de 2019 foi publicada a mais recente edição da norma de manutenção de extintores NP 4413:2019. Esta revisão veio harmonizar as alterações legislativas e normativas ocorridas desde 2012, assim como clarificar alguns pontos face à edição anterior.

Nos certificados emitidos ao abrigo da nova edição da NP 4413 passam a constar as matrículas das oficinas-móveis das empresas de manutenção de extintores. A CERTIF emitiu o primeiro certificado para a NP 4413:2019, para a empresa PRINCIPIUS DIVERSUS que tem também o seu sistema de gestão da qualidade certificado pela CERTIF pela norma ISO/IEC 9001:2015.

 

JUN 2020
Dia Mundial da Acreditação


O Dia Mundial da Acreditação celebra-se a 9 de junho, por iniciativa do IAF – International Accreditation Cooperation e do ILAC – International Laboratory Accreditation, tendo, este ano, como tema “Acreditação para melhorar a segurança alimentar”.

A declaração conjunta dos Presidentes do IAF e do ILAC salienta a importância da acreditação na segurança alimentar, realçando o facto de, através desta, se assegurar, de forma competente e imparcial, a realização de certificações, inspeções e ensaios em toda a cadeia alimentar, qualquer que seja o local.

Mais informação sobre o Dia Mundial da Acreditação, bem como o acesso ao vídeo, brochura e comunicado oficial podem ser obtidos em: https://ilac.org/news-and-events/world-accreditation-day-2020-2/

 

 

 

MAR 2020
ETICS


Entrou em vigor em 2020 uma nova versão do OD CIG 023, o modelo de relatório de auditoria à fábrica do ETICS, Associação Europeia que agrupa os organismos de certificação de produtos na área elétrica, do qual a CERTIF é membro, e que se encontra disponível aqui.

A ETICS está a desenvolver acordos com organismos de certificação de países fora da Europa no sentido de obter o reconhecimento, com base neste relatório, das auditorias realizadas pelos seus membros. Este modelo de relatório já é aceite pelo IRAM na Argentina pelo que os fabricantes que pretendam exportar para a Argentina podem obter a marca do IRAM através das auditorias realizadas pela CERTIF com uma significativa redução de custos.

 

MAR 2020
CERTIF elege Órgãos Sociais


A Assembleia Geral da CERTIF aprovou o Relatório e Contas de 2019, e procedeu à eleição dos Órgãos Sociais da Associação para o triénio 2020-2022. A lista eleita representa uma continuidade no que se refere às linhas de atuação da CERTIF e foca a sua prioridade na qualificação dos recursos humanos com o objetivo de reforçar o seu posicionamento na oferta de certificações que criem valor para os seus clientes, com particular relevo no apoio às empresas exportadoras.

A lista dos órgãos sociais eleitos pode ser consultada aqui.

 

FEV 2020
Encontros de Auditores CERTIF


No final do mês de janeiro, e com o objetivo de analisar com os inspetores a experiência das inspeções realizadas durante o ano e promover a harmonização de critérios, a CERTIF reuniu em Coimbra e no Porto os inspetores que atuam no esquema de certificação dos serviços das empresas que trabalham em equipamentos fixos de refrigeração, ar condicionado e bombas de calor que contenham gases fluorados com efeito de estufa.

Paralelamente reuniram, também os auditores da área elétrica com o objetivo de divulgar a informação sobre atualização de normas e procedimentos relativos aos acordos de reconhecimento europeus e internacionais de que a CERTIF é signatária.

 

JAN 2020
Umbelino Monteiro renova a certificação do seu Sistema de Gestão Integrado, com transição do SGT para a ISO 45001:2018.


A Umbelino Monteiro, S.A. viu renovada pela CERTIF a certificação do seu Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), Sistema de Gestão Ambiental (SGA) e Sistema de Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho (SGT) para o âmbito “Produção e comercialização de telhas e acessórios cerâmicos. Comercialização de outros acessórios complementares de cobertura.”.

A avaliação efetuada veio confirmar o cumprimento dos requisitos das normas aplicáveis NP EN ISO 9001:2015, NP EN ISO 14001:2015 e, no caso do SGT, dos requisitos da nova norma ISO 45001:2018.
Com a decisão de dar já cumprimento aos novos requisitos no âmbito da Segurança e Saúde no Trabalho, concretizando a transição para a ISO 45001:2018, a Umbelino Monteiro novamente assume a Segurança, a par com o Ambiente e a Qualidade, como um dos elementos chave da organização, considerados como essenciais na satisfação dos seus clientes e no desenvolvimento sustentável. 

A Umbelino Monteiro continua, igualmente, a apostar na qualidade dos produtos que fabrica, certificando as suas telhas cerâmicas que têm aposta a Marca CERTIF Produto Certificado.

 

DEZ 2019
ARGEX regista a sua primeira Declaração Ambiental de Produto no Sistema DAPhabitat


A ARGEX – Argila Expandida, S.A., empresa do Grupo PRECERAM, concluiu com sucesso o processo de verificação e registo da sua primeira Declaração Ambiental de Produto relativa aos agregados leves de argila expandida.
A argila expandida é um produto natural capaz de armazenar uma determinada quantidade de humidade que vai libertando lentamente, possuindo importantes propriedades de isolamento térmico e acústico.
O registo de Declarações Ambientais de Produtos no Sistema DAPHabitat, gerido pela Associação Plataforma para a Construção Sustentável, permite o reconhecimento da ECO Platform, associação internacional sem fins lucrativos criada por operadores Europeus de registo de Declarações Ambientais de Produto do sector da construção, entre os quais está o programa de registo português - Sistema DAPHabitat. A CERTIF está reconhecida como organismo de certificação responsável pela verificação das Declarações Ambientais de Produto.

Em www.daphabitat.pt, poderá aceder a todas as DAP atualmente registadas

 

DEZ 2019
CERTIF emite pela primeira vez em Portugal certificado para painéis de trânsito de dimensão variável


A CERTIF enquanto Organismo Notificado na União Europeia, com o número 1328, no âmbito do Regulamento dos Produtos de construção, acaba de emitir pela primeira vez em Portugal um certificado relativo a painéis de trânsito de dimensão variável, usualmente colocados auto estradas e vias de grande circulação, e que permite a Marcação CE do produto.

Dessa forma, é possível dimensionar o painel de trânsito com um desempenho estrutural adequado ao tipo de vento ao qual vai estar sujeito.

Para obter esta aprovação, devido à dimensão dos painéis a serem aprovados, optou-se por realizar cálculos matemáticos através de software desenvolvido no INEGI - Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial.

Anualmente, é necessário que as empresas demonstrem, através de uma auditoria anual realizada pela CERTIF, que fabricam os produtos de acordo com o estabelecido no relatório de ensaios emitido pelo INEGI.

A SNSV - Sociedade Nacional De Sinalização Vertical Lda com sede na Zona Industrial Camporês, Chão de Couce, Leiria, foi a 1ª empresa em Portugal a obter esta avaliação.

 

NOV 2019
DIA MUNDIAL DA QUALIDADE 2019


O Dia Mundial da Qualidade, instituído pela Organização da Nações Unidas em 1990, é celebrado anualmente na segunda quinta-feira do mês de novembro, com o objetivo de chamar a atenção da Sociedade para a importância estratégica da Qualidade enquanto contributo para o crescimento e para a prosperidade dos indivíduos, das organizações e das Nações e para o trabalho que os profissionais ligados à qualidade têm desenvolvido.

Em Portugal é a Associação Portuguesa para a Qualidade quem dinamiza a celebração desta data, tendo, a propósito, tendo o seu Presidente, Eng.º Francisco Frazão Guerreiro divulgado uma mensagem que temos o gosto de reproduzir.

Através da mensagem poderá obter, igualmente, o link para o vídeo que a APQ divulga a propósito do seu 50º aniversário. A CERTIF é, desde a sua constituição, associada da APQ.

 

NOV 2019
Congresso da EOQ com cerca de 600 participantes de 52 países


O 63º Congresso da EOQ, que teve lugar no passado mês de outubro em Lisboa, sob o tema “Rediscovering Quality”, juntou cerca de 600 participantes de 52 países.

Organizado pela APQ no ano em que comemora o seu 50º aniversário, o Congresso realizou-se pela terceira vez em Portugal e foi considerado um enorme sucesso, não só pelos temas apresentados mas também pelo elevado número de participantes, cerca do dobro das edições dos anos anteriores.

A CERTIF foi um dos patrocinadores do Congresso tendo vários dos eus Colaboradores participado no evento.

 

 

 

 

 

OUT 2019
CERTIF participa no Brasil em conferência integrada na preparação da implementação do Novo Modelo Regulatório INMETRO


A convite da Abrac – Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade o Diretor Geral da CERTIF apresentou em São Paulo o Nova Quadro Legislativo Europeu e as regras de aplicação da marcação CE. Esta conferência teve como objetivo permitir aos associados da Abrac, organismos de certificação e inspeção e laboratórios, um melhor entendimento sobre o sistema num momento em que o INMETRO está a implementar um Novo Modelo Regulatório que irá alterar todo o processo das certificações compulsórias no Brasil. A CERTIF acompanhará toda esta evolução, quer diretamente, quer através dos seus parceiros locais, para melhor apoiar os seus clientes que desejem exportar para o Brasil, estando disponível para fornecer a informação que lhe for solicitada.

 

 

SET 2019
Certificados Solar Kerymark Interativos


A base de dados disponível no sítio http://www.solarkeymark.nl/DBF/, será substituída por uma base de dados interativa a partir de outubro de 2019. A nova base de dados irá disponibilizar a mesma informação que a disponibilizada atualmente, beneficiando de uma partilha de informação, através de links de ligação à mesma.

Na prática, esta nova base de dados, permitirá ao utilizador deste sítio, recorrer aos dados contidos nas folhas de dados técnicos, carregando-os diretamente para as suas ferramentas de cálculo.

 

 

SET 2019
Four Paints, Lda. passa a ter o seu Sistema de Gestão da Qualidade certificado com a CERTIF


A CERTIF concedeu à Four Paints, Lda. em Julho de 2019 a certificação do seu sistema de gestão da qualidade, de acordo com a norma NP EN ISO 9001:2015, resultado de um processo de transferência.
O certificado emitido tem como âmbito o comércio por grosso de primários, acabamentos e produtos similares usados em esquemas de pintura na indústria.

A Four Paints nasceu em 2011 com uma equipa com vasto conhecimento nas áreas técnica e comercial de tintas e primários anticorrosivos usados na indústria metalomecânica.

 

 

 

 

JUL 2019
CERTIF celebra 20 anos de atividade


A CERTIF completa em 2019 vinte anos de atividade ao serviço das empresas e da economia nacional.

Tendo iniciado a sua atividade com a certificação de produtos, veio depois a alarga-la aos serviços e processos e, mais tarde, por exigência dos seus clientes, à certificação de sistemas de gestão.

Membro de Acordos Europeus e Internacionais e com vários Acordos de Reconhecimento estabelecidos a CERTIF tem apoiado o esforço de muitos dos seus clientes nos seus projetos de internacionalização e na exportação dos seus produtos, cimentando, assim, a sua posição de liderança na certificação de produtos.

Pautando a sua atividade pelo rigor técnico e por um total respeito pelos princípios da integridade e independência a CERTIF tem sabido evidenciar sempre a credibilidade do seu trabalho, o que lhe tem permitido manter a confiança dos seus clientes e daqueles que, adquirindo produtos e serviços certificados confiam na avaliação da CERTIF. Por isso, as nossas palavras de agradecimento:

Obrigado pela confiança!

 

 

JUL 2019
FER - Fim do Estatuto de Resíduo


Inserida nas políticas que pretendem contribuir para uma prática mais sustentável a CERTIF, com a colaboração da APA e das Associações representativas dos respetivos setores, desenvolveu a certificação FER- Fim do Estatuto de Resíduo, em conformidade com os Regulamento Comunitários e Portarias Nacionais aplicáveis.

Obtiveram já a sua certificação FER as seguintes empresas
Sucata de ferro, aço e alumínio:

  • Constantino Fernandes Oliveira & Filhos, S.A.
  • OL Silva, Lda.
  • Sucatas Pinto S. A.

Sucata de cobre:

  • Constantino Fernandes Oliveira & Filhos, S.A.
  • OL Silva, Lda

Plástico recuperado:

  • Micronipol- Micronização e Reciclagem de Polímeros, S.A.
  • Recidubai, Lda.

Material de borracha derivado de pneus usados:

  • Biogoma – Sociedade de Reciclagem de Pneus, Lda.
  • Biosafe – Indústria de Reciclagem, S.A.

Com esta certificação as empresas podem valorizar os seus produtos, vendo, inclusive, abertas as portas a mercados externos.

 

 

JUL 2019
Projeto EEPLIANT 2


A convite da ASAE a CERTIF participou no workshop de apresentação dos resultados do projeto EEPLIANT 2, projeto este que está enquadrado no PROSAFE e que tem como objetivo aumentar o grau de conformidade nos aparelhos de refrigeração de uso doméstico e profissional.

Durante a sessão, para além da divulgação das conclusões das avaliações efetuadas aos produtos os técnicos da ASAE e da DGEG transmitiram informações relevantes sobre novas regulamentações europeias publicadas recentemente ou em elaboração. Mais informação aqui.

 

 

JUN 2019
Entreferros, depois da marcação CE para as estruturas, obteve agora a certificação do seu Sistema de Gestão da Qualidade


A Entreferros Serralharia e Construções Metálicas, Lda. empresa da área da serralharia civil e construções metálicas, que possuía já a certificação do seu sistema de controlo de produção na fábrica no âmbito da execução de estruturas metálicas de aço, obteve a certificação do seu Sistema de Gestão Qualidade pela norma NP EN ISO 9001:2015.

O certificado emitido tem como âmbito a realização de projeto, desenvolvimento, fabrico, fornecimento e montagem de estruturas em aço.

A Entreferros Serralharia e Construções Metálicas, Lda. é uma empresa com uma vasta experiência no sector onde atua, que pretende com esta certificação demonstrar as suas preocupações com a qualidade dos seus projetos e produtos e evidenciar que cumpre com todos os requisitos exigidos.

 

 

JUN 2019
Dia Mundial da Acreditação


9 de junho é o Dia Mundial da Acreditação, iniciativa do IAF – International Accreditation Cooperation e do ILAC – International Laboratory Accreditation e que, este ano, tem como tema “Acreditação: Adicionando Valor às Cadeia de Fornecimento”.

A motivação para este tema, segundo os organizadores, é o facto de 80% do comércio envolver atividades de avaliação da conformidade, cabendo à acreditação assegurar a imparcialidade, competência e a consistência do trabalho desenvolvido pelos organismos de certificação e inspeção e laboratórios, o que representa um papel importante na redução de custos das transações e torna mais transparentes os negócios.

Mais informação sobre o Dia Mundial da Acreditação, bem como o acesso ao vídeo, brochura e comunicado oficial podem ser obtidos aqui.

 

 

JUN 2019
Delegação de Cabo Verde visita a CERTIF


A CERTIF recebeu uma Delegação de Cabo Verde no âmbito do Projeto de Eficiência Energética em Edifícios e Equipamentos (PEEE) que aquele país está a implementar. Depois de apresentado o Projeto os técnicos que integravam a Delegação tomaram contacto com a experiência da CERTIF na certificação de produtos, tendo sido identificadas áreas de potencial colaboração.

 

 

JUN 2019
Fipal certifica o seu sistema da qualidade pela norma NP EN ISO 9001


A Fipal, S.A. obteve a certificação do Sistema de Gestão da Qualidade pela norma NP EN ISO 9001:2015. O certificado emitido tem como âmbito a comercialização e distribuição de farinha de panificação, açúcar, sal e pellets. A Fipal, S.A., presente no mercado há mais de 50 anos, dedica-se ao comércio de farinhas para panificação. Ciente da sua responsabilidade em controlar os produtos comercializados e em fornecer produtos seguros, a Fipal aposta na certificação do seu sistema de gestão da qualidade, tendo assim comprovada a garantia da disponibilização de produtos seguros.

 

 

MAI 2019
Após certificação do serviço a M. Santos- Climatização, Lda, obtém a certificação do seu sistema de gestão ambiental


A M. Santos- Climatização, Lda., empresa da área do ar condicionado que já possuía a certificação no âmbito dos gases fluorados, obteve a certificação do Sistema de Gestão Ambiental pela norma NP EN ISO 14001:2015.

O certificado emitido tem como âmbito a Prestação de serviços de instalação, reparação, manutenção ou assistência técnica e desmantelamento de equipamentos de equipamentos de ar condicionado e bombas de calor.

A M. Santos – Climatização, Lda. é uma empresa familiar com uma vasta experiência no sector onde atua, que pretende com esta certificação demonstrar as suas preocupações com o ambiente e evidenciar que cumpre com todos os requisitos ambientais.

 

 

ABR 2019
TERMOLAN vê registada a sua primeira Declaração Ambiental de Produto no Sistema DAPhabitat


A empresa TERMOLAN – Isolamentos Termo-Acústicos, S.A. concluiu com sucesso o processo de verificação da Declaração Ambiental de Produto relativa à lã de rocha, usada como painéis ou mantas para isolamento térmico, acústico e proteção ao fogo. O processo foi conduzido pela CERTIF com o consequente registo no Sistema DAPHabitat.

O registo de Declarações Ambientais de Produtos no Sistema DAPHabitat, gerido pela Associação Plataforma para a Construção Sustentável, permite o reconhecimento da ECO Platform, associação internacional sem fins lucrativos criada por operadores Europeus de registo de Declarações Ambientais de Produto do sector da construção, entre os quais está o programa de registo português - Sistema DAPHabitat.

 

 

ABR 2019
PAVIGRÉS regista Declarações Ambientais de Produto no Sistema DAPhabitat


A PAVIGRÉS CERÂMICAS, S.A. concluiu com sucesso o processo de verificação e registo de três novas Declarações Ambientais de Produto relativas aos produtos de grés porcelânico, grés vidrado e monoporosa, utilizados como revestimento de pavimento e paredes.

O registo das Declarações Ambientais de Produtos no Sistema DAPHabitat, sistema Português de registo de DAP específico para produtos do habitat, é gerido pela Associação Plataforma para a Construção Sustentável. A CERTIF esteve envolvida neste processo, como organismo de certificação responsável pela verificação das Declarações Ambientais de Produto, de acordo com as normas NP ISO 14025:2009 e EN 15804:2012+A1:2013.

Em www.daphabitat.pt, poderá aceder a todas as DAP atualmente registadas.

 

 

ABR 2019
XXV Assembleia Geral da Associação Plataforma para a Construção Sustentável


No passado dia 27 de março, a Associação Plataforma para a Construção Sustentável, entidade gestora do Cluster Habitat Sustentável em Portugal, realizou a sua XXV Assembleia Geral, que decorreu no auditório do Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro, onde a CERTIF esteve presente enquanto associado.

Os trabalhos passaram pelo reconhecimento de um novo associado, pela discussão e aprovação do relatório e contas de 2018 e pela informação dada sobre os projetos em curso, com particular destaque para as ações de gestão e dinamização da atividade do Cluster Habitat Sustentável. Neste contexto, após a Assembleia Geral, foram discutidas as ações previstas no sentido de criação de novas oportunidades de parceria e projeto assentes nos eixos prioritários do plano de ação da Plataforma.

 

 

MAR 2019
CERTIF emite o primeiro certificado de sistemas de gestão da qualidade nos Açores


A SPA Live, Lda, sedeada na Ilha Graciosa, foi a primeira empresa nos Açores a conciliar e incorporar a certificação do seu Sistema de Gestão da Qualidade, de acordo com a norma NP EN ISO/IEC 9001:2015 com a certificação do serviço das suas atividades de instalação, reparação, manutenção ou assistência técnica e desmantelamento de equipamentos fixos de refrigeração, ar condicionado e bombas de calor contendo gases fluorados com efeito de estufa.

A vantagem desta dupla certificação prende-se com o facto da avaliação dos dois âmbitos poder ser efetuada em simultâneo na mesma auditoria, possibilitando assim, a rentabilização dos recursos e a redução de custos e dispêndio de tempo para empresa. Com esta certificação a SPA Live garante aos seus clientes que todo o âmbito da atividade está direcionado para a sua satisfação.

 

 

MAR 2019
2018: CERTIF Consolida Liderança


A Assembleia Geral da CERTIF aprovou o Relatório e Contas de 2018, verificando-se a consolidação da sua liderança na certificação de produtos e serviços. Com cerca de 200 tipos de produtos certificados e com marcação CE a CERTIF continua a apoiar as empresas que pretendem diferenciar os seus produtos no mercado, com relevo para as empresas exportadoras. Com uma faturação de 35% no exterior uma grande parte da atividade da CERTIF está ligada a produtos que se destinam à exportação. Acordos com organismos de certificação estrangeiros permitem às empresas obter marcas de conformidade locais que são, em alguns casos obrigatórias para aceder a esses mercados.

 

 

FEV 2019
Congresso EOQ 2019


Organizado pela APQ vai ter lugar em Lisboa, no mês de outubro, o 63º Congresso Europeu da Qualidade que terá como tema principal “Rediscovering Quality”. O Congresso EOQ acontece pela 3ª vez em Portugal, e coincide com o 50º aniversário da APQ.

A participação neste Congresso, de que a CERTIF é um dos patrocinadores, é uma oportunidade para discutir, com profissionais da qualidade de vários países o que é hoje a qualidade para os diversos tipos de organização e para os vários setores.

Mais informação e inscrições podem ser obtidas no site do Congresso em https://eoqcongress2019.apq.pt/

 

 

FEV 2019
A Marca ENEC no apoio à exportação


A Marca ENEC é uma marca comum europeia para produtos elétricos, principalmente para o âmbito da segurança elétrica, com 25 anos, reconhecida a nível internacional, e contém o número identificativo do organismo de certificação que a concede.

A CERTIF, a quem foi atribuído o código 04, é o único organismo de certificação português presente no acordo europeu, concedendo a marca ENEC de acordo com as normas europeias previstas no seu âmbito, seguindo as metodologias estabelecidas pelo esquema de certificação nº 5 da ISO / IEC 17067.

A Marca ENEC concedida pela CERTIF tem o mesmo valor e a mesma validade em todos os países signatários do acordo pelo que facilita à empresa a demonstração da qualidade dos seus produtos nos diversos mercados sem necessidade de novos ensaios e auditorias. Inicialmente atribuída aos equipamentos de iluminação e seus componentes, tem vindo a ser alargada a outros equipamentos elétricos e a conquistar maior notoriedade junto dos utilizadores e consumidores europeus, tendo em Portugal o reconhecimento da EDP Distribuição para a colocação de produtos na rede de Iluminação Pública.

 

 

JAN 2019
Encontro de Auditores CERTIF


Realizou-se no passado dia 25 de janeiro, em Coimbra, o 3º Encontro de Auditores CERTIF para o esquema de certificação Serviço de instalação, reparação, manutenção ou assistência técnica e desmantelamento de equipamentos fixos de refrigeração, ar condicionado e bombas de calor que contenham gases fluorados com efeito de estufa em conformidade com o Regulamento (UE) nº 517/2014, Regulamento de Execução (UE) 2015/2067 e com o Decreto-Lei nº 145/2017.

Tendo como objetivo principal a avaliação dos resultados das inspeções e promover a melhoria e harmonização dos critérios de avaliação que lhe estão associados, contou com a presença de cerca de 25 auditores desta área. A CERTIF tem, no momento, 1200 certificados válidos neste esquema de certificação, cobrindo todos os distritos do território nacional.

 

 

JAN 2019
Seminário: Segurança Ocupacional em Empresas de Base Industrial: A Prevenção como fator de Competitividade


A CERTIF esteve presente no Seminário - Segurança Ocupacional em Empresas de Base Industrial: A Prevenção como fator de Competitividade, organizado pelo CTCV – Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro e pela ESTeSC - Escola Superior de Tecnologias de Saúde de Coimbra, em Coimbra.

Foram abordados vários temas da saúde e segurança no trabalho, tais como: Segurança e Higiene Ocupacionais, Nova Diretiva Agentes Carcinogénicos, Campos Eletromagnéticos, ISO 45001:2018– Dificuldades e Desafios das Empresas e a Digitalização do Trabalho- Os desafios à segurança ocupacional.

A CERTIF deu o seu contributo no painel relacionado com a ISO 45001:2018, onde explicou o processo de certificação dos sistemas de gestão de segurança e saúde no trabalho assim como as principais novidades que esta norma veio trazer.

 

 

JAN 2019
Certificação do controlo da produção betão do consórcio FERROVIAL / MSF no Complexo Hidroelétrico do Alto Tâmega


A FERROVIAL / MSF - BARRAGENS, ACE obteve em 2018 a certificação pela CERTIF do sistema de controlo da produção de betão implementado nas centrais de betão associadas às empreitadas de construção da central do aproveitamento hidroelétrico de Gouvães e da barragem e central do aproveitamento hidroelétrico de Daivões.

As centrais do aproveitamento hidroelétrico e a barragem estão incluídas no Complexo Hidroelétrico do Alto Tâmega, composto pelos empreendimentos de Gouvães, Alto Tâmega e Daivões, que funcionam em conjunto, sendo considerado um dos maiores projetos hidroelétricos do género realizados na Europa nos últimos 25 anos.

 

 

JAN 2019
6ª Edição do Congresso do Cluster Habitat Sustentável CINCOS’18


Decorreu no passado mês de Dezembro, no Parque de Exposições de Aveiro, o Congresso do Cluster Habitat Sustentável CINCOS’18. A sexta edição do congresso, promovido pela Plataforma para a Construção Sustentável, entidade reconhecida como gestora do Cluster Habitat Sustentável em Portugal, contou com a presença de mais de 230 participantes.

Neste congresso, sob o tema “Como construir o amanhã?”, foram apresentadas e discutidas em três painéis soluções atuais de associados do Cluster para “Territórios e Cidades Sustentáveis”, “Transformação Digital” e “Economia Circular”. Outras soluções estiveram também presentes em formato digital durante todo o congresso. O debate e a interação entre os oradores e os participantes foram privilegiados durante o congresso, tendo havido também espaço de networking entre os participantes, aproveitado para potenciar oportunidades e parcerias.

 

 

DEZ 2018
Sistema de gestão da conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal


A CERTIF, enquanto organismo de certificação, esteve presente na apresentação do “3 EM LINHA”, programa para a conciliação da vida profissional, pessoal e familiar coordenado pela área governativa da Presidência e da Modernização Administrativa e do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, que se realizou em Lisboa, no dia 5 de dezembro, e que contou com a presença do senhor Primeiro Ministro e dos respetivos ministros.

Deste programa faz parte a implementação de sistemas de gestão da conciliação da vida profissional, pessoal e familiar nas organizações públicas e privadas, tendo em vista a certificação pela Norma NP 4552:2016 e que poderá ser realizada apenas por organismos de certificação acreditados.

O programa completo está disponível aqui.

 

 

DEZ 2018
Marcação CE - Execução de estruturas metálicas


A CERTIF continua a apoiar o sector da construção em Portugal, tendo concedido, recentemente, a Marcação CE ao abrigo do Regulamento dos Produtos da Construção, (EU) Nº 305/2011, a mais dois fabricantes de Estruturas Metálicas:

  • Mecren, Lda.
  • ONSEFTROFER, S.A.
  • SMM - Sociedade de Montagens Metalomecânicas, SA

A marcação CE neste domínio compromete as empresas a uma garantia do Controlo de Produção em Fábrica, de acordo com os requisitos da norma harmonizada EN 1090-1:2009+A1:2011, e requisitos técnicos estabelecidos na norma EN 1090-2 para o aço e EN 1090-3 para o alumínio.
Para manutenção do Certificado CE as empresas são auditadas, anualmente, pela CERTIF para garantia do controlo produtivo, nomeadamente:

  • Coordenador de soldadura devidamente habilitado para validar todos os processos de soldadura,
  • Procedimentos de soldadura qualificados
  • Soldadores qualificados
  • Controlo final da soldadura através de ENDs (Ensaios Não Destrutivos)
  • Controlo e manutenção dos equipamentos de produção
  • Processos de corte térmico qualificados
  • Controlo da produção ao longo do processo, com tolerâncias definidas.

As empresas que desenvolvem projetos de construção são ainda avaliadas no seu processo de conceção.
Outras empresas já com Marcação CE para a execução de estruturas metálicas:

  • Entreferros Serralharia e Construções Metálicas, Lda.
  • FASTSTEEL, Lda
  • FISOLA IP, Lda.
  • FTB - Fábrica da Barca, S.A
  • ILUMIBÉRICA - Comércio de Material Eléctrico, Lda.
  • Indústrias de Construções em Alumínio INALCO, Lda.
  • M. Rocha & J. Serra - Metalúrgica, Lda.
  • M3T, Metalomecânica 3 Triângulos, Lda
  • VALINOX - Industrias Metalomecânicas S.A.
  • VICOMETAL, Vieira Cordeiro S.A.

 

NOV 2018
ISO Survey 2017


Como é habitual a ISO (Organização Internacional de Normalização) publica o conhecido ISO Survey que contém os dados relativos ao número de certificados emitidos por organismos de certificação acreditados por membros do Fórum Internacional de Acreditação (IAF).

O ISO Survey 2017 mostra que existe mais de 1 milhão e meio de organizações certificadas no mundo, número este que representa menos 1% que no ano anterior, devido à diminuição de certificação ISO 9001 (menos 4%).

Esta estatística diz respeito a um conjunto de 10 normas e pode ser consultada aqui
https://isotc.iso.org/livelink/livelink?func=ll&objId=18808772&objAction=browse&viewType=1

A China continua a ser o país com mais certificados emitidos e, em relação à ISO 9001, A Europa baixou de 40,8% para 36,8%, com uma redução de mais de 60 mil certificados, enquanto a região Este Asiática /Pacífico consolidou a primeira posição, passando de 43,4% para 48,5%, com um acréscimo de mais de 33 mil certificados emitidos.

 

 

NOV 2018
Novas Normas Europeias para Espaços de Jogo e Recreio


A entrada em vigor das novas normas para espaços de jogo e recreio da série EN 1176, veio impor novas exigências ao nível das condições de segurança.

Entre algumas dessas alterações estão, por exemplo, a implementação de novos requisitos para equipamentos que dependem de um único ponto de fixação e/ou suporte, assim como uma maior exigência para as inspeções de manutenção periódicas, após instalação, com especial relevância na obrigatoriedade de criar condições para uma melhor inspeção visual das fundações.

Com estas alterações procurou-se criar condições seguras e favoráveis ao desenvolvimento das atividades lúdicas das crianças e evitar e/ou reduzir o risco de acidentes com consequências fatais ou de lesões permanentes e incapacitantes. A CERTIF está acreditada para a certificação destes produtos.

 

 

NOV 2018
CERTIF e IFBQ (Brasil) avaliam novas colaborações


Em visita ao IFBQ - Instituto Falcão Bauer da Qualidade o Diretor Geral da CERTIF analisou, com a Diretoria e a Gerência Executiva do Instituto, vários aspetos operacionais do protocolo de reconhecimento existente entre os dois organismos de certificação, tendo em vista a prestação de um cada vez melhor serviço aos clientes.

Foram, igualmente, avaliados novos produtos e novos setores onde a cooperação poderá ser muito vantajosa para empresas exportadoras dos dois países.

De realçar que, mercê do protocolo e da aceitação dos procedimentos por parte do INMETRO, a CERTIF pode desenvolver em Portugal, sob a orientação do IFBQ, todas as ações relativas a auditorias, recolha de amostras e ensaios, sendo os relatórios emitidos aceites pelo IFBQ para a concessão da sua certificação, com relevância nos casos de certificação obrigatória (compulsória) no Brasil. A CERTIF está, por isso, em condições de responder de forma rápida às solicitações de fabricantes interessados em exportar para o Brasil.

 

 

NOV 2018
43º Colóquio da Qualidade


Sob o tema  Fazer acontecer: A Qualidade em Ação a APQ – Associação Portuguesa para a Qualidade organizou, no Porto, o seu 43º Colóquio, que contou com cerca de 300 participantes e que teve a CERTIF como um dos patrocinadores.

Há a salientar, no decorrer das várias sessões a realização de duas mesas redondas, uma sobre a Indústria 4.0 e onde foram abordadas questões relacionadas com a crescente diversidade e quantidade de dados que tem vindo a ser produzida de variadíssimas fontes nas nossas vidas, o que confere ao conceito de  Big Data uma importância relevante. Na segunda mesa redonda debateram-se questões relacionadas com o futuro da qualidade, com intervenções de gestores técnicos de diferentes setores o que permitiu uma discussão alargada e onde ressaltaram diferentes pontos de vista. Foi anunciado que no próximo ano não haverá Colóquio, uma vez que a APQ organizará, em Lisboa, o Congresso da EOQ – European Organization for Quality, e que coincidirá com o 50º aniversário da Associação.

 

 

OUT 2018
RELACRE organizou o V Congresso Ibero-americano de Laboratórios e o I Congresso Internacional de Avaliação da Conformidade


A RELACRE, associado da CERTIF,  e a sua congénere espanhola FELAB organizaram estes dois eventos, com uma grande participação de representantes e técnicos de laboratórios e entidades ligadas à atividade.

De salientar a realização do Congresso sobre Avaliação da Conformidade, que contou com a participação da CERTIF e onde houve oportunidade de, numa mesa-redonda, ouvir a posição de organismos dos TIC (Testing, Inspection & Certification) sobre o futuro da avaliação da conformidade, depois de o IPAC ter apresentado a sua visão sobre a evolução da acreditação, os novos desafios e novos campos de atuação.

 

 

OUT 2018
Fim do Estatuto de Resíduo – Primeiras certificações


Depois de acreditada pelo IPAC a CERTIF concluiu já as primeiras certificações no âmbito do FER – Fim do Estatuto de Resíduo.

