última actualização: Março 2024 
 
  início Folheto CERTIF
  mapa do sítio
 

Notícias

NOV 2023
Dia Mundial da Qualidade


O Dia Mundial da Qualidade, instituído pela Organização da Nações Unidas em 1990, é celebrado anualmente na segunda quinta-feira do mês de novembro, com o objetivo de chamar a atenção da Sociedade para a importância estratégica da Qualidade enquanto contributo para o crescimento e para a prosperidade dos indivíduos, das organizações e das Nações.

Em Portugal é a Associação Portuguesa para a Qualidade quem dinamiza a celebração desta data, nos dias 9 e 10 de novembro o Congresso Europeu da Qualidade que junta várias centenas de participantes de todo o mundo e que ao qual a CERTIF se associou enquanto patrocinadora. Ao nível internacional o CQI (Chartered Quality Institute) passou a promover a Semana da Qualidade, iniciativa seguida por muitas organizações em vários países. Este ano o tema da Semana é “Quality: realizing your competitive potential”.

 

OUT 2023
Dia Mundial da Normalização


Celebra-se, no dia 14 de outubro, sob a égide da ISO, IEC e ITU. O Dia Mundial da Normalização que pretende prestar tributo aos milhares de peritos e organizações que, por todo o mundo, trabalham para o desenvolvimento das normas internacionais voluntárias.

O tema deste ano é “Visão partilhada para um mundo melhor”, e a mensagem deixada pelos presidentes da ISO, IEC e ITU, bem como o acesso ao website do dia, para mais informação podem ser obtidos em: https://www.iso.org/world-standards-day.html

 

AGO 2023
Sosoares e Vidraria Canas com SGQ certificado


A Sosoares Caixilharias e Vidro, S.A., em Viseu, e a Vidraria Canas, Lda., nas Caldas da Rainha, são as mais recentes empresas de produção de unidades de vidro isolante a certificar o seu Sistema de Gestão da Qualidade.

Neste sector a CERTIF conta com 7 empresas com o seu Sistema de Gestão da Qualidade certificado e cerca de 15 empresas com os produtos certificados em 18 unidades de produção, dando, assim, uma garantia acrescida aos seus clientes.

 

AGO 2023
CERTIF em Cabo Verde


O Diretor Geral da CERTIF reuniu, na cidade da Praia, em Cabo Verde, com a Presidência do IGQPI – Instituto de Gestão da Qualidade e Propriedade Industrial e com o LEC – Laboratório de Engenharia Civil. Nestas reuniões houve oportunidade de debater áreas de potencial cooperação e onde a CERTIF poderá vir a apoiar o desenvolvimento de alguns esquemas de certificação.

O IGQPI está em processo de implementação da norma ISO/IEC 17065:2012, com vista à sua acreditação como organismo de certificação de produtos e serviços, tendo sido identificadas situações em que poderá haver um trabalho em conjunto.

O LEC está a equipar-se para um adequado controlo dos produtos de construção importados, e preocupado em melhorar a qualidade da construção no país, incluindo o apoio a produções locais. Neste campo foram identificados alguns produtos onde poderá vir a existir cooperação entre a CERTIF e o LEC.

 

JUL 2023
CERTIF distinguida pelo IPQ


O IPQ, em conjunto com o IPAC, organizou uma sessão comemorativa dos 40 anos do Sistema Português da Qualidade sob o lema “Premiar a Qualidade”. Nesta sessão, que foi presidida pelo Secretário de Estado da Economia, a CERTIF foi uma das entidades distinguidas, tendo sido salientada a sua responsabilidade pela continuidade que, com a sua criação, deu à certificação regulamentar de produtos.

 

JUN 2023
RAPEX 2022


Está já disponível o relatório 2022 do RAPEX, sistema europeu de alerta rápido para produtos perigosos não alimentares. O objetivo deste sistema é contribuir para a defesa dos consumidores recolhendo no mercado produtos perigosos para a saúde e segurança. Em 2022 foram lançados pelos Estados-membros 2117 alertas sobre produtos perigosos que levaram a 3932 ações de follow-up desenvolvidas por autoridades governamentais.

Portugal foi autor de 23 alertas de que resultaram 350 ações de follow-up pelas diversas autoridades nacionais. Estes alertas incidiram todos sobre “veículos a motor” e os principais riscos notificados foram lesões (83%), incêndio (13%) e ambiente (4%).

Já ao nível europeu os alertas sobre “veículos a motor” desceram de 26% para 23% enquanto os “brinquedos” passaram de 20% para 23%. De referir que os “aparelhos e equipamentos elétricos” se mantiveram nos 9%. Os riscos mais frequentes nos alertas foram “químicos” (35%), “lesões” (25%) e “choques” (14%). Metade dos alertas referiam-se a produtos com origem na China e 22% na União Europeia.

Estatísticas e relatórios podem ser consultados em https://ec.europa.eu/safety-gate/#/screen/pages/reports

No site da ASAE pode, igualmente, obter mais informação sobre o sistema RAPEX: https://www.asae.gov.pt/inspecao-fiscalizacao/sistemas-de-alerta-e-troca-de-informacao/rapex.aspx

 

MAI 2023
Eurocer-building reúne


A Eurocer-building, Associação Europeia de Organismos de Certificação de Produtos na área da Construção reuniu em Madrid representantes da Bélgica, Espanha, França, Itália e Portugal que analisaram a situação da legislação europeia no domínio da certificação e marcação. Em destaque os desenvolvimentos nos vários países em matéria de avaliação da conformidade relacionados com a sustentabilidade e que se encontram no foco dos vários organismos para dar resposta às solicitações dos seus clientes.

