última actualização: Maio 2017 
 
  início Folheto CERTIF
  mapa do sítio
 


Arquivo de Notícias

DEZ 2014
XV Assembleia Geral da Associação Plataforma para a Construção Sustentável


No passado dia 5 de Dezembro, a Associação Plataforma para a Construção Sustentável, entidade gestora do Cluster Habitat Sustentável em Portugal, realizou a sua XV Assembleia Geral, que decorreu no auditório do Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro, onde a CERTIF esteve presente como associado.

Os trabalhos sucederam-se com o reconhecimento de novos associados e pela discussão e aprovação do plano e orçamento para 2015, que continua essencialmente ligado ao papel que a Plataforma tem como entidade gestora do Cluster Habitat Sustentável e com os compromissos que vai assumir nessa qualidade.

Neste plano destacam-se intervenções ao nível da comunicação, divulgação e informação da associação e seus membros bem como ao nível da promoção e dinamização de projetos de inovação e competitividade com os associados. Os trabalhos passaram também pela revisão dos estatutos da Plataforma.

.


NOV 2014
4ª Edição do Congresso de Inovação na Construção Sustentável (CINCOS’14)


Nos dias 13 e 14 de Novembro, decorreu no Porto o Congresso de Inovação na Construção Sustentável (CINCOS’14). Esta foi a quarta edição deste evento, organizado pela Plataforma para a Construção Sustentável, reconhecida como entidade gestora do Cluster Habitat Sustentável em Portugal.

A CERTIF, com uma participação ativa em diversas iniciativas da Plataforma, esteve presente numa das mesas redondas deste congresso, dedicada aos “Materiais e soluções construtivas sustentáveis”, com a publicação de um artigo no livro do congresso sobre “Sustentabilidade nos produtos da construção”, bem como patrocinador do evento.

Entre outros, os temas do congresso foram dedicados à reabilitação e sustentabilidade, ao uso eficiente de energia e de recursos e às comunidades inteligentes e sustentáveis, sendo de destacar a intervenção de vários especialistas convidados nestas áreas, que lançaram desafios e apresentaram novas soluções. Foram também apresentadas oportunidades e desafios para 2014-2020 perante o quadro europeu, nacional e regional e ainda algumas experiências de internacionalização a decorrer no Cluster Habitat.

.


NOV 2014
A CERTIF em Cabo Verde


Organizado pelo Instituto de Gestão da Qualidade e Propriedade Intelectual (IGOPI), teve lugar na Praia, ilha de Santiago, Cabo Verde, o Seminário Qualidade e Confiança - Fatores de Desenvolvimento e Competitividade.

Este Seminário contou, na abertura, com a presença da Ministra da Agricultura e Desenvolvimento Rural e foi presidida pela Ministra do Turismo, Investimento e Desenvolvimento Empresarial, que fez uma intervenção em defesa da certificação de produtos como instrumento para o desenvolvimento do país. O Diretor Geral da CERTIF participou com uma apresentação sobre o tema Certificação de Produtos e para alguns caminhos possíveis para a sua aplicação em Cabo Verde. Esta ação vai ter a sua continuidade com trabalho de preparação de especificações técnicas dirigidas a produtos locais.


NOV 2014
Reunião do Sector Group SG04 – Circulation Fixtures


No dia 22 de Outubro de 2014, a CERTIF esteve presente, em Milão, na 23ª reunião do Sector Group SG04 dos Organismos Notificados no âmbito do  Regulamento dos Produtos da Construção, Regulamento (EU) 305/2011.

O SG04  é responsável pelo acompanhamento das normas harmonizadas relativas produtos rodoviários, nomeadamente sinais de trânsitos (EN 12899-1) e  Sistemas de retenção de veículos (EN 1317), entre outras.  Nesta reunião foi discutida a harmonização de critérios de avaliação, assim como a clarificação de algumas dúvidas resultantes da entrada em vigor, em julho de 2013, do novo Regulamento dos Produtos de Construção.  No âmbito dos sinais de trânsito, foi aprovada a ata da anterior reunião que clarificava o método de aprovação de telas serigrafadas, materiais a usar e requisitos do controlo de produção em fábrica a adotar pelos fabricantes. O recém-nomeado Secretário Técnico dos Organismos Notificados, Sr. Anders Elbeck, na sua apresentação sobre o CPR, enfatizou a obrigatoriedade da emissão da Declaração de Desempenho assim como a possibilidade de se poder continuar a invocar certificados emitidos no âmbito da Diretiva dos Produtos da Construção.


NOV 2014
CERTIF emite primeiro certificado em Angola


A ACAIL Angola S.A. obteve o certificado de conformidade do controlo de produção em fábrica para os postes pré-fabricados em betão de acordo com os requisitos do Anexo ZA da norma EN 12843:2004, podendo agora apor a marcação CE nos seus produtos.

Esta é a primeira empresa angolana a submeter-se, no âmbito do Regulamento dos Produtos da Construção, à avaliação e verificação da regularidade do desempenho do seu sistema de controlo de produção de fábrica. A empresa ACAIL Angola S.A., presente neste país desde 2005, atua em diversos setores de atividade e faz parte do Grupo ACAIL, fundado em 1975, e cliente da CERTIF há vários anos na certificação de produtos siderúrgicos.

 

 


OUT 2014
HAR Cables - Operational Staff Meeting


A CERTIF participou na reunião anual do HAR-OSM Group que se realizou nos dias 30 de setembro e 1 de outubro em Viena. Neste grupo, constituído por 18 países europeus, estão representados  membros dos organismos de certificação que podem conceder a marca comum europeia <HAR>, e seus laboratórios. O laboratório de ensaios de cabos elétricos associado da CERTIF para o acordo HAR  é o LABCAB -Laboratório de Ensaios de Cabos Elétricos do Grupo ISQ. Nesta reunião participaram 19 membros de 15 países europeus.

Tendo como objetivo a harmonização de critérios na realização dos ensaios são anualmente realizados ensaios de comparação interlaboratorial. Nesta reunião foram discutidos os resultados dos ensaios que estavam no programa para 2014 tendo sido assegurada a qualidade dos resultados dos ensaios que assume particular relevância quando se trata de uma marca comum europeia que tem o mesmo valor e validade em todos os países dos vários organismos de certificação.

Foram ainda debatidas questões relacionadas com a aplicação das normas aplicáveis aos cabos elétricos que estão no âmbito desde acordo, o qual irá brevemente ser alargado aos cabos fotovoltaicos (PV Cables) e aos cabos para veículos elétricos. Foi ainda referida a futura aplicação do Regulamento dos Produtos da Construção (RPC) aos cabos elétricos harmonizados.


OUT 2014
CERTIF reconhece laboratório LSE do CTCV para Solar Térmico


O Laboratório de Sistemas de Energia (LSE) do CTCV obteve a acreditação do IPAC para a realização de ensaios a coletores solares térmicos, de acordo com as normas EN 12975-1:2006+A1:2010 e EN ISO 9806:2013, o que permitiu o seu reconhecimento pela CERTIF no âmbito do SKN – Solar Keymark Network. O CTCV junta, assim, mais um laboratório e mais uma valência ao vasto leque de colaborações que mantém com a CERTIF.


OUT 2014
17ª Reunião Plenária do SKN


Realizou-se nos dias 30 de setembro e 01 de outubro, em Bruxelas, a 17ª Reunião Plenária do "SKN - Solar Keymark Network”, que se apresenta como o esquema europeu de certificação de Produtos Solares Térmicos.

Como habitualmente, foram abordados assuntos formais e técnicos decorrentes da aplicação das regras gerais de certificação do esquema, com o objetivo de melhorar as mesmas, permitindo uma maior clarificação e harmonização na aplicação das metodologias por todas as partes envolvidas, ou seja, organismos de certificação, laboratórios e fabricantes.

Salienta-se nesta reunião, a resolução tomada aplicável a coletores solares térmicos, respeitante à transição da norma EN 12975-2:2006 para a norma EN ISO 9806:2013. As condições a serem aplicadas na transição irão constar de uma nova versão das Regras Específicas do Esquema a ser disponibilizada em breve.

Contudo, destaca-se que, a partir de 01 de janeiro de 2016, para novos coletores solares térmicos, só poderão ser emitidos certificados suportados em ensaios realizados de acordo com a norma EN ISO 9806:2013.


OUT 2014
CERTIF atinge os 150 certificados do serviço de empresas com atividade em equipamento contendo gases fluorados


A CERTIF atingiu os 150 certificados para o serviço de instalação, manutenção e assistência técnica de equipamentos fixos de refrigeração, ar condicionado e bombas de calor que contenham gases fluorados com efeito de estufa.

Depois de um período inicial em que muitas empresas mostraram dificuldade em se adaptar às regras definidas tem havido uma resposta considerável, que se reflete no número de certificados emitidos e de inspeções já agendadas.

De referir que esta certificação é obrigatória, nos termos da legislação em vigor, e que muitos clientes estão já a exigir este certificado aos fornecedores nas suas adjudicações. A CERTIF tem implementada uma metodologia para uma resposta imediata a todos os pedidos que receba.


OUT 2014
CTCV organiza Seminário sobre ISO 9001 e ISO 14001


O CTCV, associado da CERTIF, vai levar a efeito um Seminário sobre as alterações às normas ISO 9001 E ISO 14001 no qual participara o Diretor de Certificação da CERTIF.

Para aceder ao programa e às inscrições (gratuitas) poderá utilizar o endereço http://www.ctcv.pt/seminarios/iso/index.html


SET 2014
Operational Staff Meeting / Factory Inspections Procedures


Realizou-se nos dias 23 e 24 de setembro em Bruxelas, a reunião anual do grupo europeu que tem a responsabilidade pela definição e harmonização dos critérios de avaliação nas auditorias aos fabricantes de equipamentos elétricos, a serem seguidos por todos os Organismos de Certificação, associados na EEPCA. A CERTIF, que é membro permanente, esteve representada pelo seu Diretor de Certificação.

De realçar a confirmação da aplicação a partir de 1 de janeiro de 2015 dos novos documentos que estabelecem os requisitos para a realização das auditorias, incluindo o modelo de relatório.

Iniciou-se também a discussão para a definição harmonizada dos ensaios de rotina e de verificação periódica aos produtos certificados, que devem ser realizados pelos fabricantes como parte da monitorização contínua do seu processo de fabrico. Muitos destes ensaios já estão estabelecidos em diversos documentos normativos dispersos, mas pretende-se concentrar em documentos únicos organizados por categoria de produto todos os critérios. Deste modo, poderá ser possível que os requisitos adicionais que são estabelecidos por alguns Organismos de Certificação para concederem as suas marcas de conformidade possam ser eliminados.

A dificuldade atual para se selecionarem amostras para ensaios de acompanhamento em algumas auditorias aos locais de fabrico, devido à inexistência de produção ou de produtos em armazém, também mereceu um amplo debate. O objetivo é encontrar soluções que não coloquem em causa o rigor e a credibilidade das certificações, mas que ao mesmo tempo não provoquem constrangimentos desnecessários aos fabricantes, que estão submetidos a regras de mercado cada vez mais exigentes.

O processo de alinhamento relativo à harmonização dos procedimentos de realização das auditorias ao nível internacional, com os restantes Organismos de Certificação membros da IECEE, também foi discutido, verificando-se que estão definidas as bases para uma cooperação cada vez maior.


SET 2014
CERTIF é membro do novo Acordo Internacional para as Energias Renováveis


A CERTIF participou em Boulder, nos EUA, no encontro inaugural do IECRE (IEC System for Certification to Standards Relating to Equipment for Use in Renewable Energy Applicattions), sendo um dos 15 membros iniciais deste novo Acordo.

O IECRE foi criado no âmbito da International Electrotechnical Commission com o objetivo de facilitar o comércio internacional de equipamentos e serviços para utilização no setor das energias renováveis, mantendo o adequado nível e segurança.

Foram criados três Grupos Sectoriais, Marine Energy, Solar PV Energy e Wind Energy, cabendo agora a cada um desenvolver os procedimentos para a certificação de equipamentos e processos para a produção de energia, bem como os princípios para o respetivo reconhecimento e nível internacional.

A CERTIF participa na qualidade de Membro Nacional e, também, de futuro Organismo de Certificação no âmbito do Acordo. A adesão na qualidade de organismo de certificação está aberta a todos os organismos nacionais que cumpram os requisitos e pretendam ser reconhecidos.


SET 2014
Congresso CINCOS'14


A Plataforma para a Construção Sustentável, enquanto entidade gestora do Cluster Habitat Sustentável em Portugal, vai organizar a 4ª edição do Congresso de Inovação na Construção Sustentável (CINCOS´14), no Porto de 13 e 14/Novembro/2014.