As primeiras empresas a obter esta certificação o FER aplicável a sucatas de ferro, aço e alumínio e a cobre foram:

  • Constantino Fernandes Oliveira & Filhos, S.A. – Regulamentos (UE) n.º 333/2011 e n.º 715/2013;
  • Olsilva, Lda. - Regulamentos (UE) n.º 333/2011 e n.º 715/2013;
  • Sucatas Pinto – Antero Augusto Pereira Pacheco, S.A. – Regulamento (UE) n.º 333/2011.

Esta certificação surge no sentido de contribuir para a necessidade da adoção de práticas mais sustentáveis para que os recursos disponíveis não se esgotem face a um aumento populacional e do consumo e a consequente pressão crescente nos recursos naturais associada à escassez de alguns deles, enquadrando-se, no modelo económico designado por economia circular. Este modelo alternativo assenta na redução, reutilização, recuperação e na reciclagem de materiais e energia em lugar da extração, produção e eliminação dos mesmos.

Tendo em conta este contexto, a gestão dos resíduos na sua globalidade contribui para esta nova visão, estando a mesma regulamentada pela Comissão Europeia através da Diretiva 2008/98/CE do Parlamento Europeu e do Conselho de 19 de novembro, transposta para a ordem jurídica interna pelo Decreto-Lei n.º 73/2011 de 17 de junho.

A citada Diretiva estabelece no seu artigo 6.º o Fim do Estatuto de Resíduo (FER) determinando que um dado resíduo deixa de ser considerado como tal quando é sujeito a uma operação de valorização e o produto daí resultante satisfaça um conjunto de requisitos a estabelecer. A este “resíduo desclassificado”, que passa a ser uma matéria-prima pronta a ser incorporada no fabrico de outros produtos, deixam de ser aplicáveis os aspetos administrativos da gestão de resíduos, com as vantagens que daí advêm para os produtores e clientes.

Para alguns resíduos, os referidos requisitos, foram já estabelecidos estando os mesmos definidos em legislação própria que se lista de seguida:

  • Regulamento (UE) n.º 333/2011 do Conselho de 31 de março – aplicável a sucatas de ferro, aço e alumínio;
  • Regulamento (UE) n.º 715/2013 da Comissão de 25 de Julho – aplicável a sucatas de cobre;
  • Portaria n.º 245/2017 de 2 de Agosto – aplicável a plástico recuperado;
  • Portaria n.º 20/2018 de 17 de janeiro – aplicável a material de borracha derivado de pneus usados.

Quer os Regulamentos da União Europeia, quer as Portarias Nacionais estabelecem que os produtores devem implementar um Sistema de Gestão cujos requisitos estão estabelecidos nos mesmos. Estabelecem ainda que o Sistema de Gestão referido deve ser certificado por um Organismo Acreditado.

A CERTIF desenvolveu em sede de Comissões Técnicas de Certificação, especificas para cada tipologia de resíduo, com a participação das partes interessadas relevantes para cada caso, os procedimentos para a certificação da atribuição do Fim do Estatuto de Resíduo aos materiais referidos.

As empresas interessadas podem, assim, contactar a CERTIF de forma a obterem o Procedimento de certificação aplicável ao seu caso particular.

 

 

OUT 2018
Dia Mundial da Normalização


Comemora-se dia 14 de outubro, o Dia Mundial da Normalização, uma iniciativa conjunta dos organismos internacionais ISO-Organização Internacional de Normalização, IEC-Comissão Eletrotécnica Internacional e ITU- União Internacional de Telecomunicações, com o objetivo de chamar a atenção para a importância das normas e prestar homenagem a todos aqueles que, ao nível técnico, participaram na sua elaboração.

O tema escolhido para este ano foi “As normas internacionais e a 4ª revolução industrial” e, num momento em que a robótica, a inteligência artificial, a impressão 3D, e muitas outras, estão a desempenhar cada vez mais tarefas, as normas internacionais serão um instrumento relevante e necessário para potenciar o aperfeiçoamento da sua integração na sociedade.

Mais informação pode ser obtida em https://www.worldstandardscooperation.org/world-standards-day/

 

 

SET 2018
Operational Staff Meeting / Factory Inspections Procedures (OSM/FIP)


Realizou-se nos dias 4 e 5 de setembro em Atenas, a reunião anual deste grupo europeu de Organismos de Certificação (OC) de Equipamento Elétrico, onde a CERTIF esteve presente.
O OSM/FIP tem a responsabilidade pela definição e harmonização dos critérios de avaliação nas auditorias aos fabricantes de equipamentos elétricos, a serem seguidos por todos os OC membros da ETICS.

Face ao elevado prestígio que os esquemas de certificação para as marcas comuns europeias (ENEC e HAR) possuem a nível global, em alguns países que não estão representados na ETICS estas auditorias são aceites, permitindo que os fabricantes possam obter as respetivas marcas nacionais de certificação desses países com maior facilidade.

O processo de revisão periódica dos documentos usados para a realização das auditorias (PD CIG 021 – PD CIG 024) está em desenvolvimento, mantendo-se a previsão para que a sua conclusão ocorra em 2019.
Atualmente, um dos aspetos que mais preocupa os Organismos de Certificação são os casos em que não é possível a seleção de amostras para ensaios de acompanhamento nas instalações dos fabricantes, tendo sido apresentadas diversas causas. Contudo, deverão ser estabelecidas regras mais restritivas para que, nos casos em que tal situação aconteça, a certificação desse produto não seja mantida.

Em alguns casos verificou-se que não estava a ser consistente a aplicação da regra de que deve ser sempre realizada uma auditoria extraordinária nos casos em que os fabricantes mudam de instalações, ou aumentem o número de linhas de produção, ou promovam qualquer outro tipo de alterações relevantes com impacto no fabrico dos produtos certificados. Todos os Organismos de Certificação devem considerar a aplicação desta regra. Em conclusão, constatou-se um progresso assinalável na harmonização dos procedimentos de auditorias entre todos os Organismos de Certificação, sendo os grandes beneficiados, em primeiro lugar, os fabricantes.

 

 

SET 2018
CERTIF acreditada para a certificação do Serviço de atribuição do FER – Fim do Estatuto de Resíduo


A CERTIF foi acreditada pelo IPAC para a certificação do serviço de atribuição do Fim do Estatuto de Resíduo a sucatas e desperdícios metálicos, enquadrado pelos Regulamentos comunitários (UE) N.º 715/2013 (sucatas de cobre e ligas de cobre) e (UE) N.º 333/2011 (sucatas de ferro, aço e alumínio), tendo sido já emitidos os primeiros certificados.

Estão em processo de acreditação a certificação dos serviços de atribuição do Fim do Estatuto de Resíduo ao plástico recuperado (Portaria nº 245/2017) e à borracha derivada de pneus usados (Portaria nº 20/2018).
Os Procedimentos aplicáveis a estas certificações foram desenvolvidos no seio de três Comissões Técnicas de Certificação (uma para cada tipo de material), coordenadas pela CERTIF, incluindo, cada uma delas, representantes das partes interessadas relevantes correspondentes, nomeadamente:

  • APA - Agência Portuguesa do Ambiente,
  • APOGER – Associação Portuguesa dos Operadores de Gestão de Resíduos e Recicladores;
  • AIMMAP – Associação dos Industriais Metalúrgicos, Metalomecânicos e Afins de Portugal.
  • APIP – Associação Portuguesa da Indústria de Plásticos;
  • ARP – Associação de Recicladores de Plástico;
  • IAPMEI, IP – Agência para a Competitividade e Inovação, IP;
  • APIB – Associação Portuguesa dos Industriais de Borracha;
  • VALORPNEU – Sociedade de Gestão de Pneus, Lda.
Estas certificações permitem às empresas produtoras disponibilizar ao mercado matérias-primas que, de outra forma, seriam consideradas resíduos e que, consequentemente, teriam de ser tratadas como tal.

 

 

AGO 2018
Novas Normas de Certificação – Produtos Solares Térmicos


A certificação de produtos solares térmicos, é concedida a nível europeu, no âmbito do esquema de certificação Solar Keymark, de acordo com as normas: EN 12975-1: 2006 + A1: 2010 & EN ISO 9806: 2017, aplicáveis a coletores solares térmicos e EN 12976-1: 2017 & EN 12976-2: 2017, aplicáveis a sistemas solares térmicos.

No que se refere às normas de realização de ensaios, EN ISO 9806: 2017 e EN 12976-2: 2017, foram aprovadas em 2017 as versões mais recentes das mesmas, as quais se encontram em fase de implementação.

Relativamente à EN ISO 9806: 2017, destacam-se como alterações de maior relevância, os ensaios aos diversos tipos de coletores existentes no mercado (coletor plano, CPC, tubos de vácuo ou híbrido), quer em termos de caracterização térmica, quer em termos de fiabilidade, e utilizando diferentes tipos de fluido de transferência de calor (água, ar ou óleo).
Para mais informações, consular http://iea-shc.org/Data/Sites/1/publications/Guide-to-Standard-ISO-9806-2017.pdf. Relativamente à EN 12976-2: 2017, destaca-se como principal alteração, o facto dos sistemas solares térmicos, passarem a ter de realizar o ensaio de carga mecânica (verificação da capacidade de resistência à carga de neve e vento).

 

 

AGO 2018
CERTIF adere ao Compromisso Pagamento Pontual


Considerando que o princípio do pagamento nos prazos acordados entre as partes deveria ser um exercício salutar de gestão e de ética a CERTIF decidiu aderir ao Compromisso Pagamento Pontual, iniciativa da ACEGE e patrocinada pelo IAPMEI, CIP e Apifarma.

Com esta decisão a CERTIF pretendeu dar o seu apoio à iniciativa e declarar que cumpre com todo o rigor as suas responsabilidades para com os seus fornecedores.

Informação sobre o Compromisso Pagamento Pontual, bem como das entidades aderentes, pode ser obtida aqui www.pagamentospontuais.com.pt/

 

 

JUL 2018
43º Colóquio da Qualidade


A APQ – Associação Portuguesa para a Qualidade acaba de anunciar a realização do 43º Colóquio da Qualidade para o dia 24 de outubro, e que terá como tema Fazer acontecer: A Qualidade em Ação. O Colóquio, que é o ponto de encontro anual de debate das problemáticas da qualidade, terá lugar no Porto e a informação completa sobre o evento pode ser consultada no site da APQ em www.apq.pt

 

 

JUL 2018
Nova norma aplicável a louça utilitária NP 4555-1:2018


Como parte interessada no desenvolvimento de normas, a CERTIF participa em diversas Comissões Técnicas de Normalização, promovidas pelo IPQ – Instituto Português da Qualidade, enquanto Organismo Nacional de Normalização em Portugal. O mais recente envolvimento da CERTIF manifestou-se na participação, desde o seu início, nos trabalhos da CT 202 – Louça cerâmica utilitária, presidida pelo CTCV, e que envolveu peritos do IPQ, do CTCV, da APICER, do CENCAL, Instituto Politécnico de Leiria e da Universidade de Aveiro.

O objetivo foi definir os requisitos específicos para a louça cerâmica utilitária tendo em consideração as especificidades funcionais do produto (chama, forno e mesa), as especificidades do material (porcelana, grés, faiança e barro cozido), as normas internacionais aplicáveis e o nível técnico da indústria nacional. A norma desenvolvida e entretanto publicada, NP 4555-1:2018, define os requisitos da louça cerâmica utilitária para uso doméstico (louça doméstica) e de hotelaria (louça de hotel), podendo servir de base para a certificação de produto. Este exemplo, entre outros, realça o impacto da normalização como ferramenta estratégica ao serviço das organizações, e permite despertar para o envolvimento de todas as partes interessadas no processo de normalização.

JUN 2018
Dia Mundial da Acreditação


Dia 9 de junho, por iniciativa do IAF – International Accreditation Cooperation e do ILAC – International Laboratory Accreditation Cooperation celebra-se o Dia Mundial da Acreditação que tem, este ano, como tema “Tornando o Mundo mais Seguro”.

No comunicado conjunto, assinado pelos Presidentes das duas organizações, é chamada a atenção para a importância da acreditação enquanto garante da integridade, imparcialidade e competência do trabalho realizado pelos organismos de avaliação da conformidade.

Mais informação sobre o Dia Mundial da Acreditação e o acesso ao comunicado oficial pode ser obtido aqui: http://www.iaf.nu/articles/
World_Accreditation_Day_2018/547

 

 

 


JUN 2018
21ª Assembleia Geral do IECEE


Teve lugar em Agay, França, a 21ª Assembleia do Certification Management Committee do IECEE (Worldwide System for Conformity Testing and Certification of Electrotechnical Equipment and Components), com a presença da CERTIF, na sua qualidade de Membro Nacional, representante de Portugal, e de organismo de certificação destes acordos internacionais.

A participação nestes Acordos permite o reconhecimento de certificados de ensaios no âmbito do CB-Scheme, bem como dos relatórios de auditoria, o que possibilita um mais fácil acesso a certificações nos vários países membros. Nesta reunião, onde estiveram presentes organismos de 40 países, de todos os continentes, foi dada especial atenção a novas áreas, como sejam as da cybersegurança, e foram revistos e atualizados vários procedimentos. A participação nesta reunião possibilita sempre, paralelamente aos trabalhos, o estabelecimento de vários contatos bilaterais para um mais fácil acesso das empresas a outras certificações.

 

MAI 2018
CERTIF emite o primeiro certificado para o Serviço de Manutenção de Extintores – Norma NP 4413:2012


A CERTIF passou a disponibilizar a certificação do Serviço de Manutenção de Extintores, de acordo com a norma NP 4413:2012, tendo a empresa Principius Diversus – Unipessoal, Lda. recebido o primeiro certificado.

A CERTIF que desenvolve atividade há vários anos na certificação de produtos ligados ao combate a incêndios, como sejam as bocas-de-incêndio armadas e os marcos de incêndio, alargou agora a sua oferta a este serviço, sendo de referir que o Regulamento Técnico de Segurança contra Incêndios em Edifícios (Portaria nº 1532/2008, de 29 de dezembro), veio tornar a norma NP 4413 de cumprimento obrigatório, para as empresas que pretendam exercer atividade de manutenção de extintores. A empresa Principius Diversus certificou, também, com a CERTIF o seu Sistema de Gestão da Qualidade segundo a norma ISO 9001.

 

MAI 2018
Vitrochaves renova a certificação do seu sistema de Gestão da Qualidade, com extensão de âmbito, continuando a apostar na qualidade dos seus produtos


A Vitrochaves – Indústria de Vidro, S.A. viu confirmada pela CERTIF a certificação do seu Sistema de Gestão da Qualidade. Dando resposta aos requisitos da norma NP EN ISO 9001:2015, a empresa obteve, também, a extensão da certificação à atividade de fabricação de vidro serigrafado.

Com duas unidades fabris, situadas em S. Pedro de Agostém, no concelho de Chaves (sede), e em Benavente, a certificação do Sistema de Gestão reflete as atividades diferenciadas dos dois locais, com o âmbito mais abrangente aplicável à sede da empresa, de maior capacidade produtiva: “Fabricação e comercialização de vidro isolante, vidro laminado, vidro temperado, vidro termoendurecido e vidro serigrafado. Manufaturas do vidro.” Em paralelo a Vitrochaves continua a apostar na qualidade dos produtos que fabrica, tendo já obtido a Marca CERTIF Produto Certificado para as unidades de vidro isolante, para o vidro laminado, o vidro temperado termicamente e o vidro endurecido termicamente, certificações que se complementam para a afirmação da empresa no mercado vidreiro.

 

MAR 2018
Congresso CIP 2018 “O valor das Empresas”


Teve lugar no Centro de Congressos do Europarque o Congresso CIP 2018, que teve como tema “O Valor das Empresas”.

O Congresso, que foi aberto pelo Presidente da República contou com mais de 600 participantes, tendo a CERTIF estado, igualmente, representada.

Cerca de 30 oradores debateram com os empresários os desafios com que se defrontam as empresas, sendo de realçar os temas relativos à  transformação digital e aos seus efeitos no mercado de trabalho e na necessidade de recursos humanos qualificados.

Mais informação sobre o Congresso pode ser consultada em http://cip.org.pt/congresso-cip-2018-reune-mais-de-600-empresarios/

 

MAR 2018
CERTIF aumenta a sua atividade de certificação no acordo internacional


A emissão em 2017 de certificados pela CERTIF no âmbito do acordo internacional CB Scheme do IECEE (www.IECEE.org) resultou num crescimento de mais de 50% em relação a 2016 em tendência com o crescimento das exportações dos produtos portugueses.

Este Acordo permite obter o reconhecimento mútuo de relatórios de ensaios para produtos elétricos, em conformidade com as normas internacionais (IEC). Estão representados neste Acordo membros de 53 países e um total de 80 organismos de certificação. A CERTIF é, simultaneamente, o Membro Nacional e o único Organismo de Certificação português reconhecido no âmbito do CB-Scheme.

A emissão de um certificado CB pela CERTIF constitui, assim, um passaporte para a colocação dos produtos elétricos no mercado internacional. Para mais informações sobre a CERTIF e o reconhecimento internacional http://www.certif.pt/ainternacionais.asp .

 

MAR 2018
CERTIF e ISQ reconhecidos nos EAU


A CERTIF e o ISQ fazem parte da lista de organismos de certificação e de laboratórios aprovados pelo Civil Defense Department dos Emirados Árabes Unidos para a aceitação da certificação de equipamentos e sistemas para alarme e deteção de fogo.

Os equipamentos ensaiados elo ISQ e certificados pela CERTIF poderão, assim, entra no importante e exigente mercado dos EAU. A lista dos organismos aprovados em 2018 pode ser consultada aqui.

 

MAR 2018
Hotel Areias do Seixo e o Restaurante Noah certificam o seu sistema de gestão da qualidade


O Hotel Areias do Seixo e o Restaurante Noah obtiveram a certificação do Sistema de Gestão da Qualidade pela norma NP EN ISO 9001:2015.

Os certificados emitidos têm como âmbito a prestação de serviços de alojamento, restauração, pastelaria, organização de eventos, serviços de SPA e atividades complementares (Concierge) no Hotel Areias do Seixo e de serviços de restauração, concessão de praia e organização de eventos no Restaurante Noah.

O Hotel Areias do Seixo que é descrito como um hotel de praia Boho-chic na Costa da Prata Portuguesa, demonstra assim o seu empenho em prestar um serviço de qualidade aos seus hóspedes. A certificação dos serviços de restauração evidencia a aposta desta entidade em fornecer produtos seguros, diferenciando assim o serviço prestado.

 

MAR 2018
1º Seminário CNUF


Organizado pela AIMMP teve lugar em Pombal o 1º seminário CNUF – Urna Certificada, Sustentada e Ecológica com a participação de autarquias, responsáveis pela gestão de cemitérios, empresas funerárias e fabricantes com o objetivo de divulgar a certificação de urnas e o impacto ambiental positivo na gestão dos cemitérios e que contou com a intervenção da CERTIF.

De referir que este projeto envolve uma parceria AIMMP/CERTIF tendo sido já emitidos 21 certificados cobrindo vários tipos de urnas de 8 fabricantes.

 

FEV 2018
Comissão Europeia lança consulta pública sobre o Regulamento dos Produtos de Construção


A Comissão Europeia, depois de um primeiro periodo de aplicação do Regulamento dos Produtos de Construção (Reg (EU) 305/2011), elaborou uma avaliação que culminou na apresentação de um Relatório ao Parlamento Europeu e ao Conselho, COM(2016) 445 final, de 7 de julho, sobre a sua execução.

Para melhorar todo o procedimento relativo ao CPR, a Comissão lançou agora uma “Consulta pública sobre as disposições da EU em matéria de produtos utilizados em obras de construção civil e de engenharia civil”.

O período da consulta iniciou-se no passado dia 22 de janeiro e prolonga-se até ao próximo dia 16 de abril, tendo a Comissão definido como grupos-alvo, entre outros: utilizadores finais, fabricantes, importadores, distribuidores, associações profissionais e empresariais, entidades públicas, universidades, etc.
Segundo a Comissão Europeia “Os resultados da consulta serão tidos em conta no relatório da Comissão sobre a avaliação e a avaliação de impacto, bem como na proposta legislativa que o acompanha, caso os resultados da avaliação apontem para a necessidade de alterar a legislação europeia em matéria de produtos de construção”.

A participação é através de um questionário disponível em linha ao qual pode aceder aqui.

 

JAN 2018
FERPINTA passa a ter os seus sistemas de gestão certificados pela CERTIF


A FERPINTA, um dos primeiros clientes no que diz respeito à certificação de produtos, passou a certificar também  com a CERTIF o seu sistema de gestão integrado da qualidade, ambiente e energia segundo as normas ISO 9001, ISO 14001 e ISO 50001, sendo a primeira certificação CERTIF no âmbito dos sistemas de gestão de energia.

A FERPINTA está com a CERTIF desde o início da certificação de tubos em aço não ligado com aptidão para soldadura e roscagem, de perfis ocos acabados e enformados a frio de aços de construção não ligado e de grão fino e tubos soldados de aço para aplicações sob pressão.

 

JAN 2018
Atualização dos procedimentos para a certificação do serviço de instalação, reparação, manutenção ou assistência técnica e desmantelamento de equipamentos fixos de refrigeração, ar condicionado e bombas de calor que contêm gases fluorados com efeitos de estufa


Com a entrada em vigor do Decreto-Lei n.º 145/2017 de 30 de novembro, que  revoga o Decreto-Lei n.º 56/2011, foi necessário atualizar as regras para a certificação do serviço de instalação, reparação, manutenção ou assistência técnica e desmantelamento de equipamentos fixos de refrigeração, ar condicionado e bombas de calor que contêm gases fluorados com efeito de estufa.

Esta atualização foi efetuada em sede da Comissão Técnica de Certificação 25 da CERTIF, da qual fazem parte:

  • AIPOR – Associação dos Instaladores de Portugal;
  • APA – Agência Portuguesa do Ambiente;
  • APIRAC – Associação Portuguesa da Indústria de Refrigeração e Ar Condicionado;
  • CENTERM – Centro Tecnológico para a Indústria Térmica, Energia e Ambiente;
  • EFRIARC – Associação Portuguesa dos Engenheiros de Frio Industrial e Ar Condicionado.

As novas regras entram em vigor de imediato, sendo possível realizar o download dos documentos correspondentes, bem como obter informação adicional acerca desta certificação na secção específica deste site: http://www.certif.pt/gases_fluorados.asp

Os certificados emitidos com base na legislação anterior permanecem válidos até à data limite inscrita nos mesmos. Todavia será efetuada a respetiva atualização nos próximos acompanhamentos periódicos da certificação correspondentes a cada empresa certificada.

 

DEZ 2017
IANORQ visita CERTIF


A Diretora Geral Adjunta do IANORQ (Instituto Angolano de Normalização e Qualidade) visitou a CERTIF no âmbito do Protocolo existente, com vista à preparação de ações a desenvolver.

O Protocolo celebrado em Abril de 2016 e homologado pela Ministra da Indústria de Angola, para além de ações de cooperação, prevê o reconhecimento pelo IANORQ de certificados emitidos pela CERTIF em Angola e a realização de certificações conjuntas para obtenção de certificados de ambas as entidades.

 

DEZ 2017
Certificação de Sistemas de Gestão da Segurança Alimentar


A NP EN ISO 22000:2005 é uma norma internacional aplicável a todas as empresas intervenientes na cadeia alimentar, desde a produção primária à distribuição.

Esta norma especifica os requisitos para o sistema de gestão da segurança alimentar (SGSA), em que uma organização da cadeia alimentar necessita de demonstrar a sua capacidade para controlar todos os perigos, de forma a assegurar o fornecimento de produtos seguros.

Ao certificar o seu SGSA, as organizações demonstram que cumprem os requisitos regulamentares e estatutários, melhoram a satisfação do cliente, transmitem maior confiança aos consumidores, reforçando assim a sua imagem no mercado e comunicam com maior eficácia a todas as partes interessadas as questões relativas à segurança alimentar.

A certificação de um sistema de gestão da segurança alimentar é a garantia dada por um organismo independente e imparcial de que as empresas cumprem com todos os requisitos legais, querendo ir para além mesmos, submetendo-se a auditorias anuais onde todos os seus processos são avaliados. A Mestre Alimentar, Lda. e a AgroAguiar, S.A são algumas das empresas que tem o seu sistema de gestão da segurança alimentar certificado, garantindo assim a disponibilização de alimentos seguros aos seus clientes.

 

DEZ 2017
Município de Gois certifica o seu Serviço de Atendimento ao Munícipe


O Município de Góis obteve a certificação do Sistema de Gestão da Qualidade do Serviço de Atendimento ao Munícipe pela norma NP EN ISO 9001:2015.

O certificado agora emitido tem como âmbito os Serviços Prestados pelo Serviço de Atendimento ao Munícipe. O Município de Góis mostra-se, assim, empenhado em prestar um serviço de qualidade aos seus Munícipes, apostando na certificação do seu sistema de gestão da qualidade, comprovando, desta forma, a garantia da disponibilização de um serviço diferenciador.

 

NOV 2017
A CERTIF apoia a indústria Portuguesa no âmbito da Marcação CE de Equipamentos Rodoviários, contribuindo para uma maior segurança rodoviária


A empresa CANDELA - Sistemas Reflectores Rodoviários, Lda. conclui com sucesso o processo de Avaliação e Verificação da regularidade do Desempenho, (Marcação CE), de Marcadores Retrorrefletores Rodoviários de acordo com a norma europeia harmonizada EN 1463-1:2009
Estes Marcadores ao serem colocados no pavimento, permitem guiar os condutores na via através da reflexão da luz incidente dos faróis, delimitando os limites da estrada, eixo central e bermas.

Para obter esta aprovação, os Marcadores Retrorrefletores Rodoviários tiveram de realizar ensaios laboratoriais para verificar o nível de retroreflexão e cor, antes e após serem colocados durante um ano na Auto estrada A 23 - Auto-Estrada da Beira Interior, na zona de Castelo Branco. Após a confirmação laboratorial que não houve alteração das características técnicas ao produto durante o ensaio de estrada, a CERTIF realizou a inspeção inicial da unidade fabril e no controlo da produção em fábrica, por forma a confirmar que o sistema de qualidade implementado garante que a produção dos marcadores mantem as mesmas características relativamente aos que foram ensaiados. A CERTIF continuará a efetuar o acompanhamento, apreciação e aprovação contínuo do controlo da produção em fábrica para confirmar que a produção dos marcadores rodoviários mantem as mesmas características técnicas.

 

NOV 2017
Miguel Veríssimo & Filhos, Lda. com sistemas de gestão da qualidade e ambiente certificados


A CERTIF certificou o sistema de gestão da qualidade e ambiente segundo as normas ISO 9001 e ISO 14001 da empresa Miguel Veríssimo & Filhos, Lda., para o âmbito da produção e montagem de peças de mobiliário em madeira.

Numa sessão de divulgação, nas instalações da fábrica, em Penamaior, Paços de Ferreira, fizeram a entrega dos certificados e das bandeiras o Presidente da Câmara Municipal e o Presidente da AIMMP. De referir que esta certificação se encontra inserida num projeto desenvolvido pela AIMMP e que contou com a participação de uma dezena de empresas de madeira e mobiliário.

 

NOV 2017
Acordo União Europeia-Mercosul


Teve lugar, em Lisboa, a II Conferência sobre o Acordo EU-Mercosul onde foram apresentados os resultados dos trabalhos já efetuados e a expetativa para o Acordo que se espera atingir na reunião da OMC que terá lugar em Buenos Aires no próximo mês de dezembro.

Este Acordo é considerado fundamental para a criação de empregos e para o aumento da competitividade de ambos os blocos, exigindo-se um grande esforço de adaptação em alguns setores.

O perfil das exportações portuguesas para o Mercosul é ainda de um nível de valor acrescentado baixo e de baixa intensidade tecnológica, mesmo abaixo do padrão habitual das exportações portuguesas. Com a redução das taxas aduaneiras Portugal poderá beneficiar de mercados interessantes e onde tem fortes ligações.

A CERTIF está em condições de apoiar as empresas nas situações em que seja necessária a certificação dos seus produtos para aceder ao mercado, como vem já fazendo em relação ao Brasil e através de parcerias locais.

 

NOV 2017
42º Colóquio da Qualidade


Terá lugar nos próximos dias 16 e 17 de novembro o 42º Colóquio da Qualidade, organizado pela Associação Portuguesa da Qualidade, e que terá como tema Qualidade: Inovação e Sustentabilidade.

O Colóquio, que é o ponto de encontro anual de debate das problemáticas da qualidade, terá lugar em Lisboa e a informação completa sobre o evento pode ser consultada no site da APQ ou em http://coloquio.apq.pt/.

A CERTIF, associada da APQ, associa-se ao evento enquanto patrocinador.

 

NOV 2017
Dia Mundial da Qualidade


O Dia Mundial da Qualidade, instituído pela Organização da Nações Unidas em 1990, é celebrado anualmente na segunda quinta-feira do mês de novembro, com o objetivo de chamar a atenção da Sociedade para a importância estratégica da Qualidade enquanto contributo para o crescimento e para a prosperidade dos indivíduos, das organizações e das Nações.

Em Portugal é a Associação Portuguesa para a Qualidade quem dinamiza a celebração desta data, e que, a propósito, chama a atenção para o artigo “Claro que estamos a falar de competitividade!”, da autoria do Presidente da Direção da APQ, Prof. António Ramos Pires, que explicita a importância da Qualidade enquanto fator de Competitividade, e que aqui temos o gosto de reproduzir.

 

NOV 2017
Colocação de Produtos Elétricos no Espaço Económico da União Aduaneira Euroasiática


A colocação de produtos elétricos no Espaço Económico da União Aduaneira Euroasiática (inicialmente constituída pela Bielorrússia, Cazaquistão e Federação Russa) implica a obrigatoriedade dos mesmos serem sujeitos a uma certificação da respetiva conformidade ou apresentarem uma declaração de conformidade de acordo com a regulamentação técnica aplicável.

No caso dos produtos elétricos são nomeadamente aplicáveis os Regulamentos Técnicos CU TR 004/2011 (respeitante à segurança elétrica do equipamento de baixa tensão) e/ou CU TR 020/2011 (relativo à compatibilidade eletromagnética). Para a avaliação da conformidade dos produtos de acordo com os regulamentos referidos, um fabricante português pode recorrer diretamente a um dos organismos de certificação legalmente reconhecidos no Espaço Económico da União Aduaneira Euroasiática.

No entanto, em alternativa, através da CERTIF - Associação pra a Certificação, um fabricante pode certificar os seus produtos elétricos com a Marca ENEC (Marca Europeia para os produtos elétricos) e, dessa forma, simplificar significativamente o processo técnico-legal de evidência da conformidade com os requisitos aplicáveis no Espaço Económico da União Aduaneira Euroasiática. Na realidade, a existência de um acordo entre a Entidade Europeia Gestora da Marca ENEC (atualmente a ETICS - European Testing Inspection Certification System) e um Organismo de Certificação (BELLIS Testing and Certification of Home Appliances and Industrial Products JSC) localizado na Bielorrússia, permite um acesso à certificação da conformidade dos produtos elétricos segundo os regulamentos técnicos em vigor no Espaço Económico da União Aduaneira Euroasiática. Para isso, será aplicável um procedimento administrativo com análise técnica, em que o processo documental terá obrigatoriamente de incluir os certificados ENEC, relatórios de ensaio e de auditoria ao fabrico respeitantes aos produtos elétricos em causa.

 

OUT 2017
HAR Cables - Operational Staff Meeting – Encontro em Lisboa


Nos dias 26 e 27 de Setembro, com a organização da CERTIF como anfitrião, decorreu em Lisboa a reunião anual do Grupo HAR-OSM o qual é constituído por peritos de cabos elétricos provenientes dos organismos de certificação que podem conceder a marca comum europeia <HAR>, e seus laboratórios. O laboratório de ensaios de cabos elétricos associado da CERTIF para o acordo HAR  é o LABCAB -Laboratório de Ensaios de Cabos Elétricos do Grupo ISQ. Nesta reunião estiveram presentes 16 representantes de 14 países.

Tendo como objetivo a harmonização de critérios na realização dos ensaios são anualmente realizados ensaios de comparação interlaboratorial. Nesta reunião foram discutidos os resultados dos ensaios que estavam no programa para 2017, tendo sido assegurada a qualidade dos resultados dos ensaios, que assume particular relevância quando se trata de uma marca comum europeia que tem o mesmo valor e validade em todos os países dos vários organismos de certificação.

Foram, ainda, debatidas questões relacionadas com a aplicação das normas aplicáveis aos cabos elétricos que estão no âmbito desde acordo, o qual já inclui os cabos fotovoltaicos (PV Cables) e irá passar a incluir os cabos para veículos elétricos.

A maioria dos membros do Grupo HAR presentes exerce, também, atividade no âmbito do Regulamento dos Produtos da Construção (RPC) aplicável aos cabos elétricos.

 

OUT 2017
A Automatizadora – Transformação de Metais, S.A. obtém a marca CERTIF Produto Certificado


A CERTIF concedeu pela primeira vez a marca CERTIF Produto Certificado para o produto Puxadores de muleta e redondos de acordo com a norma EN 1906:2012.

A Automatizadora – Transformação de Metais, S.A. foi a primeira empresa a obter esta certificação a qual é concedida, após a avaliação do seu Sistema da Qualidade implementado no processo de fabrico, através de uma auditoria, e da avaliação da conformidade dos produtos garantindo o cumprimento da norma europeia através da realização de ensaios efetuados pelo laboratório de ensaios da Abimota. Com a obtenção desta certificação, a Automatizadora – Transformação de Metais, S.A. poderá apor nos seus produtos a marca CERTIF Produto Certificado

.