 

ABR 2023
CERTIF patrocina o 64ª Congresso Europeu da Qualidade


Depois do grande sucesso que foi o Congresso da EOQ em Lisboa em 2019 a APQ organiza de novo este evento. O 64º Congresso Europeu da Qualidade terá lugar no Porto a 9 e 10 de novembro sob o tema “Quality for the Future”.

A participação neste Congresso, de que a CERTIF é um dos patrocinadores, é uma oportunidade para discutir, com profissionais da qualidade de vários países o que é hoje a qualidade para os diversos tipos de organização e para os vários setores.

Mais informação e inscrições podem ser obtidas no site do Congresso em https://eoqcongress2023.apq.pt/

 

ABR 2023
54.ª Reunião do Advisory Group – Grupo de Organismos Notificados no âmbito do Regulamento dos Produtos de Construção


No passado dia 28 de Março realizou-se em Bruxelas a 54.ª Reunião do Advisory Group (GNB-CPR AG), do Grupo de Organismos Notificados no âmbito do Regulamento (UE) n.º 305/2011 - Regulamento dos Produtos de Construção.

A CERTIF esteve presente enquanto representante do Grupo dos Organismos Notificados Portugueses (GONP) no âmbito deste regulamento. Nesta reunião os representantes da Comissão Europeia recordaram os objetivos da revisão em curso do Regulamento (UE) n.º 305/2011: simplificar, clarificar e tornar a sua implementação mais facilitada. Neste momento, a proposta de revisão deste regulamento encontra-se em fase de negociação, no contexto da Presidência Sueca do Conselho da União Europeia.

A revisão do regulamento será o resultado de um longo processo de discussão e consulta promovido pela Comissão Europeia, e desempenhará um papel no Pacto Ecológico Europeu e no Plano de Ação para a Economia Circular, e no subsequente desempenho sustentável dos produtos de construção.

 

ABR 2023
Ferromar – Comércio e Indústria de Fernando Pinho Teixeira, S. A. obteve a certificação do seu Sistema de Gestão da Qualidade


A empresa Ferromar – Comércio e Indústria de Fernando Pinho Teixeira, S. A., obteve no final de fevereiro a certificação do seu Sistema de Gestão da Qualidade, de acordo com a norma NP EN ISO 9001:2015, para a comercialização, transformação e distribuição de produtos de aço carbono.

A Ferromar é mais uma empresa do grupo de Indústrias de Fernando Teixeira, S. A. que escolhe a CERTIF como organismo de certificação, neste caso para o seu SGQ.

A CERTIF desenvolve atividades com este grupo de indústrias desde o ano 2000, nomeadamente com a FERPINTA.

 

 

 

MAR 2023
CERTIF elege Órgãos Sociais


A Assembleia Geral da CERTIF aprovou o Relatório e Contas de 2022, e procedeu à eleição dos Órgãos Sociais da Associação para o triénio 2023-2025.

A lista eleita representa uma continuidade no que se refere às linhas de atuação da CERTIF e foca a sua prioridade na qualificação e retenção dos seus recursos humanos com o objetivo de reforçar o seu posicionamento na oferta de certificações que criem valor para os seus clientes, e tendo como novos domínios de atenção a transição energética, os resíduos, a economia circular e a internacionalização.

A lista dos órgãos sociais eleitos pode ser consultada aqui.

 

 

JAN 2023
A ALPI Portugal – Navegação e Trânsitos, Lda obteve a certificação do seu Sistema de Gestão da Qualidade e Ambiental


A empresa ALPI Portugal – Navegação e Trânsitos, Lda, iniciou o ano de 2023 com a obtenção da certificação do seu Sistema de Gestão da Qualidade e Ambiental, de acordo com as normas norma NP EN ISO 9001:2015 e NP EN ISO 14001:2015, para a Organização e logística do transporte internacional por via terrestre, marítima e aérea.

A Alpi, cliente da CERTIF desde 2006 no âmbito da Certificação do Processo de Pesagem de cargas para contentores pelo método 2 – Convenção Solas, veio agora alargar o leque de certificações com a CERTIF sendo que esta certificação agora obtida contempla para além da sede da empresa em Touguinhó outros dois locais onde a ALPI desenvolve a sua atividade: na Mealhada e no Cacém.

 

 

JAN 2023
CERTIF renova a sua adesão ao Compromisso Pagamento Pontual


Considerando que o princípio do pagamento nos prazos acordados entre as partes deveria ser um exercício salutar de gestão e de ética a CERTIF renovou a sua adesão ao Compromisso Pagamento Pontual, uma iniciativa da ACEGE. Com esta decisão a CERTIF pretendeu dar o seu apoio à iniciativa e declarar que cumpre com todo o rigor as suas responsabilidades para com os seus fornecedores. Informação sobre o Compromisso Pagamento Pontual, bem como das entidades aderentes, pode ser obtida em https://pagamentospontuais.org/

 

 

DEZ 2022
64º Congresso Europeu da Qualidade, 9 e 10 de novembro 2023 no Porto


Depois do grande sucesso da organização pela APQ do 63º Congresso Europeu da Qualidade, em Lisboa, o 64º Congresso, depois de três anos de interregno devido às restrições da pandemia, vai voltar a Portugal, com o apoio da EOQ, desta vez na cidade do Porto.

A APQ acaba de anunciar o “save the date” para os dias 9 e 10 de novembro, coincidindo com o Dia Mundial da Qualidade que se celebrará a 9 de novembro, segunda quinta-feira do mês.

 

 

NOV 2022
Universidade Lusófona atribui o grau de Doutor Honoris Causa a António Saraiva


António Saraiva, Presidente da CIP e anterior Presidente do Conselho de Administração da CERTIF recebeu o grau de Doutor Honoris Causa atribuído pela Universidade Lusófona, pelo papel que tem desempenhado em prol da vida associativa e na contribuição para o desenvolvimento do País.