Este ano o evento será realizado na Fundação Dr. António Cupertino de Miranda na Avenida da Boavista (Porto).

Este evento pretende congregar empresas, municípios, centros de I&D, associações empresariais e outros agentes do Cluster Habitat Sustentável, no sentido de se promoverem sinergias e parcerias geradoras de inovação e competitividade.

Mais informações em http://cincos.pt/


SET 2014
Colégio Campo de Flores obtém certificação HACCP


O Colégio Campo de Flores, situado na Caparica, foi a primeira empresa a obter a certificação do seu sistema HACCP, de acordo com o Codex Alimentarius. O certificado agora emitido tem como âmbito a prestação de serviços de alimentação.

Esta certificação demonstra a capacidade que a organização possui para disponibilizar alimentos seguros aos seus alunos e colaboradores, em conformidade com requisitos legais e estatutários. 

O Colégio Campo de Flores, organização com mais de 40 anos, ciente da sua responsabilidade em matéria de Segurança Alimentar, vê assim o seu sistema de segurança alimentar certificado, tendo assim comprovada a garantia da disponibilização de alimentos seguros.


AGO 2014
CERTIF obtém extensão da acreditação para a norma NP 4512


O IPAC – Instituto Português de acreditação acaba de conceder à CERTIF a extensão da sua acreditação para a norma NP 4512:2012 - Sistema de gestão da formação profissional, incluindo aprendizagem enriquecida por tecnologia. Requisitos.

De salientar que a esta norma foi elaborada para concretizar um dos objetivos do Projeto Europeu de Transferência de Inovação Q-Cert-VET, estando alinhada com a ISO 9001 e contemplando os requisitos legais da Portaria 851/2010, de 6 de setembro.


AGO 2014
CERTIF participa em sessão organizada pela AIMMAP sobre a norma ISO 50001


A AIMMAP, em colaboração com a CERTIF, organizou um seminário sobre a norma ISO 50001- Sistemas de Gestão de Energia e que contou com cerca de 40 participantes de empresas do setor metalúrgico e metalomecânico. A sessão foi dinamizada pelo Prof. António Ramos Pires que fez uma extensa apresentação da norma e esclareceu as muitas dúvidas colocadas pelos participantes.

A norma ISO 50001 é baseada no modelo de outras normas de sistemas de gestão. A sua implementação permite às empresas uma melhor utilização da energia, baseada nas melhores práticas, bem como o apoio na avaliação e implementação de novas tecnologias visando a eficiência energética.

A CERTIF está preparada para efetuar esta certificação, uma vez que possui uma vasta experiência na área da energia, sendo o único organismo de certificação português membro dos acordos europeus e internacionais na área elétrica e na certificação de equipamentos solares térmicos


AGO 2014
Laboratório Suíço reconhecido pela CERTIF


No âmbito do SKN - Solar Keymark Network,  programa europeu de certificação de produtos solares térmicos promovido pela ESTIF - Federação Europeia da Indústria Solar Térmica e pelo CEN - Comité Europeu de Normalização, a CERTIF reconheceu recentemente o Laboratório de Ensaios SPF - Institut für Solartechnik, localizado em Rapperswil, povoação próxima de Zurique, na Suíça.

O laboratório está integrado na HSR - Hochschule für Technik de Rapperswil. Esta instituição académica de estudos superiores está por sua vez integrada na Universidade de Ciências Aplicadas da Suíça Oriental. O laboratório apresenta uma acreditação concedida pelo Serviço de Acreditação Suíço (SAS) desde 2001, de acordo com a norma ISO/IEC 17025, para a realização de ensaios em produtos solares térmicos (nomeadamente, coletores e sistemas pré-fabricados) e componentes, segundo várias normas nacionais, europeias e internacionais.

Com este reconhecimento a CERTIF procurou estabelecer uma nova parceria que beneficie os seus clientes nacionais estrangeiros. Nesse sentido, dois clientes da CERTIF de há vários anos, iniciaram já ensaios em coletores solares térmicos neste laboratório.


JUL 2014
CARRIS renova certificação de linhas de elétricos e autocarros


A CARRIS, que foi a primeira empresa do sector a obter esta certificação em Portugal, viu renovada a certificação de algumas das suas principais carreiras de autocarros e elétricos,. Esta certificação, atribuída pela CERTIF, dá aos clientes daqueles serviços a garantia de serem respeitadas as condições e qualidade de transporte adequadas às suas expectativas e necessidades.

Estão certificadas 60 carreiras de autocarro e 1 de elétrico (nº 15) que representam algumas das linhas com maior frequência da Carris, designadamente a nível de turismo.

A certificação destes serviços da CARRIS atesta a sua qualidade, quer em termos da oferta, como da acessibilidade ao serviço, da informação que é prestada ao público, assim como do cumprimento dos tempos de viagem e horário estabelecidos, do apoio ao cliente, entre outros aspetos relevantes para os utilizadores destes transportes.


JUL 2014
9º Encontro dos Grupos Europeu e Internacional de Iluminação e Componentes


Realizou-se de 11 a 13 de Junho o 9º Encontro conjunto dos Grupos Europeu (OSM/LUM) e Internacional (CTL ETF5) de Iluminação e componentes.

O encontro teve lugar em Istambul, e contou com a participação de 24 organismos de certificação e laboratórios de diversos países membros dos acordos IECEE (CB), CCA e ENEC, dos quais a CERTIF é membro efetivo.

Foram debatidos assuntos relacionados com a harmonização de critérios relativamente à realização dos ensaios e analisadas propostas de alteração das normas de referência, no âmbito da segurança elétrica para a iluminação e seus componentes. Outro assunto amplamente discutido foi a adaptação das normas existentes e os ensaios a ter em consideração para as luminárias com a tecnologia LED.


JUN 2014
Marcação CE para fibras poliméricas da EXPORPLÁS


A CERTIF concedeu à EXPORPLÁS – Indústria de Exportação de Plásticos, S.A. o primeiro certificado de regularidade do desempenho para fibras poliméricas, avaliadas segundo a norma EN 14889-2:2006 - Fibres for concrete. Part 2: Polymer fibres - Definitions, specifications and conformity, no âmbito do Regulamento dos Produtos da Construção(CPR).

A avaliação e verificação de regularidade do desempenho, efetuada de acordo com o sistema 1 previsto no CPR, incluíram a realização de ensaios laboratoriais pelo ITeCons. O certificado de regularidade do desempenho emitido pela CERTF inclui duas fibras poliméricas, MESH 2000 54 e POLYEX DURO 48.

A EXPORPLÁS foi fundada em 1981, tem sede em Cortegaça, Ovar, e é uma empresa líder na produção e exportação de cabos sintéticos de alto desempenho, de fios e fibras.

Com uma vasta gama de produtos destinada a diferentes aplicações, tais como na agricultura, pesca, em embalagens, construção civil e em relva sintética, cerca de 95% da produção é exportada para os mercados europeus e norte-americanos.


JUN 2014
17ª Assembleia Geral do IECEE


Teve lugar em Cairns, Austrália, a 17ª Assembleia do Certification Management Committee da IECEE (Worldwide System for Conformity Testing and Certification of Electrotechnical Equipment and Components), com a presença da CERTIF, na sua qualidade de Membro Nacional, representante de Portugal, e de organismo de certificação destes acordos internacionais.

Nesta reunião plenária são aprovados ou validados novos procedimentos que permitem agilizar e dar uma ainda maior consistência aos acordos internacionais. Com estes acordos é possível à CERTIF, no âmbito do CB-Scheme, ter os certificados de ensaio por si emitidos  reconhecidos internacionalmente, enquanto que no CFS é feito o reconhecimento dos relatórios de auditoria.

A participação nesta reunião é, igualmente, aproveitada para estabelecer novos acordos bilaterais que permitem à CERTIF oferecer aos seus clientes acesso a outros mercados em condições competitivas.


JUN 2014
CERTIF emite certificados em Chipre no âmbito da Marcação CE para lamas asfálticas


As lamas asfálticas, algumas vezes designadas por “Slurry Seal”, aplicam-se no tratamento superficial de pavimentos com indícios de degradação, com o intuito de os impermeabilizar e lhes conferir boas características de rugosidade, retardando a ruína total e prolongando consequentemente o período de vida do pavimento.

Este tipo de tratamento de superfície é constituído por uma mistura de agregados, emulsão betuminosa e de aditivos, que é misturada e aplicada no local. A aplicação de lamas asfálticas pode consistir em uma ou mais camadas.

Enquanto Organismo Notificado, no âmbito do Regulamento dos Produtos da Construção a CERTIF concedeu a duas empresas de Chipre, a IACOVOU BROTHERS (Constructions) Ltd. e a A.N.C. Waterproofing Industries, Ltd. os primeiros certificados de conformidade do controlo da produção em fábrica para lamas asfálticas, avaliadas de acordo com a norma EN 12273:2008 - Slurry surfacing. Requirements.

Estes processos incluem-se na vasta atividade desenvolvida pela CERTIF a nível internacional e no âmbito do acordo celebrado entre a CERTIF e a CCC – Cyprus Certification Company, para a área dos produtos da construção


JUN 2014
17.º Congresso Nacional da APCMC – Associação Portuguesa de Comerciantes de Materiais de Construção


A APCMC – Associação Portuguesa de Comerciantes de Materiais de Construção, realizou nos dias 30 e 31 de Maio o seu 17.º Congresso Nacional, no Porto, em simultâneo com a realização da conferência internacional “Reabilitação e Construção Sustentável – Um Desafio Global”.

O evento que, sendo um ponto de encontro importante de profissionais do setor, contou com a presença e a participação de personalidades de relevo, nacionais e estrangeiros, quer de universidades quer da área associativa e das empresas.

De entre vários especialistas convidados, esteve presente o Sr. Giuseppe Freri, Presidente da UFEMAT – Associação Europeia das Associações Nacionais de Comerciantes de Materiais de Construção e de Fabricantes, que transmitiu a sua visão sobre o Regulamento dos Produtos da Construção, em vigor desde 1 de Julho de 2013, incluindo a importância do seu cumprimento.

Nas sucessivas sessões, nas quais a CERTIF esteve presente, foram ainda apresentadas as principais linhas que marcarão o futuro das atividades da construção, da importância das abordagens baseadas na inovação e sustentabilidade e sobre as diferentes características de procura em mercados específicos, interno e externos.


MAI 2014
Solar Keymark celebra 10º aniversário


A Solar Keymark, marca europeia de conformidade para os produtos solares térmicos completa 10 anos, com cerca de 2000 certificados emitidos em cerca de 40 países.

A CERTIF, que desde os primeiros anos participa ativamente neste esquema de certificação, continua a manter posição de destaque entre os 14 organismos de certificação europeus qualificados para a concessão desta marca.

A Solar Keymark é hoje reconhecida não só na Europa como em muitos outros países, sendo uma garantia de conformidade para os consumidores que, assim, têm acesso a informação técnica baseada em ensaios realizados em laboratórios acreditados

 



ABR 2014
CERTIF e IFBQ (Brasil) definem novas estratégias


A CERTIF e o IFBQ – Instituto Falcão Bauer da Qualidade (Brasil) analisaram, em São Paulo, a sua estratégia de atuação, preparando novas formas de cooperação.

O Diretor Geral e Diretores Operacionais do IFBQ manifestaram o seu empenho em encontrar formas rápidas de resposta às solicitações da CERTIF, o que permitirá a prestação dum serviço que vá no interesse dos nossos clientes.

Com o desenvolvimento desta cooperação a CERTIF está cada vez melhor posicionada para oferecer aos seus clientes o acesso às certificações de outros países, com relevo para o Brasil, onde é possível obter as marcas de conformidade do IFBQ, líder na certificação de produtos naquele país.


ABR 2014
Assembleia Geral do Eurocer-building na defesa da certificação voluntária de produtos


O Eurocer-building, associação europeia que agrupa organismos de certificação na área da construção, organizou, em Amesterdão, a sua assembleia semestral onde analisou, entre outros assuntos, a estratégia para a sensibilização de fabricantes, projetistas, donos de obra e utilizadores para a certificação voluntária de produtos e a importância da intervenção dum organismos independente, competente e credível, como garantia de confiança da utilização de melhores soluções na contribuição para a qualidade da construção.

A avaliação da conformidade não só utiliza como referência normas ou outras especificações técnicas, mas está, também, apta a avaliar segundo requisitos exigidos por regulamentos nacionais, cadernos de encargos ou donos de obras, reforçando, assim, a ligação entre o fabricante e utilizador, através de uma terceira parte, independente.


MAR 2014
XIV Assembleia Geral da Associação Plataforma para a Construção Sustentável


A Associação Plataforma para a Construção Sustentável, entidade gestora do cluster Habitat Sustentável em Portugal realizou no passado dia 21 de Março, a sua XIV Assembleia Geral, que decorreu no auditório do Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro, e onde a CERTIF esteve presente na sua qualidade de associado.