 

OUT 2017
Dia Mundial da Normalização


Comemora-se dia 14 de outubro, o Dia Mundial da Normalização, uma iniciativa conjunta dos organismos internacionais ISO-Organização Internacional de Normalização, IEC-Comissão Eletrotécnica Internacional e ITU- União Internacional de Telecomunicações, com o objetivo de chamar a atenção para a importância das normas e prestar homenagem a todos aqueles que, ao nível técnico, participaram na sua elaboração.

O tema escolhido para este ano foi “As normas tomam as cidades mais inteligentes”, sendo de realçar a norma internacional ISO 37120, cuja versão portuguesa o IPQ acaba de editar com o titulo ISO 37120 – Desenvolvimento Sustentável de Comunidades. Indicadores para os serviços urbanos e a qualidade de vida.


 

 

SET 2017
LIDERAR A TRANSIÇÃO - Plano de Ação para a Economia Circular em Portugal: Fase I (2017-2020)


No passado dia 8 de Setembro, decorreu na Universidade de Aveiro, uma sessão de divulgação e debate do Plano de Ação para a Economia Circular em Portugal: Fase I (2017-2020) – LIDERAR A TRANSIÇÃO.

Promovido pela Secretaria Geral do Ministério do Ambiente, este plano encontra-se em consulta pública de 09/06/2017 a 30/09/2017 (ver http://participa.pt/ e http://eco.nomia.pt/).

O plano de ação apresenta três níveis de ações a serem introduzidas e trabalhadas durante os próximos 3 anos: ações de âmbito transversal e sistémico, agendas setoriais - sobretudo para setores mais intensivos no uso de recursos e de cariz exportador, e agendas locais, que devem ser adaptadas às especificidades socioeconómicas da região.

A economia circular é um modelo que se baseia no desenvolvimento e aplicação de estratégias – tecnológicas, de produto, de serviço, de utilização – que incentivam a reutilização contínua dos materiais no seu potencial produtivo máximo. Deste modo, o capital extraído é preservado, restaurado e reintroduzido no sistema ciclicamente, gerando mais retorno financeiro para o produtor, reduzindo custos de extração e importação de matérias-primas, minimizando resíduos e emissões.

Não sendo a transição para um novo modelo económico um processo fácil ou rápido é importante acompanhar o desenvolvimento e a implementação deste plano de ação.


 

 

SET 2017
CERTIF com extensão da acreditação para Tubos de PVC-O para abastecimento de água sob pressão e para tubos para utilização com combustíveis gasosos da 3ª família


A CERTIF obteve a extensão da acreditação para a certificação de tubos de Policloreto de Vinilo Orientado (PVC-O) para abastecimento de água sob pressão em conformidade com a Norma NP ISO 16422. O correspondente procedimento de certificação foi desenvolvido em sede da Comissão Técnica de Certificação (CTC- 03) que é coordenada pela CERTIF, e onde participam representantes dos fabricantes (APIP), laboratórios (LNEC, ISQ e ITeCONS), Entidades Gestoras da água (EPAL e SMAS de Almada), associação do sector (APDA) e a Entidade Reguladora (ERSAR). O primeiro certificado com base na versão 2016 da Norma referida foi emitido à empresa ADEQUA WS S.L.U. com fábrica em Espanha. Foi também concedida pelo IPAC a extensão da certificação para tubos de borracha e plástico, com e sem reforço, para utilização com butano e propano e suas misturas na fase gasosa, em conformidade com a Norma EN 16436-1. Anteriormente a certificação destes produtos era realizada em conformidade com uma Especificação Técnica do IPQ (ET.IPQ.107-1), para a qual a CERTIF também detinha acreditação. Com a publicação da Norma Europeia, esta Especificação tornou-se obsoleta, tendo a  atualização do Procedimento de Certificação sido realizada em sede de um Grupo de Trabalho coordenado pela CERTIF e que contou com a participação dos principais fabricantes nacionais (HELIFLEX, IBOTEC e TUCAB, para além da COMPOGAL que é fabricante de compostos), laboratórios (CATIM e ITG) e das empresas produtoras e fornecedoras dos combustíveis (GALPENERGIA, OZ ENERGIA, PRIO, RUBIS ENERGIA e REPSOL).


 

 

AGO 2017
CERTIF é Organismo Notificado para a Marcação CE para cabos elétricos no âmbito do Regulamento dos Produtos de Construção


Com o fim do período de coexistência da norma EN 50575:2014+A1:2016, passou a ser obrigatória, no âmbito do Regulamento (UE) nº 305/2011 - Regulamento dos Produtos de Construção, a marcação CE na comercialização dos cabos de energia, controlo e comunicação que se destinam a ser incorporados de modo permanente numa obra de construção sujeita aos requisitos de reação ao fogo.

A marcação CE deve ser aposta de modo visível, legível e indelével nas etiquetas colocadas na embalagem do produto (caixas, bobinas, rolos) e deve ser seguida de informação adicional, que inclui as classes de desempenho de reação ao fogo e no caso das mais elevadas Aca, B1ca, B2ca, e Cca, o número do organismo notificado que emitiu o certificado de regularidade do desempenho (1328 no caso da CERTIF). Os certificados de regularidade do desempenho emitidos pela CERTIF servem de base à emissão da declaração de desempenho (DoP) pelo fabricante, obrigatória para a colocação do produto no mercado e para aposição da marcação CE.


 

 

JUL 2017
AFESP lança campanha de sensibilização para a sinalização


A AFESP – Associação Portuguesa de Sinalização e Segurança rodoviária lançou, este Verão, uma campanha de sensibilização para a importância da sinalização das estradas.

Para uma correta sinalização existem vários equipamentos rodoviários sujeitos à Marcação CE, e para os quais a CERTIF é Organismo Notificado, como sejam, sinais fixos de trânsito, sinais verticais de mensagem variável, sistemas luminosos de aviso e segurança, semáforos, postes delineadores e refletores e marcadores refletores.

No que se refere aos sinais fixos de trânsito de assinalar a cooperação entre a AFESP e a CERTIF, que permitiu desenhar um esquema de certificação e um processo que contribui para o sucesso da marcação CE no setor.

A lista das empresas com certificados emitidos pode ser consultada aqui: http://www.certif.pt/pdf/lista_empresas_marcacao_CE.pdf


 

 

JUN 2017
Marcação CE de Pré-fabricados de betão






A obrigatoriedade da marcação CE nos produtos prefabricados de betão teve início em 2003 para os elementos para vedações, tendo-se estendido aos restantes prefabricados de betão, estruturais e não estruturais, a partir do ano de 2005.
Para os prefabricados de betão cujas normas preveem a avaliação de acordo com o Sistema 2+, a aposição da Marcação CE por parte dos fabricantes está dependente da avaliação do Controlo de Produção de Fábrica.
Esta avaliação inclui a realização de uma auditoria anual ao processo de fabrico, por parte da CERTIF, enquanto Organismo Notificado, cabendo ao fabricante a realização dos ensaios iniciais de tipo, a implementação e manutenção do sistema de controlo de produção de acordo com as respetivas normas.
Como suporte para a Marcação CE o fabricante emitirá, à posteriori, uma declaração de desempenho, com base no Certificado de Controlo de Produção, emitido pela CERTIF, devendo esta acompanhar o produto.
Os fabricantes cujos produtos podem ser colocados no mercado em cumprimento com os requisitos legais aplicáveis, com base nos Certificados CE emitidos pela CERTIF, são os seguintes:

  • Presdouro – Pré-esforçados Beira Douro S.A.
  • Pavimir - Belmiro & Barreira, Lda
  • Postejo - Pré-Fabricados de Cimento, S.A.
  • Artebel - Artefactos de Betão S.A.
  • Pavimentos Pré-esforçados Império Braga, Lda
  • A Cimenteira do Louro, S.A.
  • Betafiel – Artefactos de Betão de Penafiel, Lda.
  • Faprel – Fábrica de Artigos Pré-Esforçados, Lda.
  • Flaviarte – Industria Flaviense de Artefactos de Cimento, S.A.
  • Unifix - Alves & Irmão, Lda.
  • José Manuel Trindade Simões - Materiais e Construções Lda.
  • Pavimentos Lisboas – Industria de Produtos de Cimento, S.A.

JUN 2017
Dia Mundial da Acreditação


Dia 9 de junho, sob iniciativa do IAF – International Accreditation Forum e do ILAC – International Laboratory Accreditation Cooperation, celebra-se o Dia Mundial da Acreditação que, para este ano, o tema escolhido foi como a acreditação pode apoiar a indústria da construção e os seus profissionais.

As normas e os organismos de avaliação da conformidade acreditados podem ser um suporte importante num sector complexo e muito competitivo, fornecendo meios para melhorar a eficiência, controlar os riscos e demonstrar o cumprimento dos regulamentos, dando assim uma maior confiança a todos os intervenientes nos processos.

Mais informação pode ser obtida aqui http://www.iaf.nu/upFiles/WAD_Brochure_2017.pdf


MAI 2017
CERTIF certifica urnas funerárias


Em resultado de um protocolo estabelecido com a AIMMP – Associação das Indústrias da Madeira e Mobiliário de Portugal, a CERTIF passou a certificar Urnas Funerárias em Madeira, com atribuição da Marca CNUF, propriedade daquela Associação.

O principal objetivo desta de certificação de produto é que os fabricantes de urnas as produzam em madeira maciça e com um determinado nível de qualidade, garantido assim o cumprimento dos requisitos estabelecidos na respetiva Especificação Técnica, que tem como fundamento a produção de urnas ecológicas.

Oito empresas aderiram já a esta certificação, integradas no projeto ECO Wood & Furniture desenvolvido pela AIMMP, estando em curso as primeiras certificações com a marca CNUF.

Um vídeo explicativo pode ser visto aqui: https://www.youtube.com/watch?v=pcPWCpHhdCg


MAI 2017
Encontro de Auditores CERTIF


A CERTIF organizou mais um Encontro de Auditores de Sistemas de Gestão para um ponto de situação sobre a transição para as normas ISO 9001:2015 e ISO 14001:2015 e com vista à harmonização de  critérios e das novas metodologias de realização das auditorias.

A apresentação e dinamização dos trabalhos estiveram a cargo dos auditores Prof. António Ramos Pires e Eng.º Luís Janicas.

A anteceder este realizou-se o Encontro de Auditores no âmbito da certificação do serviço das empresas que operam com gases fluorados com vista ao esclarecimento de várias situações e harmonização de critérios.


MAI 2017
Conferência AIMMAP “Que desafios para a Indústria do Futuro”


A AIMMAP, Associada da CERTIF, vai organizar no dia 23 de maio, pelas 14h30, na Fundação de Serralves, uma conferência com o tema “Que desafios para a Indústria do Futuro?”, com o objetivo de refletir sobre desafios que os próximos anos encerram para as empresas e para o País.

Os debates vão centrar-se na perspetiva económica e social, nos desafios das novas realidades sustentáveis e na incontornável inovação para a competitividade e sociedade. Informações e inscrições podem ser efetuadas até 19 de maio para marta.rocha@aimmap.pt


MAI 2017
Certificação conjunta de Sistemas de Gestão da Qualidade e do Serviço de empresas trabalhando com gases fluorados


Diversas empresas têm vindo a conciliar e incorporar a certificação do serviço das atividades de instalação, reparação, manutenção ou assistência técnica e desmantelamento de equipamentos fixos de refrigeração, ar condicionado e bombas de calor contendo gases fluorados com efeito de estufa na certificação do seu Sistema de Gestão da Qualidade.

Quando tal acontece as empresas transmitem aos clientes um reforço da sua credibilidade, um aumento da confiança junto da envolvente externa da empresa ou instituição e a garantia que todo o âmbito da sua atividade para além dos serviços afetos aos gases fluorados, está direcionada para a satisfação dos clientes através da efetiva aplicação do sistema na organização, incluindo processos para a melhoria contínua e a garantia de conformidade com os requisitos do cliente e regulamentares aplicáveis.

A avaliação dos dois âmbitos pode ser efetuada em simultâneo na mesma auditoria, com significativas vantagens na rentabilização dos recursos e de uma natural redução de custos para empresa e dispêndio de tempo, uma vez que em geral, o tempo afeto à avaliação do Sistema de Gestão da Qualidade já inclui a duração para avaliação do serviço das empresas que trabalham com gases fluorados. A obtenção desta certificação conjunta destaca, ainda, a gestão cristalina e de cooperação como as organizações, permitindo que a empresa certificada evidencie perante terceiros as suas boas práticas e credibilidade, e assegure que pode ser um parceiro seguro e confiável.


ABR 2017
RAPEX 2016


A Comissão Europeia divulgou o relatório 2016 do RAPEX, sistema de alerta rápido para produtos perigosos não alimentares. O objetivo deste sistema é permitir a recolha de4 produtos perigosos encontrados no mercado.

Em 2016 foram retirados do mercado mais produtos que no ano anterior, sendo de notar que, cada vez mais, os produtos perigosos notificados são comercializados através de plataformas on-line. Em 2016 foram lançados 2044 alertas que deram origem a 3824 medidas. Os produtos mais visados foram brinquedos (26%), veículos a motor (18%), têxteis (13%) e elétricos (7%), sendo os principais riscos os de lesão (25%) e químicos (23%).

A China continuou a ser o país de origem dos produtos com o maior número de notificações (53%), seguido, curiosamente, da Alemanha (6%) e dos Estados Unidos (5%). Portugal fez 52 notificações, tendo produtos com a origem no nosso País dado lugar a 5 notificações. O relatório completo pode ser consultado aqui.

MAR 2017
Assembleia Geral do Eurocer-building


O Eurocer-building reuniu a sua Assembleia Geral em Milão que, para além do acompanhamento da certificação de produtos e da aplicação do Regulamento dos Produtos de Construção, teve como ponto principal um workshop sobre metodologia BIM (Building Information Modeling) com a presença do “building Smart Italia” e onde foi possível apresentar as iniciativas em curso nos vários países.

Realce para Itália onde o ICMQ tem já em prática um esquema de certificação de pessoas para especialistas, coordenadores e gestores BIM. Em curso o estudo da possível inclusão no BIM de informação sobre produtos certificados.


MAR 2017
ISO 50001 – Sistemas de Gestão de Energia


O consumo de energia no quotidiano das sociedades desenvolvidas, é inevitável por parte das empresas e organizações que visam a otimização dos seus processos.

Contudo, a forma como é gerido este consumo de energia, associado a metodologias que fomentem a sustentabilidade, são fundamentais, quer em termos de recursos energéticos, quer em termos económicos e ambientais.

Para uma melhor gestão da utilização da energia existe a norma NP EN ISO 50001, que estabelece requisitos que permitem uma gestão eficiente da energia, visando a melhoria da eficiência energética associada às suas atividades, e consequentemente uma redução dos custos, em termos económicos, contribuindo ainda para uma desaceleração do efeito de estufa, com fortes impactos ambientais. A CERTIF concede a certificação de sistemas de gestão de energia de acordo com a ISO 50001, bem como a de auditor para esta norma nas categorias Auditor Interno, Auditor e Auditor Coordenador.


MAR 2017
CERTIF elege Órgãos Sociais


Em Assembleia Geral, realizada no início do mês, os Associados da CERTIF elegeram os seus Órgãos Sociais para o triénio 2017-2019.

A lista eleita representa uma continuidade nas linhas de atuação que a CERTIF tem seguido e que se traduz na liderança na certificação de produtos e serviços, na procura de soluções que vão de encontro às necessidades dos clientes face às exigências dos mercados onde atuam e apostando sempre na credibilidade do seu trabalho.

A lista dos órgãos sociais eleitos pode ser consultada aqui.


MAR 2017
Governo Português aposta na continuidade da estratégia do Cluster Habitat Sustentável


A 23 de fevereiro de 2017, o Cluster Habitat Sustentável foi reconhecido pelo Governo Português como Cluster de Competitividade consolidado por um período de 6 anos.

Estão assim criadas as condições para acelerar de novo as suas ações de dinamização em prol da competitividade das empresas. A visão e missão do Cluster para este novo período continua a ser a de agregar e reforçar as ligações entre empresas, municípios, centros de I&D, associações e outras entidades que apostam na Sustentabilidade enquanto mote para a Inovação e Competitividade. O reconhecimento do Cluster foi feito simultaneamente à apresentação do Programa Interface, no qual se consideram os Clusters de Competitividade como um dos seus pilares fundamentais.

O Cluster Habitat Sustentável abrange toda a cadeia de valor do Habitat que engloba, desde o início em 2009, as fileiras dos materiais de construção, da construção e do imobiliário. O trabalho desenvolvido pelo Cluster nestes 8 anos garantiu-lhe o seu reconhecimento nacional e internacional, tendo sido premiado em 2015 com o selo de excelência europeu “Gold Label”. Este reconhecimento é revelador de excelência do Cluster e tem contribuído para impulsionar e internacionalizar a rede que o Cluster agrega bem como participar num conjunto de redes internacionais.


FEV 2017
Projeto SAFECEMENT concluído com sucesso


Liderado pela ATIC - Associação Técnica da Indústria de Cimento, Associado da CERTIF, concluiu-se, no final do ano, o projeto SAFECEMENT, que nasceu da necessidade de se desenvolver novos materiais e instrumentos didáticos para promover a segurança em ambiente de trabalho e sensibilizar os trabalhadores e os empregadores para o efeito.

Para além das animações em 3D que poderão ser utilizadas em cursos de formação, está também disponível no site SAFECEMENT uma plataforma online que permite às entidades participantes e a outros peritos da indústria disponibilizarem materiais didáticos com relevância que podem ser acedidos através dos link abaixo

Vídeos 3D: http://www.safecement.com/pt/animacoes-3d/

Plataforma Online: http://www.safecement.com/pt/centro-de-recursos/

Mais informação disponível em www.safecement.com


JAN 2017
CERTIF acreditada pelo IPAC para a certificação do processo de pesagem de cargas para contentores


A CERTIF, que está desde o final do ano de 2016 a trabalhar no desenvolvimento da Certificação do Processo de Pesagem pelo Método 2 de Cargas para Contentores, já se encontra acreditada pelo Instituto Português de Acreditação, I. P. (IPAC, IP) para este domínio. Os carregadores e as empresas que prestam serviços de consolidação de cargas para contentores dispõem de um prazo até dia 31 de março de 2017 para cumprirem os requisitos a que se refere o n.º 3 do artigo 5.º do Decreto-Lei n.º 51/2016, de 23 de agosto, definidos na Deliberação nº 21/2017, publicada no Diário da República, em 10 de janeiro de 2017.


JAN 2017
Umbelino Monteiro, S.A. obtém marca CERTIF Empresa Certificada para o Sistema de Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho


A Umbelino Monteiro, S.A., obteve junto da CERTIF a certificação do seu Sistema de Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho (SGSST) para o âmbito “Produção de telhas e acessórios cerâmicos. Comercialização de telhas, placas de fibrocimento e acessórios para cobertura”.

Esta certificação confirma a conformidade do sistema de gestão implementado com os requisitos da norma de referência NP 4397: 2008 / OHSAS 18001: 2007.

O SGSST insere-se no Sistema Integrado de Gestão da empresa, complementando o Sistema de Gestão Ambiental (SGA) e o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) já existentes. Em resultado da avaliação efetuada, a empresa logrou também a renovação da certificação destes SG, confirmando-se cumprir com os requisitos das normas aplicáveis NP EN ISO 14001:2012 e NP EN ISO 9001:2015. A Umbelino Monteiro, S.A. assume a Segurança, a Qualidade e o Ambiente como elementos chave da organização, essenciais na satisfação dos clientes e desenvolvimento sustentável. Com a obtenção da marca CERTIF Empresa Certificada, resultado de processos de certificação voluntários, a empresa confirma novamente esse compromisso.


JAN 2017
Marca de Certificação Keymark para Bombas de Calor


Este ano ocorreu o lançamento do Esquema de Certificação Europeu KEYMARK atualmente destinado a bombas de calor e aparelhos aquecedores de água (“Heat Pump KEYMARK”) com capacidade calorífica até 400 kW. Este esquema de certificação é propriedade do CEN - Comité Europeu de Normalização (“European Committee for Standardization”). A Associação Europeia de Bombas de Calor (“EHPA - European Heat Pump Association”) foi o principal promotor da criação deste esquema de certificação.

O esquema de certificação apresenta-se como sendo de caráter voluntário e independente, suportado em ensaios realizados por entidades terceiras de modo a comprovar o cumprimento dos requisitos definidos nas próprias regras do esquema de certificação, assim como dos requisitos de eficiência energética cobertos pelo “Ecodesign” estabelecidos nos Regulamentos EU/813/2013 e EU/814/2013. Atualmente suportam a realização dos ensaios aos produtos as normas EN 14511 (Partes 1 a 4), EN 12309 (Partes 5 e 6), EN 16147, EN 14825 e EN 12102.

Salienta-se que na elaboração das regras foram considerados os critérios especificados na norma ISO/IEC 17067 para esquemas de certificação de produto do tipo 5. Estes critérios implicam a avaliação da conformidade com base em ensaios iniciais e de acompanhamento (com uma periodicidade anual) realizados aos produtos, bem como em auditorias iniciais e de acompanhamento (também com uma periodicidade mínima anual) realizadas aos processos de fabrico dos produtos. Os certificados são emitidos por organismos de certificação independentes reconhecidos no âmbito do esquema de certificação aos produtos que cumpram com as regras estabelecidas. Os ensaios são realizados por laboratórios reconhecidos no âmbito do próprio esquema. Nas regras da “KEYMARK” estão estabelecidos os critérios aplicáveis ao reconhecimento dos organismos de certificação e laboratórios.


DEZ 2016
Certificação do Processo de Pesagem de Cargas para Contentores – Alterações à Convenção SOLAS


No final de 2014, foram aprovadas alterações à Convenção Safety of Life at Sea (SOLAS) com o objetivo de evitar os vários acidentes ocorridos no mar atribuídos a contentores com pesos declarados incorretamente, favorecendo que o transporte marítimo seja efetuado em segurança.

Estas alterações, que entraram em vigor a 1 de julho de 2016, vêm obrigar o carregador a verificar o peso bruto (verified gross mass - VGM) do contentor e a disponibilizá-lo nos documentos de transporte, utilizando um de dois métodos distintos, sendo necessário o cumprimento de vários requisitos para a verificação e a comunicação do peso do contentor para que este possa ser embarcado.

O peso bruto do contentor poderá ser feito através de um dos 2 seguintes métodos:
Método 1) Pesagem do contentor consolidado, por um instrumento de pesagem que cumpre as normas de verificação metrológica;
Método 2) Pesagem por um instrumento de pesagem que cumpre as normas de verificação metrológica, de cada um dos volumes ou itens de carga incluindo embalagens, paletes, equipamento ou material de acondicionamento, de fixação ou segurança introduzidos no contentor e adição dos pesos obtidos à tara do contentor. A CERTIF está já a realizar auditorias para verificar a implementação dos requisitos mínimos estabelecidos para a certificação do processo de pesagem pelo Método 2, definidos na Deliberação do IMT de 19 de outubro de 2016, considerando as condições para a obtenção do peso bruto verificado de cada contentor reguladas no Decreto-Lei nº: 51/2016, de 23 de agosto.


DEZ 2016
7ª Conferência internacional sobre segurança


Com o tema da “Como garantir a segurança dos produtos num mercado global” as organizações CEOC, ETIC, EUROLAB e IFIA organizam a 7ª conferência sobre segurança.

De salientar que esta conferência foi encerrado pelo Doutor Álvaro Ribeiro na sua qualidade de presidente da EUROLAB.

Pelo interesse que esta conferência pode ter deixamos aqui o link para o seu resumo.


DEZ 2016
Norma EN 124 para tampas e grelhas de saneamento


A norma EN 124 – Dispositivos de entrada de sumidouros e dispositivos de fecho de câmaras de visita para zonas de circulação de peões e veículos, normalmente conhecida como tampas e grelhas de saneamento, vai terminar o seu período de transição no final de março de 2017.

Esta norma, que serve de referência à certificação do produto, é de grande importância nas compras públicas, com maior relevo para as obras municipais. A norma de 1994, que tem servido de referência, vai assim, ser substituída a partir do final do 1º trimestre, estando a CERTIF apta a atualizar os seus certificados, o que tem vindo a fazer com os seus clientes.


DEZ 2016
Certificação de Pessoas


A CERTIF continua a apostar na Certificação de Pessoas, na perspetiva da certificação das competências dos profissionais, que desempenham a sua atividade em setores chave do mercado.

Presentemente a CERTIF tem estabelecidas parcerias com a ADENE – Agência para a Energia e com o CTCV – Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro, sendo possível a obtenção da certificação em diferentes categorias.

No caso da ADENE, estão definidas duas categorias: Auditores ISO 50001 e Profissionais no Sector da Energia (Projetista de Sistemas Solares Térmicos – PSST, Instaladores de Janelas Eficientes – SEEP e Projetista de Térmica – REH).

No que se refere ao CTCV, as categorias possíveis são: Auditor ISO 9001, Auditor ISO 14001 e Auditor NP 4397 – OHSAS 18001. As candidaturas para obtenção destas certificações são enviadas para a CERTIF pela entidade com qual se encontra estabelecida a parceria, após a aprovação no curso ministrado pela respetiva entidade, e após a verificação do cumprimento dos requisitos estabelecidos para cada categoria.


NOV 2016
Projeto SAFECEMENT


A indústria de cimento nacional participa no projeto internacional SAFECEMENT - A 3D ANIMATION FOR PROMOTING HEALTHY WORKPLACES IN CEMENT QUARRYING AND PRODUCTION PLANTS no âmbito do Programa  ERASMUS+.

O projeto, cofinanciado pela União Europeia, visa a promoção das boas práticas junto dos trabalhadores nas pedreiras e centros de produção das cimenteiras através da produção de material didático baseado em animações 3D.

Participam no projeto a ATIC - Associação Técnica da Indústria de Cimento (Portugal), Associada da CERTIF,  a FUNDACION CEMA (Espanha), o CTM - Centro Tecnologico del Marmol y la Piedra (Espanha), CEMEX (Letónia) e CHALMERS University of Technology (Suécia).

Mais informação sobre o projeto pode ser encontrada em  www.safecement.com.


NOV 2016
APCMC organiza Congresso Nacional


A APCMC – Associação Portuguesa dos Comerciantes de Materiais de Construção, Associado da CERTIF, organizou o seu 19º Congresso Nacional subordinado ao tema “Responder às exigências do Mercado de Reabilitação”.

O Congresso decorreu com algum otimismo, sobretudo comparado com os anos mais recentes. A APCMC, seguindo a aposta há muito feita no mercado da reabilitação, considera esta a primeira prioridade do setor.

O crescimento do turismo tem contribuído para uma alteração do cenário nos centros históricos com o seu rejuvenescimento. Foram, igualmente, debatidas perspetivas futuras para os comerciantes de materiais de construção, com o fim das economias de escala, utilização da internet, uma produção mais técnica e com sistemas a substituir produtos, entre outros.


NOV 2016
Assembleia Geral da Eurocer-building


A Eurocer-building, associação que reúne organismos de certificação europeus na área da construção,  reuniu a sua Assembleia Geral, em Eindhoven, Holanda, tendo discutido questões relacionadas com a certificação voluntária de produtos, bem como a aplicação do Regulamento dos Produtos de Construção.


Foram analisadas perspetivas de desenvolvimento e novas áreas de intervenção, nomeadamente, ao nível ambiental e da certificação de pessoas em especial técnicos nas diversas áreas da construção, exigência que se começa a assentir em vários mercados.


NOV 2016
Certificação de Sistemas de Segurança Alimentar


A metodologia HACCP (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controlo), apesar de não ser de certificação obrigatória, é de implementação necessária de acordo com o Reg. (CE) 852/2004, o qual se aplica a todas as empresas da cadeia alimentar.

Todos os operadores da cadeia alimentar, desde a produção à distribuição, devem ter implementado um sistema de HACCP, de forma a poderem controlar todos os perigos decorrentes do processo de produção de qualquer produto alimentar, de forma que a saúde do consumidor não seja colocada em risco.

A certificação de um sistema HACCP é a garantia dada por um organismo independente e imparcial de que as empresas cumprem com todos os requisitos legais, querendo ir para além mesmos, submetendo-se a auditorias anuais onde todos os seus processos são avaliados.

A CERTIF oferece este serviço extremamente importante para as empresas que pretendem não só cumprir esses requisitos legais mas, também divulga-lo junto dos seus clientes, oferecendo, assim uma garantia adicional dada por um organismo de certificação independente. O Colégio Campo de Flores é uma das empresas que tem o seu sistema de segurança alimentar certificado, garantindo assim a disponibilização de alimentos seguros aos seus alunos e colaboradores.


OUT 2016
Certificação de elementos estruturais metálicos para sistemas com placas de gesso cartonado


A Norma EN 14195:2014 define os requisitos e métodos de ensaio que os elementos estruturais metálicos para sistemas com placas de gesso cartonado devem cumprir. 

Estes elementos estruturais, sendo um produto da construção têm de cumprir com o Regulamento dos Produtos de Construção, pelo que, só podem ser comercializados com a aposição da marcação CE e acompanhados da respetiva declaração de desempenho.

Para a aposição da marcação CE neste tipo de produtos é apenas exigido o sistema 4, ou seja existe apenas a intervenção do fabricante, a quem compete avaliar o seu controlo da produção em fábrica e a realização de ensaios.

Em resposta a solicitações do mercado a CERTIF desenvolveu um esquema de certificação específico para este produto, e que permite aos fabricantes oferecer aos seus clientes uma maior confiança na conformidade do seu produto. A Iretalgarne é um dos fabricantes que tem os seus produtos com a marca “CERTIF Produto certificado”, sendo líder na obtenção desta certificação, que  já com 4 anos de compromisso de garantia da eficácia da operação, da melhoria continua e da qualidade dos produtos fornecidos aos seus clientes.


OUT 2016
CINCOS’16


A 5ª edição do CINCOS’16 - Congresso de Inovação na Construção Sustentável, organizado pelo Centro Habitat é um evento internacional pretende promover sinergias congregando empresas, municípios, centros de I&D, associações empresariais, clusters e outros agentes de desenvolvimento com interesse na Sustentabilidade enquanto mote para a Inovação e reforço da Competitividade.

O CINCOS’16 realiza-se de 3 a 4 de Novembro de 2016 em Lisboa (na Universidade Lusíada de Lisboa na Junqueira) e tem como tema central:

NOVOS DESAFIOS PARA A CADEIA DE VALOR DO HABITAT

Mais informação, bem como programa e inscrição podem ser obtidos no site do CINCOS’16 ou aqui


OUT 2016
2.º Encontro Nacional sobre Qualidade e Inovação na Construção (QIC 2016)


O Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) e a Plataforma Tecnológica Portuguesa da Construção (PTPC) promovem, de 21 a 23 de novembro, o 2.º Encontro Nacional sobre Qualidade e Inovação na Construção (QIC 2016) com o qual pretendem contribuir para a dinamização da discussão sobre a qualidade e a inovação na Construção.

A qualidade e a inovação são instrumentos primordiais para a competitividade das empresas nacionais na sua internacionalização e para a cooperação internacional, cuja importância é vital no contexto atual. As informações sobre o Encontro podem ser consultadas através do site do LNEC ou aqui


OUT 2016
Dia Mundial da Normalização


No dia 14 de outubro IEC, ISO e ITU, em conjunto com os seus membros, celebraramm o Dia Mundial da Normalização, chamando a atenção para a importância das normas e prestando homenagem a todos aqueles que, ao nível dos comités técnicos, participam na sua elaboração.

O tema escolhido para este ano foi “Standards Build Trust”, enfatizando a confiança que a utilização das normas traz para as relações comerciais e para todo o processo produtivo.

Mais informação poderá ser obtida no site da ISO http://www.iso.org/iso/home/news_index/events/world-standards-day2016.htm


SET 2016
Operational Staff Meeting / Factory Inspections Procedures (OSM/FIP)


Realizou-se nos dias 13 e 14 de setembro em Madrid, a reunião anual deste grupo europeu, com a participação da CERTIF.

O OSM/FIP tem a responsabilidade da definição e harmonização dos critérios de avaliação nas auditorias aos fabricantes de equipamentos elétricos, a serem seguidos por todos os Organismos de Certificação membros da ETICS (ex-EEPCA).

Continuam os trabalhos para a definição harmonizada dos ensaios de rotina e de verificação periódica aos produtos certificados, que devem ser realizados pelos fabricantes como parte da monitorização contínua do seu processo de fabrico, estando, também, em curso a definição de requisitos harmonizados para a qualificação dos auditores que realizam as auditorias no âmbito da certificação de produtos elétricos.

Foram introduzidas novas questões para debate, que irão ter desenvolvimento no futuro, tais como:

  • calibrações: rastreabilidade e intervalos de calibração;
  • dummy test: orientações para definir os tripping limits.
Em conclusão, mantêm-se os objetivos de se encontrarem os melhores processos para a continuação da harmonização dos procedimentos de auditorias entre todos os Organismos de Certificação, com benefícios evidentes para todas as partes interessadas.


AGO 2016
Seminário: “RCD um Recurso Valorizável”


O LNEC, em colaboração com a APA, organiza no próximo dia 19 de setembro um Seminário sobre a valorização dos materiais obtidos a partir de RCDs.

Nesta ação serão apresentadas as especificações LNEC relativas à utilização de agregados reciclados provenientes de misturas betuminosas recuperadas para camadas não ligadas de pavimentos rodoviários e de materiais provenientes de RCD em caminhos rurais e florestais e no preenchimento de valas.

Mais informações, bem como a respetiva inscrição, podem ser obtidas através do site do LNEC em www.lnec.pt


AGO 2016
SANCO obtém a primeira marca ENEC para sirene de alarme contra intrusão


CERTIF concedeu pela primeira vez a marca ENEC para o produto Sirene de alarme contra intrusão de acordo com a norma EN 50131-4:2009.