A CERTIF, presente na cerimónia, dá os parabéns ao seu ex-Presidente, Doutor Comendador António Saraiva

 

 

 

 

 

NOV 2022
Dia Mundial da Qualidade


O Dia Mundial da Qualidade, instituído pela Organização da Nações Unidas em 1990, é celebrado anualmente na segunda quinta-feira do mês de novembro, com o objetivo de chamar a atenção da Sociedade para a importância estratégica da Qualidade enquanto contributo para o crescimento e para a prosperidade dos indivíduos, das organizações e das Nações.

Em Portugal é a Associação Portuguesa para a Qualidade quem dinamiza a celebração desta data, ocorrendo o Colóquio da Qualidade neste dia. Ao nível internacional o CQI (Chartered Quality Institute) passou a promover a Semana da Qualidade, iniciativa seguida por muitas organizações em vários países. Este ano o tema da Semana é “Quality conscience: doing the right thing” Mais informação sobre a Semana pode ser obtida em https://www.quality.org/WQW22

 

NOV 2022
46 º Colóquio da Qualidade


O programa do 46º Colóquio da Qualidade, que vai ter lugar no próximo dia 10 de novembro, no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões está já disponível no site da APQ.


O Colóquio da Qualidade é sempre um marco importante e constitui uma oportunidade única para os participantes tomarem contacto com experiências e boas práticas nacionais e internacionais, permitindo debater temas atuais da Qualidade e Excelência Organizacional.
A CERTIF, à semelhança das anteriores edições é Patrocinador do 46º Colóquio.


O programa e toda a informação sobre o Colóquio podem ser obtidos em https://apq.pt/eventos/46-coloquio-da-qualidade/

 

OUT 2022
ISO Survey 2021


A ISO (Organização Internacional de Normalização) divulgou, como é habitual, o ISO Survey que contém os dados relativos ao número de certificados emitidos por organismos de certificação acreditados por membros do Fórum Internacional de Acreditação (IAF). O ISO Survey 2021 ampliou o seu âmbito, com mais 4 normas, elevando para 16 o total de normas ISO de sistemas de gestão. Verifica-se um aumento de certificados emitidos em todas as normas, em comparação com o ano anterior.

A China continua a ser o país com mais certificados emitidos, quer no âmbito da ISO 9001 quer da ISO 14001, seguida da Itália. De registar a nota deixada pela ISO de que os resultados de três países, Portugal Alemanha e Noruega, apresentam uma diminuição do número de certificados devido ao facto de alguns organismos de certificação não terem respondido ao inquérito. Os dados do ISO Survey podem ser consultados em https://www.iso.org/the-iso-survey.html

 

SET 2022
As auditorias na avaliação da conformidade


    Introdução

A avaliação da conformidade inclui ensaios, inspeção e diversas formas de certificação e serve para avaliar que os requisitos especificados são atingidos.

As auditorias podem ser de 1ª, 2ª ou 3ª parte, no caso de serem, respetivamente, auditorias internas, realizadas a pedido de utilizadores (auditorias a fornecedores) ou realizadas por Organismos de Certificação no âmbito de um processo de certificação.

Em geral, estas auditorias avaliam se os processos implementados por uma Organização estão em conformidade com os requisitos estabelecidos por um determinado referencial normativo.

A amplitude dos requisitos normativos é variável (pode ser maior ou menor), mas em todos os casos é necessário avaliar sempre se as atividades desenvolvidas pela entidade auditada são realizadas com a competência adequada.

Ver artigo completo aqui.

 

SET 2022
VALBOPAN obtém certificado UKCA


A VALBOPAN - Fibras de Madeira, S.A. é a primeira empresa a obter o UK Certificate of Conformity of the Factory Production Control beneficiando do acordo de reconhecimento que a CERTIF estabeleceu com o BBA - British Board of Agrément.

Com base neste acordo o BBA aceita as auditorias realizadas pela CERTIF ao controlo da produção em fábrica.

A VALBOPAN, para além da marcação CE passa, assim, a aceder, igualmente, à marcação UKCA podendo exportar para o Reino Unido.

A partir de 1 janeiro de 2023, os fabricantes que pretendam colocar produtos no mercado do Reino Unido precisarão de uma Marcação de Avaliação de Conformidade do Reino Unido (UKCA) deixando de ser aceite a Marcação CE.

 

SET 2022
Estruturas metálicas: 25 empresas com Marcação CE para a norma EN 1090-1


No âmbito do Regulamento dos Produtos da Construção as estruturas metálicas (em aço ou alumínio), com características estruturais, são dos produtos de maior risco para a avaliação da conformidade, pelo impacte que podem causar em obras da construção.

Os fabricantes estão comprometidos em executarem estruturas metálicas em cumprimento com a norma harmonizada EN 1090-1, e requisitos técnicos estabelecidos na norma EN 1090-2 para o aço e EN 1090-3 para o alumínio.

O controlo da produção em fábrica deve assegurar que o fabricante, se possuir construção soldada, disponha de um coordenador de soldadura devidamente habilitado para validar todos os processos de soldadura, procedimentos de soldadura e soldadores qualificados, preveja em determinadas condições, a realização de um controlo final da soldadura através de ENDs (Ensaios Não Destrutivos), exerça um controlo e manutenção rigorosa dos equipamentos de produção, caso possua processos de corte térmico estes deverão estar qualificados para a classe de execução, EXC, aprovada, exerça um controlo cuidado sobre os seus fornecedores e materiais fornecidos e realize o controlo da produção ao longo do processo, com tolerâncias definidas.

Os fabricantes têm vindo, cada vez mais, a confiar nos processos de avaliação da conformidade realizados pela CERTIF, na sua intervenção como Organismo Notificado, e na competência dos seus auditores, para obterem o respetivo certificado CE de conformidade, relativo ao controlo da produção em fábrica.