Os trabalhos passaram pelo reconhecimento de novos associados, que somam 125, pela análise do relatório e contas do ano de 2013 e por dar informações sobre os projetos concluídos e em curso, nomeadamente o projeto SIAC de Dinamização e Internacionalização no cluster Habitat Sustentável.

Este projeto foi alvo de um workshop aberto após a Assembleia Geral, que pretendeu informar os interessados na dinâmica de internacionalização previstas e constituir grupos de trabalho com interesse nesta ação.

No website da Plataforma, em www.centrohabitat.net, poderá ser encontrada informação mais detalhada sobre cada um dos projetos já concluídos e projetos em curso.


MAR 2014
16ª Reunião do Solar Keymark Network


A CERTIF participou em 11 e 12 de março, em Las Palmas de Gran Canaria, em mais uma reunião plenária do "SKN - Solar Keymark Network”, que se apresenta como o esquema europeu de certificação de Produtos Solares Térmicos.

Como habitualmente, foram abordados assuntos formais decorrentes da aplicação das regras gerais de certificação do esquema, assim como temas técnicos relacionados com a uniformização da apresentação da informação nos certificados, clarificação de métodos de ensaio e harmonização de metodologias na realização das auditorias aos fabricantes.

A ocasião foi também aproveitada para a realização, em 12 e 13 de março, de mais uma reunião preparatória do futuro ”GSC - Global  Solar Certification”, que será o esquema internacional de certificação de Produtos Solares Térmicos. Esta reunião teve como principal ordem de trabalhos a análise pelos representantes das partes interessadas (Organismos de Certificação, Laboratórios, Fabricantes) de diversos documentos de suporte ao novo esquema de certificação, que têm vindo a ser elaborados.

Inicialmente, o esquema de certificação irá ser aplicável somente aos Coletores Solares Térmicos que cumpram com os requisitos especificados na Norma ISO 9806:2013.


FEV 2014
CERTIF elege Órgãos Sociais


Os Associados da CERTIF elegeram os seus Órgãos Sociais para o triénio 2014-2016.

A lista eleita representa uma continuidade nas linhas de atuação que a CERTIF tem seguido e que se traduz numa cada vez maior identificação com as necessidades dos clientes, com grande prioridade no apoio às exportações através da sua qualificação em mercados de destino e no estabelecimento de reconhecimentos, sempre com a preocupação da defesa dos princípios para que foi criada.

Nesta Assembleia Geral os Associados aprovaram, igualmente, o Relatório e Contas 2013, que apresentou resultados acima dos previstos e em cujo exercício a CERTIF reforçou a sua posição de líder na certificação de produtos em Portugal.


FEV 2014
Regulamento dos Produtos da Construção Reunião do Sector Group “SG-17 – Produtos Estruturais Metálicos


No passado dia 11 de fevereiro de 2014, a CERTIF esteve presente na reunião do "SG17- Produtos Estruturais Metálicos", para Organismos Notificados no âmbito do CPR (Regulamento dos Produtos da Construção EU/305/2011).

A reunião, que decorreu em Dusseldorf na Alemanha, teve como principal ordem de trabalhos a harmonização de critérios por parte dos Organismos Notificados na avaliação da norma EN 1090-1 -Execução de Estruturas de Aço e Alumínio, que é de cumprimento obrigatório após 1 de Julho de 2014.

Face às muitas dúvidas existentes ficou estabelecido, durante a reunião, a necessidade de emissão de um "Guidance document" para uma melhor harmonização na interpretação de alguns requisitos da norma  por parte dos ONs.


JAN 2014
CERTIF certifica o CTCV para a norma NP 4512


O CTCV – Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro acaba de obter a certificação do seu sistema de gestão da formação profissional, de acordo com a norma NP 4512.

O certificado foi emitido pela CERTIF para o âmbito da gestão do conhecimento e formação profissional especializada, de reciclagem, atualização e aperfeiçoamento, nas tipologias de produto, áreas, modalidades e formas de organização. Neste âmbito está incluído um conjunto alargado de áreas de educação e formação.

A norma NP 4512 foi elaborada pela CTA 25 para concretizar um dos objetivos do Projeto Europeu de Transferência de Inovação Q-Cert-VET. Esta norma está alinhada com a ISO 9001 e contempla os requisitos legais da Portaria 851/2010.

Esta certificação demonstra a capacidade que uma organização possui para fornecer produtos de formação profissional de forma consistente e que possam ir ao encontro dos requisitos dos seus clientes, aumentando a sua satisfação, e em conformidade com requisitos legais e estatutários.

 


 

NOV 2013
CERTIF acreditada para a certificação de equipamentos para espaços de jogo e recreio


A CERTIF foi acreditada pelo IPAC para a certificação de equipamentos para espaço de jogo e recreio, certificação esta que é efetuada de acordo com as normas europeias da série EN 1176 e EN 1177.

Esta acreditação significa para os fabricantes nacionais um valor acrescentado à demonstração da conformidade dos seus produtos, de acordo com as normas aplicáveis.

Permite-lhes evidenciar perante os seus clientes que os seus equipamentos estão certificados por um organismo de certificação acreditado, tal como previsto na alínea b), do nº 3, do art.º 16º do Decreto-Lei nº 379/97, de 27 de dezembro, o qual foi republicado com as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei nº 119/2009, de 19 de maio.

A CERTIF é o primeiro organismo de certificação nacional acreditado para este âmbito. Esta situação permite aos fabricantes nacionais obterem a certificação dos seus equipamentos em condições de competitividade equivalentes às dos seus concorrentes fora de Portugal, e com a mesma garantia da confiança.



NOV 2013
III Fórum da Normalização da Segurança em Portugal


A CERTIF participou no III Fórum da Normalização da Segurança em Portugal, com uma comunicação sobre o Regulamento dos Produtos da Construção . Tratou-se de uma iniciativa da APSEI, enquanto Organismo de Normalização Setorial na área da Segurança contra Incêndios e Símbolos Gráficos.

Neste Fórum, que contou com um elevado número de participantes, foi feito o balanço da atividade desenvolvida pela Comissão Técnica de Normalização CT 46 e apresentadas as novas normas elaboradas e traduzidas no âmbito das várias Subcomissões.

A APSEI permitiu assim, que os participantes obtivessem informação atualizada sobre a produção normativa no setor, alertando, igualmente, para o seu impacto no cumprimento das regulamentações nacional e europeia aplicáveis à atividade de segurança.



OUT 2013
CERTIF notificada para o Regulamento dos Produtos da Construção


Foi publicada pelos serviços da Comissão na área pública da base NANDO, em 24 de outubro, a notificação da CERTIF como Organismo Notificado no âmbito do Regulamento dos Produtos da Construção.
Os detalhes e o âmbito da sua notificação podem ser encontrados em http://ec.europa.eu/enterprise/
newapproach/nando/index.cfm?fuseaction=
notification.pdf&dir_id=33&ntf_id=254548
.

As razões do atraso na conclusão deste processo são totalmente alheias à CERTIF e são justificadas pela forma como as entidades públicas conduziram todo este processo, que fizeram com que Portugal fosse um dos únicos Estados-membros (à semelhança de Chipre e Malta) sem Organismos Notificados desde 1 de julho, com elevados prejuízos para os agentes económicos nacionais.

Na sequência da entrada em vigor no passado dia 1 de julho do Regulamento dos Produtos da Construção (RPC), só em 10 de setembro o Estado português publicou o Decreto-Lei 130/2013, que permite assegurar a efetiva execução do RPC na ordem jurídica interna, nomeadamente a definição da entidade pública responsável pela designação e notificação dos Organismos Notificados nacionais (IPQ).
Assim, só nesta data foi possível à CERTIF requerer junto do IPQ a sua notificação. Porém, e por razões que não compete à CERTIF explicar, só em 24 de outubro foi possível aos serviços da Comissão confirmarem que Portugal faz parte da lista de Estados-membros com Organismos Notificados, pelo que, a partir de agora, a CERTIF pode retomar a sua normal atividade como Organismo Notificado, no âmbito deste Regulamento e no apoio a todas as empresas portuguesas.



SET 2013
Certificação de Pessoas


A Certif desenvolveu recentemente dois novos esquemas de certificação de pessoas: Certificação de Auditores e Certificação de Profissionais no Setor da Energia. Este tipo de certificação é dirigido a técnicos formados pela ADENE - Agência para a Energia, para as categorias Auditores ISO 50001 (Sistemas de Gestão de Energia), Projetistas de Sistemas Solares Térmicos e Instaladores de Janelas, no âmbito do Sistema de Etiquetagem Energética de Produtos (SEEP).

A certificação de pessoas surgiu do interesse manifestado pela ADENE, entidade gestora do Sistema Nacional de Certificação Energética e da Qualidade do Ar Interior nos Edifícios (SCE), visando reforçar a formação dos profissionais que desenvolvem atividade no setor da energia. A frequência e aprovação nos cursos ministrados pela academia ADENE, em conjunto com cumprimento de pré-requisitos de qualificação CERTIF, permitem a estes profissionais vir a obter a marca de certificação concedida pela CERTIF.

A certificação de pessoas é voluntária, mas permite aos profissionais que obtenham a certificação, um reconhecimento imparcial, credível e rigoroso das suas competências, que lhes poderá ajudar a consolidar ou melhorar o seu posicionamento no mercado de trabalho. A lista de profissionais certificados no âmbito das categorias acima descritas, pode ser consultada em: http://www.certif.pt/c_pessoas.asp.



SET 2013
CERTIF e IFBQ (Brasil) dinamizam cooperação


A CERTIF e o IFBQ – Instituto Falcão Bauer da Qualidade (Brasil) continuam a desenvolver os seus projetos de cooperação visando facilitar o acesso dos respetivos clientes às marcas de conformidade do seu parceiro.

A CERTIF está em condições de apoiar os seus clientes no acesso à certificação no Brasil e às marcas de conformidade do IFBQ.

Considerando o elevado número de certificações de produtos obrigatórias (compulsórias) no Brasil a CERTIF poderá ser uma mais-valia e um facilitador para as empresas portuguesas.

Para operacionalizar a sua atuação, e para encontrar formas de melhorar o serviço aos seus clientes o Diretor Geral da CERTIF teve oportunidade de trabalhar com o Diretor Geral e com os Diretores Operacionais do IFBQ.

AGO 2013
Relatório RAPEX publicado


A comissão Europeia disponibilizou o relatório 2012 do RAPEX (sistema rápido de troca de informações entre os Estados Membros e a Comissão sobre medidas tomadas para prevenir ou restringir a comercialização de produtos perigosos para o consumir, excetuando produtos alimentares, farmacêuticos e equipamento médico, cobertos por outros sistemas).

Em 2012 o número de medidas tomadas relativamente a produtos perigosos e reportadas através do RAPEX foi de 2278, o que mostra um crescimento de 26%comparado com 2011.

Os produtos mais visados foram vestuário, têxtil e moda (34%), brinquedos (19%) e equipamento elétrico (11%).

O maior número de notificações refere-se a produtos oriundos da China (58%) cuja percentagem aumentou relativamente a 2011 (54%).

O relatório completo está disponível em http://ec.europa.eu/consumers/safety/rapex/docs/2012_rapex_report_en.pdf

AGO 2013
16ª Assembleia do IECEE


Teve lugar em Vancouver, Canadá, a 16ª Assembleia Anual do Certification Management Committee da IECEE (Worldwide System for Conformity Testing and Certification of Electrotechnical Equipment and Components), com a presença da CERTIF, na sua qualidade de Membro Nacional, representante de Portugal, e de organismo de certificação destes acordos internacionais.

Foram discutidas questões ligadas à gestão e desenvolvimento dos acordos e aprovados novos procedimentos para a gestão do CB-Scheme e do CFS. Estes acordos internacionais permitem, no âmbito do CB-Scheme, que os certificados de ensaio emitidos por um organismo de certificação sejam reconhecidos internacionalmente, enquanto que o CFS permite o reconhecimento dos relatórios de ensaio.

A CERTIF está reconhecida em ambos os sistemas, possibilitando aos seus clientes o acesso a muitos mercados, com custos menores, criando, assim melhores condições de competitividade.

JUL 2013
CERTIF emite os primeiros certificados nos termos dos Regulamentos (CE) 842/2006 e 303/2008 e do Decreto-Lei 56/2011


A CERTIF concluiu as primeiras certificações do serviço de instalação, manutenção e assistência técnica de equipamentos de refrigeração, ar condicionado e bombas de calor que contenham gases fluorados com efeito de estufa, nos termos dos Regulamentos (CE) 842/2006 e 303/2008 e do Decreto-Lei 56/2011.

