última actualização: outubro 2021 
 
  início Folheto CERTIF
  mapa do sítio
 

Notícias

OUT 2021
Dia Mundial da Normalização


Comemora-se dia 14 de Outubro, o Dia Mundial da Normalização, uma iniciativa conjunta dos organismos internacionais ISO-Organização Internacional de Normalização, IEC-Comissão Eletrotécnica Internacional e ITU- União Internacional de Telecomunicações, com o objetivo de chamar a atenção para a importância das normas e prestar homenagem a todos aqueles que, ao nível técnico, participaram na sua elaboração.

O tema escolhido para este ano foi uma “Shared vision for a better world”, cuja escolha pretende alertar a Sociedade para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que visam abordar os desequilíbrios sociais, desenvolver uma economia sustentável e reduzir o ritmo das mudanças climáticas. Para os alcançar será necessária a cooperação dos parceiros públicos e privados e o uso de todas as ferramentas disponíveis, incluindo as normas internacionais e as atividades de avaliação de conformidade.

Mais informação pode ser obtida em: https://www.iso.org/world-standards-day.html

SET 2021
CERTIF patrocina o Colóquio da Qualidade


A Associação Portuguesa para a Qualidade (APQ) vai organizar, no dia 11 de novembro o seu 45º Colóquio da Qualidade, coincidindo com a celebração do Dia Mundial da Qualidade.

O tema principal é “A Qualidade na Era da Transformação Digital” e estarão em discussão questões como o papel da Qualidade no processo de transformação digital, quais os últimos desenvolvimentos neste âmbito, qual o papel das ferramentas da qualidade, como as conhecemos e a sua adequação, ou não, nos contextos digitais, bem como uma análise do que organizações portuguesas estão a fazer nono âmbito da Qualidade 4.0.

O colóquio será realizado em formato híbrido, presencial em Lisboa e com transmissão online. Pode aceder a mais informações e eftuar a sua inscrição em: https://apq.pt/eventos/44-coloquio-qualidade.

SET 2021
CERTIF assina acordo de reconhecimento com o BBA – British Board of Agrément


O Brexit trouxe, como uma das consequências, o não reconhecimento na Grã-Bretanha da marcação CE (a Irlanda do Norte tem regras diferentes), passando a ser obrigatória a marcação UKCA.

As empresas que exportam para Inglaterra, Escócia ou País de Gales produtos de construção abrangidos pela obrigatoriedade da marcação CE terão, a partir de 1 de janeiro de 2023 (o prazo foi alargado), de aceder, por isso, à marcação UKCA.

A CERTIF, para apoiar os seus clientes que exportam para estes mercados, estabeleceu um acordo de reconhecimento com o BBA, passando a ser um European Notified Body Partner, o que permite às empresas, com o certificado emitido pela CERTIF, obter o certificado UKCA emitido pelo BBA. Para qualquer dúvida ou esclarecimento contacte o seu Gestor de Processo.

SET 2021
ISO Survey 2020


A ISO (Organização Internacional de Normalização) divulgou, como é habitual, o  ISO Survey que contém os dados relativos ao número de certificados emitidos por organismos de certificação acreditados por membros do Fórum Internacional de Acreditação (IAF).

O ISO Survey 2020 mostra que existe mais de 1 milhão e quinhentas mil organizações certificadas no mundo, número este que representa um aumento de 18% face ao ano anterior, em grande parte devido ao aumento de certificações de acordo com a ISO 45001.

Esta estatística diz respeito a um conjunto de 12 normas e pode ser consultada aqui: ISO - The ISO Survey A China continua a ser o país com mais certificados emitidos, quer no âmbito da ISO 9001, quer da ISO 14001. De registar que, em ambas as normas, se verifica uma diminuição do número de certificados válidos em Portugal.

AGO 2021
Lançamento do CIRCO Hub Portugal


No passado dia 18 de Junho realizou-se a sessão de lançamento do CIRCO Hub Portugal, um programa de capacitação que aplica o design e o design thinking ao desenvolvimento de produtos, serviços e modelos de negócio circulares, dirigido a 100 empresas e a 60 designers.