Os fabricantes que mais recentemente viram os seus processos de controlo da produção avaliados em conformidade e receberam da CERTIF o respetivo certificado CE foram:

  • Peixoto, Neves & Freitas, Lda.
  • Lomboser Metalúrgica, S.A.
  • Vedes Banza, Lda.
  • Brick-Steel, Lda.
  • Beetsteel Metalomecânica, Lda.
  • JSV Serralharia, Lda.

Estes 6 fabricantes juntam-se a mais 19 que tinham já obtido certificado CE pela CERTIF:

  • FTB - Fábrica da Barca, S.A.
  • Fisola IP, Lda.
  • VALINOX - Industrias Metalúrgicas S.A.
  • Ilumibérica - Comércio de Material Elétrico, Lda.
  • VICOMETAL, Vieira Cordeiro S.A.
  • M. Rocha & J. Serra, Lda.
  • Entreferros Serralharia e Construções Metálicas, Lda.
  • Indústrias de Construções em alumínio INALCO, Lda.
  • M3T, Metalomecânica 3 Triângulos, Lda
  • Esferarecente Lda
  • DAEL - Indústria Metalúrgica, S.A.
  • Habioliveira, Lda.
  • LUSOMONTE IBERIAN - Indústria e Trading, Unipessoal, Lda
  • Traços Rigorosos, SA (Carbsteel)
  • Step - Engenharia e Construção, Unipessoal Lda
  • Iberoeleva, S.A.
  • JOS Metal, Lda.
  • FATIVIL, Metalomecânica Unipessoal Lda
  • Carlos V. Rebelo, Lda.

 

AGO 2022
O Feliz Painel obteve a certificação do Sistema de Gestão da Qualidade pela norma NP EN ISO 9001:2015


O Feliz Painel, empresa do Grupo Feliz, já cliente da CERTIF no âmbito da marcação CE para “Painéis Sandwich Autoportantes, Isolantes com Dupla Face Metálica” de acordo com a norma EN 14509:2013, viu agora ser-lhe concedida a certificação do seu sistema de gestão da qualidade pela norma NP EN ISO 9001:2015 para o design, desenvolvimento e produção dos seus painéis.

Para além de O Feliz Painel também O Feliz – Metalomecânica é cliente da CERTIF na marcação CE das suas “Colunas de Iluminação de Aço”.

 

AGO 2022
CERTIF assina acordo de reconhecimento com o CARES Steel Certification para a marcação UKCA


A CERTIF estabeleceu um acordo de reconhecimento com a CARES Steel Certification que permitirá às empresas suas clientes que exportam para a Inglaterra, Escócia ou País de Gales produtos de construção abrangidos pela obrigatoriedade da marcação CE aceder à marcação UKCA.


O Brexit trouxe, como uma das consequências, o não reconhecimento na Grã-Bretanha, a partir de 1 de janeiro de 2023, da marcação CE (a Irlanda do Norte tem regras diferentes), passando a ser obrigatória a marcação UKCA.


A CERTIF, para apoiar os seus clientes que exportam para estes mercados, estabeleceu este acordo de reconhecimento com o CARES Steel Certification, um dos organismos de certificação na área dos aços com maior reconhecimento internacional, pelo que as auditorias realizadas pela CERTIF serão aceites pelo CARES, havendo apenas a pagar custos relativos ao acompanhamento e análise da documentação técnica.


Este acordo sucede a um outro já estabelecido com o BBA para outros produtos.

 

 

ABR 2022
Manifesto da Qualidade para o Século XXI


A IAQ A IAQ – International Academy for Quality é uma organização independente e não-governamental constituída por académicos e que se vêm distinguindo na área da Qualidade.

Os académicos membros da IAQ são convidados proporcionalmente às várias regiões representando aproximadamente um terço em cada região Ásia, América, Europa-Médio Oriente e África, representando 45 países. De salientar que não há processos de candidatura, sendo os membros convidados pelos pares.

A IAQ aprovou recentemente o “Manifesto da Qualidade para o Século XXI”. Este manifesto foi subscrito pela APQ que assumiu a sua tradução para a língua portuguesa. A CERTIF associando-se a esta iniciativa divulga o Manifesto que deverá ser lido por todos os profissionais da Qualidade.

Pode aceder ao Manifesto aqui.

 

 

ABR 2022
46º Colóquio da Qualidade


A APQ – Associação Portuguesa para a Qualidade acaba de anunciar o “save the date” para o 46º Colóquio da Qualidade que terá lugar no dia 10 de novembro, em formato online e presencial, sendo este no Porto.

O Colóquio deste ano terá como tema “LEIS Q” e coincidirá, uma vez mais, com a celebração do Dia Mundial da Qualidade.

 

 

 

 

MAR 2022
51.ª Reunião do Advisory Group – Grupo de Organismos Notificados no âmbito do Regulamento dos Produtos de Construção


No passado dia 22 de Março realizou-se a 51.ª Reunião do Advisory Group (GNB-CPR AG), do Grupo de Organismos Notificados no âmbito do Regulamento (UE) n.º 305/2011 - Regulamento dos Produtos de Construção. A CERTIF esteve presente enquanto representante do Grupo dos Organismos Notificados Portugueses (GONP), no âmbito deste regulamento.

Nesta reunião esteve presente a representante da Comissão Europeia, que informou que está previsto que seja disponibilizada uma proposta de revisão do Regulamento (UE) n.º 305/2011 no próximo dia 30 de Março. A revisão do regulamento será o resultado de um longo processo de discussão e consulta promovido pela Comissão Europeia, e desempenhará um papel no Pacto Ecológico Europeu e no Plano de Ação para a Economia Circular, e no subsequente desempenho sustentável dos produtos de construção.