Os dois primeiros certificados foram emitidos para as empresas Foztérmica, Estudos e Aplicações Térmicas, Lda e Grenassist, Assistência Técnica Climatização e Gás, Lda, que passam, agora, a cumprir os requisitos estabelecidos na lei.

Esta certificação foi lançada pela CERTIF para responder às exigências do mercado e teve, na sua génese, o contributo da APA e da APIRAC.

JUL 2013
CERTIF emite o primeiro certificado ISO 22000


A AgroAguiar- Comércio de Produtos Alimentares, situado em Sabroso de Aguiar, foi a primeira empresa a obter a certificação  ISO 22000  para o seu sistema de gestão de segurança alimentar.

O certificado agora emitido tem como âmbito o processamento e comercialização de frutos secos, frutos vermelhos e frutos processados.

Ao mesmo tempo a AgroAguiar viu, igualmente, certificado o seu sistema de gestão da qualidade de acordo com a norma ISO 9001. Criada há cinco anos a AgroAguiar, uma empresa trasmontana, para além do mercado nacional exporta os seus produtos para mercados exigentes como a Inglaterra, Irlanda, França, Holanda, Espanha, Itália, Alemanha, EUA, Canadá e Brasil.

JUN 2013
8º Encontro dos Grupos Europeu e Internacional de Iluminação e Componentes


Realizou-se de 12 a 14 de Junho o 8º Encontro conjunto dos Grupos Europeu (OSM/LUM) e Internacional (CTL ETF5) de Iluminação e componentes.

O encontro teve lugar em Bruxelas, e contou com a participação de 24 organismos de certificação e laboratórios de diversos países membros dos acordos IECEE (CB), CCA e ENEC, dos quais a CERTIF é membro efetivo.

Foram debatidos assuntos relacionados com a harmonização de critérios relativamente à realização dos ensaios e analisadas propostas de alteração das normas de referência, no âmbito da segurança elétrica para a iluminação e seus componentes.

Outro assunto amplamente discutido foi a adaptação das normas existentes e os ensaios a ter em consideração para as luminárias com a tecnologia LED. A CERTIF esteve representada pela Gestora de Processo responsável pelo esquema de iluminação e componentes.

JUN 2013
CERTIF participa em sessão organizada pela ANEME sobre a norma EN 1090-1


Numa sessão de informação para os associados da ANEME a CERTIF, através do seu Gestor de Processos Eng.º Miguel Luz, apresentou a norma EN 1090, referente ao fabrico de estruturas metálicas em aço ou alumínio, que estabelece um conjunto de obrigações por parte dos fabricantes durante o processo produtivo, obrigando entre outras coisas a ter pessoal devidamente qualificado e equipamentos adequados.

A norma EN 1090-1:2009+A1:2011 - Execução de Estruturas de aço e de estruturas de alumínio - Requisitos de avaliação de conformidade de componentes estruturais, é uma norma harmonizada, no âmbito do Regulamento dos Produtos da Construção, e que está em período de coexistência até dia 1 de Julho de 2014, após o que se torna obrigatória. a marcação CE para as estruturas abrangidas pela norma. A CERTIF, enquanto Organismo Notificado está apta a desenvolver as ações necessárias para que as empresas possam vir a aceder à marcação CE.

MAI 2013
CERTIF participa em Sessão AIMMAP sobre o Regulamento dos Produtos da Construção


Aproximando-se a entrada em vigor do Regulamento dos Produtos da Construção (Reg. (EU) nº 305/2011) a CERTIF tem vindo a colaborar com alguns Associados na sua divulgação às empresas.

Numa sessão de informação organizada pela AIMMAP, o CATIM e a CERTIF, através da Engª Marta Silva, apresentaram as várias alterações e responderam às questões colocadas pelas empresas.

ABR 2013
Cluster Habitat sustentável recebe certificação europeia de mérito


O Cluster Habitat Sustentável submeteu-se ao processo de avaliação da ESCA (European Cluster Excellence Initiative) tendo recebido a 7 de Março a certificação Bronze Label da European Cluster Excellence Initiative. É um reconhecimento e uma chancela que pode permitir o acesso a programas europeus de estímulo à colaboração entre clusters.

Como parte do processo de avaliação a que se submeteu voluntariamente, receberá um relatório de benchmarking que o compara com outros clusters europeus da mesma categoria.

Trata-se de um passo importante para o reconhecimento internacional da qualidade do trabalho que a Plataforma para a Construção Sustentável, enquanto entidade gestora do Cluster Habitat Sustentável, e da qual a CERTIF é associado, tem vindo a desenvolver nos últimos 3 anos e que espera continuar a fazer.

O cluster associa as atividades das indústrias da construção e da reabilitação urbana sustentável, envolvendo todas as fileiras que contribuem para a construção do habitat e adotou o tema da Sustentabilidade enquanto fator dinâmico e transversal para o seu desenvolvimento estratégico, pretendendo contribuir para tornar o "Habitat Sustentável".

ABR 2013
XII Assembleia Geral da Associação Plataforma para a Construção Sustentável


No passado dia 27 de Março, a Associação Plataforma para a Construção Sustentável, entidade gestora do cluster Habitat Sustentável em Portugal, realizou, a sua XII Assembleia Geral, que decorreu no edifício do Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro. Como associado, a CERTIF esteve presente na assembleia.

Os trabalhos passaram pela informação sobre os diversos projetos em que a plataforma esteve e está envolvida, pelo reconhecimento de novos associados, que somam 117, pela análise do relatório e contas de 2012 e pela discussão dos novos desafios na preparação do 2.º ciclo de reconhecimento dos clusters para 2014-2020.

Um dos projetos concluídos foi o projeto DAPHabitat, construído no âmbito dum projeto SIAC. Alcançado que foi o objetivo, está disponível o sistema de verificação e registo de Declarações Ambientais de Produtos (DAP), específico para produtos do habitat, com base em critérios objetivos e independentes.

O sistema DAPHabitat assenta num conjunto de Regras de Categorias de Produto (RCP) que fundamentam a elaboração das DAP. No site da Plataforma www.centrohabitat.net poderá ser encontrada informação mais detalhada sobre cada um dos projetos concluídos e em curso.

MAR 2013
Certificação de Pessoas – Uma aposta da CERTIF para 2013


Para aumentar a competitividade das empresas é essencial que existam recursos humanos qualificados. Neste contexto, a CERTIF vai aumentar a sua oferta de certificação passando também a intervir na área da certificação de pessoas.

Os primeiros esquemas de certificação que se pretende desenvolver são nas áreas da certificação de auditores de sistemas de gestão de energia (ISO 50001) e de projetistas de sistemas solares térmicos.

Esta aposta está alinhada com o interesse da ADENE Agência para a Energia, que é a entidade gestora do Sistema Nacional de Certificação Energética e da Qualidade do Ar Interior nos Edifícios (SCE), a qual já desenvolve programas de formação para estas áreas profissionais. O SCE é um dos três pilares sobre os quais assenta a nova legislação relativa à qualidade térmica dos edifícios em Portugal e que se pretende venha a proporcionar economias significativas de energia, para o país em geral, e para os utilizadores dos edifícios, em particular.

Por outro lado, reforça ainda mais a presença da CERTIF neste setor de atividade, representada através da certificação de produtos solares térmicos e de produtos de software aplicáveis à avaliação do desempenho energético de edifícios.

A certificação de pessoas é voluntária, mas permite aos profissionais que obtenham a certificação um reconhecimento imparcial, credível e rigoroso das suas competências, que lhes poderá ajudar a consolidar ou melhorar o seu posicionamento no mercado de trabalho.

FEV 2013
Peer Assessment nos acordos internacionais e europeus na área elétrica


Decorreu durante os dias 28 de janeiro e 1 de fevereiro o peer assessment à CERTIF e aos laboratórios de ensaios do IEP e do ISQ, que estão reconhecidos no âmbito dos Acordos internacionais e europeus para a certificação de produtos elétricos.

Esta avaliação é realizada de 3 em 3 anos e a equipa de auditores é constituída por elementos de outros Organismos de Certificação e Laboratórios que são também membros dos mesmos Acordos.

Os peer assessement (avaliação entre pares) têm como objetivo assegurar que todas as entidades reconhecidas no seio da IECEE e EEPCA trabalham segundo os mais elevados padrões de competência e rigor técnico,  garantem a imparcialidade nas suas avaliações e seguem os procedimentos de certificação harmonizados. Só deste modo é possível garantir a confiança neste sistema de certificação mundial, aumentando o seu sucesso e promovendo o reconhecimento mútuo das certificações e dos ensaios.

À semelhança do que ocorreu noutras avaliações anteriores, o resultado alcançado agora foi positivo, permitindo assegurar que a CERTIF, o IEP e o ISQ irão manter o mesmo âmbito para o qual já se encontravam reconhecidos. A decisão oficial final será tomada nos próximos meses, após a conclusão do processo técnico e administrativo de revisão dos relatórios das auditorias, ao nível do Secretariado.

Com estes resultados, os fabricantes nacionais continuarão a dispor dos meios necessários para obterem o reconhecimento internacional dos seus produtos, através da certificação em Portugal.

JAN 2013
CERTIF certifica sistema de gestão da qualidade da Top Informática


A Top Informática, certificada pela NP EN ISO 9001 desde 2002 e fabricante do Cypeterm, primeiro produto de software com certificado de qualidade pela norma ISO/IEC 25051:2006, emitido pela CERTIF, no âmbito da avaliação do desempenho energético em edifícios, viu agora certificado o seu Sistema de Gestão da Qualidade também pela CERTIF.

Fundada em 1988, a Top é responsável, desde 1991, pela conceção, validação, tradução, adaptação e comercialização do software CYPE, para engenharia e construção.

A constante atenção dedicada às necessidades do mercado, à eficiência do produto e à efetiva satisfação dos utilizadores converteram a Top no principal fornecedor português de software de engenharia e construção, com uma liderança incontornável nas especialidades de estruturas, conforto térmico e acústico, redes e orçamentação.

A eficiência do produto é reforçada por uma série de serviços profissionais, maioritariamente gratuitos, fundamentais para o aumento da eficácia na elaboração dos projetos bem como na rápida e eficaz formação de novos colaboradores que integrem as organizações dos clientes. A Top entende a qualidade como o grande fator de garantia dos seus fornecimentos e do relacionamento com os seus stakeholders.

JAN 2013
CentroHabitat realiza a sua Assembleia Geral


A Associação Plataforma para a Construção Sustentável, entidade gestora do cluster Habitat Sustentável em Portugal, e associado da CERTIF, realizou no passado dia 14 de Dezembro, a sua XI Assembleia Geral, que decorreu no edifício da Reitoria da Universidade de Aveiro. A CERTIF, na sua qualidade de associado, participou na sessão.

Os trabalhos passaram pela discussão e aprovação do plano de atividades e orçamento para 2013, pelo reconhecimento de novos associados, que somam 115, e pela discussão dos novos desafios e novos projetos no âmbito do cluster em 2013 e o novo quadro comunitário de apoio.

Dos projetos atualmente em curso, destaca-se o DAPHabitat, construído no âmbito dum projeto SIAC, que visa desenvolver, com visibilidade nacional e internacional, um sistema de verificação e registo de Declarações Ambientais de Produtos (DAP), específico para produtos do habitat, com base em critérios objetivos e independentes, e que permita a realização e disponibilização de Regras de Categorias de Produto (RCP) que fundamentem a elaboração das DAP. Com o registo de DAP surgirá uma nova dinâmica da informação ambiental que permitirá aos fabricantes reforçar os seus produtos no mercado, facilitando nomeadamente a sua exportação para mercados sensíveis ao desempenho ambiental dos produtos. No site da Plataforma www.centrohabitat.net/ poderá ser encontrada informação mais detalhada sobre cada um dos projetos já concluídos e em curso.

JAN 2013
Formação de Auditores em Gestão Florestal Sustentável e de Cadeia de Responsabilidade PEFC e FSC


A primeira sessão de ações de formação de Auditores em Gestão Florestal Sustentável e de Cadeia de Responsabilidade PEFC e FSC, desenvolvidas no âmbito da parceria CERTIF, ANEFA e Centro Formação Comenius, que decorreu em Lisboa e Porto, foi concluída em Dezembro, com uma grande participação e com  enorme êxito.

A inovação que estes cursos introduziu no mercado e o nível de formadores selecionados traduziu-se numa elevada procura, e com formandos com uma elevada experiência no setor, o que contribui para o sucesso desta primeira edição. Considerando este sucesso, foram já planeadas edições duplas para Lisboa e Porto para o ano de 2013, podendo mais informações ser solicitadas ao Centro Comenius que tem a responsabilidade pela operacionalização dos cursos.