A SANCO – Produtos Electrónicos, S.A. foi a primeira empresa a obter esta certificação para o seu produto, após a avaliação do Sistema da Qualidade implementado no fabrico, através de uma auditoria, e da avaliação da conformidade do produto com a referida norma através da realização de ensaios efetuados pelo laboratório de ensaios ISQ LABEL.

Com a obtenção da Marca ENEC, uma marca comum europeia que tem o mesmo valor e a mesma validade em todos os países signatários do esquema ENEC, a SANCO – Produtos Electrónicos, S.A. poderá colocar o seu produto no mercado europeu sem necessidade de realização de ensaios adicionais e auditorias.


JUL 2016
CERTIF e IANORQ (Angola) estabelecem protocolo


Com o patrocínio e homologação da Ministra da Indústria de Angola, a CERTIF e o IANORQ (Instituto Angolano de Normalização e Qualidade) assinaram, em Luanda, um Protocolo de Cooperação visando a certificação de produtos e a formação de auditores. Com a assinatura deste protocolo, e a pedido das empresas, as auditorias CERTIF serão, numa primeira fase acompanhadas por auditores do IANORQ, o que permitirá apor nos certificados CERTIF igualmente o símbolo do IANORQ.

Este processo poderá servir tanto os interesses da economia angolana, numa valorização dos seus produtos, como das empresas portuguesas estabelecidas em Angola e que se pretendem diferenciar face a uma concorrência de menor valor.


JUL 2016
ETICS e EUROPOL assinam Memorando de Entendimento (MoU)


ETICS (European Testing Inspection and Certification System), organismo que sucedeu à EEPCA, e da qual a CERTIF é membro, acaba de assinar um Memorando de Entendimento (MoU) com a EUROPOL, a agência europeia encarregue de questões relativas à segurança, com o objetivo de cooperar aspetos relacionados com a contrafação de produtos com impacto na saúde e segurança dos consumidores.

As duas organizações divulgaram a seguinte nota de imprensa:


JUL 2016
11º Encontro dos Grupos Europeu e Internacional de Iluminação e Componentes


Teve lugar em Estocolmo o 11º Encontro conjunto dos Grupos Europeu (OSM/LUM) e Internacional (CTL ETF5) de Iluminação e componentes, que  contou com a participação de 28 organismos de certificação e laboratórios de diversos países membros dos acordos IECEE (CB), CCA e ENEC, dos quais a CERTIF é membro efetivo.

Foram debatidos assuntos relacionados com a harmonização de critérios relativamente à realização dos ensaios e analisadas propostas de alteração das normas de referência, no âmbito da segurança elétrica para a iluminação e seus componentes.

Outro assunto amplamente discutido foi a adaptação dos ensaios e certificação à constante evolução da tecnologia LED nas luminárias.

JUL 2016
CERTIF certifica varão de aço da ADA – Aceria de Angola


A ADA-Aceria de Angola obteve a certificação do seu varão de aço para armaduras de betão armado, sendo a primeira siderúrgica em África a ter acesso à marca CERTIF-Produto Certificado.

Após o processo de classificação do produto pelo LNEC e da realização e ensaios neste laboratório a CERTIF auditou o processo de controlo de produção na fábrica, tendo decidido pela sua certificação. A cerimónia solene de entrega do certificado teve lugar em Luanda e foi presidida pela Ministra da Indústria de Angola.


JUL 2016
O Futuro da Indústria na Europa


Organizada pela CIP, em parceria com a BusinessEurope, teve lugar, no passado dia 1 de julho, uma Conferência Internacional, com a presença de vários oradores nacionais e estrangeiros responsáveis por diversas organizações.

No debate sobre o futuro da indústria foram abordadas questões relacionadas com a digitalização e o seu impacto, as tendências e desafios dos mercados de trabalho e perspetivas para o relançamento do investimento privado.

Mais informações sobre a conferência podem ser obtidas aqui.


JUN 2016
Publicado o relatório RAPEX 2015


A Comissão Europeia disponibilizou o relatório 2015 do RAPEX (sistema rápido de troca de informações entre os Estados Membros e a Comissão sobre medidas tomadas para prevenir ou restringir a comercialização de produtos perigosos para o consumir, excetuando produtos alimentares, farmacêuticos e equipamento médico, cobertos por outros sistemas).

Em 2015 foram lançados 2.072 alertas e tiveram lugar 2745 ações de seguimento. Estes números deixam, contudo, de fora muitos produtos adquiridos online que não foram submetidos a nenhuma verificação de segurança.

Segundo a Comissão Europeia, em 2015 os produtos mais visados foram os brinquedos (27 %) e o vestuário, têxteis e artigos de moda (17 %), que eram já os produtos com maior número de notificações em 2014.

Os riscos mais notificados foram o risco químico (25%) e o risco de lesões (22%), sendo que os riscos químicos se referiam essencialmente a brinquedos e a joias de fantasia.

A China, com 62% do total de notificações continuou a ser o país de origem do maior número de produtos considerados perigosos.

O relatório completo está disponível aqui


JUN 2016
Dia Mundial da Acreditação


Celebrou-se no dia 9 de Junho, sob os auspícios do IAF e do ILAC, o dia Mundial da Acreditação. A mensagem dos respetivos presidentes, que pode ser acedida através do link http://www.iaf.nu/upFiles/Joint_Statement__V2.pdf, visa, este ano, chamar a atenção dos governos e outras entidades publicas para a vantagem em recorrer a entidades acreditadas, não só pela garantia que daí obtém, mas, também, pelo fato de disporem de entidades competentes para tarefas que pretendam subcontratar


JUN 2016
19ª Assembleia Geral do IECEE


Teve lugar em Oslo, Noruega, a 19ª Assembleia do Certification Management Committee do IECEE (Worldwide System for Conformity Testing and Certification of Electrotechnical Equipment and Components), com a presença da CERTIF, na sua qualidade de Membro Nacional, representante de Portugal, e de organismo de certificação destes acordos internacionais.

A participação nestes Acordos permite o reconhecimento de certificados de ensaios no âmbito do CB-Scheme, bem como dos relatórios de auditoria, o que possibilita um mais fácil acesso a certificações nos vários países membros. Nesta reunião estiveram presentes organismos de 42 países de todos os continentes, o que possibilitou, paralelamente aos trabalhos, o estabelecimento de vários contatos bilaterais para um mais fácil acesso das empresas a outras certificações.


MAI 2016
CERTIF certifica o Sistema de Gestão da Qualidade e o produto UVI da M.M. & P.- Comércio e Transformação de Vidro, Lda.


A M.M. & P.- Comércio e Transformação de Vidro, Lda., obteve a certificação do seu Sistema de Gestão da Qualidade para o âmbito “Produção e comercialização de vidro duplo isolante com preenchimento de ar.~

Transformação e comercialização de vidro simples, temperado e laminado, de diferentes características e aplicações técnicas. Montagem em obra de vidros em habitações, edifícios industriais, áreas comerciais e edifícios públicos”.

Esta certificação confirma a conformidade do sistema de gestão implementado pela empresa com os requisitos da norma de referência NP EN ISO 9001:2008.

A CERTIF procedeu, igualmente, à avaliação do produto Unidades de vidro isolante (UVI) cheias com ar, com selante orgânico e espaçador oco, fabricado pela empresa com a marca comercial COVIGLASS.

O produto foi submetido a ensaios laboratoriais em laboratório acreditado do CTCV, tendo sido auditado o seu processo produtivo. Confirmada a sua conformidade com os requisitos da norma de produto aplicável, EN 1279-5:2005+A2:2010, foi-lhe concedida a certificação, o que permite à empresa fazer uso e associar a este produto a marca CERTIF Produto Certificado.

Tratando-se de processos de certificação voluntários, a obtenção das marcas CERTIF Empresa Certificada e CERTIF Produto Certificado vem confirmar o compromisso da M.M. & P.- Comércio e Transformação de Vidro, Lda. em garantir a eficácia da operação, a melhoria continua e a qualidade dos produtos e serviços fornecidos aos seus clientes.


MAI 2016
CERTIF obtém extensão da marca ENEC para componentes de sistemas de alarme contra intrusão


Após a realização de uma auditoria internacional realizada de acordo com a norma ISO/IEC 17065, a CERTIF obteve a extensão do seu âmbito no acordo europeu ETICS (antes EEPCA) para a atribuição da marca ENEC para equipamentos de comando e visualização e dispositivos de alerta (sirenes) de acordo com as normas EN 50131-3 e EN 50131-4. Esta extensão surge após a acreditação pelo IPAC para esta norma, e com a qual reuniu as condições para passar a emitir certificados cumprindo os requisitos obrigatórios estabelecidos na Portaria 273/2013, de 20 de agosto.

A Marca ENEC é uma marca comum europeia, que contém um número identificativo do organismo de certificação que a concede e que é diferente de todos os outros. A CERTIF, a quem foi atribuído o código 04, é o único organismo de certificação português presente no acordo europeu para a atribuição da marca ENEC. Com esta extensão a CERTIF pode oferecer aos seus clientes uma marca reconhecida a nível internacional que tem o mesmo valor e a mesma validade em todos os países signatários deste acordo.


MAI 2016
Global Fire com Marcação CE para novos produtos no âmbito dos Sistemas de Deteção e Alarme de Incêndio


A CERTIF emitiu novos certificados com vista à Marcação CE de 4 novos produtos da empresa Global Fire Equipment S.A no âmbito dos Sistemas de Deteção e Alarme de Incêndio:

  • Detetores térmicos, de acordo com a norma Europeia EN 54-5
  • Detetores de fumo, de acordo com a norma Europeia EN 54-7
  • Isoladores de curto circuito , de acordo com a norma Europeia EN 54-11
  • Dispositivos de Input/Output, de acordo com a norma Europeia EN 54-18

Desta forma os produtos garantem o cumprimento das normas Europeias, e podem ser comercializados em todos os países membros da União Europeia

Para obtenção dos correspondentes certificados, todos os produtos foram sujeitos a ensaios laboratoriais em laboratórios acreditados a amostras selecionadas de forma aleatória por elementos da CERTIF, tendo o processo de fabrico sido igualmente auditado.


MAI 2016
Simpósio Internacional RELACRE


A RELACRE – Associação de Laboratórios Acreditados de Portugal no âmbito da comemoração do seu 25º Aniversário, vai realizar um Simpósio Internacional sob o tema “Os Laboratórios, a Segurança e a Qualidade de Vida” .

O Seminário terá lugar no dia 9 de maio de 2016, no Museu do Oriente, em Lisboa O Programa poderá ser consultado no site da RELACRE ou aqui.


ABR 2016
Cabena obtém a marca CERTIF Produto Certificado


A Cabena, empresa especializada no fabrico de equipamento para espaço de jogo e recreio e de mobiliário urbano, deu agora um passo importante na garantia da qualidade e segurança destes produtos, tendo obtido a marca CERTIF – Produto Certificado.

Esta certificação foi concedida de acordo com a série de normas europeias EN 1176 e enquadra-se no sistema nº 5 da ISO/IEC, o que significa que a CERTIF avaliou, através de auditoria, o controlo de produção do fabrico e realizou ensaios aos produtos no Laboratório de Ensaios da ABIMOTA, acreditado para o efeito. Numa altura em que a qualidade e segurança dos produtos, especialmente aqueles dirigidos aos mais pequenos é cada vez mais proclamada, a Cabena, com esta certificação procura dar aos seus clientes a garantia que os equipamentos são adequados ao uso.


ABR 2016
CERTIF integrada no Sistema Nacional da Qualidade de Cabo Verde (SNQC)


A CERTIF, por despacho do Presidente do Instituto de Gestão da Qualidade e da Propriedade Industrial, foi integrada no SNQC como organismo de certificação para os âmbitos de produto, qualidade e ambiente.

A CERTIF dá, assim, mais um passo na cooperação que está a desenvolver com entidades cabo-verdianas com vista à criação de condições para a certificação de produtos locais e sua valorização.

 

 

 

 

 

 

 

 


ABR 2016
ETICS – os novos desafios dos Acordos de Reconhecimento Mútuo europeus na certificação de produtos elétricos


Realizou-se nos dias 12, 13 e 14 de abril, em Praga, a 1ª Reunião do ETICS (European Testing Inspection Certification System).

Esta nova Associação substituiu a EEPCA e mantém a responsabilidade da gestão estratégica e operacional dos diversos Acordos de reconhecimento mútuo europeus, no âmbito da certificação de equipamento elétrico, incluindo as marcas comuns europeias ENEC e HAR.

A sua visão estratégica, baseada num conceito designado como Modern Compliance Scheme, tem os seguintes grandes objetivos:

  • reforçar o prestígio, notoriedade e confiança dos processos de certificação voluntária no setor elétrico junto dos consumidores e utilizadores,
  • estar preparada para dar resposta a novos desafios, que acompanham as tendências e necessidades das partes interessadas e da sociedade em geral,
  • promover a divulgação e o reconhecimento das marcas comuns europeias em diversos mercados, nomeadamente na Rússia, China, EAU, Arábia Saudita, África do Sul, EUA e Austrália.

Neste contexto foi decidido estender o âmbito da marca ENEC a todas as categorias de produtos, para além de permitir a aceitação de ensaios realizados em laboratórios fora da Europa para equipamentos de iluminação.

Por outro lado pretende-se que a certificação ENEC possa vir a incluir as áreas da eficiência energética, dos veículos elétricos, das substâncias perigosas, dos fotovoltaicos e do ecodesign.

O desenvolvimento de acordos de reconhecimento dos certificados ENEC com países que possuem regras de certificação específicas poderá permitir que um fabricante obtenha as marcas de certificação reconhecidas nestes mercados através de um processo administrativo, sem repetição de ensaios e auditorias.

Para a concretização destes desafios é importante a colaboração com todas as partes interessadas, onde se inclui a Comissão Europeia.

A importância do reforço da credibilidade e da confiança das certificações europeias e o aumento do número de produtos certificados permite que os consumidores tenham acesso a produtos mais seguros e que cumprem com as funcionalidades para as quais foram desenvolvidos. Por outro lado, é uma das formas mais eficazes de apoio das autoridades de controlo do mercado no combate à contrafação.


ABR 2016
Cooperação entre IFBQ (Brasil) e CERTIF


O Instituto Falcão Bauer da Qualidade (IFBQ) e a CERTIF continuam no aprofundamento da sua parceria e na criação de condições que permitam uma melhoria continua da oferta aos seus clientes.

No âmbito dos acordos de cooperação e reconhecimento estabelecidos o IFBQ concedeu a certificação a fornos elétricos para uso comercial produzidos pela Ramalhos S. A., produzidos em Portugal e através de um processo desenvolvido pela CERTIF.

A CERTIF está a acompanhar o processo de outros produtos que assim podem vir a obter a certificação no Brasil com o reconhecimento de auditorias e ensaios realizados em Portugal.


ABR 2016
CERTIF atualiza processo de certificação de tubos para utilização com Butano e Propano e as suas misturas na fase gasosa, em conformidade com a NP EN 16436-1:2015


Após vários anos de discussão, iniciada pelo CEN/ TC 218 e passando posteriormente para a responsabilidade do CEN/ TC 181, foi finalmente publicada uma norma Europeia para certificação de tubos de borracha e plástico para butano e propano e suas misturas na fase gasosa, tendo a versão portuguesa sido publicada no final de 2015.

No seguimento da publicação da EN 16436-1 a CERTIF reuniu um Grupo de trabalho para atualização do Procedimento Específico de Certificação deste produto, cuja certificação é atualmente realizada em conformidade com uma Especificação Técnica do IPQ – ET.IPQ.107-1:1999, encontrando-se a CERTIF acreditada pelo IPAC para o efeito.

Do Grupo de Trabalho referido, coordenado pela CERTIF, fizeram parte as seguintes entidades:

  • GALPENERGIA; OZ ENERGIA, RUBIS ENERGIA, PRIO e REPSOL em representação dos utilizadores;
  • APIP, COMPOGAL, HELIFLEX, IBOTEC e TUCAB em representação dos fabricantes;
  • CATIM e ITG em representação dos laboratórios.

O Procedimento referido foi aprovado no início deste ano tendo sido acordado um plano de transição adequado de forma a que os fabricantes das matérias-primas e dos tubos, os laboratórios e o mercado possam adaptar-se aos novos requisitos. Assim, foi estabelecido que todos os ensaios, quer nas matérias-primas quer nos produtos deverão estar concluídos até final de julho do corrente ano, devendo os novos certificados ser emitidos até 15 de setembro (sempre que os resultados dos ensaios e da auditoria sejam considerados conformes)

Neste Grupo de Trabalho foi ainda aprovada uma proposta de preâmbulo nacional para a versão portuguesa da EN 16436-1, a ser submetida à respetiva Comissão Técnica de Normalização, e que define a cor dos tubos para o mercado português e a validade para os tubos de classe 2 e 3 (não estabelecida na Norma de Produto).

Para os tubos que vierem a fazer a transição da respetiva certificação para a NP EN 16436-1:2015 fica garantido o cumprimento dos requisitos mais recentes, os quais em alguns aspetos são bastante mais exigentes do que os estabelecidos no anterior referencial normativo (ET.IPQ-107-1:1999).


MAR 2016
CERTIF e CTCV apostam na Certificação de Auditores de Sistemas de Gestão


Para aumentar a competitividade das empresas é essencial que existam recursos humanos qualificados.Com a publicação em setembro de 2015 das novas edições das normas internacionais ISO 9001 e ISO 14001 a CERTIF e o CTCV estabelecem um acordo de cooperação para a realização das atividades necessárias que permitam à CERTIF a certificação de Auditores de Sistemas de Gestão, na sequência das ações de formação promovidas pelo CTCV.

É neste enquadramento que divulgamos o convite do CTCV à participação no curso Qualificação de Auditores ISO 9001:2015 disponível em http://www.ctcv.pt/formacao/Auditores_CERTIF/index.html 
A aprovação no curso, permitirá ao formando o acesso às marcas CERTIF Auditor Certificado – ISO 9001 para o grau de Auditor interno, Auditor ou Auditor Coordenador desde que cumpra os requisitos de qualificação definidos pela CERTIF para a candidatura. A certificação de pessoas é voluntária, mas permite aos profissionais que a obtenham um reconhecimento imparcial, credível e rigoroso das suas competências, o que lhes poderá ajudar a consolidar ou melhorar o seu posicionamento dentro das suas organizações e no mercado de trabalho.


MAR 2016
Sistema DAPHabitat de registo de declarações ambientais de produtos da construção com reconhecimento internacional


Os materiais, produtos e sistemas da fileira da construção já podem registar as suas Declarações Ambientais de Produto (DAP) com reconhecimento internacional pelo sistema DAPhabitat (www.daphabitat.pt).

O Sistema DAPHabitat foi submetido a uma auditoria internacional por parte da ECOPlatform, associação que reúne vários programas europeus de registo de DAP, para obter nestes sistemas internacionais o reconhecimento mútuo das DAP desenvolvidas e registadas em Portugal.

O sistema DAPHabitat atingiu com sucesso este objetivo, obtendo uma apreciação muito positiva por parte dos auditores internacionais. Após esta auditoria, o sistema português fica reconhecido em países europeus com sistemas de registo ativos como a Alemanha, Áustria, Dinamarca, Eslovénia, Espanha, França, Holanda, Itália, Noruega, Polónia, Reino Unido e Suécia. Com este reconhecimento, todas as empresas que procedam ao registo de uma DAP no sistema DAPHabitat (www.daphabitat.pt) têm a possibilidade de ver a mesma reconhecida e publicitada a nível internacional.


FEV 2016
CERTIF consolida a sua posição no setor dos equipamentos rodoviários


Após um trabalho inicial em que colaborou com a AFESP no desenvolvimento da marcação CE para equipamentos rodoviários e de ter emitido certificados CE para várias empresas do setor, três empresas decidiram já transferir para a CERTIF a certificação do seu sistema de gestão da qualidade, dando assim prova da confiança que a CERTIF lhes merece.

As empresas que, além da marcação CE, passaram a estar com a CERTIF são:

  • ISIDOVIAS
  • S.N.S.V.
  • TRAFIURBE


FEV 2016
AHRESP apresenta estudo sobre produtividade das empresas do Canal HORECA


A AHRESP, associado da CERTIF, apresentou um importante estudo sobre a produtividade das empresas do Canal HORECA em Portugal.

Este estudo foi produzido pela CESTUR, a pedido da AHRESP e com o patrocínio do Turismo de Portugal.

Nesta sessão estiveram presentes o Presidente deste Instituto bem como a Secretária de Estado do Turismo. O estudo, bem como as conclusões e recomendações podem ser consultadas no site da AHRESP em www.ahresp.pt


FEV 2016
CERTIF desenvolve Certificação de Equipamentos de Fitness


A CERTIF iniciou o ano de 2016 com o desenvolvimento do processo de certificação de Equipamentos de Fitness Fixos Instalados no Exterior de acordo com a norma europeia EN 16630:2015.

Esta certificação avalia os requisitos gerais de segurança no fabrico, instalação, inspeção e manutenção de instalações permanentes de equipamentos de ginástica ao ar livre, de acesso livre, projetado para jovens e adultos.

Os equipamentos para obterem esta certificação são sujeitos a um rigoroso processo de avaliação, com ensaios em laboratoriais acreditados e auditorias regulares aos fabricantes. Numa altura em que o exercício ao ar livre é cada vez mais incentivado e praticado, a CERTIF procura garantir com esta Certificação que os equipamentos fitness instalados no exterior para uso livre, são adequados ao uso.


JAN 2016
SOFALCA – Sociedade Central de Produtos de Cortiça, Lda. e Saint-Gobain Weber Portugal, S.A. registam Declarações Ambientais de Produto


A SOFALCA – Sociedade Central de Produtos de Cortiça, Lda. foi a primeira empresa a obter em 2015 o registo da Declaração Ambiental de Produto, para placas de aglomerado de cortiça expandida (ICB) no Sistema DAPHabitat, sistema Português de registo de DAP específico para produtos do habitat.

O ICB é um produto fabricado a partir de cortiça expandida, sob a forma de placas de isolamento, utilizado em edifícios, equipamento de construção e instalações industriais.

A Saint-Gobain Weber Portugal, S.A. obteve também no final de 2015, o registo de duas Declarações Ambientais de Produto relativas às argamassas de reboco weber.therm kal e weber.rev natural, usadas respetivamente na colagem e revestimento de placas isolantes de cortiça expandida e no acabamento final em sistemas do tipo ETICS.

A CERTIF esteve envolvida nestes processos como organismo de certificação responsável pela verificação das DAP, de acordo com a NP ISO 14025:2009, EN 15804:2012+A1:2013 e EN 15942:2011.
Uma DAP comunica informação ambiental verificável, exata e não ambígua acerca dos produtos e suas aplicações, sustentando assim escolhas ajustadas e cientificamente fundamentadas e desenvolvendo o potencial para melhorias ambientais contínuas, impostas pelo mercado.

Em www.daphabitat.pt, poderá aceder a todas as DAP atualmente registadas:

N.º Registo DAPhabitat

Produtos

Empresa

DAP 001:2015

Aglomerado de cortiça expandida (ICB)

SOFALCA - Sociedade Central de Produtos de Cortiça, Lda.

DAP 002:2015

Argamassa de reboco weber.therm kal

Saint-Gobain Weber Portugal, S.A.

DAP 003:2015

Argamassa de reboco weber.rev naturkal

Saint-Gobain Weber Portugal, S.A.

 


JAN 2016
ISO 9001:2015 & ISO 14001:2015 - Plano de transição


Com a publicação das novas edições das normas internacionais ISO 9001 e ISO 14001, no passado mês de setembro, iniciou-se um período de transição de 3 anos.

Isto significa que as certificações segundo as edições da ISO 9001:2008 e ISO 14001:2004 deixam de estar válidas a partir de 15 de setembro de 2018.

A escolha do momento em que deve ser realizada a auditoria para a transição das certificações para os novos referenciais é da responsabilidade das empresas. A transição pode ser realizada durante a auditoria de acompanhamento, de renovação ou mesmo através de uma auditoria extraordinária, apenas com esse objetivo.

A CERTIF irá proporcionar aos seus clientes todo o apoio na sua decisão. De qualquer forma, a auditoria de renovação poderá ser o momento mais adequado para que o processo de transição possa ocorrer de forma suave, eficaz e sem custos adicionais.

O IAF desenvolveu os documentos IAF ID 9:2015 – Transition Planning Guidance for ISO 9001: 2015 e IAF ID 10:2015 – Transition Planning Guidance for ISO 14001:2015 com orientações úteis para todas as partes interessadas, pelo que se recomenda a sua leitura.


JAN 2016
Reconhecimento internacional da CERTIF


A CERTIF manteve o seu reconhecimento como Organismo de Certificação membro da IECEE, no âmbito da certificação de produtos na área elétrica.

O processo de avaliação foi concluído no passado mês de dezembro, com base nos resultados positivos da auditoria realizada durante o mês de outubro.

Estas auditorias são realizadas de acordo com a norma ISO/IEC 17065, complementada com os requisitos adicionais estabelecidos pela IECEE, que lhe conferem um grau de exigência superior.

A importância destes resultados representa muito mais do que o sucesso da CERTIF, uma vez que continua a proporcionar aos fabricantes nacionais a oportunidade de terem acesso à certificação de produtos com reconhecimento internacional, com todo o valor acrescentado que isso significa em termos de competitividade e marketing.


DEZ 2015
CERTIF apoia exportações para o Brasil


Fruto da sua parceria com o Instituto Falcão Bauer da Qualidade (IFBQ) a CERTIF tem vindo a desenvolver os processos de certificação de produtos de empresas que pretendem exportar para o Brasil e onde a certificação desses produtos é obrigatória (compulsória).

No âmbito dos acordos estabelecidos a CERTIF promove a execução dos ensaios em laboratório acreditado e realiza a auditora ao processo de fabrico com os seus auditores, o que permite às empresas uma significativa redução de custos e uma maior facilidade de contato, uma vez que este é sempre feito com a CERTIF.

Este processo permite à empresa exportadora obter um certificado brasileiro exigido pela lei para a sua colocação no mercado. Para mais informações poderá contactar diretamente a CERTIF ou utilizado o endereço mail@certif.pt


DEZ 2015
Marcação CE para cabos elétricos de potência, controlo e comunicação no âmbito do Regulamento dos Produtos da Construção


De acordo com a Comunicação da Comissão (2015/C 378/03) no JOUE C 378/6 de 2015-11-13, a data de entrada em aplicação da norma EN 50575:2014 para os cabos elétricos para aplicações gerais em trabalhos de construção sujeitas aos requisitos de reação ao fogo, que esteve prevista para 2015-12-01, passou para 2016-07-01 e o final do período de coexistência para 2017-07-01.

Estando reunidas as condições, a CERTIF solicitará ao IPQ a sua notificação no âmbito do Regulamento dos Produtos da Construção (Reg. (UE) nº 305/2011 (RPC)) para a emissão no âmbito do Sistema 1+ do certificado de regularidade de desempenho para os produtos:


Produtos

Utilização prevista

Níveis ou classes de desempenho

Cabos elétricos de potência, controlo e comunicação

Utilizações objeto de regulamentação em matéria de reação ao fogo

Aca, B1ca, B2ca, e Cca

Sendo obrigatória a marcação CE, e com a notificação da CERTIF para esse efeito, os fabricantes portugueses destes cabos elétricos que pretendam colocar os seus produtos em todo o Espaço Económico Europeu e na Turquia, poderão obter em Portugal a certificação no âmbito do sistema 1+ de acordo com a EN 50575:2014, a qual, neste âmbito, significa a conformidade do produto de construção com o desempenho declarado pelo fabricante.

A CERTIF disponibiliza no seu site, em marcação CE, informação sobre a avaliação e verificação da regularidade do desempenho de acordo com o sistema 1+, bem como as tarefas do fabricante e do organismo notificado. Para mais informações pode aceder à publicação da Comissão europeia “A marcação CE dos produtos de construção passo a passo” disponível em: http://ec.europa.eu/DocsRoom/documents/12318?locale=en


NOV 2015
Colóquio da Qualidade decorreu com grande participação


Com uma elevada participação e interesse teve lugar o 40º Colóquio da Qualidade, de que a CERTIF foi uma das entidades patrocinadoras e onde teve particular realce a nova versão das normas ISO 9001: 2015 e ISSO 14001: 2015, sendo de destacar o painel onde participara os organismos de certificação acreditados e que permitiram ver, assim, vários pontos de vista.


NOV 2015
CERTIF certifica o sistema de gestão ambiental da Pneugreen


A Pneugreen – Recolha e Reciclagem de Pneus, Lda e a Pneugreen II – Pavimentos, Lda foram Certificadas pelo Sistema de Gestão Ambiental, em conformidade com a norma de referência NP EN ISO 14001:2004.

A atribuição desta certificação realça o compromisso que a empresa assumiu com a proteção do meio ambiente em toda a sua atividade.

A Pneugreen tem demonstrado uma forte consciência ecológica e de grande responsabilidade ambiental, através da aposta em produtos reciclados, produtos que permitem que os resíduos se tornem produtos de valor acrescentando.O âmbito da certificação inclui o fabrico de superfícies amortecedoras de impacto para espaços de jogo e recreio e na recolha, triagem e armazenamento de pneus e equipamentos elétricos e eletrónicos. A Pneugreen tem já, desde há alguns anos, certificadas pela CERTIF as suas superfícies amortecedoras de impacto para espaços de jogo e recreio, o que lhe permite apor nos produtos a marca CERTIF-Produto Certificado.


NOV 2015
Jornadas Técnicas da Cerâmica


Os nossos Associados APICER e CTCV vão realizar, nos próximos dias 26 e 27 de novembro, as primeiras Jornadas Técnicas da Cerâmica, onde serão debatidos, entre outros temas, o cumprimento das normas nacionais e Europeias em matéria de ambiente e tornando viável a internacionalização dos produtos, mantendo o nível de competitividade, como sendo enormes desafios que se colocam hoje em dia às empresas.

Mais informação sobre as Jornadas pode ser obtida em: www.ctcv.pt/seminarios/seminario_JTC_2015/index.html


NOV 2015
Eurocer-building toma posição face à certificação voluntária e à marcação CE de produtos de construção


O EUROCER-building, associação europeia dos organismos de certificação na área da construção, reuniu a sua Assembleia Geral que teve como ponto principal a análise duma posição da associação sobre a certificação voluntária de produtos e a marcação CE.

Face a dúvidas que vêm sendo criadas pelas autoridades europeias e de alguns países o Eurocer-building quis deixar bem claro que existem diferenças assinaláveis, sendo a marcação CE uma imposição legal para facilitar a circulação de produtos e cuja responsabilidade é do fabricante ou importador e a certificação voluntária um processo que envolve uma terceira parte independente e promove a qualidade e performance dos produtos, criando, assim, uma base de confiança para o utilizador.

O texto da posição do Eurocer-building pode ser consultado aqui.


NOV 2015
Sector da construção em Chipre


O sector da construção em Chipre registou a maior queda na produção nos últimos anos dentro dos Estados Membros da União Europeia, de acordo com um relatório publicado pelo Eurostat (Abril de 2015).

No entanto, o número de licenças de construção emitidas em julho de 2015 aumentou em comparação com o número emitido durante o mesmo período no ano passado, aumentando igualmente a área total e o valor, de acordo com os últimos dados do Cyprus Statistical Service.

Este cenário reforça o acordo entre a CERTIF e a CCC - Cyprus Certification Company para a área dos produtos de construção, em particular pelo ligeiro aumento de processos de certificação em produtos betuminosos e produtos relacionados com betão.


OUT 2015
38.ª Reunião do Advisory Group – Grupo de Organismos Notificados no âmbito do Regulamento dos Produtos de Construção


No passado dia 20 de Outubro realizou-se em Bruxelas a 38.ª Reunião do Advisory Group (GNB-CPR AG), do Grupo de Organismos Notificados no âmbito do Regulamento (UE) n.º 305/2011 - Regulamento dos Produtos de Construção. A CERTIF esteve presente enquanto representante do Grupo dos Organismos Notificados Portugueses (GONP), no âmbito deste regulamento.

O Advisory Group é a entidade responsável pela emissão de documentos considerados guias gerais, que deverão ser seguidos pelos Organismos Notificados envolvidos na avaliação e verificação da regularidade do desempenho de produtos de construção (AVRD) ou do seu controlo da produção em fábrica (CPF), de acordo com especificações técnicas harmonizadas. Para além de Portugal, estiveram presentes representantes de mais de vinte países. Estiveram também presentes representantes da Comissão Europeia, do Grupo de Cooperação Administrativa das Autoridades de Fiscalização do Mercado dos diversos Estados-Membros da União Europeia (AdCo) e da Construction Products Europe, entidade que representa os interesses dos fabricantes Europeus de produtos de construção.


OUT 2015
Produtos certificados contribuem para a redução da fatura energética


No domingo, 25 de Outubro, terminou a hora de Verão e os relógios foram atrasados 1 hora.
Esta prática de mudanças horárias, “Daylight Savings Time”, remonta a 1916 e visava poupar recursos ao aproveitar as horas de luz solar. Tornou-se diretiva comunitária em 1981.

A racionalização energética que se pretende com esta medida é também força motriz em diversos setores de atividade, levando fabricantes a otimizar continuamente os seus produtos por forma a obter deles melhores desempenhos e contributo para a fatura energética. O sector da construção não é exceção.

Integrando nos novos fogos construídos, ou na reabilitação dos já existentes, produtos como unidades de vidro isolante (usualmente designados por vidro duplo) em janelas, em detrimento de vidro simples, ou recorrendo a produtos clássicos, mas melhorados, como a telha cerâmica, no revestimento de telhados, é possível minimizar perdas energéticas entre o interior e o exterior da habitação, que se traduzem numa clara redução da fatura energética global.