MAR 2022
CERTIF renova a sua adesão ao Compromisso Pagamento Pontual


Considerando que o princípio do pagamento nos prazos acordados entre as partes deveria ser um exercício salutar de gestão e de ética a CERTIF renovou, uma vez mais, a sua adesão ao Compromisso Pagamento Pontual, uma iniciativa da ACEGE.

Com esta decisão a CERTIF pretende dar o seu apoio à iniciativa e declarar que cumpre com todo o rigor as suas responsabilidades para com os seus fornecedores.

Informação sobre o Compromisso Pagamento Pontual, bem como das entidades aderentes, pode ser obtida em https://pagamentospontuais.org/

FEV 2022
CERTIF participa em webinar do Projeto F4F


A CERTIF participou num webinar integrado no Projeto F4F (Forest for Future), que é um projeto piloto para a constituição de uma rede regional para a valorização da fileira da floresta da região Centro e que tem como principal objetivo a demonstração de tecnologias inovadoras que permitam aumentar a cadeia de valor da fileira florestal, com particular enfase para a fileira do pinho.

São incluídas as várias fases da cadeia, desde as plantas até aos produtos finais. Neste webinar, cujo tema foi “Certificação e mercados”, foram abordados, com maior ênfase, aspetos ligados à certificação de produtos e à certificação florestal, tendo a CERTIF feito uma apresentação sobre “A certificação de produtos e o acesso a novos mercados”.

Informação sobre o Projeto F4F pode ser obtida em https://f4f.serq.pt/pt

JAN 2022
VIDREIRA TUA-MIRANDELA certifica o seu Sistema de Gestão da Qualidade


A Vidreira Tua-Mirandela, Lda. obteve junto da CERTIF a certificação do seu Sistema de Gestão da Qualidade, dando resposta aos requisitos da norma NP EN ISO 9001:2015 para o âmbito “Transformação de vidro plano. Fabricação de unidades de vidro isolante com caixa de ar. Colocação de vidro em obra.”

Procurando oferecer ao mercado uma resposta que se distingue, a Vidreira Tua-Mirandela viu também confirmada, no âmbito da Marca CERTIF Produto Certificado, a certificação das Unidades de Vidro Isolante cheias com ar que fabrica.

Com certificações que se complementam, fica reforçada a sua aposta na Qualidade.

DEZ 2021
Certificação de equipamentos de fitness instalados ao ar livre


Uma maior procura das atividades ao ar livre e um maior investimento das autarquias na disponibilização de equipamentos de fitness em parques públicos deve conduzir a uma atenção redobrada às condições de utilização e manutenção dos respetivos equipamentos. Os organismos de inspeção acreditados têm aqui um papel relevante, mas, antes do mais, é necessário garantir a conformidade dos equipamentos.

A norma europeia EN 16630:2015 relativa aos equipamentos de fitness fixos instalados ao ar livre define os requisitos de segurança e os métodos de ensaio aplicáveis. A CERTIF disponibiliza já às empresas a certificação destes equipamentos de acordo com a norma EN 16630:2015 o que permite aos fabricantes demonstrar e garantir a conformidade dos seus aparelhos e a sua adequação ao uso.

Estão já em curso processos de certificação de fabricantes nacionais.

NOV 2021
CTCV inaugurou a ampliação da sua capacidade tecnológica


O CTCV – Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro, Associado da CERTIF e membro do seu Conselho de Administração, inaugurou, com a presença do Secretário de Estado Adjunto e da Economia, a ampliação dos seus laboratórios no iParque, em Antanhol, aumentando, assim a sua capacidade tecnológica visando o apoio à Indústria 4.0, em particular nas áreas da robótica industrial e fabricação aditiva, bem como na economia circular e eficiência energética na indústria .

NOV 2021
CERTIF participa na Semana Nacional da Qualidade de Angola


O Diretor Geral da CERTIF participou, por videoconferência, no Workshop “Padronização e certificação de sistemas e produtos”, com uma intervenção sobre “Certificação de produtos (Enquadramento, caracterização e benefícios) ”. Esta sessão decorreu em Luanda, organizada pelo INIQ - Instituto das Infraestruturas da Qualidade e foi aberta com uma intervenção do Ministro da Indústria e Comércio de Angola. A CERTIF tem um protocolo de cooperação com o IANORQ, organismo agora integrado no INIQ, que permite a emissão de certificados conjuntos. Este processo está em linha com os interesses da economia angolana, numa valorização dos seus produtos, bem como das empresas portuguesas estabelecidas em Angola e que se pretendem diferenciar face a uma concorrência de menor valor.

NOV 2021
A normalização apoia o trabalho da COP26


A ISO – Organização Internacional de Normalização e a IEC – Comissão Eletrotécnica Internacional, dentro do espírito da Cimeira COP26, desenvolveram o “Climate action kit” para mostrar a contribuição que a normalização, através da cooperação e da troca de conhecimento de milhares de peritos de vários países, integrados em centenas de comités técnicos, podem dar aos governos na implementação de políticas e às empresas para construir, de forma consistente, produtos e sistemas sustentáveis e interoperáveis.

Este action kit, a que poderá aceder em https://storage-iecwebsite-prd-iec-ch.s3.eu-west-1.amazonaws.com/2021-10/iecandisoclimateactionkit.pdf apresenta vários estudos de caso, desenvolvidos em diversos países, que mostram como as normas podem ser um suporte para políticas púbicas e influenciar e apoiar iniciativas para a mudança climática.

OUT 2021
Dia Mundial da Normalização


Comemora-se dia 14 de Outubro, o Dia Mundial da Normalização, uma iniciativa conjunta dos organismos internacionais ISO-Organização Internacional de Normalização, IEC-Comissão Eletrotécnica Internacional e ITU- União Internacional de Telecomunicações, com o objetivo de chamar a atenção para a importância das normas e prestar homenagem a todos aqueles que, ao nível técnico, participaram na sua elaboração.