A iniciativa é financiada pelo Fundo Ambiental e será implementada numa parceria entre o LNEG, o IAPMEI e a APA. O objetivo principal do projeto é incentivar a economia circular através do design, recorrendo a um programa de formação testado e com uma elevada taxa de sucesso.

A formação inicia-se em setembro de 2021 e destina-se a empresas responsáveis pela fabricação de produtos e profissionais de design que tenham interesse em aplicar estratégias e práticas para desenvolver o seu negócio de acordo com princípios de economia circular.

Mais informações e vídeo da sessão de lançamento do Programa CIRCO HUB Portugal em: lancamento do circo hub portugal | LNEG Laboratório Nacional de Energia e Geologia

JUL 2021
45º Colóquio da Qualidade


APQ – Associação Portuguesa para a Qualidade acaba de anunciar o “save the date” para o 45º Colóquio da Qualidade que terá lugar no dia 11 de novembro, em formato online e presencial, sendo este em Lisboa. O Colóquio deste ano terá como tema Qualidade na Era da Transformação Digital e coincidirá com a celebração do Dia Mundial da Qualidade.

JUL 2021
Certificação de produtos de combate aos incêndios


Com o início da época de incêndios aumenta a nossa preocupação. A utilização de equipamentos fiáveis de combate aos incêndios poderá ajudar a prevenir que este tipo de situações assuma formas mais graves.

A CERTIF dá o seu contributo através da marcação CE e da certificação de produtos para vários equipamentos que poderão ajudar no combate aos incêndios.

Assim, é importante lembrar que a CERTIF é Organismo Notificado para normas europeias, tais como a EN 671-1:2012 para as bocas de incêndio armadas com mangueiras semirrígidas, assim como para a norma EN 671-2:2012 para bocas de incêndio armadas com mangueiras flexíveis.

A CERTIF está também acreditada para a emissão de certificados para marcos de incêndio de coluna, de acordo com a EN 14384:2005, marcos de incêndio enterrados, de acordo com a EN 14339:2005, e para a série de normas EN 54 que inclui os seguintes produtos: centrais de incêndio, sirenes, botoneiras, detetores de calor e fumo, isoladores e dispositivos de alarme visual.

Para além dos produtos referidos a CERTIF trabalha também na certificação do serviço de manutenção de extintores de acordo com a NP 4413:2019, norma de cumprimento obrigatório para as empresas que pretendam exercer atividade de manutenção de extintores.

A CERTIF, com vários certificados emitidos nestes âmbitos, tem já 20 anos de experiência nesta área.

JUN 2021
Dia Mundial da Acreditação


O Dia Mundial da Acreditação celebra-se a 9 de junho, por iniciativa do IAF – International Accreditation Cooperation e do ILAC – International Laboratory Accreditation, tendo, este ano, como tema a utilização da Acreditação como suporte da implementação dos objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas.

O IAF e o ILAC produziram uma brochura e um vídeo que mostram exemplos do papel que a acreditação desempenha no suporte à implementação dos objetivos da sustentabilidade, e que podem ser acedidos em
https://ilac.org/news-and-events/world-accreditation-day-2021/

 

 

JUN 2021
AT SOLAR com o primeiro certificado Solarkeymark


A AT SOLAR obteve a sua primeira certificação Solarkeymark para um coletor solar térmico. Situada em Vouzela a AT Solar passa, assim a fazer parte do grupo de empresas detentoras da marca europeia para os coletores e sistemas solares térmicos atribuída pela CERTIF.

A Solarkeymark é uma marca europeia de conformidade atribuída por um conjunto de organismos de certificação para tal qualificados, e que a CERTIF integra. Com esta marca de conformidade os fabricantes podem demonstrar que o seu coletor ou sistema solar térmico cumpre com as normas europeias aplicáveis, bem como com os requisitos adicionais da marca.