JAN 2013
CERTIF acreditada pelo IPAC para a certificação do serviço, nos termos dos Regulamentos (CE) 842/2006 e 303/2008 e do Decreto-Lei 56/2011


A CERTIF foi acreditada pelo IPAC para a certificação do serviço de instalação, manutenção e assistência técnica de equipamentos de refrigeração, ar condicionado e bombas de calor que contenham gases fluorados com efeito de estufa, nos termos dos Regulamentos (CE) 842/2006 e 303/2008 e do Decreto-Lei 56/2011 .

Esta certificação é efetuada de acordo com a ET.SAC.01: 2012. Esta especificação técnica foi desenvolvida pela CTC 25 da CERTIF, na qual estão representadas todas as partes interessadas, incluindo a APA e a APIRAC.

As empresas que pretendam obter a certificação do seu serviço devem contactar a CERTIF para obterem o respetivo orçamento, bem como os documentos que estabelecem os requisitos da certificação.

Para concretizarem o pedido de certificação devem preencher o respetivo formulário de candidatura e enviá-lo, em conjunto com a documentação nele referenciada, para a CERTIF.

 

DEZ 2012
24ª Reunião do Operational Staff Meeting for Factory Inspections Procedures, no âmbito dos Acordos Europeus de Reconhecimento Mútuo, no setor da certificação de produtos elétricos


O Diretor de Certificação da CERTIF participou nos dias 15 e 16 de novembro deste ano na 24ª Reunião do Operational Staff Meeting for Factory Inspections Procedures, no âmbito dos Acordos Europeus de Reconhecimento Mútuo, no setor da certificação de produtos elétricos, organizada pela VDE e realizada em Selingenstadt, na Alemanha.

Este Grupo tem como principal função estabelecer os critérios e procedimentos harmonizados para a realização de auditorias aos fabricantes de produtos, com o objetivo de permitir o reconhecimento mútuo dos resultados das auditorias e da certificação ao nível europeu.

De assinalar, como facto mais importante nesta reunião, a discussão sobre o início do projeto de revisão da documentação de suporte à realização das auditorias, incluindo o modelo de relatório, que deverá levar à sua aprovação em 2015.

Foi também constituído um grupo de trabalho para consolidar e rever os ensaios de rotina e de verificação periódica, que são realizados pelos fabricantes nas suas instalações e que são de cumprimento obrigatório para a concessão das marcas comuns europeias.

Num outro plano, foi decidido desenvolverem-se esforços para que os Organismos de Certificação europeus possam ter uma posição comum no seio da IECEE, relativamente ao projeto de implementação de um sistema uniformizado de realização das auditorias, também com o objetivo de facilitar o reconhecimento mútuo das certificações a nível internacional.

OUT 2012
Eurocer-building reelege Presidente e cria marca de conformidade europeia


A Eurocer-building, associação europeia que agrupa organismos de certificação na área da construção, realizou a sua Assembleia Geral em Vilnius, na Lituânia, tendo reeleito, para um novo mandato como Presidente, o Diretor Geral da CERTIF. Dr. Francisco Barroca.

O Conselho de Administração integra, ainda, representantes dos seguintes organismos:
Vice-Presidente: BCCA (Bélgica)
Administradores: ICIM (Itália); SRAC (Roménia)
Tesoureiro: SKH (Holanda)

Na Assembleia Geral foi aprovado o registo da nova marca de conformidade europeia, a lançar no próximo ano.

AGO 2012
CERTIF certifica filme para aquecimento de fabricante russo


A CERTIF certificou filmes flexíveis para aquecimento de pavimentos. Estes componentes têm como objetivo manter um determinado local aquecido através de radiação elétrica. Neste caso os componentes têm aplicação sobre pavimentos de cimento.

Este produto é fabricado pela Special Systems and Technologies, na região de Moscovo, Rússia, empresa que se dedica ao desenvolvimento e fabrico de soluções visando o conforto térmico dos espaços ambientais

JUL 2012
ÉS Segurança – Consultoria Agro-alimentar, Lda. obtém certificado de qualidade


A CERTIF certificou o Sistema de Gestão da Qualidade da ÉS Segurança – Consultoria Agro- Alimentar, Lda., de acordo com a ISO 9001:2008 para o âmbito da consultoria em sistemas de segurança alimentar, de acordo com a metodologia HACCP e formação em higiene e segurança alimentar.

Localizada em Leça da Palmeira, a ÉS Segurança, é uma jovem empresa que desenvolve a sua atividade na área da consultoria e formação no sector alimentar e tem como missão contribuir para o desenvolvimento sustentado dos clientes, fomentando uma política de gestão pela qualidade. A ÈS Segurança pretende ser reconhecida como uma organização de referência, prestando serviços de excelência adaptados às necessidades de cada parceiro.

ABR 2012
Manuel da Silva Soares, Lda. obtém certificado de qualidade


A Manuel da Silva Soares, Lda., localizada em Rio Meão, é uma empresa transformadora do sector da Metalo-mecânica ligeira, mais concretamente no fabrico de ferragens para a construção civil, já detentora de diversos certificados de Marcação CE emitidos pela CERTIF no âmbito das dobradiças de eixo simples e fechos e testas mecânicos, e que viu agora certificado também o seu Sistema de Gestão da Qualidade, de acordo com a NP EN ISO 9001:2008.

A Manuel da Silva Soares, Lda., fundada em 1953, exporta atualmente para três continentes; Europa, África e América, tendo como objetivo outros, por forma a que, a curto ou médio prazo a cota de exportação ultrapasse os 60% e para isso estendeu a sua produção para as áreas dos componentes metálicos de pequena dimensão e outras ferragens para a reabilitação. A Manuel da Silva Soares, Lda.,  sempre atenta às exigências dos mercados e diretivas tem como objetivo principal a satisfação sustentável dos seus clientes.

MAR 2012
Luso Telha certifica Sistema de gestão integrado e Telhas cerâmicas


A CERTIF concedeu à Luso Telha - Cerâmica de Telhas e Tijolos de Águeda, Lda. a certificação do Sistema de Gestão Integrado Qualidade, Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho, de acordo com as normas ISO 9001:2008, ISO 14001:2004 e NP 4397:2008/OHSAS 18001:2007. Esta certificação foi obtida para o âmbito “Conceção e desenvolvimento, produção e comercialização de telhas, tijolos e acessórios cerâmicos”.

Em simultâneo a empresa certificou os produtos telhas cerâmicas Globo e Tropic (telhas de encaixe longitudinal e transversal), em conformidade com os requisitos da norma NP EN 1304:2007.

Localizada em Vale do Grou (Águeda), a empresa conta com mais de 30 anos de história dentro do sector da cerâmica estrutural, e tem como missão a obtenção de produtos cerâmicos que proporcionem soluções duradouras para a construção.

O seu posicionamento no mercado passa por progredir continuamente reduzindo os desperdícios, inovando os métodos de trabalho, modernizando as tecnologias e produto, melhorando as condições de trabalho e respeitando o ambiente.

MAR 2012
CERTIF atribuiu a primeira certificação no âmbito do esquema Serviço de Formação Profissional


A CERTIF concedeu pela primeira vez a marca CERTIF Serviço Certificado, a um Serviço de Formação Profissional de acordo com as normas francesas NF X 50-760:1995 e NF X 50-761:1998, que definem os requisitos da informação relativa à oferta e relativos ao serviço e prestação do serviço.

A ADENE – Agência para a Energia foi a primeira empresa a obter esta certificação para o seu Serviço de Formação em eficiência energética no âmbito dos edifícios e indústria, com base na medição do seu desempenho resultante da avaliação do sistema da qualidade implementado, através de uma auditoria, dos indicadores da qualidade do serviço e da avaliação presencial dos formadores e dos meios disponibilizados para a realização da formação, bem como na medição da satisfação dos seus clientes.

A ADENE – Agência para a Energia tem por missão promover e realizar atividades de interesse público no domínio da política energética e dos serviços públicos concessionados ou licenciados no sector da energia. A ADENE desenvolve a sua atividade junto dos diferentes sectores económicos e dos consumidores, visando a racionalização dos comportamentos energéticos, a aplicação de novos métodos de gestão de energia, a utilização de novas tecnologias e formação de técnicos especializados na área da eficiência energética em edifícios e na indústria.

MAR 2012
Global Fire Equipment certificada ISO 9001:2008


A Global Fire Equipment, localizada em Faro, é uma empresa de equipamentos de deteção de incêndio, já detentora de diversos certificados de Marcação CE emitidos pela CERTIF  no âmbito das centrais de alarme, e que viu agora certificado também o seu Sistema de Gestão da Qualidade, de acordo com a NP EN ISO 9001:2008.

A empresa está Instalada atualmente num moderno parque logístico e industrial a norte da cidade de Faro, ocupando uma área de 1200 m2 de armazéns elevados. Conta com uma unidade de Pesquisa e Desenvolvimento com competências que vão desde o projeto de hardware eletrónico até ao desenho de peças de plástico e metal. E produz diversos produtos na área de combate a incêndio, nomeadamente: Centrais de Alarme (já com marcação CE pela CERTIF), Sirenes, Botoneiras, Detetores.

FEV 2012
Lexus Consultores, Lda., certifica o seu Sistema de Gestão da Qualidade com a CERTIF


A CERTIF concedeu a certificação do Sistema de Gestão da Qualidade à Lexus Consultores, Lda., de acordo com a ISO 9001:2008 para o âmbito da prestação de serviços de consultoria e formação em sistemas e método de gestão estratégica, gestão operacional e controlo de gestão em organizações públicas e privadas.

A Lexus Consultores, Lda., tem como missão apoiar, através da consultoria e formação em Sistemas e Métodos de Gestão Estratégica, Gestão Operacional (Reengenharia e Excelência) e Controlo de Gestão, os seus clientes no esforço de melhoria do seu desempenho. A Lexus Consultores pretende ser reconhecida pelos clientes como um parceiro que acrescenta valor na realização de projetos conducentes à melhoria de desempenho.

FEV 2012
FTB - Fábrica de Tubos da Barca vê certificado o seu sistema de gestão da qualidade e acede à marcação CE para painéis sandwich


A CERTIF concedeu à FTB – Fábrica de Tubos da Barca, S.A. a certificação do sistema de gestão da qualidade, de acordo com a norma NP EN ISO 9001:2008.

Este processo foi desenvolvido em simultâneo com a avaliação da conformidade aplicável aos painéis sandwich autoportantes, isolantes, com dupla face metálica no âmbito da Diretiva dos Produtos da Construção – Marcação CE, de acordo com a norma EN 14509:2006 e EN 14509:2006/AC:2008.

A avaliação da conformidade implicou a realização de ensaios de reação ao fogo realizados pelo LNEC. O certificado de conformidade CE foi emitido para os painéis sandwich de fachada e de cobertura com as espessuras 50, 75, 100 mm, constituídos por chapas metálicas de aço perfiladas e termolacadas com núcleo em lã de rocha.

A FTB - Fábrica de Tubos da Barca foi fundada em 1989 e tem sede em Santo Tirso, na freguesia de Vila das Aves. É uma empresa familiar que iniciou a sua atividade na indústria e comércio de tubos de aço e ferro. Ainda no primeiro ano, a empresa iniciou paralelamente à produção de tubos, a fabricação de chapas perfiladas de cobertura e revestimento com diversos perfis e acabamentos.

Em 1998, a FTB deu início ao fabrico de painel sandwich, seguindo uma linha de inovação de produtos e soluções nos sectores da Indústria e da Construção Civil.

FEV 2012
PAVIMIR certifica o seu Sistema de Gestão da Qualidade


A CERTIF certificou o Sistema de Gestão da Qualidade, de acordo com a norma ISO 9001:2008 da empresa PAVIMIR, Belmiro & Barreira Lda.

Esta empresa, localizada em Mirandela, desenvolve a sua actividade no sector da construção, tendo como âmbito da certificação a produção e comercialização de prefabricados e pré-esforçados de betão.

Esta aposta na qualidade, que a empresa vem fazendo, apesar das dificuldades que o sector atravessa vem na continuação do esforço já desenvolvido para obter a marcação CE de acordo com a EN15037-1:2008, Produtos prefabricados de betão – Pavimentos com vigotas e blocos de cofragem - Parte 1: Vigotas.

FEV 2012
CERTIF concede à CUNHOL a primeira certificação ISO/TS 16949


Depois de, em finais de 2009, ter certificado, com a CERTIF, o seu sistema de gestão da qualidade a Cunhol-Indústria Mecânica de Precisão, Lda. concluiu, no final de 2011, o processo de certificação de acordo com a norma ISO/TS 16949, especifica para o sector automóvel.