O tema escolhido para este ano foi uma “Shared vision for a better world”, cuja escolha pretende alertar a Sociedade para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que visam abordar os desequilíbrios sociais, desenvolver uma economia sustentável e reduzir o ritmo das mudanças climáticas. Para os alcançar será necessária a cooperação dos parceiros públicos e privados e o uso de todas as ferramentas disponíveis, incluindo as normas internacionais e as atividades de avaliação de conformidade.

Mais informação pode ser obtida em: https://www.iso.org/world-standards-day.html

SET 2021
CERTIF patrocina o Colóquio da Qualidade


A Associação Portuguesa para a Qualidade (APQ) vai organizar, no dia 11 de novembro o seu 45º Colóquio da Qualidade, coincidindo com a celebração do Dia Mundial da Qualidade.

O tema principal é “A Qualidade na Era da Transformação Digital” e estarão em discussão questões como o papel da Qualidade no processo de transformação digital, quais os últimos desenvolvimentos neste âmbito, qual o papel das ferramentas da qualidade, como as conhecemos e a sua adequação, ou não, nos contextos digitais, bem como uma análise do que organizações portuguesas estão a fazer nono âmbito da Qualidade 4.0.

O colóquio será realizado em formato híbrido, presencial em Lisboa e com transmissão online. Pode aceder a mais informações e eftuar a sua inscrição em: https://apq.pt/eventos/44-coloquio-qualidade.

SET 2021
CERTIF assina acordo de reconhecimento com o BBA – British Board of Agrément


O Brexit trouxe, como uma das consequências, o não reconhecimento na Grã-Bretanha da marcação CE (a Irlanda do Norte tem regras diferentes), passando a ser obrigatória a marcação UKCA.

As empresas que exportam para Inglaterra, Escócia ou País de Gales produtos de construção abrangidos pela obrigatoriedade da marcação CE terão, a partir de 1 de janeiro de 2023 (o prazo foi alargado), de aceder, por isso, à marcação UKCA.

A CERTIF, para apoiar os seus clientes que exportam para estes mercados, estabeleceu um acordo de reconhecimento com o BBA, passando a ser um European Notified Body Partner, o que permite às empresas, com o certificado emitido pela CERTIF, obter o certificado UKCA emitido pelo BBA. Para qualquer dúvida ou esclarecimento contacte o seu Gestor de Processo.

SET 2021
ISO Survey 2020


A ISO (Organização Internacional de Normalização) divulgou, como é habitual, o  ISO Survey que contém os dados relativos ao número de certificados emitidos por organismos de certificação acreditados por membros do Fórum Internacional de Acreditação (IAF).

O ISO Survey 2020 mostra que existe mais de 1 milhão e quinhentas mil organizações certificadas no mundo, número este que representa um aumento de 18% face ao ano anterior, em grande parte devido ao aumento de certificações de acordo com a ISO 45001.

Esta estatística diz respeito a um conjunto de 12 normas e pode ser consultada aqui: ISO - The ISO Survey A China continua a ser o país com mais certificados emitidos, quer no âmbito da ISO 9001, quer da ISO 14001. De registar que, em ambas as normas, se verifica uma diminuição do número de certificados válidos em Portugal.

AGO 2021
Lançamento do CIRCO Hub Portugal


No passado dia 18 de Junho realizou-se a sessão de lançamento do CIRCO Hub Portugal, um programa de capacitação que aplica o design e o design thinking ao desenvolvimento de produtos, serviços e modelos de negócio circulares, dirigido a 100 empresas e a 60 designers.

A iniciativa é financiada pelo Fundo Ambiental e será implementada numa parceria entre o LNEG, o IAPMEI e a APA. O objetivo principal do projeto é incentivar a economia circular através do design, recorrendo a um programa de formação testado e com uma elevada taxa de sucesso.

A formação inicia-se em setembro de 2021 e destina-se a empresas responsáveis pela fabricação de produtos e profissionais de design que tenham interesse em aplicar estratégias e práticas para desenvolver o seu negócio de acordo com princípios de economia circular.

Mais informações e vídeo da sessão de lançamento do Programa CIRCO HUB Portugal em: lancamento do circo hub portugal | LNEG Laboratório Nacional de Energia e Geologia

JUL 2021
45º Colóquio da Qualidade


APQ – Associação Portuguesa para a Qualidade acaba de anunciar o “save the date” para o 45º Colóquio da Qualidade que terá lugar no dia 11 de novembro, em formato online e presencial, sendo este em Lisboa. O Colóquio deste ano terá como tema Qualidade na Era da Transformação Digital e coincidirá com a celebração do Dia Mundial da Qualidade.

JUL 2021
Certificação de produtos de combate aos incêndios


Com o início da época de incêndios aumenta a nossa preocupação. A utilização de equipamentos fiáveis de combate aos incêndios poderá ajudar a prevenir que este tipo de situações assuma formas mais graves.

A CERTIF dá o seu contributo através da marcação CE e da certificação de produtos para vários equipamentos que poderão ajudar no combate aos incêndios.

Assim, é importante lembrar que a CERTIF é Organismo Notificado para normas europeias, tais como a EN 671-1:2012 para as bocas de incêndio armadas com mangueiras semirrígidas, assim como para a norma EN 671-2:2012 para bocas de incêndio armadas com mangueiras flexíveis.

A CERTIF está também acreditada para a emissão de certificados para marcos de incêndio de coluna, de acordo com a EN 14384:2005, marcos de incêndio enterrados, de acordo com a EN 14339:2005, e para a série de normas EN 54 que inclui os seguintes produtos: centrais de incêndio, sirenes, botoneiras, detetores de calor e fumo, isoladores e dispositivos de alarme visual.