 

 

MAI 2021
CERTIF concedeu pela primeira vez a marca Produto Certificado a uma empresa em Taiwan


Hou Ta Electric Cords & Plugs Co., Ltd. foi a primeira empresa de Taiwan a obter a marca CERTIF Produto Certificado para fichas monofásicas não desmontáveis com cabo, após a avaliação do Sistema da Qualidade implementado no fabrico, através de uma auditoria, e avaliação da conformidade do produto através da realização de ensaios de acordo com a norma IEC 60884-1:2002+AMD1:2006+AMD2:2013 e ensaios adicionais para confirmação das dimensões de acordo com a folha de Normalização da CEE 7 aplicável.

Hou Ta Electric Cords & Plugs Co., Ltd. é um fabricante com mais de 30 anos de experiência em Taiwan com mais de 30 aprovações internacionais de segurança elétrica e com o seu sistema de gestão de qualidade certificado de acordo com ISO 9001:2015.

 

 

MAI 2021
ETICS: Acordos de Reconhecimento Mútuo europeus na certificação de produtos elétricos


Realizou-se nos dias 27 e 28 de abril, por vídeo-conferência, a reunião anual do grupo ETICS - European Testing Inspection Certification System.
Esta Associação de Organismos de Certificação europeus, onde estão representados diversos stakeholders, entre outros a Lighting Europe, Europacable, Orgalime, EU DG Growth, Europol, EA – European Accreditation, CEN/CENELEC, é responsável pela gestão estratégica e operacional dos diversos Acordos de reconhecimento mútuo europeus, no âmbito da certificação de equipamento elétrico, incluindo as marcas comuns europeias ENEC e HAR.
De salientar um conjunto de temas com interesse para os fabricantes nacionais:

  • a continuação do reconhecimento das Marcas europeias no Reino Unido, durante o processo de transição para o Brexit e após a sua conclusão,
  • a manutenção das atividades por via remota, incluindo auditorias, apenas nos casos devidamente fundamentados. Esta situação é de carácter excecional e será revogada quando as restrições devidas à pandemia deixarem de existir,
  • o reforço da harmonização dos processos de certificação, para promover a concorrência leal entre os fabricantes nos diversos mercados,
  • a divulgação das marcas comuns europeias em diversos mercados, nomeadamente na Eurásia, China, EAU, Arábia Saudita, África do Sul, Argentina, EUA e Austrália, facilitando o seu reconhecimento,
  • a atividade de diversos grupos de trabalho internos no sentido de encontrarem e darem resposta a novos desafios, que acompanhem as tendências e necessidades das partes interessadas, incluindo os utilizadores e consumidores.

Reforçar a importância da credibilidade e da confiança das certificações europeias e o aumento do número de produtos certificados permite colocar no mercado produtos mais seguros e que cumprem com as funcionalidades para as quais foram desenvolvidos.

Este objetivo é compatível com o apoio às autoridades de controlo do mercado no combate à contrafação.

 

 

ABR 2021
O contributo da certificação para a proteção ambiental – dois exemplos


Todos os dias vemos, nos diferentes meios de comunicação social, artigos, notícias e reportagens, alguns deles pré-apocalípticos, sobre as alterações climáticas e sobre a poluição dos oceanos com plásticos. Não são situações ou problemas “novos”, mas continuam na ordem do dia quando o mundo sofre com uma pandemia que muitos acreditam ter sido potenciada pela negligência da espécie humana para com o planeta onde habita.

Muitos países, entre os quais Portugal, têm implementado legislação que visa diminuir os efeitos desta negligência, atuando ao nível das suas causas. Compete, igualmente, a cada um de nós, quer ao nível individual quer ao nível de empresa, fazer a sua parte para uma melhoria ambiental que se quer e espera robusta e eficaz a curto / médio prazo.

A CERTIF disponibiliza às empresas certificações de serviço que contribuem efetivamente para a atenuação dos dois problemas ambientais referidos no início deste artigo.