Esta é a primeira vez que a CERTIF atribuiu a marca CERTIF - Empresa Certificada ISO TS 16949. Este referencial, reconhecido internacionalmente, reúne aspectos de outras referências para a qualidade como a ISO 9001 e requisitos específicos do sector automóvel como a VDA (Alemã), QS 9000 (EUA), EAQF (Francesa) entre outras.

Esta especificação técnica desenvolvida por um grupo de trabalho constituído por membros do International Automotive Task Force (IATF) veio assim alinhar as normas existentes dos sistemas de qualidade no sector automóvel permitindo às organizações um trabalho conjunto mais eficaz.

 

NOV 2011
Centro Habitat realiza Assembleia Geral


A Associação Plataforma para a Construção Sustentável – Centro Habitat realizou a sua Assembleia Geral no final de Outubro, onde foi discutido e aprovado o Plano de Actividades para 2012.

A CERTIF, na sua qualidade de associado, participou na sessão, bem como no Debate Inovação que a antecedeu, e onde foi feito o ponto de situação sobre um estudo de benchmarking e boas práticas de actuação e o Programa Piloto em curso.

Foram criados grupos de trabalho centrados em três dimensões temáticas: qualificação dos cadernos de encargos, crescimento e internacionalização e cidades sustentáveis. Estão previstos três seminários internacionais.
• “Estratégias de crescimento das empresas” 2011-11-16
• “Sustentabilidade e o Edifício de Balanço Zro” 2011-12-07
• “Comunidades Sustentáveis” 2012-01-18

No site da Plataforma www.centrohabitat.net poderá ser encontrada informação mais detalhada

NOV 2011
AFESP e CERTIF estabelecem Protocolo de cooperação


No decorrer do III Seminário sobre Sinalização e Segurança Rodoviária a AFESP e a CERTIF estabeleceram um protocolo de cooperação visando a Marcação CE nos produtos de sinalização.

Com este protocolo foram criadas condições para uma melhor informação técnica aos fabricantes e para um acesso mais competitivo aos ensaios ao produto.

De referir que neste Seminário, que contou com mais de 180 participantes, foram dados contributos relevantes para a dinamização do sector, com a divulgação de novas e mais eficientes soluções para uma melhor gestão da sinalização e da segurança do meio rodoviário.

OUT 2011
Eurocer-building discute o novo Regulamento e cria marca europeia


A Eurocer-building (EB) sob a presidência do Director Geral da CERTIF, realizou a sua Assembleia Geral onde formalizou a importante decisão de criar uma marca europeia para os produtos da construção. Esta marca, cuja atribuição será exclusiva dos organismos de certificação membros do EB, terá sempre como referência normas europeias.

Antecedendo a Assembleia Geral decorreu um workshop com a presença de Vicente Leoz, Chefe da Unidade Construção da DG Empresa da Comissão Europeia, que explicou o novo Regulamento dos Produtos da Construção e teve oportunidade de esclarecer que não há incompatibilidade entre a marcação CE e marcas de conformidade voluntárias, desde que não obrigatórios pelos Estados-membros. Participou também Nicole Vanlaethem, da BELAC, que informou sobre os trabalhos no seio da European Acreditation (EA) para a acreditação de organismos notificados.

OUT 2011
Certificação de produto das placas perfiladas de fibrocimento fabricadas pela CIMIANTO


A CERTIF concluiu em Setembro de 2011 o processo de certificação de produto das placas perfiladas de fibrocimento fabricadas pela CIMIANTO – Sociedade Técnica de Hidráulica, S.A., com a atribuição da marca CERTIF – Produto Certificado.

Neste processo foram consideradas as placas com perfil P177, perfil P190 (Subtelha Soutuile 190) e perfil P230 (Subtelha Soutuile 230), cuja conformidade foi avaliada e confirmada, incluindo o desempenho destes produtos quanto à reacção ao fogo.

A certificação de produto resulta da avaliação do sistema de controlo implementado pela empresa para a produção das placas perfiladas de fibrocimento e dos ensaios aplicáveis de acordo com a norma NP EN 494:2004+A3:2008.

A CIMIANTO – Sociedade Técnica de Hidráulica, S.A. foi fundada em 1942 e localiza-se em Alhandra. Foi uma das primeiras empresas a dedicar-se ao fabrico e comercialização de produtos em fibrocimento como foi o caso das tubagens para abastecimento de águas e saneamento, das chapas e acessórios para coberturas e revestimentos, tendo introduzido no mercado em 1999 o fibrocimento NT (sem amianto). Ao longo dos tempos a CIMIANTO tem vindo a ocupar um lugar de destaque não apenas em Portugal, mas também em Espanha e nos países de língua oficial portuguesa.

SET 2011
PREFABRICADOS DE BETÃO – VIGOTAS


A CERTIF encontra-se notificada para a norma EN 15037-1:2008, Produtos prefabricados de betão – Pavimentos com vigotas e blocos de cofragem - Parte 1: Vigotas, desde o ano 2010, tendo iniciado, então, o processo de avaliação da conformidade CE do sistema de controlo de produção de fábrica em diversas fábricas da área da prefabricação.

Até ao momento a CERTIF já emitiu certificados de conformidade CE para o controle de produção de fábrica de vigotas para as empresas PRESDOURO, Pre-esforçados Beira Douro, S.A. e PPB, Placas Pavimentos e Betão, S.A., encontrando-se ainda mais empresas desta área com os seus processos em fase de avaliação.

Este processo foi desenvolvido no âmbito da Directiva dos Produtos da Construção – Marcação CE – e resulta da avaliação do sistema de controlo da produção implementado pelas empresas, efectuada de acordo com o anexo ZA da norma de referência. Esta avaliação da conformidade permite às empresas colocar a Marcação CE nos seus produtos.

Ainda neste âmbito, foram recentemente publicadas em Jornal Oficial da União Europeia, mais duas normas da família EN 15037, a norma EN 15037-2:2009+A1:2011, Produtos prefabricados de betão – Pavimentos com vigotas e blocos de cofragem - Parte 2: Abobadilhas em Betão e a norma EN 15037-3:2009+A1:2011, Produtos prefabricados de betão – Pavimentos com vigotas e blocos de cofragem - Parte 3: Abobadilhas em Argila. Estas duas normas entram em período de coexistência a 01-12-2011, sendo obrigatória a sua comercialização com a aposição da marcação CE a partir de 01-12-2012.

AGO 2011
UNIBETÃO obtém certificação das argamassas de assentamento e reboco


A CERTIF concedeu em Julho de 2011 a certificação de produto com a atribuição da marca CERTIF – Produto Certificado à argamassa de assentamento e de reboco de alvenaria UNIARGA 5/24, fabricada pela UNIBETÃO – Indústrias de Betão Preparado, S.A. nas centrais de Frielas, Setúbal, Ferreiras, Coimbra e Maia.

Este processo foi desenvolvido em simultâneo com a avaliação da conformidade aplicável à argamassa de assentamento no âmbito da Directiva dos Produtos da Construção – Marcação CE.

A certificação de produto resulta da avaliação do sistema de controlo implementado para a produção da argamassa e dos ensaios aplicáveis de acordo com as normas EN 998-1:2010 e EN 998-2:2010 realizados pela CERTIF.

A UNIBETÃO – Indústrias de Betão Preparado, S.A. é uma empresa do grupo SECIL – Companhia Geral de Cal e Cimento, S.A. e actua no mercado há mais de 35 anos, apresentando no seu currículo um vasto conjunto de obras, cuja envergadura e desafios associados, representam para a empresa uma consagração do seu nível de desempenho, quer na qualidade dos produtos que fabrica, quer na dos serviços que presta.

JUL 2011
14ª Reunião do IECEE


Teve lugar em Istambul, Turquia, a 14ª reunião do Certification Mangement Committee do IECEE, com a presença de mais de 100 delegados e observadores, representando cerca de 45 países de todos os continentes.
A CERTIF, enquanto National Member e National Certification Body esteve representada pelo seu director Geral.
Nesta reunião foram aprovadas alterações aos procedimentos a seguir nos acordos de Reconhecimento Mútuo internacionais na área eléctrica e tomadas decisões com o objectivo de aumentar o controle de todo o processo e garantir um ainda maior rigor e credibilidade.
A CERTIF é membro do CB-Scheme (certificados de ensaio) e do CB-FCS (full certification system), o que lhe permite obter o reconhecimento internacional dos seus relatórios de auditoria e dos ensaios realizados nos laboratórios associados IEP e ISQ.

Nesta reunião foi, ainda possível à CERTIF estabelecer acordos bilaterais com países do  Médio Oriente com vista a facilitar a exportação de produtos por si certificados.

JUN 2011
6º Encontro dos Grupos Europeu e Internacional de Iluminação e Componentes


Realizou-se de 15 a 17 de Junho o 6º Encontro conjunto dos Grupos Europeu (OSM/LUM) e Internacional (CTL ETF5) de Iluminação e componentes.

O encontro teve lugar em Arnhem, Holanda, e contou com a participação de 24 organismos de certificação e laboratórios de diversos países membros dos acordos ENEC e CB, dos quais a CERTIF é membro efectivo.

Foram debatidos assuntos relacionados com a harmonização de critérios relativamente à realização dos ensaios e analisadas propostas de alteração das normas de referência, no âmbito da segurança eléctrica para a iluminação e seus componentes. Outro assunto amplamente discutido foi a adaptação das normas existentes e os ensaios a ter em consideração para as luminárias com a tecnologia LED.

A CERTIF esteve representada pela Gestora de Processo responsável pelo esquema de iluminação e componentes.

MAI 2011
Plataforma para a Construção Sustentável é novo Associado CERTIF


A Associação Plataforma para a Construção Sustentável – Centro Habitat é o 27º associado efectivo da CERTIF:
Associação técnico-científica sem fim lucrativos assume-se como uma plataforma de conhecimento e inovação, envolvendo em rede instituições de I&D, autarquias e a importante comunidade empresarial da fileira do Habitat, na afirmação de uma especialização em Construção Sustentável, tendo sido reconhecida pelo QREN como entidade gestora do cluster Habitat Sustentável, em Portugal.

Considerando o peso dos produtos da construção na actividade da CERTIF esta ligação entre as duas entidades permitirá a criação de importantes sinergias de que muito poderão beneficiar os nossos clientes.

MAI 2011
Conferência RELACRE “Os Laboratórios e a Acreditação no Espaço Europeu”


A RELACRE – Associação de Laboratórios Acreditados de Portugal, associado fundador da CERTIF, vai organizar no próximo dia 19 de Maio uma Conferência sobre “Os Laboratórios e a Acreditação no Espaço Europeu - Balanço e Desafios no Quadro Regulamentar”.

Esta Conferência pretende ser um espaço de debate das implicações do Regulamento (CE) n.º 765/2008 no desenvolvimento e consolidação dos laboratórios, na metodologia de acreditação e nas políticas de vigilância dos mercados no contexto europeu.

Mais informações e inscrições em
http://relacre.formare.pt/portal/Portals/0/Eventos/Conferencia_RELACRE.pdf

MAI 2011
Direcção do IFBQ visita CERTIF


O Gerente Geral e o Gerente de Certificação do Instituto Falcão Bauer da Qualidade (Brasil) visitaram a CERTIF para fazerem o acompanhamento do Acordo de Reconhecimento estabelecido entre os dois organismos e para analisarem novas oportunidades de cooperação.
O IFBQ é um organismo de certificação brasileiro acreditado pelo INMETRO e líder na certificação de produtos, com relevo para o sector da construção.

O objectivo desta cooperação é o possibilitar aos clientes do IFBQ e da CERTIF uma mais fácil obtenção das marcas de conformidade de ambos, melhorando assim o acesso aos mercados europeu e brasileiro.

ABR 2011
CERTIF elege Órgãos Sociais


Na sua Assembleia Geral de Março os Associados da CERTIF aprovaram o Relatório e Contas de 2010 congratulando-se com os resultados alcançados e elegeram os Órgãos Sociais para o triénio 2011-2013.

A lista agora eleita representa a continuidade das políticas que vêm sendo traçadas para a CERTIF e que apostam na independência, rigor técnico e credibilidade do seu trabalho, num permanente apoio à competitividade dos agentes económicos nacionais e a uma garantia de conformidade para os utilizadores.

ABR 2011
EEPCA Meetings


Realizaram-se nos dias 12 a 14 de Abril, p.p. as reuniões anuais do Grupo de Organismos de Certificação de equipamento eléctrico, associados na EEPCA (European Electrical Products Certification Association), da qual a CERTIF é membro permanente.

Estas reuniões foram realizadas em Zurique e a CERTIF esteve representada pelo seu Director de Certificação.

De realçar, como conclusão destas reuniões, a tendência crescente de afirmação da Marca ENEC, que é uma marca comum europeia, que tem vindo a conquistar uma cada vez maior notoriedade junto dos utilizadores e consumidores europeus. Esta marca aplica-se à generalidade do equipamento eléctrico.