Para além dos produtos referidos a CERTIF trabalha também na certificação do serviço de manutenção de extintores de acordo com a NP 4413:2019, norma de cumprimento obrigatório para as empresas que pretendam exercer atividade de manutenção de extintores.

A CERTIF, com vários certificados emitidos nestes âmbitos, tem já 20 anos de experiência nesta área.

JUN 2021
Dia Mundial da Acreditação


O Dia Mundial da Acreditação celebra-se a 9 de junho, por iniciativa do IAF – International Accreditation Cooperation e do ILAC – International Laboratory Accreditation, tendo, este ano, como tema a utilização da Acreditação como suporte da implementação dos objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas.

O IAF e o ILAC produziram uma brochura e um vídeo que mostram exemplos do papel que a acreditação desempenha no suporte à implementação dos objetivos da sustentabilidade, e que podem ser acedidos em
https://ilac.org/news-and-events/world-accreditation-day-2021/

 

 

JUN 2021
AT SOLAR com o primeiro certificado Solarkeymark


A AT SOLAR obteve a sua primeira certificação Solarkeymark para um coletor solar térmico. Situada em Vouzela a AT Solar passa, assim a fazer parte do grupo de empresas detentoras da marca europeia para os coletores e sistemas solares térmicos atribuída pela CERTIF.

A Solarkeymark é uma marca europeia de conformidade atribuída por um conjunto de organismos de certificação para tal qualificados, e que a CERTIF integra. Com esta marca de conformidade os fabricantes podem demonstrar que o seu coletor ou sistema solar térmico cumpre com as normas europeias aplicáveis, bem como com os requisitos adicionais da marca.

 

 

MAI 2021
CERTIF concedeu pela primeira vez a marca Produto Certificado a uma empresa em Taiwan


Hou Ta Electric Cords & Plugs Co., Ltd. foi a primeira empresa de Taiwan a obter a marca CERTIF Produto Certificado para fichas monofásicas não desmontáveis com cabo, após a avaliação do Sistema da Qualidade implementado no fabrico, através de uma auditoria, e avaliação da conformidade do produto através da realização de ensaios de acordo com a norma IEC 60884-1:2002+AMD1:2006+AMD2:2013 e ensaios adicionais para confirmação das dimensões de acordo com a folha de Normalização da CEE 7 aplicável.

Hou Ta Electric Cords & Plugs Co., Ltd. é um fabricante com mais de 30 anos de experiência em Taiwan com mais de 30 aprovações internacionais de segurança elétrica e com o seu sistema de gestão de qualidade certificado de acordo com ISO 9001:2015.

 

 

MAI 2021
ETICS: Acordos de Reconhecimento Mútuo europeus na certificação de produtos elétricos


Realizou-se nos dias 27 e 28 de abril, por vídeo-conferência, a reunião anual do grupo ETICS - European Testing Inspection Certification System.
Esta Associação de Organismos de Certificação europeus, onde estão representados diversos stakeholders, entre outros a Lighting Europe, Europacable, Orgalime, EU DG Growth, Europol, EA – European Accreditation, CEN/CENELEC, é responsável pela gestão estratégica e operacional dos diversos Acordos de reconhecimento mútuo europeus, no âmbito da certificação de equipamento elétrico, incluindo as marcas comuns europeias ENEC e HAR.
De salientar um conjunto de temas com interesse para os fabricantes nacionais:

  • a continuação do reconhecimento das Marcas europeias no Reino Unido, durante o processo de transição para o Brexit e após a sua conclusão,
  • a manutenção das atividades por via remota, incluindo auditorias, apenas nos casos devidamente fundamentados. Esta situação é de carácter excecional e será revogada quando as restrições devidas à pandemia deixarem de existir,
  • o reforço da harmonização dos processos de certificação, para promover a concorrência leal entre os fabricantes nos diversos mercados,
  • a divulgação das marcas comuns europeias em diversos mercados, nomeadamente na Eurásia, China, EAU, Arábia Saudita, África do Sul, Argentina, EUA e Austrália, facilitando o seu reconhecimento,
  • a atividade de diversos grupos de trabalho internos no sentido de encontrarem e darem resposta a novos desafios, que acompanhem as tendências e necessidades das partes interessadas, incluindo os utilizadores e consumidores.

Reforçar a importância da credibilidade e da confiança das certificações europeias e o aumento do número de produtos certificados permite colocar no mercado produtos mais seguros e que cumprem com as funcionalidades para as quais foram desenvolvidos.

Este objetivo é compatível com o apoio às autoridades de controlo do mercado no combate à contrafação.

 

 

ABR 2021
O contributo da certificação para a proteção ambiental – dois exemplos


Todos os dias vemos, nos diferentes meios de comunicação social, artigos, notícias e reportagens, alguns deles pré-apocalípticos, sobre as alterações climáticas e sobre a poluição dos oceanos com plásticos. Não são situações ou problemas “novos”, mas continuam na ordem do dia quando o mundo sofre com uma pandemia que muitos acreditam ter sido potenciada pela negligência da espécie humana para com o planeta onde habita.

Muitos países, entre os quais Portugal, têm implementado legislação que visa diminuir os efeitos desta negligência, atuando ao nível das suas causas. Compete, igualmente, a cada um de nós, quer ao nível individual quer ao nível de empresa, fazer a sua parte para uma melhoria ambiental que se quer e espera robusta e eficaz a curto / médio prazo.

A CERTIF disponibiliza às empresas certificações de serviço que contribuem efetivamente para a atenuação dos dois problemas ambientais referidos no início deste artigo.