A primeira delas dirige-se às empresas que realizam a instalação, a reparação, a manutenção ou assistência técnica e o desmantelamento de equipamentos fixos de refrigeração, ar condicionado e bombas de calor que contenham gases fluorados com efeito de estufa. Trata-se de uma certificação obrigatória nos termos estabelecidos no Regulamento (UE) n.º 517/2014 e no Regulamento de Execução (UE) 2015/2067 com o enquadramento nacional dado pelo Decreto-Lei n.º 145/2017. O consumidor, quer individual quer empresarial, ao optar por uma empresa com o seu serviço certificado nestes termos, para além de cumprir a lei, tem a garantia acrescida de que as práticas seguidas estão de acordo com a legislação vigente ao nível da utilização de fluídos que contribuem para o efeito de estufa e como tal para o aquecimento global.

A segunda tem como base as premissas da Redução, Reutilização e Reciclagem que são muito faladas, é certo, mas que estão longe de cair na banalidade. Trata-se da certificação da atribuição do Fim do Estatuto do Resíduo (FER) a diversos materiais, nomeadamente:

  • Plástico Recuperado (PE, PP, PVC, PET e PS) em conformidade com a Portaria n,º 245/2017 de 2 de Agosto;
  • Material de borracha derivado de pneus usados em conformidade com a Portaria n.º 20/2018 de 17 de janeiro;
  • Ferro, aço e alumínio em conformidade com o Regulamento (UE) n.º 333/2011 do Conselho de 31 de março de 2011;
  • Cobre em conformidade com o Regulamento (UE) n.º 715/2013 da Comissão de 25 de julho de 2013.

Trata-se de uma certificação de serviço que na sua génese é voluntária, mas que se torna obrigatória se o produtor de cada um destes resíduos os pretender colocar no mercado como uma matéria-prima pronta a ser incorporada num produto final. Esta certificação implica que o produtor tenha implementado um sistema de gestão e um controlo do produto que sejam adequados e cumpram com a legislação referida. Ao optar pela aquisição destes produtos as empresas transformadoras estão a comprar uma matéria-prima equiparada a um material virgem e não um resíduo, com as vantagens que daí advêm, bem como a contribuir para a política dos 3 R’s já referida e para uma efetiva Economia Circular.

No site da CERTIF pode consultar as listas de empresas certificadas.

 

 

ABR 2021
A CERTIF continua a apoiar o setor da construção


A CERTIF continua a apoiar o setor da construção civil e obras públicas, através da certificação de produtos e da marcação CE, contribuindo, com a avaliação da sua conformidade para a disponibilização de produtos conformes com as normas.

No que se refere aos produtos em aço destinados a serem utilizados como armaduras em betão armado que se apresentem na forma de varões, barras, rolos ou bobinas, redes eletrossoldadas e treliças, independentemente do processo de fabrico, a CERTIF, com a contribuição do LNEC, que efetua os respetivos ensaios, certifica os seguintes produtos:

  • varão de aço A400NR para armaduras de betão armado, de acordo com a Especificação LNEC 449:2017:
  • varão de aço A500NR para armaduras de betão armado, de acordo com a Especificação LNEC 450:2017:
  • varão de aço A400NR de ductilidade especial para armaduras de betão armado, de acordo com a Especificação LNEC 455:2017:
  • varão de aço A500NR de ductilidade especial para armaduras de betão armado, de acordo com a Especificação LNEC 460:2017:
  • varão de aço A500ER para armaduras de betão armado, de acordo com a Especificação LNEC 456:2020:
  • redes eletrossoldadas para armaduras de betão armado, de acordo com a Especificação LNEC 458:2020:
  • redes eletrossoldadas de pequeno diâmetro, de acordo com a Especificação LNEC 479:2020:
  • treliças eletrossoldadas para armaduras de betão armado de acordo com a Especificação LNEC 480:2020:
  • fio de aço para pré-esforço, de acordo com a Especificação LNEC 452:2020:
  • cordão de aço para pré-esforço, de acordo com a Especificação LNEC 453:2020:

A certificação destes produtos inclui ensaios, efetuado nos laboratórios do LNEC, como referido, e a auditoria aos respetivos locais de fabrico.