Os produtos indicados são apenas dois exemplos de produtos certificados pela CERTIF, cuja utilização adequada contribui para a preservação de recursos limitados. Mais detalhe sobre os produtos certificados pode ser visto em http://www.certif.pt/c_certificados.asp


OUT 2015
14 de outubro: Dia Mundial da Normalização


Celebra-se hoje, dia 14 de outubro, o Dia Mundial da Normalização que este ano tem como tema “Standards – a common language” chamando a atenção para a importância das normas internacionais no acesso, interoperalidade e compatibilidade das tecnologias. Mais informação em http://www.iso.org/iso/home/news_index/news_archive/news.htm?refid=Ref2010


OUT 2015
Encontro de Auditores de Sistemas de Gestão


A CERTIF organizou um Encontro de Auditores de Sistemas de Gestão para análise das alterações às novas versões das normas ISO 9001:2015 e ISO 14001:2015 e com vista à harmonização de  critérios e das novas metodologias de realização das auditorias. A apresentação e dinamização dos trabalhos esteve a cargo dos auditores Prof. António Ramos Pires e Eng.º Luis Janicas.


SET 2015
A Marcação CE passo a passo


No âmbito do Regulamento dos Produtos de Construção (CPR) a Comissão Europeia acaba de publicar um interessante guia que contém uma descrição dos passos a seguir para apor a marcação CE a um novo produto de construção.

O guia explica, também, o que fazer no caso de o produto ser alterado (nos seus processos, matérias-primas, ensaios, etc.) e em que uma alteração implica ter de rever os documentos exigidos.
Pode fazer o download do guia aqui:
http://ec.europa.eu/DocsRoom/documents/12318?locale=en A CERTIF é Organismo Notificado para o CPR, com o maior âmbito de atuação em Portugal, âmbito esse que poderá ser consultado na base de dados NANDO (http://ec.europa.eu/growth/tools-databases/nando/index.cfm?fuseaction=notification.pdf&dir_id=33&ntf_id=260189)


SET 2015
Label Pack A+ – Etiquetagem Energética dos Produtos Solares Térmicos


Label Pack A+, assim se designa o projeto que visa apoiar e dinamizar a implementação da nova regulamentação, relativa à etiquetagem energética de equipamentos de aquecimento ambiente e/ou de águas quentes sanitárias.

Desenvolvido no âmbito do programa Horizonte 2020, este projeto, liderado pela ESTIF – Federação Europeia da Indústria Solar Térmica, conta a nível nacional com as entidades ADENE – Agência para a Energia, APISOLAR – Associação Portuguesa da Indústria Solar e DECO – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor.

Por forma a cumprir as Diretivas Comunitárias Ecodesing, e em particular, a Diretiva da Etiquetagem Energética, este projeto tem como objetivo principal, dar resposta às novas disposições regulamentares no que se refere à etiquetagem energética de equipamentos, para fins de aquecimento ambiente e/ou de águas quentes sanitárias, quer se tratem de sistemas individuais com recurso a energias convencionais, ou sistemas combinados, conjugando sistemas constituídos por equipamentos convencionais e sistemas solares térmicos.

A CERTIF, apesar de não estar envolvida na implementação e monitorização do sistema de etiquetagem energética, considera este projeto de especial relevância, esperando que o mesmo venha a consolidar a avaliação quantitativa já efetuada aos produtos solares térmicos, nos processos de certificação. Para mais informações consultar www.adene.pt e www.estif.org.


AGO 2015
Produtos em aço para a construção: CERTIF avalia garantia da qualidade


A CERTIF continua a apoiar o sector da construção civil e obras públicas, disponibilizando a certificação de produtos em aço destinados a serem utilizados como armaduras em betão armado que se apresentem na forma de varões, barras, rolos ou bobinas, redes eletrossoldadas e treliças, independentemente do processo de fabrico neste setor.

A certificação visa assegurar a conformidade dos produtos, com base nas especificações portuguesas que se listam de seguida, permitindo assim que os fabricantes cumpram o Decreto-Lei n.º 390/2007, de 10 de dezembro.

  • varão de aço A400NR para armaduras de betão armado, de acordo com a Especificação LNEC 449:2010:
  • varão de aço A500NR para armaduras de betão armado, de acordo com a Especificação LNEC 450:2010:
  • varão de aço A400NR de ductilidade especial para armaduras de betão armado, de acordo com a Especificação LNEC 455:2010:
  • varão de aço A500NR de ductilidade especial para armaduras de betão armado, de acordo com a Especificação LNEC 460:2010:
  • varão de aço A500ER para armaduras de betão armado, de acordo com a Especificação LNEC 456:2011:
  • redes eletrossodadas para armaduras de betão armado, de acordo com a Especificação LNEC 458:2011:
  • redes eletrossoldadas de pequeno diâmetro, de acordo com a Especificação LNEC 479:2012:
  • treliças eletrossodadas para armaduras de betão armado de acordo com a Especificação LNEC 480:2011:

A certificação aplica-se, ainda, aos produtos em aço de alta resistência e baixa relaxação, destinados a serem utilizados como armaduras em betão pré-esforçado, que se apresentem em forma de fios ou cordões, nomeadamente:

  • Fio de aço para pré-esforço, de acordo com a Especificação LNEC 452:2011:
  • Cordão de aço para pré-esforço, de acordo com a Especificação LNEC 453:2011:
Assegurando, assim, que os fabricantes cumprem o Decreto-Lei n.º 28/2007, de 12 de fevereiro.


JUL 2015
CERTIF alarga o âmbito da acreditação para a EN 50131 para componentes de sistemas de alarme contra intrusão


A CERTIF obteve a sua acreditação para as normas EN 50131-3 e EN 50131-4, relativas a equipamentos de comando e visualização e dispositivos de alerta (sirenes).

Com esta acreditação a CERTIF está em condições de certificar este tipo de produtos, permitindo aos seus clientes dar resposta aos requisitos obrigatórios estabelecidos na Portaria 273/2013, de 20 de agosto.

Conforme notícia de março passado a Tecnimaster FL possui já esta certificação, estando agora em condições de ver reconhecida no estrangeiro a certificação dos seus produtos.


JUL 2015
2 º Congresso das Empresas e das Atividades Económicas


Decorreu nos passados dias 9 e 10 de julho o 2º Congresso da Empresa e das Atividades Económicas, organizado pela CIP, com o objetivo de debater “O que a CIP quer de um novo Governo”.

A reindustrialização esteve presente no debate, tendo ficado bem expressa a necessidade de um compromisso para a reestruturação da indústria nacional, avançando para os clusters mais desenvolvidos, com inovação e com pessoal qualificado.

O crescimento e o emprego foram referidos como fatores decisivos mas só alcançáveis apostando em bens e serviços transacionáveis que concorram, não só para as exportações, mas também para a redução de importações. Quer as conclusões quer as intervenções podem ser consultadas no site da CIP.


JUL 2015
Marcação CE de Colunas de Iluminação Pública


Desde o início de 2005 que as Colunas de Iluminação Pública estão sujeitas à Marcação CE, no âmbito do Regulamento dos Produtos da Construção, indispensável para a sua colocação no mercado.

A aposição da Marcação CE por parte dos fabricantes está dependente da avaliação e verificação da regularidade do desempenho do Sistema de Controlo de Produção de Fábrica, de acordo com as normas aplicáveis:

  • EN 40-4:2005 e EN 40-4:2005/AC:2006: Candeeiros de Iluminação Pública – Parte 4: Requisitos para os candeeiros de iluminação pública em betão armado e betão pré-esforçado;
  • EN 40-5:2002: Candeeiros de Iluminação Pública – Parte 5: Requisitos para os candeeiros de iluminação pública em aço;
  • EN 40-6:2002: Candeeiros de Iluminação Pública – Parte 6: Requisitos para os candeeiros de iluminação pública em alumínio;
  • EN 40-7:2002: Candeeiros de Iluminação Pública – Parte 7: Requisitos para os candeeiros de iluminação pública em compósitos reforçados de fibra;

Sendo a avaliação deste produto efetuada de acordo com o Sistema 1, esta inclui a realização dos ensaios iniciais de tipo e de uma auditoria anual ao processo de fabrico, por parte da CERTIF, enquanto Organismo Notificado, cabendo ao fabricante a implementação e manutenção do sistema de controlo de produção de acordo com as respetivas normas.

Como suporte para a Marcação CE o fabricante emitirá à posteriori, uma declaração de desempenho, com base no Certificado de Regularidade do Desempenho, emitido pela CERTIF, devendo esta acompanhar o produto

Os fabricantes cujos produtos podem ser colocados no mercado em cumprimento com os requisitos legais aplicáveis, com base nos Certificados CE emitidos pela CERTIF, são os seguintes:

  • Dael - Industria Metalúrgica, Lda.;
  • F. Azevedos - Ferramentas Lda.;
  • Fisola – IP, Lda.;
  • FIP, Iluminación, S.L.;
  • Irmãos Silva, S.A. – Metalogalva;
  • Larus, Artigos para a Construção e Equipamentos, Lda.;
  • O Feliz - Metalomecânica, S.A.;
  • Schreder, Iluminação S.A.


JUN 2015
Óleo Fula Celebra 20 anos de Produto Certificado


O Óleo Fula, marca líder no mercado português de óleos vegetais, foi o primeiro género alimentício a obter a Marca Produto Certificado no Mercado Português, em 1995. Hoje, além do Óleo Fula, também o Fula 3 Ás Equilíbrio detém a Marca Produto Certificado.

A Sovena foi pioneira não só em Portugal mas também na Europa, na certificação de um produto alimentar no âmbito do sistema nº 5 da norma ISO/IEC 17067, o que implica um acompanhamento regular através da realização de ensaios  em amostras do produto e da realização de  auditorias ao sistema da qualidade do fabricante para verificar como é controlado o sistema de produção. Passados 20 Anos a Sovena - Consumer Goods, S.A., ciente do seu papel no mercado destaca-se da concorrência, continuando a ter os únicos óleos alimentares certificados no mercado português, disponibilizando ao consumidor produtos seguros e controlados em todas as fases de produção desde a receção da matéria-prima passando pela extração, refinação e preparação de lotes, até ao embalamento, armazenamento e expedição. A conformidade do produto e do processo é atestada CERTIF, entidade acreditada pelo IPAC para esta certificação.


MAI 2015
Norma EN ISO 9806:2013 – novo referencial para a certificação de coletores solares térmicos


A experiência adquirida e o desenvolvimento de novas tecnologias de coletores solares térmicos nos últimos anos geraram a necessidade de uma revisão completa da norma EN 12975-2:2006, tendo sido substituída pela norma internacional EN ISO 9806:2013, que define os métodos de ensaios de coletores solares térmicos.

Prevê-se que, brevemente, também a norma EN 12975-1:2006 + A1: 2010, que define os requisitos gerais a serem cumpridos para coletores solares térmicos, seja substituída.

As normas europeias EN 12975, para coletores solares térmicos, e EN 12976, para instalações solares térmicas, foram introduzidos em 2001, e desde 2003 que estas normas fornecem a base para a certificação Solar Keymark, o programa de certificação com mais de 1.800 certificados concedidos em todo o mundo.

A Solar Keymark é uma certificação voluntária, de terceira parte, e que é aceite pela regulamentação de quase todos os países europeus no acesso a esquemas de incentivos financeiros.

A CERTIF, único organismo de certificação nacional reconhecido por este acordo internacional, tem emitido certificados com a marca Solar Keymark desde 2005.

O grupo de trabalho da Solar Keymark decidiu que até ao final de 2014 os organismos de certificação poderiam ainda avançar com os processos de certificação de coletores solares térmicos, que envolvessem a realização de ensaio, tendo em conta o plano de ensaios estabelecido na EN 12975-2.

A EN ISO 9806:2013, que especifica os métodos de ensaio para avaliar a durabilidade e o comportamento térmico dos coletores solares térmicos, quer pelo método quase-dinâmico quer pelo método estacionário, veio introduzir algumas alterações face à norma 12975-2: 2006.

Estas duas normas foram consideradas pelo grupo de trabalho da Solar Keymark como equivalentes, pois são baseadas em procedimentos e equipamentos de ensaio similares. Todavia foram também consideradas não idênticas, o que significa que um certificado emitido de acordo com uma das normas não pode ser substituído por outro certificado de acordo com a outra norma.

Uma das alterações que encontramos é a atribuição da classe climática: classe A para clima muito ensolarado, classe B para clima ensolarado ou classe C para clima temperado, variando as condições do ensaio de exposição no que diz respeito à radiação e à temperatura ambiente.

O ensaio de resistência ao impacto com bola de aço ou com bola de gelo tornou-se de caráter obrigatório, ao contrário do que acontecia na EN 12975-2: 2006. Todos os pedidos de certificação efetuados em 2015 estão já a seguir o plano de ensaios de acordo com a EN ISO 9806: 2013.


MAI 2015
Workshop RELACRE-LREC sobre a importância económica da Acreditação e Certificação


A CERTIF participou no Funchal, num Workshop organizado pela RELACRE e pelo LREC sobre o tema da importância económica da Acreditação e Certificação no contexto da atual revisão normativa, com uma comunicação sobre a vantagem competitiva da certificação de produtos. Focado na importância dos laboratórios e no seu enquadramento europeu e internacional o Workshop contou, igualmente, com uma exposição da Diretora Regional do Comércio, Indústria e Energia sobre a situação da política da qualidade na Região Autónoma da Madeira.


MAI 2015
CERTIF aumenta certificados emitidos no âmbito dos sinais de trânsito


Desde o início do ano a CERTIF emitiu novos certificados enquanto Organismo Notificado no âmbito do Regulamento dos Produtos de Construção para a norma harmonizada EN 12899-1: 2007.

Aos seis fabricantes nacionais que, com base nos certificados CE emitidos pela CERTIF, podiam colocar no mercado os seus produtos (ver noticia do passado mês de janeiro) juntam-se agora três novos fabricantes:

  • ARTEVIAS – Sinalização e Segurança Rodoviária, Lda.
  • MEIO CORTE Sinalização de Trânsito S.A.
  • SIPFA – Sinalização e Pinturas, Lda.


MAI 2015
Acordos de Reconhecimento Mútuo Europeus na área elétrica realizam os seus encontros anuais


Teve lugar no passado mês de abril, em Sevilha, a reunião anual da EEPCA (European Eletrical Products Certification Association), da qual fazem parte 25 Organismos de Certificação (OC), incluindo a CERTIF.

Os seus objetivos são promover e facilitar a certificação de equipamento elétrico, assegurando um elevado nível de confiança e transparência nas atividades dos seus membros.

Para o efeito são assegurados mecanismos de promoção e de reconhecimento das marcas comuns europeias (Marcas HAR e ENEC), bem como o desenvolvimento de procedimentos de certificação que facilitem o reconhecimento mútuo das marcas de conformidade concedidas por cada um dos OC que fazem parte da EEPCA.

Nesta reunião participaram também, de forma ativa, diversas partes interessadas, tais como o CECED, Lighting Europe, CECAPI, Europacable, CENELEC, IECEE e ANEC.

Atualmente estão em curso diversas decisões estratégicas, discutidas com profundidade, e que passam pelas seguintes ações:

  • reforço da influência da EEPCA junto da Comissão Europeia, o  que irá conduzir à mudança da sua sede social de Paris para Bruxelas e à revisão dos seus estatutos;
  • aproximação a outras partes interessadas representando importadores, distribuidores, consumidores e autoridades responsáveis pelo controlo do mercado, bem como outras organizações tais como IFIA, CEOC e Eurolab.
  • extensão da marca ENEC a todos os equipamentos elétricos, assegurando uma maior divulgação, reconhecimento e visibilidade no mercado global;
  • aceitação dos ensaios realizados em laboratórios localizados fora da Europa em equipamentos de iluminação para a concessão da marca ENEC;
  • forte investimento em ações de promoção e divulgação das marcas comuns europeias (HAR e ENEC) e das marcas de cada OC;
  • desenvolvimento de acordos que permitam a aceitação destas marcas em mercados diferenciados, tais como a Rússia, EAU, Arábia Saudita, USA e Austrália.


MAI 2015
CERTIF atinge as 450 certificações do serviço de empresas que realizam atividades instalação, manutenção e assistência técnica de equipamentos fixos de refrigeração, ar condicionado e bombas de calor que contenham gases fluorados com efeito de estufa


As alterações climáticas têm sido, nos últimos anos, muito discutidas a nível mundial, embora as conclusões nem sempre tenham sido alvo de consenso por parte de todos os países. Todavia não restam dúvidas de que se trata de uma das mais relevantes ameaças ambientais (com impactos sociais e económicos) da atualidade.

Os gases fluorados, pelo seu elevado potencial de aquecimento global, assumem uma importância relevante na lista de substâncias com efeito de estufa (liderada pelo Dióxido de Carbono).

Neste sentido a Comissão Europeia publicou o Regulamento (CE) nº 842/2006, entretanto revogado pelo Regulamento (UE) nº 517/2014, com o principal objetivo de reduzir as emissões dos referidos gases que estão abrangidos pelo Protocolo de Quioto. Este Regulamento, conforme definido no seu artigo 1º, estabelece:

  • Regras em matéria de confinamento, utilização, recuperação e destruição de gases fluorados com efeito de estufa;
  • Condições à colocação no mercado de produtos e equipamentos específicos que contenham ou cujo funcionamento dependa dos referidos gases;
  • Condições às utilizações específicas de gases fluorados com efeito de estufa;
  • Limites quantitativos à colocação de hidrofluorocarbonetos no mercado.

Foram ainda publicados diversos Regulamentos de Desenvolvimento do referido Regulamento (CE) nº 842/2006 que permanecem em vigor mesmo após a sua revogação pelo Regulamento (UE) nº 517/2014. Entre estes importa referir o Regulamento (CE) nº 303/2008 que estabelece, entre outras, as regras para a certificação de empresas que realizam atividades de instalação, manutenção e assistência técnica de equipamentos fixos de refrigeração, ar condicionado e bombas de calor que contenham gases fluorados com efeito de estufa.

A CERTIF atingiu já as 450 certificações deste serviço, número que não cobre ainda a totalidade das empresas, pese embora o facto de estarem impedidas legalmente, desde 1 de janeiro do corrente ano, de comprar gás refrigerante fluorado se não possuírem certificação do seu serviço.

A lista de empresas certificadas (regularmente atualizada), bem como os requisitos aplicáveis à certificação podem ser consultados na secção específica neste site.


MAI 2015
Assembleia Geral do Eurocer-building


Teve lugar em Milão, Itália, a Assembleia Geral do Eurocer-building, onde, para além do habitual network de cooperação foram debatidas questões relacionadas com acordos de reconhecimento foi analisado, como ponto principal, o valor acrescentado da certificação voluntária de produtos face à marcação CE.

Elemento importante na defesa desta posição um estudo realizado pela IFIA onde se constatou que numa análise a 127 amostras de produtos tendo apenas a declaração de fabricante foram encontrados 82% com não conformidades, dos quais 15% com problemas críticos de segurança.

Já numa outra análise a 120 amostras de produtos que, além da marcação CE, estavam certificados por um organismo de certificação acreditado concluiu-se que 25% apresentava não conformidades e apenas num caso esta era crítica em termos de segurança.


ABR 2015
52ª Reunião do Grupo dos Laboratórios de Ensaios, no âmbito da IECEE


O Diretor de Certificação da CERTIF participou no início de abril na 52ª Reunião do Grupo dos Laboratórios de ensaios, no âmbito da IECEE, realizada em Genéve.

Este Grupo, designado como Committee of Testing Laboratories (CTL), tem como principal função estabelecer as regras e as interpretações normativas para a realização dos ensaios em produtos para certificação no âmbito da IECEE.

Neste contexto, todos os laboratórios reconhecidos a nível internacional, estão comprometidos a aplicar as decisões do IECEE CTL para que os certificados emitidos pelos Organismos de Certificação com base nestes ensaios sejam reconhecidos e aceites.

De assinalar, como factos mais importantes nesta reunião, o seguinte:

  • Revisão geral da estrutura documental em vigor, passando os anteriores documentos CTL OP a serem designados como OD 500X. Contudo as modificações acordadas de natureza técnica não foram significativas;
  • Necessidade de formação para auditores para a realização das avaliações entre pares;
  • Resultados globais dos ensaios de comparação interlaboratorial;
  • Apresentação pelo co-convenor do ISO CASCO WG 44 das alterações esperadas na próxima edição da ISO/IEC 17025;
  • Relatórios dos Expert Task Forces (CTL ETF) relativos a cada categoria de produtos.


ABR 2015
CERTIF disponibiliza certificação Serviço de Manutenção


Respondendo ao interesse manifestado por algumas empresas prestadoras de serviços de manutenção a CERTIF disponibiliza a certificação do Serviço de Manutenção de acordo com a norma NP 4492:2010.
As empresas que obtenham esta certificação podem fazer uso da Marca CERTIF - Serviço Certificado.
Esta norma pode ser utilizada por qualquer tipo de empresa prestadora de serviços de manutenção, independentemente da sua dimensão (micro, pequena, média ou grande empresa) ou da sua área de especialização dentro do largo espectro da manutenção, assim como prestadores de serviços de manutenção independentes.
A CERTIF procede à certificação de Serviços de Manutenção de acordo com a metodologia de certificação prevista no esquema 6 da norma internacional ISO/IEC 17067, avaliando na concessão e manutenção da certificação os resultados da:

      1) Medição do desempenho do fornecedor do serviço efetuada através da:

  • Realização de uma auditoria para confirmar o cumprimento dos requisitos previstos na norma NP 4492:2010 onde serão avaliados os métodos de obtenção e utilização da informação que permitam a monitorização dos indicadores da satisfação dos clientes;
  • Avaliação dos resultados alcançados pelos Indicadores da Qualidade do Serviço prestado.

Para o estabelecimento dos indicadores aplicáveis a norma remete para a NP EN 15341:2009 a qual não estabelece critérios mensuráveis a partir dos quais a qualidade do serviço não deve ser aceite.
No entanto, no contexto desta certificação, a concretização dos critérios de aceitação e de rejeição serão estabelecidos em função de cada serviço em particular (área de especialização dentro do largo espectro da manutenção).

      2) Medição da Satisfação dos clientes do fornecedor do serviço através da:

  • Análise periódica dos resultados da monitorização dos indicadores de satisfação dos clientes.

A empresa, ao obter a marca CERTIF Serviço Certificado de acordo com a NP4492, alcança o objetivo de demonstrar a sua aptidão para, de forma consistente, proporcionar um serviço que satisfaça os requisitos dos clientes e das exigências legais e regulamentares, com as seguintes vantagens:

  • aumentar a confiança dos seus clientes;
  • distinguir-se dos seus concorrentes;
  • incrementar a credibilidade do seu serviço.


ABR 2015
37ª Reunião do Grupo dos Organismos Notificados Europeus, no âmbito do Regulamento dos Produtos da Construção


Teve lugar, no passado mês de março, em Paris, a 37ª Reunião do Grupo dos Organismos Notificados Europeus, no âmbito do Regulamento dos Produtos da Construção (RPC), tendo a CERTIF participado em representação dos Organismos Notificados nacionais

Este Grupo tem como principal função estabelecer linhas de orientação harmonizadas para os Organismos Notificados (ON), através da aprovação e publicação de diversos documentos.

Estes documentos funcionam como recomendações e não podem contrariar nem incrementar o âmbito das funções atribuídas aos ON, nem imporem encargos adicionais aos fabricantes, para além dos estabelecidos no RPC e nas normas europeias e especificações técnicas harmonizadas.
De assinalar, como factos mais importantes nesta reunião, o seguinte:

  • conteúdo dos certificados emitidos pelos ON;
  • responsabilidades e tarefas dos ON nos processos de avaliação no âmbito do sistema 2 +;
  • marcação CE em componentes usados para serem integrados em outros produtos da construção;
  • participação dos ON nos Sector Groups;
Todos estes assuntos irão continuar a ser acompanhados nas próximas reuniões.


ABR 2015
Cluster Habitat Sustentável recebe“Gold Label”Europeu como Cluster de Excelência


O Cluster Habitat Sustentável, do qual a CERTIF é membro ativo, recebeu  o “Gold Label” da “European Cluster Excellence Initiative”, o mais alto nível de reconhecimento internacional para os clusters de competitividade. Trata-se de um dos primeiros clusters da cadeia de valor que reúne as fileiras dos materiais de construção, da construção e imobiliário a receber tal distinção na Europa.

Como parte dos esforços da União Europeia para criar mais clusters de classe mundial em toda a Europa, através do reforço da excelência dos clusters, a Comissão Europeia lançou em 2009, no âmbito do Programa Inovação, a “European Cluster Excellence Initiative” (ECEI). Simultaneamente, foi criado a ESCA (European Secretariat for Cluster Analysis) de forma a aconselhar e analisar as organizações gestoras dos Clusters.

A ECEI, iniciada pela DG Empresas e Indústria, desenvolveu um conjunto de indicadores de qualidade e um sistema de classificação para os clusters, que se traduz num rótulo com 3 níveis (Gold, Silver e Bronze Label). Para se qualificarem para este rótulo os órgãos de gestão de um cluster precisam de ir ao encontro de "níveis de excelência" com 31 indicadores relativos à estrutura do cluster, sua governança, financiamento, estratégia, serviços e reconhecimento público. O “Gold label” representa o nível mais elevado e o mais exigente de todos.

O Cluster Habitat Sustentável já havia recebido a classificação de “Bronze Label” em 2013 subindo agora, em 2015, para um patamar de excelência (Gold Label), juntando-se aos restantes 51 “Gold Labels” de 10 outros países europeus.

http://www.cluster-analysis.org/gold-label-new/?industry=Construction


ABR 2015
2015 – Ano Internacional da Luz


A assembleia geral das Nações Unidas proclamou o ano de 2015 como o Ano Internacional da Luz, e das tecnologias baseadas na luz.

Das ações promovidas por esta iniciativa mundial destaca-se a sensibilização de governantes e da população em geral para a importância da luz no desenvolvimento sustentável do mundo e na melhoria da qualidade de vida de todos nós.

A Luz faz parte do nosso mundo. A iluminação influência o nosso bem estar, em termos óticos e de segurança, e assume hoje um papel fundamental na tão falada e pretendida eficiência energética.

A CERTIF faz parte desta evolução e disponibiliza aos seus clientes de iluminação diversos tipos de certificação que facilitam a  colocação dos produtos nos diferentes mercados do mundo, dando, igualmente, uma maior garantia ao consumidor. A CERTIF é membro do acordo Europeu ENEC e do acordo Internacional da IECEE. Estes acordos, no âmbito da segurança elétrica, permitem a atribuição da marca ENEC (marca comum europeia), a emissão de certificados CB (certificado internacional) e ainda estabelecer parcerias com outros organismos de certificação.


MAR 2015
Relatório RAPEX 2014


A Comissão Europeia disponibilizou o relatório 2014 do RAPEX (sistema rápido de troca de informações entre os Estados Membros e a Comissão sobre medidas tomadas para prevenir ou restringir a comercialização de produtos perigosos para o consumir, excetuando produtos alimentares, farmacêuticos e equipamento médico, cobertos por outros sistemas).

Através deste sistema a informação sobre os produtos perigosos retirados do mercado e/ou recolhidos é rapidamente transmitida por forma a permitir a tomada de medidas de acompanhamento adequadas (proibição/suspensão da comercialização, retirada do mercado, recolha do produto ou interdição da importação pelas autoridades aduaneiras).

Em 2014 o número de medidas tomadas relativamente a produtos perigosos e reportadas através do RAPEX foi de 2435, o que representa um acréscimo de 3% em relação a 2013.

Os produtos mais visados foram brinquedos (28%), vestuário, têxtil e moda (23%), e equipamento elétrico (9%).

O maior número de notificações refere-se, como é habitual neste relatório, a produtos oriundos da China (64%), percentagem idêntica à do ano anterior.

Os países com maior número de notificações foram a Hungria (291), a Alemanha (273) e a Espanha (272). Portugal fez 36 notificações.

O relatório completo está disponível em http://ec.europa.eu/consumers/consumers_safety/safety_products/rapex/reports/index_en.htm


MAR 2015
Revistos os procedimentos para a certificação do serviço de instalação, manutenção / assistência técnica de equipamentos fixos de refrigeração, ar condicionado e bombas de calor contendo gases fluorados com efeitos de estufa


Com a entrada em vigor, no passado dia 1 de janeiro, do Regulamento (UE) nº 517/2014 foi necessário rever os procedimentos para a certificação do serviço de instalação, manutenção / assistência técnica de equipamentos fixos de refrigeração, ar condicionado e bombas de calor que contenham gases fluorados com efeito de estufa.
Esta alteração foi efetuada pela Comissão Técnica de Certificação da CERTIF, de que fazem parte:

  • AIPOR – Associação dos Instaladores de Portugal;
  • APA – Agência Portuguesa do Ambiente;
  • APIRAC – Associação Portuguesa da Indústria de Refrigeração e Ar Condicionado;
  • CENTERM – Centro Tecnológico para a Indústria Térmica, Energia e Ambiente;
  • EFRIARC – Associação Portuguesa dos Engenheiros de Frio Industrial e Ar Condicionado.

Estas alterações foram já objeto de acreditação pelo IPAC, pelo que as novas regras entraram já em vigor.
Os certificados emitidos com base no Regulamento (CE) nº 842/2006 permanecem válidos até à data limite inscrita nos mesmos, conforme estabelecido no nº 7 do artigo 10º do Regulamento (UE) nº 517/2014. Esta informação pode ser confirmada no site da APA – Agência Portuguesa do Ambiente em http://www.apambiente.pt/index.php?ref=pf&f_faq_tema=2523185fd59a80c234bc09f56da59767#1449  – questão frequente nº 42.
Pode consultar informação adicional acerca desta certificação na secção específica deste site (http://www.certif.pt/gases_fluorados.asp)


MAR 2015
Certificação de inversores para sistemas fotovoltaicos


A certificação de inversores para instalações de sistemas fotovoltaicos apresenta um enquadramento legal no âmbito da microprodução, mini-produção e autoconsumo de eletricidade com recurso a energias renováveis, e no qual se refere a necessidade de controlo da certificação dos equipamentos instalados, por parte das entidades competentes. Tendo em consideração os requisitos legais estabelecidos nos diplomas referidos, a certificação dos equipamentos deve ser efetuada por um organismo de certificação, de acordo com as disposições do esquema n.º 5 da norma ISO/IEC 17067.

As instalações de sistemas fotovoltaicos enquadram-se nos regimes de produção estabelecidos na legislação, e nas quais se destaca o inversor como equipamento de interligação entre os módulos fotovoltaicos que convertem a energia solar em energia elétrica e a rede elétrica de serviço público.

Quer legalmente quer tecnicamente, o inversor tem de assegurar, de forma adequada, as funcionalidades que permitam uma interligação compatível e devidamente protegida entre a unidade produtora e a rede elétrica de serviço público.
Dada a regulamentação e a normalização existentes a nível da União Europeia, a avaliação da conformidade dos inversores deve ser efetuada com base em duas componentes, assegurando que os mesmos apresentam:

  • Segurança elétrica;
  • Compatibilidade com a rede elétrica de serviço público.

No respeitante à segurança elétrica dos equipamentos, a respetiva avaliação da conformidade é habitualmente efetuada com recurso às normas EN 62109-1 e EN 62109-2. Estas normas são consideradas harmonizadas no âmbito da diretiva 2006/95/EC.
Relativamente à avaliação da compatibilidade dos equipamentos com a rede elétrica de serviço público é geralmente utilizada a norma EN 50438.
Em ambos os casos são realizadas as verificações e ensaios aplicáveis especificados nas normas referidas, por laboratórios de competência reconhecida.

A CERTIF apresenta as competências legais e técnicas para proceder à certificação de inversores para sistemas fotovoltaicos, onde detém já clientes.


MAR 2015
Tecnimaster obtém a primeira certificação para Sirenes de alarme contra intrusão


A CERTIF concedeu pela primeira vez a marca CERTIF Produto Certificado para o produto Sirene de alarme contra intrusão de acordo com a norma EN 50131-4:2009.
A Tecnimaster FL – Sistemas Electrónicos, Lda. foi a primeira empresa a obter esta certificação para o seu produto, após a avaliação do Sistema da Qualidade implementado no fabrico, através de uma auditoria, e da avaliação da conformidade do produto com a referida norma através da realização de ensaios efetuados pelo laboratório de ensaios ISQ LABEL.
Presente no mercado desde 1997, a TECNIMASTER FL é uma empresa que se dedica a assemblagem e teste de equipamentos eletrónicos, dispondo de meios humanos e técnicos adequados e de tecnologia inovadora para garantir o máximo de qualidade nos produtos que fabrica e exporta para Europa e Angola.
Ao nível europeu foi, recentemente, alargado o âmbito da marca ENEC a sistemas de alarme contra intrusão e seus componentes, podendo as empresas oferecer aos seus clientes uma marca reconhecida a nível internacional. A CERTIF é o único organismo de certificação português presente no acordo europeu para a atribuição da marca ENEC.


JAN 2015
CERTIF certifica Mestre Alimentar, Lda.


A Mestre Alimentar – Comercialização de Produtos Alimentares, Lda., situada em Chaves, viu renovada a certificação do seu sistema de gestão da qualidade e de segurança alimentar pelas normas NP EN ISO 9001:2008 e NP EN ISO 22000:2005.

A Mestre Alimentar, presente no mercado há mais de 20 anos, dedica-se ao armazenamento e distribuição de produtos alimentares, para as áreas da restauração, cantinas escolares, hotelaria, lares de terceira idade, infantários, bares e cafés.

Os certificados agora emitidos têm como âmbito a comercialização e distribuição de produtos alimentares congelados, refrigerados e à temperatura ambiente. Ciente da sua responsabilidade em controlar os produtos comercializados e em fornecer produtos seguros, a Mestre Alimentar aposta na certificação do seu sistema de gestão da qualidade e de segurança alimentar, tendo assim comprovada a garantia da disponibilização de produtos seguros.


JAN 2015
Sinais de Trânsito


A CERTIF está notificada no âmbito do Regulamento dos Produtos da Construção para a norma harmonizada EN 12899-1:2007, que se aplica a sinais de trânsito.

