última actualização: Novembro 2018 
 
  início Folheto CERTIF
  mapa do sítio
 

Acordos Internacionais de certificação

Introdução

Muitas das oportunidades oferecidas aos fabricantes nacionais estão, hoje, localizadas fora do Espaço Económico Europeu, nomeadamente em países localizados no leste europeu, Extremo Oriente, países do Mercosul e Estados Unidos da América.

Apesar de nalguns destes países existirem condições nacionais específicas que os produtos devem respeitar, tal facto não inválida que a verificação da sua conformidade não possa ser feita em Portugal, através da CERTIF, significando isso uma economia significativa de tempo e encargos financeiros.

Para o efeito a CERTIF é membro de pleno direito do CB Scheme, da IECEE, o qual permite o reconhecimento internacional.

Reconhecimento Internacional

O reconhecimento internacional dos Organismos de Certificação é um factor importante na diferenciação dos seus serviços de certificação, na medida em que lhes permite acrescentar valor aos produtos que certifica, com todos os benefícios dai resultantes para os fabricantes.

A este nível a CERTIF é simultaneamente:

  1. O membro nacional da IECEE (IEC System for Conformity Testing and Certification of Electrical Equipment)

  2. E o Organismo de Certificação reconhecido no âmbito do CB Scheme (reconhecimento mutuo de relatórios de ensaio para equipamentos eléctricos), no âmbito da IEC (International Electrotechnical Committee).

Certificado de conformidade no âmbito do CB Scheme, da IECEE

Estes certificados são emitidos com base em relatórios de ensaios efectuados aos produtos que tenham sido certificados pela CERTIF de acordo com as normas internacionais (IEC). O CB Scheme é o primeiro e único sistema de certificação internacional de reconhecimento mútuo entre os vários Organismos de Certificação.

Os certificados emitidos no âmbito do CB Scheme constituem um passaporte para a colocação dos equipamentos eléctricos no mercado internacional, segundo o seguinte princípio:

“Um produto, um ensaio, uma marca... muitas marcas”

Se um fabricante procura uma maneira fácil de colocar os seus produtos em países fora do Espaço Económico Europeu, então o Certificado CB é um passaporte fundamental para lhe permitir viajar a nível mundial, abrir-lhe portas que de outra maneira poderiam permanecer fechadas.

A popularidade e o reconhecimento da certificação através do CB Scheme são o resultado directo do fenómeno da globalização nas trocas comerciais. Esta certificação permite-lhe assim o mais rápido e fácil acesso a vários mercados regionais.

Se indicar quais são os países para os quais pretende exportar os seus produtos, a CERTIF identifica e verifica durante os ensaios os desvios nacionais e as condições particulares exigidas por esses países, evitando a necessidade de re-ensaiar os seus produtos nos países de destino.

Para garantir o sucesso deste sistema de certificação estão envolvidos meios e recursos que permitem desenvolver um grande trabalho ao nível da harmonização global das normas de segurança eléctrica e dos procedimentos de ensaios, nos quais a CERTIF está presente, de modo a facilitar a aceitação dos resultados.

Através deste sistema de certificação é possível obter qualquer Marca de Conformidade de outros OC’s, incluindo a Marca CERTIF – Produto Certificado. Para o efeito apenas se torna necessário efectuar uma auditoria ao sistema da qualidade implementado no fabrico desses produtos. Tendo em consideração a experiência que a CERTIF possui, essas auditorias aos fabricantes podem ser normalmente realizadas pela CERTIF em nome de outros OC’s o que significa uma redução substancial dos custos da certificação.


CERTIF © 2011 www.certif.pt