A CERTIF está representada em vários países, tais como: Portugal, Espanha, Angola, Turquia e Tailândia, através de empresas que possuem a certificação dos seus produtos de acordo com as especificações acima mencionadas.

 

 

MAR 2021
CERTIF reconhecida para a certificação de produtos no âmbito do Heat Pump KEYMARK


A CERTIF foi reconhecida para a certificação de bombas de calor com depósito incorporado para água quente doméstica de acordo com a norma EN 16147, no âmbito do Heat Pump KEYMARK.

Os ensaios de determinação do desempenho e consumo energético das bombas de calor serão realizados no Itecons - Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico para a Construção, Energia, Ambiente e Sustentabilidade, localizado em Coimbra.

O Heat Pump KEYMARK é uma marca de certificação europeia voluntária e independente, aplicável ao desempenho energético de bombas de calor, que segue os requisitos estabelecidos para um esquema de certificação tipo 5 da ISO - International Organization for Standardization. Isto implica a realização de ensaios de concessão e de acompanhamento, bem como a avaliação periódica do processo de fabrico e do respetivo sistema da qualidade.

O Heat Pump KEYMARK está enquadrado pelos Regulamentos Europeus 813/2013 e 814/2013 que estabelecem os requisitos para o Ecodesign. A emissão de um certificado pela CERTIF constitui, assim, um passaporte para a colocação dos produtos no mercado europeu. Informação adicional relativa a este sistema de certificação pode ser obtida em www.heatpumpkeymark.com.

 

MAR 2021
Mestre alimentar renova certificação pela nova norma ISO 22000:2018


A Mestre Alimentar - Comercialização de Produtos Alimentares, Lda., viu renovada a certificação do seu Sistema de Gestão da Qualidade e de Segurança Alimentar pelas normas NP EN ISO 9001:2015 e ISO 22000:2018, respetivamente.

Os certificados têm como âmbito a comercialização e distribuição de produtos alimentares congelados, refrigerados e à temperatura ambiente. Nesta auditoria, a empresa sediada em Chaves efetuou já a transição para a nova versão da norma ISO 22000:2018, garantindo assim, o cumprimento com os novos requisitos normativos e dando provas que, mesmo nos tempos difíceis que vivemos, mantém a sua política de fornecimento de produtos seguros, tendo em mente a segurança dos alimentos fornecidos e dos seus clientes.

 

FEV 2021
Revisão da ISO 9001:2015


A ISO irá dar inicio ao processo de revisão da norma ISO 9001:2015 para que este documento de referencia dos sistemas de gestão da qualidade, e no qual se baseiam vários outros sistemas, se mantenha aplicável e relevante para os seus utilizadores.

Ao nível nacional este processo será acompanhado pela CT 80, Comissão Técnica Portuguesa na área da Gestão e Garantia da Qualidade.

Para aumentar a sua relevância no mercado, ao nível da avaliação da conformidade, é necessário identificar os aspetos que podem necessitar ser melhorados, e se tenha a correta perceção de até que ponto foram alcançados os objetivos a que a norma de 2015 se propôs e o qual o grau de dificuldade/facilidade sentido na sua implementação.

É solicitado a todas a empresas certificadas que colaborem através do preenchimento de um inquérito que foi desenvolvido pelo comité técnico “Quality management and quality assurance” e que está disponível em Perception of certificaton bodies on ISO 9001:2015 Survey (surveymonkey.com).

A participação das empresas será determinante para que o início da revisão desta norma tenha início durante o ano de 2021 ou que seja uma recolha de informação e contributos para futuras revisões da norma.

 

FEV 2021
CERTIF renova a sua adesão ao Compromisso Pagamento Pontual


Considerando que o princípio do pagamento nos prazos acordados entre as partes deveria ser um exercício salutar de gestão e de ética a CERTIF renovou a sua adesão ao Compromisso Pagamento Pontual, uma iniciativa da ACEGE.

Com esta decisão a CERTIF pretendeu dar o seu apoio à iniciativa e declarar que cumpre com todo o rigor as suas responsabilidades para com os seus fornecedores.