A avaliação e verificação da regularidade do desempenho destes produtos é realizada de acordo com o sistema 1, que obriga à realização de ensaios iniciais aos produtos e de uma auditoria ao controlo de produção em fábrica.

Com a avaliação positiva destes resultados a CERTIF emitiu para um conjunto de fabricantes nacionais os respetivos Certificados CE. Deste modo, todos estes fabricantes estão em condições de colocar a Marcação CE nos seus produtos e emitirem as respetivas Declarações de Conformidade.

Os fabricantes nacionais, cujos produtos podem ser colocados no mercado em cumprimento com os requisitos legais aplicáveis, com base nos Certificados CE emitidos pela CERTIF, são os seguintes:

  • Fernando L. Gaspar SA,
  • MASITRAVE - Comércio, montagem, reparação, manutenção e projeto de sinais de tráfego Lda.,
  • N.F. Pegado - Sinalização e Publicidade, Lda.
  • SNSV - Sociedade Nacional de Sinalização Vertical, Lda.,
  • Trafiurbe - Sinalização, Construção e Engenharia SA,
  • VIAMARCA - Pintura de Vias Rodoviárias, S.A.


DEZ 2014
XV Assembleia Geral da Associação Plataforma para a Construção Sustentável


No passado dia 5 de Dezembro, a Associação Plataforma para a Construção Sustentável, entidade gestora do Cluster Habitat Sustentável em Portugal, realizou a sua XV Assembleia Geral, que decorreu no auditório do Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro, onde a CERTIF esteve presente como associado.

Os trabalhos sucederam-se com o reconhecimento de novos associados e pela discussão e aprovação do plano e orçamento para 2015, que continua essencialmente ligado ao papel que a Plataforma tem como entidade gestora do Cluster Habitat Sustentável e com os compromissos que vai assumir nessa qualidade.

Neste plano destacam-se intervenções ao nível da comunicação, divulgação e informação da associação e seus membros bem como ao nível da promoção e dinamização de projetos de inovação e competitividade com os associados. Os trabalhos passaram também pela revisão dos estatutos da Plataforma.

.


NOV 2014
4ª Edição do Congresso de Inovação na Construção Sustentável (CINCOS’14)


Nos dias 13 e 14 de Novembro, decorreu no Porto o Congresso de Inovação na Construção Sustentável (CINCOS’14). Esta foi a quarta edição deste evento, organizado pela Plataforma para a Construção Sustentável, reconhecida como entidade gestora do Cluster Habitat Sustentável em Portugal.

A CERTIF, com uma participação ativa em diversas iniciativas da Plataforma, esteve presente numa das mesas redondas deste congresso, dedicada aos “Materiais e soluções construtivas sustentáveis”, com a publicação de um artigo no livro do congresso sobre “Sustentabilidade nos produtos da construção”, bem como patrocinador do evento.

Entre outros, os temas do congresso foram dedicados à reabilitação e sustentabilidade, ao uso eficiente de energia e de recursos e às comunidades inteligentes e sustentáveis, sendo de destacar a intervenção de vários especialistas convidados nestas áreas, que lançaram desafios e apresentaram novas soluções. Foram também apresentadas oportunidades e desafios para 2014-2020 perante o quadro europeu, nacional e regional e ainda algumas experiências de internacionalização a decorrer no Cluster Habitat.

.


NOV 2014
A CERTIF em Cabo Verde


Organizado pelo Instituto de Gestão da Qualidade e Propriedade Intelectual (IGOPI), teve lugar na Praia, ilha de Santiago, Cabo Verde, o Seminário Qualidade e Confiança - Fatores de Desenvolvimento e Competitividade.

Este Seminário contou, na abertura, com a presença da Ministra da Agricultura e Desenvolvimento Rural e foi presidida pela Ministra do Turismo, Investimento e Desenvolvimento Empresarial, que fez uma intervenção em defesa da certificação de produtos como instrumento para o desenvolvimento do país. O Diretor Geral da CERTIF participou com uma apresentação sobre o tema Certificação de Produtos e para alguns caminhos possíveis para a sua aplicação em Cabo Verde. Esta ação vai ter a sua continuidade com trabalho de preparação de especificações técnicas dirigidas a produtos locais.


NOV 2014
Reunião do Sector Group SG04 – Circulation Fixtures


No dia 22 de Outubro de 2014, a CERTIF esteve presente, em Milão, na 23ª reunião do Sector Group SG04 dos Organismos Notificados no âmbito do  Regulamento dos Produtos da Construção, Regulamento (EU) 305/2011.

O SG04  é responsável pelo acompanhamento das normas harmonizadas relativas produtos rodoviários, nomeadamente sinais de trânsitos (EN 12899-1) e  Sistemas de retenção de veículos (EN 1317), entre outras.  Nesta reunião foi discutida a harmonização de critérios de avaliação, assim como a clarificação de algumas dúvidas resultantes da entrada em vigor, em julho de 2013, do novo Regulamento dos Produtos de Construção.  No âmbito dos sinais de trânsito, foi aprovada a ata da anterior reunião que clarificava o método de aprovação de telas serigrafadas, materiais a usar e requisitos do controlo de produção em fábrica a adotar pelos fabricantes. O recém-nomeado Secretário Técnico dos Organismos Notificados, Sr. Anders Elbeck, na sua apresentação sobre o CPR, enfatizou a obrigatoriedade da emissão da Declaração de Desempenho assim como a possibilidade de se poder continuar a invocar certificados emitidos no âmbito da Diretiva dos Produtos da Construção.


NOV 2014
CERTIF emite primeiro certificado em Angola


A ACAIL Angola S.A. obteve o certificado de conformidade do controlo de produção em fábrica para os postes pré-fabricados em betão de acordo com os requisitos do Anexo ZA da norma EN 12843:2004, podendo agora apor a marcação CE nos seus produtos.

Esta é a primeira empresa angolana a submeter-se, no âmbito do Regulamento dos Produtos da Construção, à avaliação e verificação da regularidade do desempenho do seu sistema de controlo de produção de fábrica. A empresa ACAIL Angola S.A., presente neste país desde 2005, atua em diversos setores de atividade e faz parte do Grupo ACAIL, fundado em 1975, e cliente da CERTIF há vários anos na certificação de produtos siderúrgicos.

 

 


OUT 2014
HAR Cables - Operational Staff Meeting


A CERTIF participou na reunião anual do HAR-OSM Group que se realizou nos dias 30 de setembro e 1 de outubro em Viena. Neste grupo, constituído por 18 países europeus, estão representados  membros dos organismos de certificação que podem conceder a marca comum europeia <HAR>, e seus laboratórios. O laboratório de ensaios de cabos elétricos associado da CERTIF para o acordo HAR  é o LABCAB -Laboratório de Ensaios de Cabos Elétricos do Grupo ISQ. Nesta reunião participaram 19 membros de 15 países europeus.

Tendo como objetivo a harmonização de critérios na realização dos ensaios são anualmente realizados ensaios de comparação interlaboratorial. Nesta reunião foram discutidos os resultados dos ensaios que estavam no programa para 2014 tendo sido assegurada a qualidade dos resultados dos ensaios que assume particular relevância quando se trata de uma marca comum europeia que tem o mesmo valor e validade em todos os países dos vários organismos de certificação.

Foram ainda debatidas questões relacionadas com a aplicação das normas aplicáveis aos cabos elétricos que estão no âmbito desde acordo, o qual irá brevemente ser alargado aos cabos fotovoltaicos (PV Cables) e aos cabos para veículos elétricos. Foi ainda referida a futura aplicação do Regulamento dos Produtos da Construção (RPC) aos cabos elétricos harmonizados.


OUT 2014
CERTIF reconhece laboratório LSE do CTCV para Solar Térmico


O Laboratório de Sistemas de Energia (LSE) do CTCV obteve a acreditação do IPAC para a realização de ensaios a coletores solares térmicos, de acordo com as normas EN 12975-1:2006+A1:2010 e EN ISO 9806:2013, o que permitiu o seu reconhecimento pela CERTIF no âmbito do SKN – Solar Keymark Network. O CTCV junta, assim, mais um laboratório e mais uma valência ao vasto leque de colaborações que mantém com a CERTIF.


OUT 2014
17ª Reunião Plenária do SKN


Realizou-se nos dias 30 de setembro e 01 de outubro, em Bruxelas, a 17ª Reunião Plenária do "SKN - Solar Keymark Network”, que se apresenta como o esquema europeu de certificação de Produtos Solares Térmicos.

Como habitualmente, foram abordados assuntos formais e técnicos decorrentes da aplicação das regras gerais de certificação do esquema, com o objetivo de melhorar as mesmas, permitindo uma maior clarificação e harmonização na aplicação das metodologias por todas as partes envolvidas, ou seja, organismos de certificação, laboratórios e fabricantes.

Salienta-se nesta reunião, a resolução tomada aplicável a coletores solares térmicos, respeitante à transição da norma EN 12975-2:2006 para a norma EN ISO 9806:2013. As condições a serem aplicadas na transição irão constar de uma nova versão das Regras Específicas do Esquema a ser disponibilizada em breve.

Contudo, destaca-se que, a partir de 01 de janeiro de 2016, para novos coletores solares térmicos, só poderão ser emitidos certificados suportados em ensaios realizados de acordo com a norma EN ISO 9806:2013.


OUT 2014
CERTIF atinge os 150 certificados do serviço de empresas com atividade em equipamento contendo gases fluorados


A CERTIF atingiu os 150 certificados para o serviço de instalação, manutenção e assistência técnica de equipamentos fixos de refrigeração, ar condicionado e bombas de calor que contenham gases fluorados com efeito de estufa.

Depois de um período inicial em que muitas empresas mostraram dificuldade em se adaptar às regras definidas tem havido uma resposta considerável, que se reflete no número de certificados emitidos e de inspeções já agendadas.

De referir que esta certificação é obrigatória, nos termos da legislação em vigor, e que muitos clientes estão já a exigir este certificado aos fornecedores nas suas adjudicações. A CERTIF tem implementada uma metodologia para uma resposta imediata a todos os pedidos que receba.


OUT 2014
CTCV organiza Seminário sobre ISO 9001 e ISO 14001


O CTCV, associado da CERTIF, vai levar a efeito um Seminário sobre as alterações às normas ISO 9001 E ISO 14001 no qual participara o Diretor de Certificação da CERTIF.

Para aceder ao programa e às inscrições (gratuitas) poderá utilizar o endereço http://www.ctcv.pt/seminarios/iso/index.html


SET 2014
Operational Staff Meeting / Factory Inspections Procedures


Realizou-se nos dias 23 e 24 de setembro em Bruxelas, a reunião anual do grupo europeu que tem a responsabilidade pela definição e harmonização dos critérios de avaliação nas auditorias aos fabricantes de equipamentos elétricos, a serem seguidos por todos os Organismos de Certificação, associados na EEPCA. A CERTIF, que é membro permanente, esteve representada pelo seu Diretor de Certificação.

De realçar a confirmação da aplicação a partir de 1 de janeiro de 2015 dos novos documentos que estabelecem os requisitos para a realização das auditorias, incluindo o modelo de relatório.

Iniciou-se também a discussão para a definição harmonizada dos ensaios de rotina e de verificação periódica aos produtos certificados, que devem ser realizados pelos fabricantes como parte da monitorização contínua do seu processo de fabrico. Muitos destes ensaios já estão estabelecidos em diversos documentos normativos dispersos, mas pretende-se concentrar em documentos únicos organizados por categoria de produto todos os critérios. Deste modo, poderá ser possível que os requisitos adicionais que são estabelecidos por alguns Organismos de Certificação para concederem as suas marcas de conformidade possam ser eliminados.

A dificuldade atual para se selecionarem amostras para ensaios de acompanhamento em algumas auditorias aos locais de fabrico, devido à inexistência de produção ou de produtos em armazém, também mereceu um amplo debate. O objetivo é encontrar soluções que não coloquem em causa o rigor e a credibilidade das certificações, mas que ao mesmo tempo não provoquem constrangimentos desnecessários aos fabricantes, que estão submetidos a regras de mercado cada vez mais exigentes.

O processo de alinhamento relativo à harmonização dos procedimentos de realização das auditorias ao nível internacional, com os restantes Organismos de Certificação membros da IECEE, também foi discutido, verificando-se que estão definidas as bases para uma cooperação cada vez maior.


SET 2014
CERTIF é membro do novo Acordo Internacional para as Energias Renováveis


A CERTIF participou em Boulder, nos EUA, no encontro inaugural do IECRE (IEC System for Certification to Standards Relating to Equipment for Use in Renewable Energy Applicattions), sendo um dos 15 membros iniciais deste novo Acordo.

O IECRE foi criado no âmbito da International Electrotechnical Commission com o objetivo de facilitar o comércio internacional de equipamentos e serviços para utilização no setor das energias renováveis, mantendo o adequado nível e segurança.

Foram criados três Grupos Sectoriais, Marine Energy, Solar PV Energy e Wind Energy, cabendo agora a cada um desenvolver os procedimentos para a certificação de equipamentos e processos para a produção de energia, bem como os princípios para o respetivo reconhecimento e nível internacional.

A CERTIF participa na qualidade de Membro Nacional e, também, de futuro Organismo de Certificação no âmbito do Acordo. A adesão na qualidade de organismo de certificação está aberta a todos os organismos nacionais que cumpram os requisitos e pretendam ser reconhecidos.


SET 2014
Congresso CINCOS'14


A Plataforma para a Construção Sustentável, enquanto entidade gestora do Cluster Habitat Sustentável em Portugal, vai organizar a 4ª edição do Congresso de Inovação na Construção Sustentável (CINCOS´14), no Porto de 13 e 14/Novembro/2014.

Este ano o evento será realizado na Fundação Dr. António Cupertino de Miranda na Avenida da Boavista (Porto).

Este evento pretende congregar empresas, municípios, centros de I&D, associações empresariais e outros agentes do Cluster Habitat Sustentável, no sentido de se promoverem sinergias e parcerias geradoras de inovação e competitividade.

Mais informações em http://cincos.pt/


SET 2014
Colégio Campo de Flores obtém certificação HACCP


O Colégio Campo de Flores, situado na Caparica, foi a primeira empresa a obter a certificação do seu sistema HACCP, de acordo com o Codex Alimentarius. O certificado agora emitido tem como âmbito a prestação de serviços de alimentação.

Esta certificação demonstra a capacidade que a organização possui para disponibilizar alimentos seguros aos seus alunos e colaboradores, em conformidade com requisitos legais e estatutários. 

O Colégio Campo de Flores, organização com mais de 40 anos, ciente da sua responsabilidade em matéria de Segurança Alimentar, vê assim o seu sistema de segurança alimentar certificado, tendo assim comprovada a garantia da disponibilização de alimentos seguros.


AGO 2014
CERTIF obtém extensão da acreditação para a norma NP 4512


O IPAC – Instituto Português de acreditação acaba de conceder à CERTIF a extensão da sua acreditação para a norma NP 4512:2012 - Sistema de gestão da formação profissional, incluindo aprendizagem enriquecida por tecnologia. Requisitos.

De salientar que a esta norma foi elaborada para concretizar um dos objetivos do Projeto Europeu de Transferência de Inovação Q-Cert-VET, estando alinhada com a ISO 9001 e contemplando os requisitos legais da Portaria 851/2010, de 6 de setembro.


AGO 2014
CERTIF participa em sessão organizada pela AIMMAP sobre a norma ISO 50001


A AIMMAP, em colaboração com a CERTIF, organizou um seminário sobre a norma ISO 50001- Sistemas de Gestão de Energia e que contou com cerca de 40 participantes de empresas do setor metalúrgico e metalomecânico. A sessão foi dinamizada pelo Prof. António Ramos Pires que fez uma extensa apresentação da norma e esclareceu as muitas dúvidas colocadas pelos participantes.

A norma ISO 50001 é baseada no modelo de outras normas de sistemas de gestão. A sua implementação permite às empresas uma melhor utilização da energia, baseada nas melhores práticas, bem como o apoio na avaliação e implementação de novas tecnologias visando a eficiência energética.

A CERTIF está preparada para efetuar esta certificação, uma vez que possui uma vasta experiência na área da energia, sendo o único organismo de certificação português membro dos acordos europeus e internacionais na área elétrica e na certificação de equipamentos solares térmicos


AGO 2014
Laboratório Suíço reconhecido pela CERTIF


No âmbito do SKN - Solar Keymark Network,  programa europeu de certificação de produtos solares térmicos promovido pela ESTIF - Federação Europeia da Indústria Solar Térmica e pelo CEN - Comité Europeu de Normalização, a CERTIF reconheceu recentemente o Laboratório de Ensaios SPF - Institut für Solartechnik, localizado em Rapperswil, povoação próxima de Zurique, na Suíça.

O laboratório está integrado na HSR - Hochschule für Technik de Rapperswil. Esta instituição académica de estudos superiores está por sua vez integrada na Universidade de Ciências Aplicadas da Suíça Oriental. O laboratório apresenta uma acreditação concedida pelo Serviço de Acreditação Suíço (SAS) desde 2001, de acordo com a norma ISO/IEC 17025, para a realização de ensaios em produtos solares térmicos (nomeadamente, coletores e sistemas pré-fabricados) e componentes, segundo várias normas nacionais, europeias e internacionais.

Com este reconhecimento a CERTIF procurou estabelecer uma nova parceria que beneficie os seus clientes nacionais estrangeiros. Nesse sentido, dois clientes da CERTIF de há vários anos, iniciaram já ensaios em coletores solares térmicos neste laboratório.


JUL 2014
CARRIS renova certificação de linhas de elétricos e autocarros


A CARRIS, que foi a primeira empresa do sector a obter esta certificação em Portugal, viu renovada a certificação de algumas das suas principais carreiras de autocarros e elétricos,. Esta certificação, atribuída pela CERTIF, dá aos clientes daqueles serviços a garantia de serem respeitadas as condições e qualidade de transporte adequadas às suas expectativas e necessidades.

Estão certificadas 60 carreiras de autocarro e 1 de elétrico (nº 15) que representam algumas das linhas com maior frequência da Carris, designadamente a nível de turismo.

A certificação destes serviços da CARRIS atesta a sua qualidade, quer em termos da oferta, como da acessibilidade ao serviço, da informação que é prestada ao público, assim como do cumprimento dos tempos de viagem e horário estabelecidos, do apoio ao cliente, entre outros aspetos relevantes para os utilizadores destes transportes.


JUL 2014
9º Encontro dos Grupos Europeu e Internacional de Iluminação e Componentes


Realizou-se de 11 a 13 de Junho o 9º Encontro conjunto dos Grupos Europeu (OSM/LUM) e Internacional (CTL ETF5) de Iluminação e componentes.

O encontro teve lugar em Istambul, e contou com a participação de 24 organismos de certificação e laboratórios de diversos países membros dos acordos IECEE (CB), CCA e ENEC, dos quais a CERTIF é membro efetivo.

Foram debatidos assuntos relacionados com a harmonização de critérios relativamente à realização dos ensaios e analisadas propostas de alteração das normas de referência, no âmbito da segurança elétrica para a iluminação e seus componentes. Outro assunto amplamente discutido foi a adaptação das normas existentes e os ensaios a ter em consideração para as luminárias com a tecnologia LED.


JUN 2014
Marcação CE para fibras poliméricas da EXPORPLÁS


A CERTIF concedeu à EXPORPLÁS – Indústria de Exportação de Plásticos, S.A. o primeiro certificado de regularidade do desempenho para fibras poliméricas, avaliadas segundo a norma EN 14889-2:2006 - Fibres for concrete. Part 2: Polymer fibres - Definitions, specifications and conformity, no âmbito do Regulamento dos Produtos da Construção(CPR).

A avaliação e verificação de regularidade do desempenho, efetuada de acordo com o sistema 1 previsto no CPR, incluíram a realização de ensaios laboratoriais pelo ITeCons. O certificado de regularidade do desempenho emitido pela CERTF inclui duas fibras poliméricas, MESH 2000 54 e POLYEX DURO 48.

A EXPORPLÁS foi fundada em 1981, tem sede em Cortegaça, Ovar, e é uma empresa líder na produção e exportação de cabos sintéticos de alto desempenho, de fios e fibras.

Com uma vasta gama de produtos destinada a diferentes aplicações, tais como na agricultura, pesca, em embalagens, construção civil e em relva sintética, cerca de 95% da produção é exportada para os mercados europeus e norte-americanos.


JUN 2014
17ª Assembleia Geral do IECEE


Teve lugar em Cairns, Austrália, a 17ª Assembleia do Certification Management Committee da IECEE (Worldwide System for Conformity Testing and Certification of Electrotechnical Equipment and Components), com a presença da CERTIF, na sua qualidade de Membro Nacional, representante de Portugal, e de organismo de certificação destes acordos internacionais.

Nesta reunião plenária são aprovados ou validados novos procedimentos que permitem agilizar e dar uma ainda maior consistência aos acordos internacionais. Com estes acordos é possível à CERTIF, no âmbito do CB-Scheme, ter os certificados de ensaio por si emitidos  reconhecidos internacionalmente, enquanto que no CFS é feito o reconhecimento dos relatórios de auditoria.

A participação nesta reunião é, igualmente, aproveitada para estabelecer novos acordos bilaterais que permitem à CERTIF oferecer aos seus clientes acesso a outros mercados em condições competitivas.


JUN 2014
CERTIF emite certificados em Chipre no âmbito da Marcação CE para lamas asfálticas


As lamas asfálticas, algumas vezes designadas por “Slurry Seal”, aplicam-se no tratamento superficial de pavimentos com indícios de degradação, com o intuito de os impermeabilizar e lhes conferir boas características de rugosidade, retardando a ruína total e prolongando consequentemente o período de vida do pavimento.

Este tipo de tratamento de superfície é constituído por uma mistura de agregados, emulsão betuminosa e de aditivos, que é misturada e aplicada no local. A aplicação de lamas asfálticas pode consistir em uma ou mais camadas.

Enquanto Organismo Notificado, no âmbito do Regulamento dos Produtos da Construção a CERTIF concedeu a duas empresas de Chipre, a IACOVOU BROTHERS (Constructions) Ltd. e a A.N.C. Waterproofing Industries, Ltd. os primeiros certificados de conformidade do controlo da produção em fábrica para lamas asfálticas, avaliadas de acordo com a norma EN 12273:2008 - Slurry surfacing. Requirements.

Estes processos incluem-se na vasta atividade desenvolvida pela CERTIF a nível internacional e no âmbito do acordo celebrado entre a CERTIF e a CCC – Cyprus Certification Company, para a área dos produtos da construção


JUN 2014
17.º Congresso Nacional da APCMC – Associação Portuguesa de Comerciantes de Materiais de Construção


A APCMC – Associação Portuguesa de Comerciantes de Materiais de Construção, realizou nos dias 30 e 31 de Maio o seu 17.º Congresso Nacional, no Porto, em simultâneo com a realização da conferência internacional “Reabilitação e Construção Sustentável – Um Desafio Global”.

O evento que, sendo um ponto de encontro importante de profissionais do setor, contou com a presença e a participação de personalidades de relevo, nacionais e estrangeiros, quer de universidades quer da área associativa e das empresas.

De entre vários especialistas convidados, esteve presente o Sr. Giuseppe Freri, Presidente da UFEMAT – Associação Europeia das Associações Nacionais de Comerciantes de Materiais de Construção e de Fabricantes, que transmitiu a sua visão sobre o Regulamento dos Produtos da Construção, em vigor desde 1 de Julho de 2013, incluindo a importância do seu cumprimento.

Nas sucessivas sessões, nas quais a CERTIF esteve presente, foram ainda apresentadas as principais linhas que marcarão o futuro das atividades da construção, da importância das abordagens baseadas na inovação e sustentabilidade e sobre as diferentes características de procura em mercados específicos, interno e externos.


MAI 2014
Solar Keymark celebra 10º aniversário


A Solar Keymark, marca europeia de conformidade para os produtos solares térmicos completa 10 anos, com cerca de 2000 certificados emitidos em cerca de 40 países.

A CERTIF, que desde os primeiros anos participa ativamente neste esquema de certificação, continua a manter posição de destaque entre os 14 organismos de certificação europeus qualificados para a concessão desta marca.

A Solar Keymark é hoje reconhecida não só na Europa como em muitos outros países, sendo uma garantia de conformidade para os consumidores que, assim, têm acesso a informação técnica baseada em ensaios realizados em laboratórios acreditados

 



ABR 2014
CERTIF e IFBQ (Brasil) definem novas estratégias


A CERTIF e o IFBQ – Instituto Falcão Bauer da Qualidade (Brasil) analisaram, em São Paulo, a sua estratégia de atuação, preparando novas formas de cooperação.

O Diretor Geral e Diretores Operacionais do IFBQ manifestaram o seu empenho em encontrar formas rápidas de resposta às solicitações da CERTIF, o que permitirá a prestação dum serviço que vá no interesse dos nossos clientes.

Com o desenvolvimento desta cooperação a CERTIF está cada vez melhor posicionada para oferecer aos seus clientes o acesso às certificações de outros países, com relevo para o Brasil, onde é possível obter as marcas de conformidade do IFBQ, líder na certificação de produtos naquele país.


ABR 2014
Assembleia Geral do Eurocer-building na defesa da certificação voluntária de produtos


O Eurocer-building, associação europeia que agrupa organismos de certificação na área da construção, organizou, em Amesterdão, a sua assembleia semestral onde analisou, entre outros assuntos, a estratégia para a sensibilização de fabricantes, projetistas, donos de obra e utilizadores para a certificação voluntária de produtos e a importância da intervenção dum organismos independente, competente e credível, como garantia de confiança da utilização de melhores soluções na contribuição para a qualidade da construção.

A avaliação da conformidade não só utiliza como referência normas ou outras especificações técnicas, mas está, também, apta a avaliar segundo requisitos exigidos por regulamentos nacionais, cadernos de encargos ou donos de obras, reforçando, assim, a ligação entre o fabricante e utilizador, através de uma terceira parte, independente.


MAR 2014
XIV Assembleia Geral da Associação Plataforma para a Construção Sustentável


A Associação Plataforma para a Construção Sustentável, entidade gestora do cluster Habitat Sustentável em Portugal realizou no passado dia 21 de Março, a sua XIV Assembleia Geral, que decorreu no auditório do Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro, e onde a CERTIF esteve presente na sua qualidade de associado.

Os trabalhos passaram pelo reconhecimento de novos associados, que somam 125, pela análise do relatório e contas do ano de 2013 e por dar informações sobre os projetos concluídos e em curso, nomeadamente o projeto SIAC de Dinamização e Internacionalização no cluster Habitat Sustentável.

Este projeto foi alvo de um workshop aberto após a Assembleia Geral, que pretendeu informar os interessados na dinâmica de internacionalização previstas e constituir grupos de trabalho com interesse nesta ação.

No website da Plataforma, em www.centrohabitat.net, poderá ser encontrada informação mais detalhada sobre cada um dos projetos já concluídos e projetos em curso.


MAR 2014
16ª Reunião do Solar Keymark Network


A CERTIF participou em 11 e 12 de março, em Las Palmas de Gran Canaria, em mais uma reunião plenária do "SKN - Solar Keymark Network”, que se apresenta como o esquema europeu de certificação de Produtos Solares Térmicos.

Como habitualmente, foram abordados assuntos formais decorrentes da aplicação das regras gerais de certificação do esquema, assim como temas técnicos relacionados com a uniformização da apresentação da informação nos certificados, clarificação de métodos de ensaio e harmonização de metodologias na realização das auditorias aos fabricantes.

A ocasião foi também aproveitada para a realização, em 12 e 13 de março, de mais uma reunião preparatória do futuro ”GSC - Global  Solar Certification”, que será o esquema internacional de certificação de Produtos Solares Térmicos. Esta reunião teve como principal ordem de trabalhos a análise pelos representantes das partes interessadas (Organismos de Certificação, Laboratórios, Fabricantes) de diversos documentos de suporte ao novo esquema de certificação, que têm vindo a ser elaborados.

Inicialmente, o esquema de certificação irá ser aplicável somente aos Coletores Solares Térmicos que cumpram com os requisitos especificados na Norma ISO 9806:2013.


FEV 2014
CERTIF elege Órgãos Sociais


Os Associados da CERTIF elegeram os seus Órgãos Sociais para o triénio 2014-2016.

A lista eleita representa uma continuidade nas linhas de atuação que a CERTIF tem seguido e que se traduz numa cada vez maior identificação com as necessidades dos clientes, com grande prioridade no apoio às exportações através da sua qualificação em mercados de destino e no estabelecimento de reconhecimentos, sempre com a preocupação da defesa dos princípios para que foi criada.

Nesta Assembleia Geral os Associados aprovaram, igualmente, o Relatório e Contas 2013, que apresentou resultados acima dos previstos e em cujo exercício a CERTIF reforçou a sua posição de líder na certificação de produtos em Portugal.


FEV 2014
Regulamento dos Produtos da Construção Reunião do Sector Group “SG-17 – Produtos Estruturais Metálicos


No passado dia 11 de fevereiro de 2014, a CERTIF esteve presente na reunião do "SG17- Produtos Estruturais Metálicos", para Organismos Notificados no âmbito do CPR (Regulamento dos Produtos da Construção EU/305/2011).

A reunião, que decorreu em Dusseldorf na Alemanha, teve como principal ordem de trabalhos a harmonização de critérios por parte dos Organismos Notificados na avaliação da norma EN 1090-1 -Execução de Estruturas de Aço e Alumínio, que é de cumprimento obrigatório após 1 de Julho de 2014.

Face às muitas dúvidas existentes ficou estabelecido, durante a reunião, a necessidade de emissão de um "Guidance document" para uma melhor harmonização na interpretação de alguns requisitos da norma  por parte dos ONs.


JAN 2014
CERTIF certifica o CTCV para a norma NP 4512


O CTCV – Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro acaba de obter a certificação do seu sistema de gestão da formação profissional, de acordo com a norma NP 4512.

O certificado foi emitido pela CERTIF para o âmbito da gestão do conhecimento e formação profissional especializada, de reciclagem, atualização e aperfeiçoamento, nas tipologias de produto, áreas, modalidades e formas de organização. Neste âmbito está incluído um conjunto alargado de áreas de educação e formação.

A norma NP 4512 foi elaborada pela CTA 25 para concretizar um dos objetivos do Projeto Europeu de Transferência de Inovação Q-Cert-VET. Esta norma está alinhada com a ISO 9001 e contempla os requisitos legais da Portaria 851/2010.

Esta certificação demonstra a capacidade que uma organização possui para fornecer produtos de formação profissional de forma consistente e que possam ir ao encontro dos requisitos dos seus clientes, aumentando a sua satisfação, e em conformidade com requisitos legais e estatutários.

 


 

NOV 2013
CERTIF acreditada para a certificação de equipamentos para espaços de jogo e recreio


A CERTIF foi acreditada pelo IPAC para a certificação de equipamentos para espaço de jogo e recreio, certificação esta que é efetuada de acordo com as normas europeias da série EN 1176 e EN 1177.

Esta acreditação significa para os fabricantes nacionais um valor acrescentado à demonstração da conformidade dos seus produtos, de acordo com as normas aplicáveis.

Permite-lhes evidenciar perante os seus clientes que os seus equipamentos estão certificados por um organismo de certificação acreditado, tal como previsto na alínea b), do nº 3, do art.º 16º do Decreto-Lei nº 379/97, de 27 de dezembro, o qual foi republicado com as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei nº 119/2009, de 19 de maio.

A CERTIF é o primeiro organismo de certificação nacional acreditado para este âmbito. Esta situação permite aos fabricantes nacionais obterem a certificação dos seus equipamentos em condições de competitividade equivalentes às dos seus concorrentes fora de Portugal, e com a mesma garantia da confiança.



NOV 2013
III Fórum da Normalização da Segurança em Portugal


A CERTIF participou no III Fórum da Normalização da Segurança em Portugal, com uma comunicação sobre o Regulamento dos Produtos da Construção . Tratou-se de uma iniciativa da APSEI, enquanto Organismo de Normalização Setorial na área da Segurança contra Incêndios e Símbolos Gráficos.

Neste Fórum, que contou com um elevado número de participantes, foi feito o balanço da atividade desenvolvida pela Comissão Técnica de Normalização CT 46 e apresentadas as novas normas elaboradas e traduzidas no âmbito das várias Subcomissões.

A APSEI permitiu assim, que os participantes obtivessem informação atualizada sobre a produção normativa no setor, alertando, igualmente, para o seu impacto no cumprimento das regulamentações nacional e europeia aplicáveis à atividade de segurança.



OUT 2013
CERTIF notificada para o Regulamento dos Produtos da Construção


Foi publicada pelos serviços da Comissão na área pública da base NANDO, em 24 de outubro, a notificação da CERTIF como Organismo Notificado no âmbito do Regulamento dos Produtos da Construção.
Os detalhes e o âmbito da sua notificação podem ser encontrados em http://ec.europa.eu/enterprise/
newapproach/nando/index.cfm?fuseaction=
notification.pdf&dir_id=33&ntf_id=254548
.

As razões do atraso na conclusão deste processo são totalmente alheias à CERTIF e são justificadas pela forma como as entidades públicas conduziram todo este processo, que fizeram com que Portugal fosse um dos únicos Estados-membros (à semelhança de Chipre e Malta) sem Organismos Notificados desde 1 de julho, com elevados prejuízos para os agentes económicos nacionais.

Na sequência da entrada em vigor no passado dia 1 de julho do Regulamento dos Produtos da Construção (RPC), só em 10 de setembro o Estado português publicou o Decreto-Lei 130/2013, que permite assegurar a efetiva execução do RPC na ordem jurídica interna, nomeadamente a definição da entidade pública responsável pela designação e notificação dos Organismos Notificados nacionais (IPQ).
Assim, só nesta data foi possível à CERTIF requerer junto do IPQ a sua notificação. Porém, e por razões que não compete à CERTIF explicar, só em 24 de outubro foi possível aos serviços da Comissão confirmarem que Portugal faz parte da lista de Estados-membros com Organismos Notificados, pelo que, a partir de agora, a CERTIF pode retomar a sua normal atividade como Organismo Notificado, no âmbito deste Regulamento e no apoio a todas as empresas portuguesas.