Para além de outros aspectos de discussão relativa à harmonização dos procedimentos de certificação entre todos os membros, que permitem facilitar as trocas comerciais e a certificação, é também digno de registo o reforço da cooperação com a IECEE (Worldwide System for Conformity Testing and Certification of Electrotechnical Equipment and Components), procurando-se estender estes princípios ao reconhecimento internacional.

ABR 2011
Umbelino Monteiro recebe certificados ISO 9001:2008 e ISO 14001:2004


A Umbelino Monteiro recebeu da CERTIF os certificados de conformidade do seu sistema de gestão integrado qualidade e ambiente de acordo com as normas ISO 9001:2008 e ISO 14001:2004 para o âmbito da produção e comercialização de telhas e acessórios para coberturas.

Estas certificações vieram juntar-se à certificação de produto, telhas cerâmicas, certificação essa que a empresa tem há vários anos com a CERTIF.

A Umbelino Monteiro, a par da preocupação m oferecer aos seus clientes uma garantia de conformidade dos seus produtos demonstra, igualmente, com esta certificação, a preocupação pela redução do impacto ambiental, valorizando um consumo energético mais eficiente.

MAR 2011
CONTROLVET, Segurança Alimentar é novo Associado CERTIF


A CONTROLVET, Segurança Alimentar, S.A. é 26º associado efectivo da CERTIF.
Tendo iniciado a sua actividade em 1999, à semelhança da CERTIF, concluiu em Janeiro de 2000 a construção do seu laboratório começando a prestar serviços de ensaios ao sector alimentar no âmbito da microbiologia, diagnóstico e testes imunológicos, encontrando-se acreditada pelo IPAC no âmbito da NP EN ISO/IEC 17025, desde 2002.

A CONTROLVET tem como missão a promoção continua da segurança alimentar como base do bem-estar e progresso de toda a envolvente, o que, aliado à sua aposta na inovação e investigação e à sua capacidade técnica, propicia a criação de sinergias com a CERTIF.

MAR 2011
Encontro Sectorial de Auditores PST


A CERTIF promoveu no dia 25 de Março um encontro de Auditores do Esquema Produto Solar Térmico nas instalações da sua sede, em Almada.

O encontro teve por objectivo transmitir aos auditores o ponto de situação relativamente à certificação de Produtos Solares Térmicos, discutir Documentação Técnica Específica, apresentar novos modelos, impressos e critérios de harmonização, introduzir os aspectos que se esperam vir a ser implementados em 2012-13 com a Marcação CE e abordar as decisões mais relevantes no âmbito do Esquema de Certificação Europeu Solar Keymark.

FEV 2011
CERTIF admitida no Acordo Internacional do CB-FCS


A CERTIF acaba de ser qualificada para assinar o acordo multilateral do CB-FCS (Full Certification Scheme) do IECEE (Worldwide System for Conformity Testing and Certification of Electrotechnical Equipment and Components)  passando a poder aos seus clientes o reconhecimento internacional dos seus relatórios de auditoria.
Membro, há vários anos do acordo CB-Scheme, que permite a aceitação internacional dos certificados de ensaio em mais de 100 países, a CERTIF deu agora um passo importante ao oferecer o reconhecimento conjunto de ensaios e auditoria em 30 países cujos organismos de certificação conseguiram ser qualificados para este Acordo.

A CERTIF é o Membro Nacional do IECEE e o único Organismo de Certificação Português qualificado no âmbitos destes Acordos Internacionais.

FEV 2011
CERTIF reúne Auditores


A CERTIF promoveu, no final de Janeiro, nas instalações do CTCV, em Coimbra, mais um Encontro dos Auditores da sua Bolsa.

Nesta sessão foram apresentados os objectivos da CERTIF para 2011, bem como a avaliação global dos resultados das auditorias realizadas em 2010 e das dos inquéritos aos clientes.

Tiveram depois lugar  várias sessões sectoriais onde foram detalhados procedimentos específicos e consolidada a harmonização e as boas práticas de auditorias e inspecções.

 

DEZ 2010
Certificação do controlo da produção em fábrica de betumes de pavimentação, betumes duros de pavimentação e emulsões betuminosas


A CERTIF concedeu às empresas CEPSA Portuguesa Petróleos, S.A. e Productos Asfálticos, S.A. (PROAS) a certificação do controlo da produção em fábrica de betumes de pavimentação, betumes duros de pavimentação e emulsões betuminosas.
Este processo foi desenvolvido no âmbito da Directiva dos Produtos da Construção – Marcação CE – e resulta da avaliação do sistema de controlo da produção implementado e dos ensaios aplicáveis aos produtos, permitindo às empresas colocar a Marcação CE nos produtos, de acordo com as normas aplicáveis.

Há 45 anos que a CEPSA está em Portugal, tendo iniciado a sua actividade com a comercialização de produtos betuminosos. Em 1966 inaugurou as instalações de Matosinhos, onde estão instalados depósitos de armazenamento de produtos petrolíferos e onde se produzem emulsões betuminosas e betumes de pavimentação, tendo sido a primeira fábrica de emulsões betuminosas em Portugal.

NOV 2010
Director Geral da CERTIF reeleito Presidente da Eurocer-building


Francisco Barroca, Director Geral da CERTIF, foi eleito para um segundo mandato como Presidente da Eurocer-building, associação europeia que agrupa organismos de certificação na área da construção.
O Conselho de Administração integra, ainda, representantes dos seguintes organismos:
Vice-Presidente: CSTB (França),
Administradores: AENOR (Espanha), BCCA (Bélgica) e SRAC (Roménia)
Tesoureiro: IKOB-BKB (Holanda).
Os objectivos do novo mandato são:

  • Criação de uma marca europeia para os produtos da construção;
  • Facilitar o reconhecimento mútuo das certificações nas trocas comerciais;
  • Reconhecimento do papel da certificação voluntária  junto da Comissão Europeia.

NOV 2010
Revisão da norma ISO 9001:2008


A ISO anunciou o lançamento de um inquérito sobre a ISO 9001:2008, integrado no processo de revisão da norma e duma análise profunda sobre as normas da família ISO 9000.
Este inquérito, à escala mundial, pretende obter a opinião dos utilizadores e potenciais utilizadores da norma e está disponível em língua portuguesa, até 31 de Janeiro de 2011, no site da ISO em:

http://isotc.iso.org/livelink/livelink/fetch/2000/2122/-8835176/-8835848/8835872/8835883/9841934/customview.html?func=ll&objId=9841934&objAction=browse

OUT 2010
28ª Reunião do Grupo dos Organismos Notificados Europeus, no âmbito da Directiva dos Produtos da Construção


O Director de Certificação da CERTIF, em representação dos Organismos Notificados nacionais, participou no passado dia 7 de Outubro na 28ª Reunião do Grupo dos Organismos Notificados Europeus, no âmbito da Directiva dos Produtos da Construção (DPC), realizada em Bruxelas.

Este Grupo tem como principal função estabelecer linhas de orientação harmonizadas para os Organismos Notificados (ONs), através da aprovação e publicação de Position Papers.

Estes documentos funcionam como recomendações e não podem contrariar nem incrementar o âmbito das funções atribuídas aos ONs, nem imporem encargos adicionais aos fabricantes para além dos estabelecidos na DPC e nas normas europeias e especificações técnicas harmonizadas.

De assinalar, como factos mais importantes nesta última reunião, a discussão sobre os problemas do controlo do mercado e a proliferação de falsos certificados de conformidade CE, bem como a tentativa de clarificação sobre quais devem ser as responsabilidades dos ONs na avaliação dos ensaios iniciais de tipo em processos de avaliação da conformidade CE enquadradas pelos sistemas 2+ e 2. Qualquer um destes assuntos irá continuar a ser acompanhado nas próximas reuniões.

Foi também concluído o processo de revisão, com a consequente aprovação, dos seguintes documentos:

  • NB-CPD/AG/03/002r2 – Guidance to notified bodies on the attestation of conformity
  • NB-CPD/03/032r8 – terms of reference for Sector Groups of Notified Bodies for the CPD.

OUT 2010
CERTIF expande a actividade no solar térmico   
english English


A CERTIF continua a desenvolver a sua actividade no âmbito dos colectores e sistemas solares térmicos e a sua posição como organismo de certificação europeu para a “Solar Keymark”.

Com clientes em mais de quinze países a CERTIF, que trabalha em grande parceria com o laboratório do LNEG (ex - INETI), recorria até agora a mais quatro laboratórios europeus.

Com o alargamento da sua base de clientes a CERTIF acaba de estender essa parceria a mais dois laboratórios estrangeiros, o ANTL, na Austrália e o Demokritos, na Grécia.

OUT 2010
ANTL – Australian National Testing Laboratories   
english English


O ANTL está localizado em Rocklea (Brisbane), Queensland, Austrália e tem delegações na China, EUA e Itália.

Acreditado pelo NATA (Austrália) and AL2A (USA) para as normas europeias, americanas e australianas no âmbito do solar térmico, o ANTL vai também colaborar com a CERTIF no sector eléctrico onde está igualmente acreditado.

OUT 2010
Demokritos – National Center for Scientific Research   
english English


O Laboratório para a “Solar and other Energy Systems” faz parte do NCSR – “Demokritos” e está localizado em Aghia Paraskevi, Atenas, Grécia. Acreditado pela ESYD (Grécia), o laboratório faz já parte da rede da Solar Keymark e vai agora passar a colaborar com a CERTIF no âmbito dos projectos em desenvolvimento na Grécia.

OUT 2010
CERTIF atribui a primeira certificação de produtos de software


A CERTIF concedeu, pela primeira vez, a marca CERTIF Software Certificado, a um produto de software aplicável à avaliação do desempenho energético de edifícios de acordo com a norma ISO/IEC 25051.

Esta certificação resulta de um protocolo celebrado com a ADENE, pelo que a marca  apresenta os dois  símbolos.

A Top - Informática, Lda. foi a primeira empresa a obter esta certificação para o seu produto de software Cypeterm, Versão 2010.h (Nov. 2009), após a avaliação do seu sistema da qualidade implementado na produção, através de uma auditoria, e da avaliação da conformidade do produto com a referida norma e com a metodologia de cálculo prevista no Decreto-Lei n.º 80/2006 de 4 de Abril (RCCTE), através da realização de ensaios ao produto efectuados pelo laboratório de ensaios da Wintrust.

Fundada em 1988, a Top – Informática, Lda. é responsável pela tradução, adaptação e comercialização dos programas Cype para Portugal desde 1991, dedicando grande parte dos seus recursos à identificação de requisitos regulamentares da escola e práticas portuguesas, procurando disponibilizar versões totalmente adequadas à engenharia portuguesa.

SET 2010
CERTIF qualificada nos Emirados Árabes Unidos


A CERTIF acaba de ser qualificada pelo Ministério do Interior dos Emirados Árabes Unidos, Departamento de Defesa Civil do Dubai, como Organismo de Certificação para a importação de produtos da construção.

Com esta qualificação a CERTIF passa a poder oferecer aos seus clientes exportadores um novo serviço. Ao exportar produtos da construção para o Dubai o certificado de conformidade emitido pela CERTIF será reconhecido pelas autoridades do país.

Se exporta ou pretende exportar para o Dubai, contacte a CERTIF no sentido de obter informação concreta sobre a aceitação dos seus certificados.

AGO 2010
Centrais de detecção e alarme de incêndio Firewall com certificado de conformidade CE


A CERTIF concedeu o certificado de conformidade CE às centrais de detecção e alarme de incêndio Firewall 2, 4 e 8 da empresa NIBBLE Engenharia, Lda.

Este processo de avaliação da conformidade CE incluiu, para além da auditoria ao controle de produção, ensaios ao produto realizados no laboratório do Instituto Electrotécnico Português (IEP).

A empresa NIBBLE Engenharia, Lda. tem agora condições para poder colocar a Marcação CE nestas centrais.

AGO 2010
Centrais de detecção e alarme de incêndio Juno-Net com certificado de conformidade CE


A CERTIF concedeu o certificado de conformidade CE às centrais de detecção e alarme de incêndio Juno-Net 1, 2 e 3 Loop da empresa Global Fire Equipment, S.A.

Este processo de avaliação da conformidade CE incluiu, para além da auditoria ao controle de produção, ensaios ao produto realizados no laboratório do Instituto de Soldadura e Qualidade (ISQ).

A empresa Global Fire Equipment, S.A. tem agora condições para poder colocar a Marcação CE nestas centrais.

JUL 2010
Delegação Japonesa visita CERTIF


Uma Delegação Japonesa composta por investigadores das universidades do Kobe e Tokio e do Forum para a Promoção e Utilização da Energia Solar visitou a CERTIF no âmbito de uma missão de estudo ao nosso País para contacto com as experiências de utilização da energia solar térmica.