Informação sobre o Compromisso Pagamento Pontual, bem como das entidades aderentes, pode ser obtida em https://pagamentospontuais.org/

 

DEZ 2020
A Sonae Arauco España obteve a Marcação CE para os produtos Placas Derivados de Madeira


A Sonae Arauco España obteve a Marcação CE para os produtos Placas Derivados de Madeira. Os certificados 1328-CPD-0831 e 1328-CPD-0832, referem-se aos produtos Placas de aglomerado de partículas de madeira P2 não revestido ou revestido com papéis melamínicos para aplicações interiores como componente não estrutural em ambiente seco com características ignífugas e Placas de aglomerado de fibra de madeira MDF revestido com papéis melamínicos para aplicações interiores como componentes não estruturais em ambiente seco com características ignífugas.

A Sonae Arauco España é uma das unidades fabris do grupo Sonae Arauco, onde se enquadra também a Sonae Arauco Portugal, que possui igualmente a Marcação CE para os mesmos produtos.

O grupo Sonae Arauco, um dos principais fabricantes de Placas de Derivados de Madeira a nível nacional, passa a oferecer a possibilidade de comercialização destes produtos, a nível da Península Ibérica.

 

NOV 2020
Congresso do Cluster Habitat Sustentável 2020


O Cluster Habitat Sustentável realiza de 2 a 4 de dezembro a 7ª edição do seu Congresso, este ano em formato virtual (videoconferência. O mote do Congresso são as “Soluções para os Desafios da Sustentabilidade” que as entidades da cadeia de valor do Habitat têm para oferecer.

Vai haver painéis com debate dedicados a mostrar e a discutir ideias, produtos ou soluções relacionadas com a Economia Circular, a Eficiência de Recursos e a Descarbonização, a Transformação Digital, a Renovação Urbana Sustentável, Materiais e Sistemas Avançados e as Soluções para a Recuperação Económica.

Informações sobre o Congresso e inscrições disponíveis em:
https://centrohabitat.wixsite.com/congressochs2020 

 

NOV 2020
Dia Mundial da Qualidade


O Dia Mundial da Qualidade, instituído pela Organização das Nações Unidas em1990, celebra-se, este ano, a 12 de Novembro e tem como tema “Criação de valor para o cliente”.

A qualidade apoia as empresas a desenvolver uma cultura centrada no cliente que permite reconhecer que é o cliente e não a empresa que define o que é a qualidade que deve, por isso, ser compreendida através dos olhos dos seus clientes.

Mais informação pode ser obtida em www.quality.org/wqd20

 

OUT 2020
Dia Mundial da Normalização


Comemora-se dia 14 de outubro, o Dia Mundial da Normalização, uma iniciativa conjunta dos organismos internacionais ISO-Organização Internacional de Normalização, IEC-Comissão Eletrotécnica Internacional e ITU- União Internacional de Telecomunicações, com o objetivo de chamar a atenção para a importância das normas e prestar homenagem a todos aqueles que, ao nível técnico, participaram na sua elaboração.

O tema escolhido para este ano foi “Protegendo o planeta com normas” e, num momento em que se verifica um forte impacto negativo sobre o clima, as normas internacionais, através de métodos e soluções técnicas preparadas por peritos e cobrindo aspetos como os da economia de energia e qualidade da água e do ar, podem ser um instrumento relevante para a partilha do conhecimento e para uma mais eficaz aplicação dos recursos.

Mais informação pode ser obtida aqui.

 

SET 2020
Tempo Analógico, Lda. obteve a certificação do Sistema de Gestão da Qualidade pela norma NP EN ISO 9001:2015


A Tempo Analógico, Lda, já cliente da CERTIF na certificação de serviços viu agora certificado o seu sistema de gestão da qualidade para o âmbito da prestação de serviços de manutenção integral de edifícios, manutenção de instalações elétricas, eletromecânicas, de gás e de segurança eletrónica, e obras de remodelação de construção civil e instalações técnicas especiais.