SET 2013
Certificação de Pessoas


A Certif desenvolveu recentemente dois novos esquemas de certificação de pessoas: Certificação de Auditores e Certificação de Profissionais no Setor da Energia. Este tipo de certificação é dirigido a técnicos formados pela ADENE - Agência para a Energia, para as categorias Auditores ISO 50001 (Sistemas de Gestão de Energia), Projetistas de Sistemas Solares Térmicos e Instaladores de Janelas, no âmbito do Sistema de Etiquetagem Energética de Produtos (SEEP).

A certificação de pessoas surgiu do interesse manifestado pela ADENE, entidade gestora do Sistema Nacional de Certificação Energética e da Qualidade do Ar Interior nos Edifícios (SCE), visando reforçar a formação dos profissionais que desenvolvem atividade no setor da energia. A frequência e aprovação nos cursos ministrados pela academia ADENE, em conjunto com cumprimento de pré-requisitos de qualificação CERTIF, permitem a estes profissionais vir a obter a marca de certificação concedida pela CERTIF.

A certificação de pessoas é voluntária, mas permite aos profissionais que obtenham a certificação, um reconhecimento imparcial, credível e rigoroso das suas competências, que lhes poderá ajudar a consolidar ou melhorar o seu posicionamento no mercado de trabalho. A lista de profissionais certificados no âmbito das categorias acima descritas, pode ser consultada em: http://www.certif.pt/c_pessoas.asp.



SET 2013
CERTIF e IFBQ (Brasil) dinamizam cooperação


A CERTIF e o IFBQ – Instituto Falcão Bauer da Qualidade (Brasil) continuam a desenvolver os seus projetos de cooperação visando facilitar o acesso dos respetivos clientes às marcas de conformidade do seu parceiro.

A CERTIF está em condições de apoiar os seus clientes no acesso à certificação no Brasil e às marcas de conformidade do IFBQ.

Considerando o elevado número de certificações de produtos obrigatórias (compulsórias) no Brasil a CERTIF poderá ser uma mais-valia e um facilitador para as empresas portuguesas.

Para operacionalizar a sua atuação, e para encontrar formas de melhorar o serviço aos seus clientes o Diretor Geral da CERTIF teve oportunidade de trabalhar com o Diretor Geral e com os Diretores Operacionais do IFBQ.

AGO 2013
Relatório RAPEX publicado


A comissão Europeia disponibilizou o relatório 2012 do RAPEX (sistema rápido de troca de informações entre os Estados Membros e a Comissão sobre medidas tomadas para prevenir ou restringir a comercialização de produtos perigosos para o consumir, excetuando produtos alimentares, farmacêuticos e equipamento médico, cobertos por outros sistemas).

Em 2012 o número de medidas tomadas relativamente a produtos perigosos e reportadas através do RAPEX foi de 2278, o que mostra um crescimento de 26%comparado com 2011.

Os produtos mais visados foram vestuário, têxtil e moda (34%), brinquedos (19%) e equipamento elétrico (11%).

O maior número de notificações refere-se a produtos oriundos da China (58%) cuja percentagem aumentou relativamente a 2011 (54%).

O relatório completo está disponível em http://ec.europa.eu/consumers/safety/rapex/docs/2012_rapex_report_en.pdf

AGO 2013
16ª Assembleia do IECEE


Teve lugar em Vancouver, Canadá, a 16ª Assembleia Anual do Certification Management Committee da IECEE (Worldwide System for Conformity Testing and Certification of Electrotechnical Equipment and Components), com a presença da CERTIF, na sua qualidade de Membro Nacional, representante de Portugal, e de organismo de certificação destes acordos internacionais.

Foram discutidas questões ligadas à gestão e desenvolvimento dos acordos e aprovados novos procedimentos para a gestão do CB-Scheme e do CFS. Estes acordos internacionais permitem, no âmbito do CB-Scheme, que os certificados de ensaio emitidos por um organismo de certificação sejam reconhecidos internacionalmente, enquanto que o CFS permite o reconhecimento dos relatórios de ensaio.

A CERTIF está reconhecida em ambos os sistemas, possibilitando aos seus clientes o acesso a muitos mercados, com custos menores, criando, assim melhores condições de competitividade.

JUL 2013
CERTIF emite os primeiros certificados nos termos dos Regulamentos (CE) 842/2006 e 303/2008 e do Decreto-Lei 56/2011


A CERTIF concluiu as primeiras certificações do serviço de instalação, manutenção e assistência técnica de equipamentos de refrigeração, ar condicionado e bombas de calor que contenham gases fluorados com efeito de estufa, nos termos dos Regulamentos (CE) 842/2006 e 303/2008 e do Decreto-Lei 56/2011.

Os dois primeiros certificados foram emitidos para as empresas Foztérmica, Estudos e Aplicações Térmicas, Lda e Grenassist, Assistência Técnica Climatização e Gás, Lda, que passam, agora, a cumprir os requisitos estabelecidos na lei.

Esta certificação foi lançada pela CERTIF para responder às exigências do mercado e teve, na sua génese, o contributo da APA e da APIRAC.

JUL 2013
CERTIF emite o primeiro certificado ISO 22000


A AgroAguiar- Comércio de Produtos Alimentares, situado em Sabroso de Aguiar, foi a primeira empresa a obter a certificação  ISO 22000  para o seu sistema de gestão de segurança alimentar.

O certificado agora emitido tem como âmbito o processamento e comercialização de frutos secos, frutos vermelhos e frutos processados.

Ao mesmo tempo a AgroAguiar viu, igualmente, certificado o seu sistema de gestão da qualidade de acordo com a norma ISO 9001. Criada há cinco anos a AgroAguiar, uma empresa trasmontana, para além do mercado nacional exporta os seus produtos para mercados exigentes como a Inglaterra, Irlanda, França, Holanda, Espanha, Itália, Alemanha, EUA, Canadá e Brasil.

JUN 2013
8º Encontro dos Grupos Europeu e Internacional de Iluminação e Componentes


Realizou-se de 12 a 14 de Junho o 8º Encontro conjunto dos Grupos Europeu (OSM/LUM) e Internacional (CTL ETF5) de Iluminação e componentes.

O encontro teve lugar em Bruxelas, e contou com a participação de 24 organismos de certificação e laboratórios de diversos países membros dos acordos IECEE (CB), CCA e ENEC, dos quais a CERTIF é membro efetivo.

Foram debatidos assuntos relacionados com a harmonização de critérios relativamente à realização dos ensaios e analisadas propostas de alteração das normas de referência, no âmbito da segurança elétrica para a iluminação e seus componentes.

Outro assunto amplamente discutido foi a adaptação das normas existentes e os ensaios a ter em consideração para as luminárias com a tecnologia LED. A CERTIF esteve representada pela Gestora de Processo responsável pelo esquema de iluminação e componentes.

JUN 2013
CERTIF participa em sessão organizada pela ANEME sobre a norma EN 1090-1


Numa sessão de informação para os associados da ANEME a CERTIF, através do seu Gestor de Processos Eng.º Miguel Luz, apresentou a norma EN 1090, referente ao fabrico de estruturas metálicas em aço ou alumínio, que estabelece um conjunto de obrigações por parte dos fabricantes durante o processo produtivo, obrigando entre outras coisas a ter pessoal devidamente qualificado e equipamentos adequados.

A norma EN 1090-1:2009+A1:2011 - Execução de Estruturas de aço e de estruturas de alumínio - Requisitos de avaliação de conformidade de componentes estruturais, é uma norma harmonizada, no âmbito do Regulamento dos Produtos da Construção, e que está em período de coexistência até dia 1 de Julho de 2014, após o que se torna obrigatória. a marcação CE para as estruturas abrangidas pela norma. A CERTIF, enquanto Organismo Notificado está apta a desenvolver as ações necessárias para que as empresas possam vir a aceder à marcação CE.

MAI 2013
CERTIF participa em Sessão AIMMAP sobre o Regulamento dos Produtos da Construção


Aproximando-se a entrada em vigor do Regulamento dos Produtos da Construção (Reg. (EU) nº 305/2011) a CERTIF tem vindo a colaborar com alguns Associados na sua divulgação às empresas.

Numa sessão de informação organizada pela AIMMAP, o CATIM e a CERTIF, através da Engª Marta Silva, apresentaram as várias alterações e responderam às questões colocadas pelas empresas.

ABR 2013
Cluster Habitat sustentável recebe certificação europeia de mérito


O Cluster Habitat Sustentável submeteu-se ao processo de avaliação da ESCA (European Cluster Excellence Initiative) tendo recebido a 7 de Março a certificação Bronze Label da European Cluster Excellence Initiative. É um reconhecimento e uma chancela que pode permitir o acesso a programas europeus de estímulo à colaboração entre clusters.

Como parte do processo de avaliação a que se submeteu voluntariamente, receberá um relatório de benchmarking que o compara com outros clusters europeus da mesma categoria.

Trata-se de um passo importante para o reconhecimento internacional da qualidade do trabalho que a Plataforma para a Construção Sustentável, enquanto entidade gestora do Cluster Habitat Sustentável, e da qual a CERTIF é associado, tem vindo a desenvolver nos últimos 3 anos e que espera continuar a fazer.

O cluster associa as atividades das indústrias da construção e da reabilitação urbana sustentável, envolvendo todas as fileiras que contribuem para a construção do habitat e adotou o tema da Sustentabilidade enquanto fator dinâmico e transversal para o seu desenvolvimento estratégico, pretendendo contribuir para tornar o "Habitat Sustentável".

ABR 2013
XII Assembleia Geral da Associação Plataforma para a Construção Sustentável


No passado dia 27 de Março, a Associação Plataforma para a Construção Sustentável, entidade gestora do cluster Habitat Sustentável em Portugal, realizou, a sua XII Assembleia Geral, que decorreu no edifício do Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro. Como associado, a CERTIF esteve presente na assembleia.

Os trabalhos passaram pela informação sobre os diversos projetos em que a plataforma esteve e está envolvida, pelo reconhecimento de novos associados, que somam 117, pela análise do relatório e contas de 2012 e pela discussão dos novos desafios na preparação do 2.º ciclo de reconhecimento dos clusters para 2014-2020.

Um dos projetos concluídos foi o projeto DAPHabitat, construído no âmbito dum projeto SIAC. Alcançado que foi o objetivo, está disponível o sistema de verificação e registo de Declarações Ambientais de Produtos (DAP), específico para produtos do habitat, com base em critérios objetivos e independentes.

O sistema DAPHabitat assenta num conjunto de Regras de Categorias de Produto (RCP) que fundamentam a elaboração das DAP. No site da Plataforma www.centrohabitat.net poderá ser encontrada informação mais detalhada sobre cada um dos projetos concluídos e em curso.

MAR 2013
Certificação de Pessoas – Uma aposta da CERTIF para 2013


Para aumentar a competitividade das empresas é essencial que existam recursos humanos qualificados. Neste contexto, a CERTIF vai aumentar a sua oferta de certificação passando também a intervir na área da certificação de pessoas.

Os primeiros esquemas de certificação que se pretende desenvolver são nas áreas da certificação de auditores de sistemas de gestão de energia (ISO 50001) e de projetistas de sistemas solares térmicos.

Esta aposta está alinhada com o interesse da ADENE Agência para a Energia, que é a entidade gestora do Sistema Nacional de Certificação Energética e da Qualidade do Ar Interior nos Edifícios (SCE), a qual já desenvolve programas de formação para estas áreas profissionais. O SCE é um dos três pilares sobre os quais assenta a nova legislação relativa à qualidade térmica dos edifícios em Portugal e que se pretende venha a proporcionar economias significativas de energia, para o país em geral, e para os utilizadores dos edifícios, em particular.

Por outro lado, reforça ainda mais a presença da CERTIF neste setor de atividade, representada através da certificação de produtos solares térmicos e de produtos de software aplicáveis à avaliação do desempenho energético de edifícios.

A certificação de pessoas é voluntária, mas permite aos profissionais que obtenham a certificação um reconhecimento imparcial, credível e rigoroso das suas competências, que lhes poderá ajudar a consolidar ou melhorar o seu posicionamento no mercado de trabalho.

FEV 2013
Peer Assessment nos acordos internacionais e europeus na área elétrica


Decorreu durante os dias 28 de janeiro e 1 de fevereiro o peer assessment à CERTIF e aos laboratórios de ensaios do IEP e do ISQ, que estão reconhecidos no âmbito dos Acordos internacionais e europeus para a certificação de produtos elétricos.

Esta avaliação é realizada de 3 em 3 anos e a equipa de auditores é constituída por elementos de outros Organismos de Certificação e Laboratórios que são também membros dos mesmos Acordos.

Os peer assessement (avaliação entre pares) têm como objetivo assegurar que todas as entidades reconhecidas no seio da IECEE e EEPCA trabalham segundo os mais elevados padrões de competência e rigor técnico,  garantem a imparcialidade nas suas avaliações e seguem os procedimentos de certificação harmonizados. Só deste modo é possível garantir a confiança neste sistema de certificação mundial, aumentando o seu sucesso e promovendo o reconhecimento mútuo das certificações e dos ensaios.

À semelhança do que ocorreu noutras avaliações anteriores, o resultado alcançado agora foi positivo, permitindo assegurar que a CERTIF, o IEP e o ISQ irão manter o mesmo âmbito para o qual já se encontravam reconhecidos. A decisão oficial final será tomada nos próximos meses, após a conclusão do processo técnico e administrativo de revisão dos relatórios das auditorias, ao nível do Secretariado.

Com estes resultados, os fabricantes nacionais continuarão a dispor dos meios necessários para obterem o reconhecimento internacional dos seus produtos, através da certificação em Portugal.

JAN 2013
CERTIF certifica sistema de gestão da qualidade da Top Informática


A Top Informática, certificada pela NP EN ISO 9001 desde 2002 e fabricante do Cypeterm, primeiro produto de software com certificado de qualidade pela norma ISO/IEC 25051:2006, emitido pela CERTIF, no âmbito da avaliação do desempenho energético em edifícios, viu agora certificado o seu Sistema de Gestão da Qualidade também pela CERTIF.

Fundada em 1988, a Top é responsável, desde 1991, pela conceção, validação, tradução, adaptação e comercialização do software CYPE, para engenharia e construção.

A constante atenção dedicada às necessidades do mercado, à eficiência do produto e à efetiva satisfação dos utilizadores converteram a Top no principal fornecedor português de software de engenharia e construção, com uma liderança incontornável nas especialidades de estruturas, conforto térmico e acústico, redes e orçamentação.

A eficiência do produto é reforçada por uma série de serviços profissionais, maioritariamente gratuitos, fundamentais para o aumento da eficácia na elaboração dos projetos bem como na rápida e eficaz formação de novos colaboradores que integrem as organizações dos clientes. A Top entende a qualidade como o grande fator de garantia dos seus fornecimentos e do relacionamento com os seus stakeholders.

JAN 2013
CentroHabitat realiza a sua Assembleia Geral


A Associação Plataforma para a Construção Sustentável, entidade gestora do cluster Habitat Sustentável em Portugal, e associado da CERTIF, realizou no passado dia 14 de Dezembro, a sua XI Assembleia Geral, que decorreu no edifício da Reitoria da Universidade de Aveiro. A CERTIF, na sua qualidade de associado, participou na sessão.

Os trabalhos passaram pela discussão e aprovação do plano de atividades e orçamento para 2013, pelo reconhecimento de novos associados, que somam 115, e pela discussão dos novos desafios e novos projetos no âmbito do cluster em 2013 e o novo quadro comunitário de apoio.

Dos projetos atualmente em curso, destaca-se o DAPHabitat, construído no âmbito dum projeto SIAC, que visa desenvolver, com visibilidade nacional e internacional, um sistema de verificação e registo de Declarações Ambientais de Produtos (DAP), específico para produtos do habitat, com base em critérios objetivos e independentes, e que permita a realização e disponibilização de Regras de Categorias de Produto (RCP) que fundamentem a elaboração das DAP. Com o registo de DAP surgirá uma nova dinâmica da informação ambiental que permitirá aos fabricantes reforçar os seus produtos no mercado, facilitando nomeadamente a sua exportação para mercados sensíveis ao desempenho ambiental dos produtos. No site da Plataforma www.centrohabitat.net/ poderá ser encontrada informação mais detalhada sobre cada um dos projetos já concluídos e em curso.

JAN 2013
Formação de Auditores em Gestão Florestal Sustentável e de Cadeia de Responsabilidade PEFC e FSC


A primeira sessão de ações de formação de Auditores em Gestão Florestal Sustentável e de Cadeia de Responsabilidade PEFC e FSC, desenvolvidas no âmbito da parceria CERTIF, ANEFA e Centro Formação Comenius, que decorreu em Lisboa e Porto, foi concluída em Dezembro, com uma grande participação e com  enorme êxito.

A inovação que estes cursos introduziu no mercado e o nível de formadores selecionados traduziu-se numa elevada procura, e com formandos com uma elevada experiência no setor, o que contribui para o sucesso desta primeira edição. Considerando este sucesso, foram já planeadas edições duplas para Lisboa e Porto para o ano de 2013, podendo mais informações ser solicitadas ao Centro Comenius que tem a responsabilidade pela operacionalização dos cursos.

JAN 2013
CERTIF acreditada pelo IPAC para a certificação do serviço, nos termos dos Regulamentos (CE) 842/2006 e 303/2008 e do Decreto-Lei 56/2011


A CERTIF foi acreditada pelo IPAC para a certificação do serviço de instalação, manutenção e assistência técnica de equipamentos de refrigeração, ar condicionado e bombas de calor que contenham gases fluorados com efeito de estufa, nos termos dos Regulamentos (CE) 842/2006 e 303/2008 e do Decreto-Lei 56/2011 .

Esta certificação é efetuada de acordo com a ET.SAC.01: 2012. Esta especificação técnica foi desenvolvida pela CTC 25 da CERTIF, na qual estão representadas todas as partes interessadas, incluindo a APA e a APIRAC.

As empresas que pretendam obter a certificação do seu serviço devem contactar a CERTIF para obterem o respetivo orçamento, bem como os documentos que estabelecem os requisitos da certificação.

Para concretizarem o pedido de certificação devem preencher o respetivo formulário de candidatura e enviá-lo, em conjunto com a documentação nele referenciada, para a CERTIF.

 

DEZ 2012
24ª Reunião do Operational Staff Meeting for Factory Inspections Procedures, no âmbito dos Acordos Europeus de Reconhecimento Mútuo, no setor da certificação de produtos elétricos


O Diretor de Certificação da CERTIF participou nos dias 15 e 16 de novembro deste ano na 24ª Reunião do Operational Staff Meeting for Factory Inspections Procedures, no âmbito dos Acordos Europeus de Reconhecimento Mútuo, no setor da certificação de produtos elétricos, organizada pela VDE e realizada em Selingenstadt, na Alemanha.

Este Grupo tem como principal função estabelecer os critérios e procedimentos harmonizados para a realização de auditorias aos fabricantes de produtos, com o objetivo de permitir o reconhecimento mútuo dos resultados das auditorias e da certificação ao nível europeu.

De assinalar, como facto mais importante nesta reunião, a discussão sobre o início do projeto de revisão da documentação de suporte à realização das auditorias, incluindo o modelo de relatório, que deverá levar à sua aprovação em 2015.

Foi também constituído um grupo de trabalho para consolidar e rever os ensaios de rotina e de verificação periódica, que são realizados pelos fabricantes nas suas instalações e que são de cumprimento obrigatório para a concessão das marcas comuns europeias.

Num outro plano, foi decidido desenvolverem-se esforços para que os Organismos de Certificação europeus possam ter uma posição comum no seio da IECEE, relativamente ao projeto de implementação de um sistema uniformizado de realização das auditorias, também com o objetivo de facilitar o reconhecimento mútuo das certificações a nível internacional.

OUT 2012
Eurocer-building reelege Presidente e cria marca de conformidade europeia


A Eurocer-building, associação europeia que agrupa organismos de certificação na área da construção, realizou a sua Assembleia Geral em Vilnius, na Lituânia, tendo reeleito, para um novo mandato como Presidente, o Diretor Geral da CERTIF. Dr. Francisco Barroca.

O Conselho de Administração integra, ainda, representantes dos seguintes organismos:
Vice-Presidente: BCCA (Bélgica)
Administradores: ICIM (Itália); SRAC (Roménia)
Tesoureiro: SKH (Holanda)

Na Assembleia Geral foi aprovado o registo da nova marca de conformidade europeia, a lançar no próximo ano.

AGO 2012
CERTIF certifica filme para aquecimento de fabricante russo


A CERTIF certificou filmes flexíveis para aquecimento de pavimentos. Estes componentes têm como objetivo manter um determinado local aquecido através de radiação elétrica. Neste caso os componentes têm aplicação sobre pavimentos de cimento.

Este produto é fabricado pela Special Systems and Technologies, na região de Moscovo, Rússia, empresa que se dedica ao desenvolvimento e fabrico de soluções visando o conforto térmico dos espaços ambientais

JUL 2012
ÉS Segurança – Consultoria Agro-alimentar, Lda. obtém certificado de qualidade


A CERTIF certificou o Sistema de Gestão da Qualidade da ÉS Segurança – Consultoria Agro- Alimentar, Lda., de acordo com a ISO 9001:2008 para o âmbito da consultoria em sistemas de segurança alimentar, de acordo com a metodologia HACCP e formação em higiene e segurança alimentar.

Localizada em Leça da Palmeira, a ÉS Segurança, é uma jovem empresa que desenvolve a sua atividade na área da consultoria e formação no sector alimentar e tem como missão contribuir para o desenvolvimento sustentado dos clientes, fomentando uma política de gestão pela qualidade. A ÈS Segurança pretende ser reconhecida como uma organização de referência, prestando serviços de excelência adaptados às necessidades de cada parceiro.

ABR 2012
Manuel da Silva Soares, Lda. obtém certificado de qualidade


A Manuel da Silva Soares, Lda., localizada em Rio Meão, é uma empresa transformadora do sector da Metalo-mecânica ligeira, mais concretamente no fabrico de ferragens para a construção civil, já detentora de diversos certificados de Marcação CE emitidos pela CERTIF no âmbito das dobradiças de eixo simples e fechos e testas mecânicos, e que viu agora certificado também o seu Sistema de Gestão da Qualidade, de acordo com a NP EN ISO 9001:2008.

A Manuel da Silva Soares, Lda., fundada em 1953, exporta atualmente para três continentes; Europa, África e América, tendo como objetivo outros, por forma a que, a curto ou médio prazo a cota de exportação ultrapasse os 60% e para isso estendeu a sua produção para as áreas dos componentes metálicos de pequena dimensão e outras ferragens para a reabilitação. A Manuel da Silva Soares, Lda.,  sempre atenta às exigências dos mercados e diretivas tem como objetivo principal a satisfação sustentável dos seus clientes.

MAR 2012
Luso Telha certifica Sistema de gestão integrado e Telhas cerâmicas


A CERTIF concedeu à Luso Telha - Cerâmica de Telhas e Tijolos de Águeda, Lda. a certificação do Sistema de Gestão Integrado Qualidade, Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho, de acordo com as normas ISO 9001:2008, ISO 14001:2004 e NP 4397:2008/OHSAS 18001:2007. Esta certificação foi obtida para o âmbito “Conceção e desenvolvimento, produção e comercialização de telhas, tijolos e acessórios cerâmicos”.

Em simultâneo a empresa certificou os produtos telhas cerâmicas Globo e Tropic (telhas de encaixe longitudinal e transversal), em conformidade com os requisitos da norma NP EN 1304:2007.

Localizada em Vale do Grou (Águeda), a empresa conta com mais de 30 anos de história dentro do sector da cerâmica estrutural, e tem como missão a obtenção de produtos cerâmicos que proporcionem soluções duradouras para a construção.

O seu posicionamento no mercado passa por progredir continuamente reduzindo os desperdícios, inovando os métodos de trabalho, modernizando as tecnologias e produto, melhorando as condições de trabalho e respeitando o ambiente.

MAR 2012
CERTIF atribuiu a primeira certificação no âmbito do esquema Serviço de Formação Profissional


A CERTIF concedeu pela primeira vez a marca CERTIF Serviço Certificado, a um Serviço de Formação Profissional de acordo com as normas francesas NF X 50-760:1995 e NF X 50-761:1998, que definem os requisitos da informação relativa à oferta e relativos ao serviço e prestação do serviço.

A ADENE – Agência para a Energia foi a primeira empresa a obter esta certificação para o seu Serviço de Formação em eficiência energética no âmbito dos edifícios e indústria, com base na medição do seu desempenho resultante da avaliação do sistema da qualidade implementado, através de uma auditoria, dos indicadores da qualidade do serviço e da avaliação presencial dos formadores e dos meios disponibilizados para a realização da formação, bem como na medição da satisfação dos seus clientes.

A ADENE – Agência para a Energia tem por missão promover e realizar atividades de interesse público no domínio da política energética e dos serviços públicos concessionados ou licenciados no sector da energia. A ADENE desenvolve a sua atividade junto dos diferentes sectores económicos e dos consumidores, visando a racionalização dos comportamentos energéticos, a aplicação de novos métodos de gestão de energia, a utilização de novas tecnologias e formação de técnicos especializados na área da eficiência energética em edifícios e na indústria.

MAR 2012
Global Fire Equipment certificada ISO 9001:2008


A Global Fire Equipment, localizada em Faro, é uma empresa de equipamentos de deteção de incêndio, já detentora de diversos certificados de Marcação CE emitidos pela CERTIF  no âmbito das centrais de alarme, e que viu agora certificado também o seu Sistema de Gestão da Qualidade, de acordo com a NP EN ISO 9001:2008.

A empresa está Instalada atualmente num moderno parque logístico e industrial a norte da cidade de Faro, ocupando uma área de 1200 m2 de armazéns elevados. Conta com uma unidade de Pesquisa e Desenvolvimento com competências que vão desde o projeto de hardware eletrónico até ao desenho de peças de plástico e metal. E produz diversos produtos na área de combate a incêndio, nomeadamente: Centrais de Alarme (já com marcação CE pela CERTIF), Sirenes, Botoneiras, Detetores.

FEV 2012
Lexus Consultores, Lda., certifica o seu Sistema de Gestão da Qualidade com a CERTIF


A CERTIF concedeu a certificação do Sistema de Gestão da Qualidade à Lexus Consultores, Lda., de acordo com a ISO 9001:2008 para o âmbito da prestação de serviços de consultoria e formação em sistemas e método de gestão estratégica, gestão operacional e controlo de gestão em organizações públicas e privadas.

A Lexus Consultores, Lda., tem como missão apoiar, através da consultoria e formação em Sistemas e Métodos de Gestão Estratégica, Gestão Operacional (Reengenharia e Excelência) e Controlo de Gestão, os seus clientes no esforço de melhoria do seu desempenho. A Lexus Consultores pretende ser reconhecida pelos clientes como um parceiro que acrescenta valor na realização de projetos conducentes à melhoria de desempenho.

FEV 2012
FTB - Fábrica de Tubos da Barca vê certificado o seu sistema de gestão da qualidade e acede à marcação CE para painéis sandwich


A CERTIF concedeu à FTB – Fábrica de Tubos da Barca, S.A. a certificação do sistema de gestão da qualidade, de acordo com a norma NP EN ISO 9001:2008.

Este processo foi desenvolvido em simultâneo com a avaliação da conformidade aplicável aos painéis sandwich autoportantes, isolantes, com dupla face metálica no âmbito da Diretiva dos Produtos da Construção – Marcação CE, de acordo com a norma EN 14509:2006 e EN 14509:2006/AC:2008.

A avaliação da conformidade implicou a realização de ensaios de reação ao fogo realizados pelo LNEC. O certificado de conformidade CE foi emitido para os painéis sandwich de fachada e de cobertura com as espessuras 50, 75, 100 mm, constituídos por chapas metálicas de aço perfiladas e termolacadas com núcleo em lã de rocha.

A FTB - Fábrica de Tubos da Barca foi fundada em 1989 e tem sede em Santo Tirso, na freguesia de Vila das Aves. É uma empresa familiar que iniciou a sua atividade na indústria e comércio de tubos de aço e ferro. Ainda no primeiro ano, a empresa iniciou paralelamente à produção de tubos, a fabricação de chapas perfiladas de cobertura e revestimento com diversos perfis e acabamentos.

Em 1998, a FTB deu início ao fabrico de painel sandwich, seguindo uma linha de inovação de produtos e soluções nos sectores da Indústria e da Construção Civil.

FEV 2012
PAVIMIR certifica o seu Sistema de Gestão da Qualidade


A CERTIF certificou o Sistema de Gestão da Qualidade, de acordo com a norma ISO 9001:2008 da empresa PAVIMIR, Belmiro & Barreira Lda.

Esta empresa, localizada em Mirandela, desenvolve a sua actividade no sector da construção, tendo como âmbito da certificação a produção e comercialização de prefabricados e pré-esforçados de betão.

Esta aposta na qualidade, que a empresa vem fazendo, apesar das dificuldades que o sector atravessa vem na continuação do esforço já desenvolvido para obter a marcação CE de acordo com a EN15037-1:2008, Produtos prefabricados de betão – Pavimentos com vigotas e blocos de cofragem - Parte 1: Vigotas.

FEV 2012
CERTIF concede à CUNHOL a primeira certificação ISO/TS 16949


Depois de, em finais de 2009, ter certificado, com a CERTIF, o seu sistema de gestão da qualidade a Cunhol-Indústria Mecânica de Precisão, Lda. concluiu, no final de 2011, o processo de certificação de acordo com a norma ISO/TS 16949, especifica para o sector automóvel.

Esta é a primeira vez que a CERTIF atribuiu a marca CERTIF - Empresa Certificada ISO TS 16949. Este referencial, reconhecido internacionalmente, reúne aspectos de outras referências para a qualidade como a ISO 9001 e requisitos específicos do sector automóvel como a VDA (Alemã), QS 9000 (EUA), EAQF (Francesa) entre outras.

Esta especificação técnica desenvolvida por um grupo de trabalho constituído por membros do International Automotive Task Force (IATF) veio assim alinhar as normas existentes dos sistemas de qualidade no sector automóvel permitindo às organizações um trabalho conjunto mais eficaz.

 

NOV 2011
Centro Habitat realiza Assembleia Geral


A Associação Plataforma para a Construção Sustentável – Centro Habitat realizou a sua Assembleia Geral no final de Outubro, onde foi discutido e aprovado o Plano de Actividades para 2012.

A CERTIF, na sua qualidade de associado, participou na sessão, bem como no Debate Inovação que a antecedeu, e onde foi feito o ponto de situação sobre um estudo de benchmarking e boas práticas de actuação e o Programa Piloto em curso.

Foram criados grupos de trabalho centrados em três dimensões temáticas: qualificação dos cadernos de encargos, crescimento e internacionalização e cidades sustentáveis. Estão previstos três seminários internacionais.
• “Estratégias de crescimento das empresas” 2011-11-16
• “Sustentabilidade e o Edifício de Balanço Zro” 2011-12-07
• “Comunidades Sustentáveis” 2012-01-18

No site da Plataforma www.centrohabitat.net poderá ser encontrada informação mais detalhada

NOV 2011
AFESP e CERTIF estabelecem Protocolo de cooperação


No decorrer do III Seminário sobre Sinalização e Segurança Rodoviária a AFESP e a CERTIF estabeleceram um protocolo de cooperação visando a Marcação CE nos produtos de sinalização.

Com este protocolo foram criadas condições para uma melhor informação técnica aos fabricantes e para um acesso mais competitivo aos ensaios ao produto.

De referir que neste Seminário, que contou com mais de 180 participantes, foram dados contributos relevantes para a dinamização do sector, com a divulgação de novas e mais eficientes soluções para uma melhor gestão da sinalização e da segurança do meio rodoviário.

OUT 2011
Eurocer-building discute o novo Regulamento e cria marca europeia


A Eurocer-building (EB) sob a presidência do Director Geral da CERTIF, realizou a sua Assembleia Geral onde formalizou a importante decisão de criar uma marca europeia para os produtos da construção. Esta marca, cuja atribuição será exclusiva dos organismos de certificação membros do EB, terá sempre como referência normas europeias.

Antecedendo a Assembleia Geral decorreu um workshop com a presença de Vicente Leoz, Chefe da Unidade Construção da DG Empresa da Comissão Europeia, que explicou o novo Regulamento dos Produtos da Construção e teve oportunidade de esclarecer que não há incompatibilidade entre a marcação CE e marcas de conformidade voluntárias, desde que não obrigatórios pelos Estados-membros. Participou também Nicole Vanlaethem, da BELAC, que informou sobre os trabalhos no seio da European Acreditation (EA) para a acreditação de organismos notificados.

OUT 2011
Certificação de produto das placas perfiladas de fibrocimento fabricadas pela CIMIANTO


A CERTIF concluiu em Setembro de 2011 o processo de certificação de produto das placas perfiladas de fibrocimento fabricadas pela CIMIANTO – Sociedade Técnica de Hidráulica, S.A., com a atribuição da marca CERTIF – Produto Certificado.

Neste processo foram consideradas as placas com perfil P177, perfil P190 (Subtelha Soutuile 190) e perfil P230 (Subtelha Soutuile 230), cuja conformidade foi avaliada e confirmada, incluindo o desempenho destes produtos quanto à reacção ao fogo.

A certificação de produto resulta da avaliação do sistema de controlo implementado pela empresa para a produção das placas perfiladas de fibrocimento e dos ensaios aplicáveis de acordo com a norma NP EN 494:2004+A3:2008.