Na CERTIF tiveram a oportunidade de analisar e debater os procedimentos de certificação e a experiência com fabricantes de diversos países.

 

JUN 2010
Marcação CE: CERTIF dinamiza seminários no Brasil


A CERTIF, através da participação do seu Director Geral em dois seminários organizados pelo IFBQ – Instituto Falcão Bauer da Qualidade, teve oportunidade de divulgar, no Brasil, a Marcação CE no âmbito da Directiva Produtos da Construção.

Estes seminários ocorreram no âmbito da parceria existente entre a CERTIF e o IFBQ e tiveram lugar em S. Paulo e em Sta. Gertrudes. Este último foi organizado com o apoio do Centro Cerâmico do Brasil  e juntou várias empresas do sector. Para além de esclarecimentos sobre o significado da marcação CE e os procedimentos exigidos para o acesso ao mercado europeu, a CERTIF teve oportunidade de dar a conhecer, a potenciais clientes, a sua oferta no domínio da certificação, com relevo para o acesso às marcas comuns europeias e ao CB-scheme.

A parceria estabelecida com o IFBQ permite às empresas portuguesas um mais fácil acesso à certificação no Brasil e um ponto de contacto importante para esclarecimentos sobre procedimentos de acesso relativamente à área da qualidade

MAI 2010
Eurocer-building realiza Assembleia Geral


A Eurocer-building, associação europeia dos organismos de certificação no sector da construção, realizou, sob a presidência do Director Geral da CERTIF, a sua 34ª Assembleia Geral.

Os trabalhos tiveram dois pontos-chave.   Em primeiro  a definição de uma estratégia de comunicação para o mercado sobre as vantagens da certificação de produtos e processos face à marcação CE e à própria certificação de sistemas da qualidade. Em segundo, o estabelecimento de modelos de cooperação entre os vários organismos de certificação que permitam atingir, de tornar credível, o objectivo da certificação que é o de estabelecer a confiança entre o fornecedor de um produto ou um serviço e o seu utilizador.

Paralelamente, decorreu um workshop dedicado à certificação de “Portas e Janelas”, produto que tem, também em Portugal, atraído a actuação e a preocupação do respectivo sector face à sua dimensão.

MAI 2010
CIANO Aquarium  obtém marca Marca Produto Certificado CERTIF - verde.bmp nas luminárias para aquários


A CERTIF concedeu pela primeira vez a marca CERTIF - Produto Certificado a luminárias para aquários, no âmbito da norma europeia EN 60598-2-11. A CIANO Aquarium foi a primeira a obter esta certificação,  após o seu sistema de produção ter sido auditado e de os seus produtos terem sido ensaiados no laboratório do IEP. Esta empresa, sediada em Felgueiras, tem como missão desenvolver a paixão pela aquariofilia oferecendo soluções integradas que facilitem a utilização e manutenção do aquário.

MAI 2010
Reconhecimento internacional na área eléctrica


A CERTIF esteve representada pelo seu Director de Certificação na Reunião Extraordinária do Comité de Gestão da Certificação da IECEE (Special CMC IECEE Meeting), que se realizou nos dias 28 e 29 de Abril, em Genéve.

Nesta reunião foi discutida a metodologia para o reconhecimento dos resultados das auditorias realizadas aos fabricantes de equipamento eléctrico. Prevê-se que a prazo seja possível a um fabricante solicitar a marca nacional de certificação num Organismo membro da IECEE com base nos resultados dos ensaios e da auditoria efectuados no seu país de origem.

Uma vez que a CERTIF já é membro de pleno direito no âmbito do Esquema CB da IECEE (reconhecimento dos resultados de ensaios), a sua futura entrada no designado Full Certification Scheme (CB – FCS) pode permitir aos fabricantes nacionais um valor acrescentado na colocação dos seus produtos noutros mercados, tais como os Estados Unidos, Canadá, Mercosul e Ásia, com uma considerável economia de meios.

MAI 2010
CERTIF atribui as primeiras marcas











FLAMA, S.A. E INDELAGUE, S.A. são as primeiras empresas a obterem a marca CERTIF- Compatibilidade Electromagnética.

A FLAMA, S.A., cuja actividade principal é a produção e comercialização de pequenos electrodomésticos e louças metálicas, viu certificados um cozedor a vapor e a uma máquina de café.

Enquanto que a INDELAGUE S.A., empresa especialista na concepção, desenvolvimento e fabrico de artigos de iluminação e produtos eléctricos, teve a certificação concedida a luminárias fixas e de encastrar. Esta certificação confere a conformidade de um produto eléctrico relativamente à Compatibilidade Electromagnética, e, para a sua obtenção, é necessário proceder a avaliação da produção através da realização de uma auditoria e a realização de ensaios de acordo com as normas aplicáveis a cada tipo produto.

MAI 2010
Novo cabo eléctrico certificado


A CERTIF concedeu o primeiro certificado para a marca Marca CERTIF HAR.bmp a um novo tipo de cabos eléctricos, o cabo H07Z1-K, type 2, de acordo com a norma HD.21.15S1:2006.
Esta certificação foi concedida à COFICAB Portugal, uma empresa situada na Guarda e que se dedica à produção de fios e cabos isolados para a industrial automóvel e energia. A marca Marca CERTIF HAR.bmp é uma marca comum europeia, concedida no âmbito do Acordo HAR, sendo a CERTIF o único organismo de certificação português subscritor desse Acordo e, por essa via, co-proprietária da referida marca.

MAI 2010
SOINCA obtém a marca Marca Produto Certificado CERTIF - verde.bmp


A SOINCA, que desde há vários anos tem sido pioneira na certificação dos seus equipamentos para parques infantis, deu agora um passo importante na garantia da qualidade e segurança dos seus produtos, tendo sido a primeira empresa a obter a marca CERTIF – Produto Certificado.

Esta certificação foi concedida de acordo com a norma europeia EN 1176 e enquadra-se no sistema nº 5 da ISO, o que significa que a CERTIF avaliou, através de auditoria, o controlo de produção do fabrico e realizou ensaios aos produtos no Laboratório de Ensaios da ABIMOTA, acreditado para o efeito. A SOINCA é uma empresa familiar, fundada em 1946 que sempre se dedicou ao fabrico de produtos para crianças. Desde 1993 que vem desenvolvendo e fabricando equipamentos de jogo e recreio com uma acentuada utilização de madeira.

ABR 2010
CERTIF vs Segurança Rodoviária


A CERTIF concedeu a Marcação CE aos painéis de mensagem variável do fabricante português Microprocessador - Sistemas Digitais S.A.

Este processo de Avaliação de Conformidade CE, incluiu para além da auditoria ao processo produtivo, ensaios no laboratório TUV Rheinland Itália, para avaliação das características ópticas, no IEP para avaliação das características ambientais e eléctricas e no INEGI para avaliação das cargas suportadas.

Dessa forma garante-se que os placards informativos luminosos geralmente colocados nas auto estradas por cima das vias, para além de estarem em conformidade com a legislação europeia, possuem características adequadas ao uso a que se destinam, contribuindo para a segurança rodoviária.

 

ABR 2010
CERTIF assina contrato com WinTrust, Lda.


Foi celebrado em 2010-04-19 o contrato entre a CERTIF Associação para a Certificação e a WinTrust – Consultoria e Serviços, Lda. relativo à subcontratação de serviços de ensaios na sequência da sua qualificação como laboratório de ensaios de produtos de software aplicáveis à avaliação do desempenho energético de edifícios.

 

MAR 2010
APFAC organiza o seu 3º Congresso


A APFAC – Associação Portuguesa dos Fabricantes de Argamassas de Construção, realizou, nos passados dias 18 e 19 de Março, no auditório do LNEC, o seu 3º Congresso, no qual a CERTIF esteve representada pelo seu Director Geral.

Tratando-se de um sector com um reduzido número de empresas, existe contudo, como frisou o seu Presidente, Eng.º Carlos Duarte, um significativo trabalho de inovação e de ligação à Universidade.

O Congresso teve entre os oradores convidados o Presidente da ABAI – Associação Brasileira de Argamassas Industrializadas e foram apresentadas 67 comunicações de 157 autores de 5 países. A comunidade científica brasileira esteve fortemente representada, com várias comunicações, fazendo do congresso um fórum científico e empresarial Luso-Brasileiro.

A CERTIF tem uma forte ligação ao sector onde tem clientes quer na marcação CE quer na certificação de produtos.

http://www.apfac.pt/congresso2010/

MAR 2010
Novo laboratório para a energia fotovoltaica


Foi recentemente inaugurado em Moura o Laboratório da Lógica - Empresa Municipal que está equipado para dar resposta aos requisitos das normas IEC para os painéis solares fotovoltaicos.

A CERTIF e a Lógica preparam a sua adesão aos acordos internacionais nesta área, tendo como objectivo oferecer aos seus clientes uma certificação credível e reconhecida em todo o mundo, esperando que Portugal venha a desempenhar um papel relevante neste mercado.

Por ocasião da inauguração teve lugar um seminário com a participação da CERTIF e da Universidade Nova de Lisboa e Universidade de Aveiro.

 

MAR 2010

A CERTIF e a Lógica preparam a sua adesão aos acordos internacionais nesta área, tendo como objectivo oferecer aos seus clientes uma certificação credível e reconhecida em todo o mundo, esperando que Portugal venha a desempenhar um papel relevante neste mercado.

Por ocasião da inauguração teve lugar um seminário com a participação da CERTIF e da Universidade Nova de Lisboa e Universidade de Aveiro.

 

MAR 2010
Criação de Esquema de Pintura Anticorrosiva


A Comissão Técnica de Certificação da CERTIF concluiu a definição dos procedimentos para a certificação de esquemas de pintura anticorrosiva.

A corrosão dos materiais acarreta custos muito elevados, por isso foi decidido criar este esquema de certificação baseado na norma europeia NP EN ISO 12944:6 e que visa a protecção anticorrosiva de estruturas de aço a expor nas diferentes condições atmosféricas.

Além da CERTIF estão representados na Comissão Técnica o LNEG, que incentivou o desenvolvimento deste esquema, representantes de fabricantes, SIKA, Hempel Portugal, CIN, Fábrica de Tintas 2000 e a Associação Portuguesa de Tintas, aplicadores, SLM, S.A. e Caetano Coatings e os utilizadores Siemens e EDP.

Brevemente terão lugar encontros para divulgação deste novo esquema.

 

FEV 2010
APTA é novo Associado CERTIF


A APTA- Associação de Produtores e Tubos e Acessórios passou a ser o 25º associado efectivo da CERTIF.
Tendo por missão contribuir para o incremento gradual da segurança e qualidade das redes de canalização aos níveis do projecto e da instalação, a  APTA, além de prestar apoio aos seus associados, elabora manuais e publicações técnicas e presta apoio técnico gratuito, nomeadamente através de acções de formação, a todos os profissionais que estão relacionados com as instalações de condução de fluidos.
A APTA desempenha um papel importante na criação de material didáctico para uso por monitores e professores na formação de futuros instaladores.
A APTA tem tido, desde a sua criação, uma ligação forte à CERTIF, fazendo parte de uma Comissão Técnica e pugnando, junto do mercado e das autoridades, pela qualidade dos produtos e pela sua certificação.

Os Associados da APTA são clientes da CERTIF certificando regularmente todos os seus produtos.

 

JAN 2010
CUNHOL recebe certificado ISO 9001:2008


CERTIF certificou no final de 2009 o Sistema de Gestão da Qualidade, de acordo com a norma ISO 9001:2008 da Cunhol.

Empresa portuguesa, tem como actividade a concepção, desenvolvimento e fabrico de ferramentas, dedicando-se à mecânica de precisão para as industrias como a aeronáutica, a automóvel e a alimentar.

Tem na sua bolsa de clientes empresas como a Autoeuropa, Grupo Gestamp, Robert Bosh, M.C. Graça, TAP, Ogma e Pilatus.

 

JAN 2010
CERTIF certifica Sterile Clear e Desicosmo


A CERTIF certificou os sistemas de gestão da qualidade das empresas Sterile Clear e Desicosmo, detidas pela Silva Roque, Lda. com sede em Ponte de Rol, no concelho de Torres Vedras.

Na Sterile Clear o âmbito de certificação abrange a actividade de consultoria, auditoria e formação e higiene e segurança alimentar, auditoria e formação e higiene e segurança no trabalho e também recolha e avaliação de amostras.

O âmbito de certificação abrangido na DESICOSMO cobre a comercialização de produtos químicos, prestação de serviços de controlo de pestes e de desinfecção de instalações e superfícies

 



CERTIF © 2016 www.certif.pt