A Tempo Analógico, Lda é uma empresa que se encontra presente no mercado há diversos anos, e a certificação agora obtida, para além da garantia e duma maior confiança que pode oferecer aos seus clientes, passa a poder aceder a concursos onde este requisito é exigido.

 

SET 2020
Programa do 44º Colóquio da Qualidade já definido


O programa do 44º Colóquio da Qualidade está já definido. A CERTIF participará, através do seu Diretor Geral, na Mesa-Redonda sobre O ”novo normal” na Qualidade.

Organizado em modo online, acompanhando as atuais restrições, o Colóquio é uma oportunidade para os participantes tomarem contacto com experiências e boas práticas nacionais e internacionais e debaterem temas atuais da Gestão da Qualidade e Excelência Organizacional, num ano marcado por adversidades verdadeiramente excecionais, que impõem exigências acrescidas também aos profissionais da Qualidade. Informações sobre o Colóquio, que conta já com um elevado número de inscrições, podem ser obtidas aqui.

 

SET 2020
ISO Survey 2019


A ISO (Organização Internacional de Normalização) divulgou, como é habitual, o ISO Survey que contém os dados relativos ao número de certificados emitidos por organismos de certificação acreditados por membros do Fórum Internacional de Acreditação (IAF). O ISO Survey 2019 mostra que existe mais de 1 milhão e trezentas mil organizações certificadas no mundo, número este que representa um aumento de 3,8% face ao ano anterior.

Esta estatística diz respeito a um conjunto de 12 normas e pode ser consultada aqui.

A China continua a ser o país com mais certificados emitidos quer no âmbito da ISO 9001 quer da ISO 14001. De registar que, em ambas as normas, se verifica uma diminuição do número de certificados válidos em Portugal

 

SET 2020
A EnviSolutions, Lda. obteve a certificação do Sistema de Gestão da Qualidade pela norma NP EN ISO 9001:2015


O certificado emitido têm como âmbito a Prestação de serviços de consultoria e estudos técnicos no âmbito ambiental e da conformidade legal de produtos para: Marcação CE (Produtos da Construção, EPI, segurança dos brinquedos, compatibilidade eletromagnética, ATEX, material elétrico de baixa tensão, RoHS, Segurança de máquinas, equipamentos sob pressão e recipientes sob pressão simples), REACH & CLP, biocidas, cosméticos; e de instalações: ambiente, energia, higiene e segurança no trabalho, segurança alimentar.

A EnviSolutions, é uma empresa de consultoria presente no mercado há diversos anos e demonstra assim o seu empenho em prestar um serviço de qualidade aos seus clientes.

 

AGO 2020
CERTIF patrocina o Colóquio da Qualidade


A Associação Portuguesa para a Qualidade (APQ) vai organizar em 12 de novembro o seu 44º Colóquio da Qualidade, que este ano coincide com o Dia Mundial da Qualidade.

O tema principal é “Qualidade e Excelência: Liderar a transformação, aproveitar as oportunidades”. Tendo em conta os tempos atuais que vivemos esta edição do Colóquio será em formato online. Pode aceder a mais informações em https://apq.pt/eventos/44-coloquio-qualidade/

 

 

AGO 2020
CERTIF emite primeiro certificado para a NP 4413:2019


No final de 2019 foi publicada a mais recente edição da norma de manutenção de extintores NP 4413:2019. Esta revisão veio harmonizar as alterações legislativas e normativas ocorridas desde 2012, assim como clarificar alguns pontos face à edição anterior.

Nos certificados emitidos ao abrigo da nova edição da NP 4413 passam a constar as matrículas das oficinas-móveis das empresas de manutenção de extintores. A CERTIF emitiu o primeiro certificado para a NP 4413:2019, para a empresa PRINCIPIUS DIVERSUS que tem também o seu sistema de gestão da qualidade certificado pela CERTIF pela norma ISO/IEC 9001:2015.