A CIMIANTO – Sociedade Técnica de Hidráulica, S.A. foi fundada em 1942 e localiza-se em Alhandra. Foi uma das primeiras empresas a dedicar-se ao fabrico e comercialização de produtos em fibrocimento como foi o caso das tubagens para abastecimento de águas e saneamento, das chapas e acessórios para coberturas e revestimentos, tendo introduzido no mercado em 1999 o fibrocimento NT (sem amianto). Ao longo dos tempos a CIMIANTO tem vindo a ocupar um lugar de destaque não apenas em Portugal, mas também em Espanha e nos países de língua oficial portuguesa.

SET 2011
PREFABRICADOS DE BETÃO – VIGOTAS


A CERTIF encontra-se notificada para a norma EN 15037-1:2008, Produtos prefabricados de betão – Pavimentos com vigotas e blocos de cofragem - Parte 1: Vigotas, desde o ano 2010, tendo iniciado, então, o processo de avaliação da conformidade CE do sistema de controlo de produção de fábrica em diversas fábricas da área da prefabricação.

Até ao momento a CERTIF já emitiu certificados de conformidade CE para o controle de produção de fábrica de vigotas para as empresas PRESDOURO, Pre-esforçados Beira Douro, S.A. e PPB, Placas Pavimentos e Betão, S.A., encontrando-se ainda mais empresas desta área com os seus processos em fase de avaliação.

Este processo foi desenvolvido no âmbito da Directiva dos Produtos da Construção – Marcação CE – e resulta da avaliação do sistema de controlo da produção implementado pelas empresas, efectuada de acordo com o anexo ZA da norma de referência. Esta avaliação da conformidade permite às empresas colocar a Marcação CE nos seus produtos.

Ainda neste âmbito, foram recentemente publicadas em Jornal Oficial da União Europeia, mais duas normas da família EN 15037, a norma EN 15037-2:2009+A1:2011, Produtos prefabricados de betão – Pavimentos com vigotas e blocos de cofragem - Parte 2: Abobadilhas em Betão e a norma EN 15037-3:2009+A1:2011, Produtos prefabricados de betão – Pavimentos com vigotas e blocos de cofragem - Parte 3: Abobadilhas em Argila. Estas duas normas entram em período de coexistência a 01-12-2011, sendo obrigatória a sua comercialização com a aposição da marcação CE a partir de 01-12-2012.

AGO 2011
UNIBETÃO obtém certificação das argamassas de assentamento e reboco


A CERTIF concedeu em Julho de 2011 a certificação de produto com a atribuição da marca CERTIF – Produto Certificado à argamassa de assentamento e de reboco de alvenaria UNIARGA 5/24, fabricada pela UNIBETÃO – Indústrias de Betão Preparado, S.A. nas centrais de Frielas, Setúbal, Ferreiras, Coimbra e Maia.

Este processo foi desenvolvido em simultâneo com a avaliação da conformidade aplicável à argamassa de assentamento no âmbito da Directiva dos Produtos da Construção – Marcação CE.

A certificação de produto resulta da avaliação do sistema de controlo implementado para a produção da argamassa e dos ensaios aplicáveis de acordo com as normas EN 998-1:2010 e EN 998-2:2010 realizados pela CERTIF.

A UNIBETÃO – Indústrias de Betão Preparado, S.A. é uma empresa do grupo SECIL – Companhia Geral de Cal e Cimento, S.A. e actua no mercado há mais de 35 anos, apresentando no seu currículo um vasto conjunto de obras, cuja envergadura e desafios associados, representam para a empresa uma consagração do seu nível de desempenho, quer na qualidade dos produtos que fabrica, quer na dos serviços que presta.

JUL 2011
14ª Reunião do IECEE


Teve lugar em Istambul, Turquia, a 14ª reunião do Certification Mangement Committee do IECEE, com a presença de mais de 100 delegados e observadores, representando cerca de 45 países de todos os continentes.
A CERTIF, enquanto National Member e National Certification Body esteve representada pelo seu director Geral.
Nesta reunião foram aprovadas alterações aos procedimentos a seguir nos acordos de Reconhecimento Mútuo internacionais na área eléctrica e tomadas decisões com o objectivo de aumentar o controle de todo o processo e garantir um ainda maior rigor e credibilidade.
A CERTIF é membro do CB-Scheme (certificados de ensaio) e do CB-FCS (full certification system), o que lhe permite obter o reconhecimento internacional dos seus relatórios de auditoria e dos ensaios realizados nos laboratórios associados IEP e ISQ.

Nesta reunião foi, ainda possível à CERTIF estabelecer acordos bilaterais com países do  Médio Oriente com vista a facilitar a exportação de produtos por si certificados.

JUN 2011
6º Encontro dos Grupos Europeu e Internacional de Iluminação e Componentes


Realizou-se de 15 a 17 de Junho o 6º Encontro conjunto dos Grupos Europeu (OSM/LUM) e Internacional (CTL ETF5) de Iluminação e componentes.

O encontro teve lugar em Arnhem, Holanda, e contou com a participação de 24 organismos de certificação e laboratórios de diversos países membros dos acordos ENEC e CB, dos quais a CERTIF é membro efectivo.

Foram debatidos assuntos relacionados com a harmonização de critérios relativamente à realização dos ensaios e analisadas propostas de alteração das normas de referência, no âmbito da segurança eléctrica para a iluminação e seus componentes. Outro assunto amplamente discutido foi a adaptação das normas existentes e os ensaios a ter em consideração para as luminárias com a tecnologia LED.

A CERTIF esteve representada pela Gestora de Processo responsável pelo esquema de iluminação e componentes.

MAI 2011
Plataforma para a Construção Sustentável é novo Associado CERTIF


A Associação Plataforma para a Construção Sustentável – Centro Habitat é o 27º associado efectivo da CERTIF:
Associação técnico-científica sem fim lucrativos assume-se como uma plataforma de conhecimento e inovação, envolvendo em rede instituições de I&D, autarquias e a importante comunidade empresarial da fileira do Habitat, na afirmação de uma especialização em Construção Sustentável, tendo sido reconhecida pelo QREN como entidade gestora do cluster Habitat Sustentável, em Portugal.

Considerando o peso dos produtos da construção na actividade da CERTIF esta ligação entre as duas entidades permitirá a criação de importantes sinergias de que muito poderão beneficiar os nossos clientes.

MAI 2011
Conferência RELACRE “Os Laboratórios e a Acreditação no Espaço Europeu”


A RELACRE – Associação de Laboratórios Acreditados de Portugal, associado fundador da CERTIF, vai organizar no próximo dia 19 de Maio uma Conferência sobre “Os Laboratórios e a Acreditação no Espaço Europeu - Balanço e Desafios no Quadro Regulamentar”.

Esta Conferência pretende ser um espaço de debate das implicações do Regulamento (CE) n.º 765/2008 no desenvolvimento e consolidação dos laboratórios, na metodologia de acreditação e nas políticas de vigilância dos mercados no contexto europeu.

Mais informações e inscrições em
http://relacre.formare.pt/portal/Portals/0/Eventos/Conferencia_RELACRE.pdf

MAI 2011
Direcção do IFBQ visita CERTIF


O Gerente Geral e o Gerente de Certificação do Instituto Falcão Bauer da Qualidade (Brasil) visitaram a CERTIF para fazerem o acompanhamento do Acordo de Reconhecimento estabelecido entre os dois organismos e para analisarem novas oportunidades de cooperação.
O IFBQ é um organismo de certificação brasileiro acreditado pelo INMETRO e líder na certificação de produtos, com relevo para o sector da construção.

O objectivo desta cooperação é o possibilitar aos clientes do IFBQ e da CERTIF uma mais fácil obtenção das marcas de conformidade de ambos, melhorando assim o acesso aos mercados europeu e brasileiro.

ABR 2011
CERTIF elege Órgãos Sociais


Na sua Assembleia Geral de Março os Associados da CERTIF aprovaram o Relatório e Contas de 2010 congratulando-se com os resultados alcançados e elegeram os Órgãos Sociais para o triénio 2011-2013.

A lista agora eleita representa a continuidade das políticas que vêm sendo traçadas para a CERTIF e que apostam na independência, rigor técnico e credibilidade do seu trabalho, num permanente apoio à competitividade dos agentes económicos nacionais e a uma garantia de conformidade para os utilizadores.

ABR 2011
EEPCA Meetings


Realizaram-se nos dias 12 a 14 de Abril, p.p. as reuniões anuais do Grupo de Organismos de Certificação de equipamento eléctrico, associados na EEPCA (European Electrical Products Certification Association), da qual a CERTIF é membro permanente.

Estas reuniões foram realizadas em Zurique e a CERTIF esteve representada pelo seu Director de Certificação.

De realçar, como conclusão destas reuniões, a tendência crescente de afirmação da Marca ENEC, que é uma marca comum europeia, que tem vindo a conquistar uma cada vez maior notoriedade junto dos utilizadores e consumidores europeus. Esta marca aplica-se à generalidade do equipamento eléctrico.

Para além de outros aspectos de discussão relativa à harmonização dos procedimentos de certificação entre todos os membros, que permitem facilitar as trocas comerciais e a certificação, é também digno de registo o reforço da cooperação com a IECEE (Worldwide System for Conformity Testing and Certification of Electrotechnical Equipment and Components), procurando-se estender estes princípios ao reconhecimento internacional.

ABR 2011
Umbelino Monteiro recebe certificados ISO 9001:2008 e ISO 14001:2004


A Umbelino Monteiro recebeu da CERTIF os certificados de conformidade do seu sistema de gestão integrado qualidade e ambiente de acordo com as normas ISO 9001:2008 e ISO 14001:2004 para o âmbito da produção e comercialização de telhas e acessórios para coberturas.

Estas certificações vieram juntar-se à certificação de produto, telhas cerâmicas, certificação essa que a empresa tem há vários anos com a CERTIF.

A Umbelino Monteiro, a par da preocupação m oferecer aos seus clientes uma garantia de conformidade dos seus produtos demonstra, igualmente, com esta certificação, a preocupação pela redução do impacto ambiental, valorizando um consumo energético mais eficiente.

MAR 2011
CONTROLVET, Segurança Alimentar é novo Associado CERTIF


A CONTROLVET, Segurança Alimentar, S.A. é 26º associado efectivo da CERTIF.
Tendo iniciado a sua actividade em 1999, à semelhança da CERTIF, concluiu em Janeiro de 2000 a construção do seu laboratório começando a prestar serviços de ensaios ao sector alimentar no âmbito da microbiologia, diagnóstico e testes imunológicos, encontrando-se acreditada pelo IPAC no âmbito da NP EN ISO/IEC 17025, desde 2002.

A CONTROLVET tem como missão a promoção continua da segurança alimentar como base do bem-estar e progresso de toda a envolvente, o que, aliado à sua aposta na inovação e investigação e à sua capacidade técnica, propicia a criação de sinergias com a CERTIF.

MAR 2011
Encontro Sectorial de Auditores PST


A CERTIF promoveu no dia 25 de Março um encontro de Auditores do Esquema Produto Solar Térmico nas instalações da sua sede, em Almada.

O encontro teve por objectivo transmitir aos auditores o ponto de situação relativamente à certificação de Produtos Solares Térmicos, discutir Documentação Técnica Específica, apresentar novos modelos, impressos e critérios de harmonização, introduzir os aspectos que se esperam vir a ser implementados em 2012-13 com a Marcação CE e abordar as decisões mais relevantes no âmbito do Esquema de Certificação Europeu Solar Keymark.

FEV 2011
CERTIF admitida no Acordo Internacional do CB-FCS


A CERTIF acaba de ser qualificada para assinar o acordo multilateral do CB-FCS (Full Certification Scheme) do IECEE (Worldwide System for Conformity Testing and Certification of Electrotechnical Equipment and Components)  passando a poder aos seus clientes o reconhecimento internacional dos seus relatórios de auditoria.
Membro, há vários anos do acordo CB-Scheme, que permite a aceitação internacional dos certificados de ensaio em mais de 100 países, a CERTIF deu agora um passo importante ao oferecer o reconhecimento conjunto de ensaios e auditoria em 30 países cujos organismos de certificação conseguiram ser qualificados para este Acordo.

A CERTIF é o Membro Nacional do IECEE e o único Organismo de Certificação Português qualificado no âmbitos destes Acordos Internacionais.

FEV 2011
CERTIF reúne Auditores


A CERTIF promoveu, no final de Janeiro, nas instalações do CTCV, em Coimbra, mais um Encontro dos Auditores da sua Bolsa.

Nesta sessão foram apresentados os objectivos da CERTIF para 2011, bem como a avaliação global dos resultados das auditorias realizadas em 2010 e das dos inquéritos aos clientes.

Tiveram depois lugar  várias sessões sectoriais onde foram detalhados procedimentos específicos e consolidada a harmonização e as boas práticas de auditorias e inspecções.

 

DEZ 2010
Certificação do controlo da produção em fábrica de betumes de pavimentação, betumes duros de pavimentação e emulsões betuminosas


A CERTIF concedeu às empresas CEPSA Portuguesa Petróleos, S.A. e Productos Asfálticos, S.A. (PROAS) a certificação do controlo da produção em fábrica de betumes de pavimentação, betumes duros de pavimentação e emulsões betuminosas.
Este processo foi desenvolvido no âmbito da Directiva dos Produtos da Construção – Marcação CE – e resulta da avaliação do sistema de controlo da produção implementado e dos ensaios aplicáveis aos produtos, permitindo às empresas colocar a Marcação CE nos produtos, de acordo com as normas aplicáveis.

Há 45 anos que a CEPSA está em Portugal, tendo iniciado a sua actividade com a comercialização de produtos betuminosos. Em 1966 inaugurou as instalações de Matosinhos, onde estão instalados depósitos de armazenamento de produtos petrolíferos e onde se produzem emulsões betuminosas e betumes de pavimentação, tendo sido a primeira fábrica de emulsões betuminosas em Portugal.

NOV 2010
Director Geral da CERTIF reeleito Presidente da Eurocer-building


Francisco Barroca, Director Geral da CERTIF, foi eleito para um segundo mandato como Presidente da Eurocer-building, associação europeia que agrupa organismos de certificação na área da construção.
O Conselho de Administração integra, ainda, representantes dos seguintes organismos:
Vice-Presidente: CSTB (França),
Administradores: AENOR (Espanha), BCCA (Bélgica) e SRAC (Roménia)
Tesoureiro: IKOB-BKB (Holanda).
Os objectivos do novo mandato são:

  • Criação de uma marca europeia para os produtos da construção;
  • Facilitar o reconhecimento mútuo das certificações nas trocas comerciais;
  • Reconhecimento do papel da certificação voluntária  junto da Comissão Europeia.

NOV 2010
Revisão da norma ISO 9001:2008


A ISO anunciou o lançamento de um inquérito sobre a ISO 9001:2008, integrado no processo de revisão da norma e duma análise profunda sobre as normas da família ISO 9000.
Este inquérito, à escala mundial, pretende obter a opinião dos utilizadores e potenciais utilizadores da norma e está disponível em língua portuguesa, até 31 de Janeiro de 2011, no site da ISO em:

http://isotc.iso.org/livelink/livelink/fetch/2000/2122/-8835176/-8835848/8835872/8835883/9841934/customview.html?func=ll&objId=9841934&objAction=browse

OUT 2010
28ª Reunião do Grupo dos Organismos Notificados Europeus, no âmbito da Directiva dos Produtos da Construção


O Director de Certificação da CERTIF, em representação dos Organismos Notificados nacionais, participou no passado dia 7 de Outubro na 28ª Reunião do Grupo dos Organismos Notificados Europeus, no âmbito da Directiva dos Produtos da Construção (DPC), realizada em Bruxelas.

Este Grupo tem como principal função estabelecer linhas de orientação harmonizadas para os Organismos Notificados (ONs), através da aprovação e publicação de Position Papers.

Estes documentos funcionam como recomendações e não podem contrariar nem incrementar o âmbito das funções atribuídas aos ONs, nem imporem encargos adicionais aos fabricantes para além dos estabelecidos na DPC e nas normas europeias e especificações técnicas harmonizadas.

De assinalar, como factos mais importantes nesta última reunião, a discussão sobre os problemas do controlo do mercado e a proliferação de falsos certificados de conformidade CE, bem como a tentativa de clarificação sobre quais devem ser as responsabilidades dos ONs na avaliação dos ensaios iniciais de tipo em processos de avaliação da conformidade CE enquadradas pelos sistemas 2+ e 2. Qualquer um destes assuntos irá continuar a ser acompanhado nas próximas reuniões.

Foi também concluído o processo de revisão, com a consequente aprovação, dos seguintes documentos:

  • NB-CPD/AG/03/002r2 – Guidance to notified bodies on the attestation of conformity
  • NB-CPD/03/032r8 – terms of reference for Sector Groups of Notified Bodies for the CPD.

OUT 2010
CERTIF expande a actividade no solar térmico   
english English


A CERTIF continua a desenvolver a sua actividade no âmbito dos colectores e sistemas solares térmicos e a sua posição como organismo de certificação europeu para a “Solar Keymark”.

Com clientes em mais de quinze países a CERTIF, que trabalha em grande parceria com o laboratório do LNEG (ex - INETI), recorria até agora a mais quatro laboratórios europeus.

Com o alargamento da sua base de clientes a CERTIF acaba de estender essa parceria a mais dois laboratórios estrangeiros, o ANTL, na Austrália e o Demokritos, na Grécia.

OUT 2010
ANTL – Australian National Testing Laboratories   
english English


O ANTL está localizado em Rocklea (Brisbane), Queensland, Austrália e tem delegações na China, EUA e Itália.

Acreditado pelo NATA (Austrália) and AL2A (USA) para as normas europeias, americanas e australianas no âmbito do solar térmico, o ANTL vai também colaborar com a CERTIF no sector eléctrico onde está igualmente acreditado.

OUT 2010
Demokritos – National Center for Scientific Research   
english English


O Laboratório para a “Solar and other Energy Systems” faz parte do NCSR – “Demokritos” e está localizado em Aghia Paraskevi, Atenas, Grécia. Acreditado pela ESYD (Grécia), o laboratório faz já parte da rede da Solar Keymark e vai agora passar a colaborar com a CERTIF no âmbito dos projectos em desenvolvimento na Grécia.

OUT 2010
CERTIF atribui a primeira certificação de produtos de software


A CERTIF concedeu, pela primeira vez, a marca CERTIF Software Certificado, a um produto de software aplicável à avaliação do desempenho energético de edifícios de acordo com a norma ISO/IEC 25051.

Esta certificação resulta de um protocolo celebrado com a ADENE, pelo que a marca  apresenta os dois  símbolos.

A Top - Informática, Lda. foi a primeira empresa a obter esta certificação para o seu produto de software Cypeterm, Versão 2010.h (Nov. 2009), após a avaliação do seu sistema da qualidade implementado na produção, através de uma auditoria, e da avaliação da conformidade do produto com a referida norma e com a metodologia de cálculo prevista no Decreto-Lei n.º 80/2006 de 4 de Abril (RCCTE), através da realização de ensaios ao produto efectuados pelo laboratório de ensaios da Wintrust.

Fundada em 1988, a Top – Informática, Lda. é responsável pela tradução, adaptação e comercialização dos programas Cype para Portugal desde 1991, dedicando grande parte dos seus recursos à identificação de requisitos regulamentares da escola e práticas portuguesas, procurando disponibilizar versões totalmente adequadas à engenharia portuguesa.

SET 2010
CERTIF qualificada nos Emirados Árabes Unidos


A CERTIF acaba de ser qualificada pelo Ministério do Interior dos Emirados Árabes Unidos, Departamento de Defesa Civil do Dubai, como Organismo de Certificação para a importação de produtos da construção.

Com esta qualificação a CERTIF passa a poder oferecer aos seus clientes exportadores um novo serviço. Ao exportar produtos da construção para o Dubai o certificado de conformidade emitido pela CERTIF será reconhecido pelas autoridades do país.

Se exporta ou pretende exportar para o Dubai, contacte a CERTIF no sentido de obter informação concreta sobre a aceitação dos seus certificados.

AGO 2010
Centrais de detecção e alarme de incêndio Firewall com certificado de conformidade CE


A CERTIF concedeu o certificado de conformidade CE às centrais de detecção e alarme de incêndio Firewall 2, 4 e 8 da empresa NIBBLE Engenharia, Lda.

Este processo de avaliação da conformidade CE incluiu, para além da auditoria ao controle de produção, ensaios ao produto realizados no laboratório do Instituto Electrotécnico Português (IEP).

A empresa NIBBLE Engenharia, Lda. tem agora condições para poder colocar a Marcação CE nestas centrais.

AGO 2010
Centrais de detecção e alarme de incêndio Juno-Net com certificado de conformidade CE


A CERTIF concedeu o certificado de conformidade CE às centrais de detecção e alarme de incêndio Juno-Net 1, 2 e 3 Loop da empresa Global Fire Equipment, S.A.

Este processo de avaliação da conformidade CE incluiu, para além da auditoria ao controle de produção, ensaios ao produto realizados no laboratório do Instituto de Soldadura e Qualidade (ISQ).

A empresa Global Fire Equipment, S.A. tem agora condições para poder colocar a Marcação CE nestas centrais.

JUL 2010
Delegação Japonesa visita CERTIF


Uma Delegação Japonesa composta por investigadores das universidades do Kobe e Tokio e do Forum para a Promoção e Utilização da Energia Solar visitou a CERTIF no âmbito de uma missão de estudo ao nosso País para contacto com as experiências de utilização da energia solar térmica.

Na CERTIF tiveram a oportunidade de analisar e debater os procedimentos de certificação e a experiência com fabricantes de diversos países.

 

JUN 2010
Marcação CE: CERTIF dinamiza seminários no Brasil


A CERTIF, através da participação do seu Director Geral em dois seminários organizados pelo IFBQ – Instituto Falcão Bauer da Qualidade, teve oportunidade de divulgar, no Brasil, a Marcação CE no âmbito da Directiva Produtos da Construção.

Estes seminários ocorreram no âmbito da parceria existente entre a CERTIF e o IFBQ e tiveram lugar em S. Paulo e em Sta. Gertrudes. Este último foi organizado com o apoio do Centro Cerâmico do Brasil  e juntou várias empresas do sector. Para além de esclarecimentos sobre o significado da marcação CE e os procedimentos exigidos para o acesso ao mercado europeu, a CERTIF teve oportunidade de dar a conhecer, a potenciais clientes, a sua oferta no domínio da certificação, com relevo para o acesso às marcas comuns europeias e ao CB-scheme.

A parceria estabelecida com o IFBQ permite às empresas portuguesas um mais fácil acesso à certificação no Brasil e um ponto de contacto importante para esclarecimentos sobre procedimentos de acesso relativamente à área da qualidade

MAI 2010
Eurocer-building realiza Assembleia Geral


A Eurocer-building, associação europeia dos organismos de certificação no sector da construção, realizou, sob a presidência do Director Geral da CERTIF, a sua 34ª Assembleia Geral.

Os trabalhos tiveram dois pontos-chave.   Em primeiro  a definição de uma estratégia de comunicação para o mercado sobre as vantagens da certificação de produtos e processos face à marcação CE e à própria certificação de sistemas da qualidade. Em segundo, o estabelecimento de modelos de cooperação entre os vários organismos de certificação que permitam atingir, de tornar credível, o objectivo da certificação que é o de estabelecer a confiança entre o fornecedor de um produto ou um serviço e o seu utilizador.

Paralelamente, decorreu um workshop dedicado à certificação de “Portas e Janelas”, produto que tem, também em Portugal, atraído a actuação e a preocupação do respectivo sector face à sua dimensão.

MAI 2010
CIANO Aquarium  obtém marca Marca Produto Certificado CERTIF - verde.bmp nas luminárias para aquários


A CERTIF concedeu pela primeira vez a marca CERTIF - Produto Certificado a luminárias para aquários, no âmbito da norma europeia EN 60598-2-11. A CIANO Aquarium foi a primeira a obter esta certificação,  após o seu sistema de produção ter sido auditado e de os seus produtos terem sido ensaiados no laboratório do IEP. Esta empresa, sediada em Felgueiras, tem como missão desenvolver a paixão pela aquariofilia oferecendo soluções integradas que facilitem a utilização e manutenção do aquário.

MAI 2010
Reconhecimento internacional na área eléctrica


A CERTIF esteve representada pelo seu Director de Certificação na Reunião Extraordinária do Comité de Gestão da Certificação da IECEE (Special CMC IECEE Meeting), que se realizou nos dias 28 e 29 de Abril, em Genéve.

Nesta reunião foi discutida a metodologia para o reconhecimento dos resultados das auditorias realizadas aos fabricantes de equipamento eléctrico. Prevê-se que a prazo seja possível a um fabricante solicitar a marca nacional de certificação num Organismo membro da IECEE com base nos resultados dos ensaios e da auditoria efectuados no seu país de origem.

Uma vez que a CERTIF já é membro de pleno direito no âmbito do Esquema CB da IECEE (reconhecimento dos resultados de ensaios), a sua futura entrada no designado Full Certification Scheme (CB – FCS) pode permitir aos fabricantes nacionais um valor acrescentado na colocação dos seus produtos noutros mercados, tais como os Estados Unidos, Canadá, Mercosul e Ásia, com uma considerável economia de meios.

MAI 2010
CERTIF atribui as primeiras marcas











FLAMA, S.A. E INDELAGUE, S.A. são as primeiras empresas a obterem a marca CERTIF- Compatibilidade Electromagnética.

A FLAMA, S.A., cuja actividade principal é a produção e comercialização de pequenos electrodomésticos e louças metálicas, viu certificados um cozedor a vapor e a uma máquina de café.

Enquanto que a INDELAGUE S.A., empresa especialista na concepção, desenvolvimento e fabrico de artigos de iluminação e produtos eléctricos, teve a certificação concedida a luminárias fixas e de encastrar. Esta certificação confere a conformidade de um produto eléctrico relativamente à Compatibilidade Electromagnética, e, para a sua obtenção, é necessário proceder a avaliação da produção através da realização de uma auditoria e a realização de ensaios de acordo com as normas aplicáveis a cada tipo produto.

MAI 2010
Novo cabo eléctrico certificado


A CERTIF concedeu o primeiro certificado para a marca Marca CERTIF HAR.bmp a um novo tipo de cabos eléctricos, o cabo H07Z1-K, type 2, de acordo com a norma HD.21.15S1:2006.
Esta certificação foi concedida à COFICAB Portugal, uma empresa situada na Guarda e que se dedica à produção de fios e cabos isolados para a industrial automóvel e energia. A marca Marca CERTIF HAR.bmp é uma marca comum europeia, concedida no âmbito do Acordo HAR, sendo a CERTIF o único organismo de certificação português subscritor desse Acordo e, por essa via, co-proprietária da referida marca.

MAI 2010
SOINCA obtém a marca Marca Produto Certificado CERTIF - verde.bmp


A SOINCA, que desde há vários anos tem sido pioneira na certificação dos seus equipamentos para parques infantis, deu agora um passo importante na garantia da qualidade e segurança dos seus produtos, tendo sido a primeira empresa a obter a marca CERTIF – Produto Certificado.

Esta certificação foi concedida de acordo com a norma europeia EN 1176 e enquadra-se no sistema nº 5 da ISO, o que significa que a CERTIF avaliou, através de auditoria, o controlo de produção do fabrico e realizou ensaios aos produtos no Laboratório de Ensaios da ABIMOTA, acreditado para o efeito. A SOINCA é uma empresa familiar, fundada em 1946 que sempre se dedicou ao fabrico de produtos para crianças. Desde 1993 que vem desenvolvendo e fabricando equipamentos de jogo e recreio com uma acentuada utilização de madeira.

ABR 2010
CERTIF vs Segurança Rodoviária


A CERTIF concedeu a Marcação CE aos painéis de mensagem variável do fabricante português Microprocessador - Sistemas Digitais S.A.

Este processo de Avaliação de Conformidade CE, incluiu para além da auditoria ao processo produtivo, ensaios no laboratório TUV Rheinland Itália, para avaliação das características ópticas, no IEP para avaliação das características ambientais e eléctricas e no INEGI para avaliação das cargas suportadas.

Dessa forma garante-se que os placards informativos luminosos geralmente colocados nas auto estradas por cima das vias, para além de estarem em conformidade com a legislação europeia, possuem características adequadas ao uso a que se destinam, contribuindo para a segurança rodoviária.

 

ABR 2010
CERTIF assina contrato com WinTrust, Lda.


Foi celebrado em 2010-04-19 o contrato entre a CERTIF Associação para a Certificação e a WinTrust – Consultoria e Serviços, Lda. relativo à subcontratação de serviços de ensaios na sequência da sua qualificação como laboratório de ensaios de produtos de software aplicáveis à avaliação do desempenho energético de edifícios.

 

MAR 2010
APFAC organiza o seu 3º Congresso


A APFAC – Associação Portuguesa dos Fabricantes de Argamassas de Construção, realizou, nos passados dias 18 e 19 de Março, no auditório do LNEC, o seu 3º Congresso, no qual a CERTIF esteve representada pelo seu Director Geral.

Tratando-se de um sector com um reduzido número de empresas, existe contudo, como frisou o seu Presidente, Eng.º Carlos Duarte, um significativo trabalho de inovação e de ligação à Universidade.

O Congresso teve entre os oradores convidados o Presidente da ABAI – Associação Brasileira de Argamassas Industrializadas e foram apresentadas 67 comunicações de 157 autores de 5 países. A comunidade científica brasileira esteve fortemente representada, com várias comunicações, fazendo do congresso um fórum científico e empresarial Luso-Brasileiro.

A CERTIF tem uma forte ligação ao sector onde tem clientes quer na marcação CE quer na certificação de produtos.

http://www.apfac.pt/congresso2010/

MAR 2010
Novo laboratório para a energia fotovoltaica


Foi recentemente inaugurado em Moura o Laboratório da Lógica - Empresa Municipal que está equipado para dar resposta aos requisitos das normas IEC para os painéis solares fotovoltaicos.

A CERTIF e a Lógica preparam a sua adesão aos acordos internacionais nesta área, tendo como objectivo oferecer aos seus clientes uma certificação credível e reconhecida em todo o mundo, esperando que Portugal venha a desempenhar um papel relevante neste mercado.

Por ocasião da inauguração teve lugar um seminário com a participação da CERTIF e da Universidade Nova de Lisboa e Universidade de Aveiro.

 

MAR 2010

A CERTIF e a Lógica preparam a sua adesão aos acordos internacionais nesta área, tendo como objectivo oferecer aos seus clientes uma certificação credível e reconhecida em todo o mundo, esperando que Portugal venha a desempenhar um papel relevante neste mercado.

Por ocasião da inauguração teve lugar um seminário com a participação da CERTIF e da Universidade Nova de Lisboa e Universidade de Aveiro.

 

MAR 2010
Criação de Esquema de Pintura Anticorrosiva


A Comissão Técnica de Certificação da CERTIF concluiu a definição dos procedimentos para a certificação de esquemas de pintura anticorrosiva.

A corrosão dos materiais acarreta custos muito elevados, por isso foi decidido criar este esquema de certificação baseado na norma europeia NP EN ISO 12944:6 e que visa a protecção anticorrosiva de estruturas de aço a expor nas diferentes condições atmosféricas.

Além da CERTIF estão representados na Comissão Técnica o LNEG, que incentivou o desenvolvimento deste esquema, representantes de fabricantes, SIKA, Hempel Portugal, CIN, Fábrica de Tintas 2000 e a Associação Portuguesa de Tintas, aplicadores, SLM, S.A. e Caetano Coatings e os utilizadores Siemens e EDP.

Brevemente terão lugar encontros para divulgação deste novo esquema.

 

FEV 2010
APTA é novo Associado CERTIF


A APTA- Associação de Produtores e Tubos e Acessórios passou a ser o 25º associado efectivo da CERTIF.
Tendo por missão contribuir para o incremento gradual da segurança e qualidade das redes de canalização aos níveis do projecto e da instalação, a  APTA, além de prestar apoio aos seus associados, elabora manuais e publicações técnicas e presta apoio técnico gratuito, nomeadamente através de acções de formação, a todos os profissionais que estão relacionados com as instalações de condução de fluidos.
A APTA desempenha um papel importante na criação de material didáctico para uso por monitores e professores na formação de futuros instaladores.
A APTA tem tido, desde a sua criação, uma ligação forte à CERTIF, fazendo parte de uma Comissão Técnica e pugnando, junto do mercado e das autoridades, pela qualidade dos produtos e pela sua certificação.

Os Associados da APTA são clientes da CERTIF certificando regularmente todos os seus produtos.

 

JAN 2010
CUNHOL recebe certificado ISO 9001:2008


CERTIF certificou no final de 2009 o Sistema de Gestão da Qualidade, de acordo com a norma ISO 9001:2008 da Cunhol.

Empresa portuguesa, tem como actividade a concepção, desenvolvimento e fabrico de ferramentas, dedicando-se à mecânica de precisão para as industrias como a aeronáutica, a automóvel e a alimentar.

Tem na sua bolsa de clientes empresas como a Autoeuropa, Grupo Gestamp, Robert Bosh, M.C. Graça, TAP, Ogma e Pilatus.

 

JAN 2010
CERTIF certifica Sterile Clear e Desicosmo


A CERTIF certificou os sistemas de gestão da qualidade das empresas Sterile Clear e Desicosmo, detidas pela Silva Roque, Lda. com sede em Ponte de Rol, no concelho de Torres Vedras.

Na Sterile Clear o âmbito de certificação abrange a actividade de consultoria, auditoria e formação e higiene e segurança alimentar, auditoria e formação e higiene e segurança no trabalho e também recolha e avaliação de amostras.

O âmbito de certificação abrangido na DESICOSMO cobre a comercialização de produtos químicos, prestação de serviços de controlo de pestes e de desinfecção de instalações e superfícies

 



CERTIF © 2024 www.certif.pt