 

JUN 2020
Dia Mundial da Acreditação


O Dia Mundial da Acreditação celebra-se a 9 de junho, por iniciativa do IAF – International Accreditation Cooperation e do ILAC – International Laboratory Accreditation, tendo, este ano, como tema “Acreditação para melhorar a segurança alimentar”.

A declaração conjunta dos Presidentes do IAF e do ILAC salienta a importância da acreditação na segurança alimentar, realçando o facto de, através desta, se assegurar, de forma competente e imparcial, a realização de certificações, inspeções e ensaios em toda a cadeia alimentar, qualquer que seja o local.

Mais informação sobre o Dia Mundial da Acreditação, bem como o acesso ao vídeo, brochura e comunicado oficial podem ser obtidos em: https://ilac.org/news-and-events/world-accreditation-day-2020-2/

 

 

 

MAR 2020
ETICS


Entrou em vigor em 2020 uma nova versão do OD CIG 023, o modelo de relatório de auditoria à fábrica do ETICS, Associação Europeia que agrupa os organismos de certificação de produtos na área elétrica, do qual a CERTIF é membro, e que se encontra disponível aqui.

A ETICS está a desenvolver acordos com organismos de certificação de países fora da Europa no sentido de obter o reconhecimento, com base neste relatório, das auditorias realizadas pelos seus membros. Este modelo de relatório já é aceite pelo IRAM na Argentina pelo que os fabricantes que pretendam exportar para a Argentina podem obter a marca do IRAM através das auditorias realizadas pela CERTIF com uma significativa redução de custos.

 

MAR 2020
CERTIF elege Órgãos Sociais


A Assembleia Geral da CERTIF aprovou o Relatório e Contas de 2019, e procedeu à eleição dos Órgãos Sociais da Associação para o triénio 2020-2022. A lista eleita representa uma continuidade no que se refere às linhas de atuação da CERTIF e foca a sua prioridade na qualificação dos recursos humanos com o objetivo de reforçar o seu posicionamento na oferta de certificações que criem valor para os seus clientes, com particular relevo no apoio às empresas exportadoras.

A lista dos órgãos sociais eleitos pode ser consultada aqui.

 

FEV 2020
Encontros de Auditores CERTIF


No final do mês de janeiro, e com o objetivo de analisar com os inspetores a experiência das inspeções realizadas durante o ano e promover a harmonização de critérios, a CERTIF reuniu em Coimbra e no Porto os inspetores que atuam no esquema de certificação dos serviços das empresas que trabalham em equipamentos fixos de refrigeração, ar condicionado e bombas de calor que contenham gases fluorados com efeito de estufa.

Paralelamente reuniram, também os auditores da área elétrica com o objetivo de divulgar a informação sobre atualização de normas e procedimentos relativos aos acordos de reconhecimento europeus e internacionais de que a CERTIF é signatária.

 

JAN 2020
Umbelino Monteiro renova a certificação do seu Sistema de Gestão Integrado, com transição do SGT para a ISO 45001:2018.


A Umbelino Monteiro, S.A. viu renovada pela CERTIF a certificação do seu Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), Sistema de Gestão Ambiental (SGA) e Sistema de Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho (SGT) para o âmbito “Produção e comercialização de telhas e acessórios cerâmicos. Comercialização de outros acessórios complementares de cobertura.”.

A avaliação efetuada veio confirmar o cumprimento dos requisitos das normas aplicáveis NP EN ISO 9001:2015, NP EN ISO 14001:2015 e, no caso do SGT, dos requisitos da nova norma ISO 45001:2018.
Com a decisão de dar já cumprimento aos novos requisitos no âmbito da Segurança e Saúde no Trabalho, concretizando a transição para a ISO 45001:2018, a Umbelino Monteiro novamente assume a Segurança, a par com o Ambiente e a Qualidade, como um dos elementos chave da organização, considerados como essenciais na satisfação dos seus clientes e no desenvolvimento sustentável. 

A Umbelino Monteiro continua, igualmente, a apostar na qualidade dos produtos que fabrica, certificando as suas telhas cerâmicas que têm aposta a Marca CERTIF Produto Certificado.

CERTIF © 2016 www.certif.pt