A primeira delas dirige-se às empresas que realizam a instalação, a reparação, a manutenção ou assistência técnica e o desmantelamento de equipamentos fixos de refrigeração, ar condicionado e bombas de calor que contenham gases fluorados com efeito de estufa. Trata-se de uma certificação obrigatória nos termos estabelecidos no Regulamento (UE) n.º 517/2014 e no Regulamento de Execução (UE) 2015/2067 com o enquadramento nacional dado pelo Decreto-Lei n.º 145/2017. O consumidor, quer individual quer empresarial, ao optar por uma empresa com o seu serviço certificado nestes termos, para além de cumprir a lei, tem a garantia acrescida de que as práticas seguidas estão de acordo com a legislação vigente ao nível da utilização de fluídos que contribuem para o efeito de estufa e como tal para o aquecimento global.

A segunda tem como base as premissas da Redução, Reutilização e Reciclagem que são muito faladas, é certo, mas que estão longe de cair na banalidade. Trata-se da certificação da atribuição do Fim do Estatuto do Resíduo (FER) a diversos materiais, nomeadamente:

  • Plástico Recuperado (PE, PP, PVC, PET e PS) em conformidade com a Portaria n,º 245/2017 de 2 de Agosto;
  • Material de borracha derivado de pneus usados em conformidade com a Portaria n.º 20/2018 de 17 de janeiro;
  • Ferro, aço e alumínio em conformidade com o Regulamento (UE) n.º 333/2011 do Conselho de 31 de março de 2011;
  • Cobre em conformidade com o Regulamento (UE) n.º 715/2013 da Comissão de 25 de julho de 2013.

Trata-se de uma certificação de serviço que na sua génese é voluntária, mas que se torna obrigatória se o produtor de cada um destes resíduos os pretender colocar no mercado como uma matéria-prima pronta a ser incorporada num produto final. Esta certificação implica que o produtor tenha implementado um sistema de gestão e um controlo do produto que sejam adequados e cumpram com a legislação referida. Ao optar pela aquisição destes produtos as empresas transformadoras estão a comprar uma matéria-prima equiparada a um material virgem e não um resíduo, com as vantagens que daí advêm, bem como a contribuir para a política dos 3 R’s já referida e para uma efetiva Economia Circular.

No site da CERTIF pode consultar as listas de empresas certificadas.

 

 

ABR 2021
A CERTIF continua a apoiar o setor da construção


A CERTIF continua a apoiar o setor da construção civil e obras públicas, através da certificação de produtos e da marcação CE, contribuindo, com a avaliação da sua conformidade para a disponibilização de produtos conformes com as normas.

No que se refere aos produtos em aço destinados a serem utilizados como armaduras em betão armado que se apresentem na forma de varões, barras, rolos ou bobinas, redes eletrossoldadas e treliças, independentemente do processo de fabrico, a CERTIF, com a contribuição do LNEC, que efetua os respetivos ensaios, certifica os seguintes produtos:

  • varão de aço A400NR para armaduras de betão armado, de acordo com a Especificação LNEC 449:2017:
  • varão de aço A500NR para armaduras de betão armado, de acordo com a Especificação LNEC 450:2017:
  • varão de aço A400NR de ductilidade especial para armaduras de betão armado, de acordo com a Especificação LNEC 455:2017:
  • varão de aço A500NR de ductilidade especial para armaduras de betão armado, de acordo com a Especificação LNEC 460:2017:
  • varão de aço A500ER para armaduras de betão armado, de acordo com a Especificação LNEC 456:2020:
  • redes eletrossoldadas para armaduras de betão armado, de acordo com a Especificação LNEC 458:2020:
  • redes eletrossoldadas de pequeno diâmetro, de acordo com a Especificação LNEC 479:2020:
  • treliças eletrossoldadas para armaduras de betão armado de acordo com a Especificação LNEC 480:2020:
  • fio de aço para pré-esforço, de acordo com a Especificação LNEC 452:2020:
  • cordão de aço para pré-esforço, de acordo com a Especificação LNEC 453:2020:

A certificação destes produtos inclui ensaios, efetuado nos laboratórios do LNEC, como referido, e a auditoria aos respetivos locais de fabrico.

A CERTIF está representada em vários países, tais como: Portugal, Espanha, Angola, Turquia e Tailândia, através de empresas que possuem a certificação dos seus produtos de acordo com as especificações acima mencionadas.

 

 

MAR 2021
CERTIF reconhecida para a certificação de produtos no âmbito do Heat Pump KEYMARK


A CERTIF foi reconhecida para a certificação de bombas de calor com depósito incorporado para água quente doméstica de acordo com a norma EN 16147, no âmbito do Heat Pump KEYMARK.

Os ensaios de determinação do desempenho e consumo energético das bombas de calor serão realizados no Itecons - Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico para a Construção, Energia, Ambiente e Sustentabilidade, localizado em Coimbra.

O Heat Pump KEYMARK é uma marca de certificação europeia voluntária e independente, aplicável ao desempenho energético de bombas de calor, que segue os requisitos estabelecidos para um esquema de certificação tipo 5 da ISO - International Organization for Standardization. Isto implica a realização de ensaios de concessão e de acompanhamento, bem como a avaliação periódica do processo de fabrico e do respetivo sistema da qualidade.

O Heat Pump KEYMARK está enquadrado pelos Regulamentos Europeus 813/2013 e 814/2013 que estabelecem os requisitos para o Ecodesign. A emissão de um certificado pela CERTIF constitui, assim, um passaporte para a colocação dos produtos no mercado europeu. Informação adicional relativa a este sistema de certificação pode ser obtida em www.heatpumpkeymark.com.

 

MAR 2021
Mestre alimentar renova certificação pela nova norma ISO 22000:2018


A Mestre Alimentar - Comercialização de Produtos Alimentares, Lda., viu renovada a certificação do seu Sistema de Gestão da Qualidade e de Segurança Alimentar pelas normas NP EN ISO 9001:2015 e ISO 22000:2018, respetivamente.

Os certificados têm como âmbito a comercialização e distribuição de produtos alimentares congelados, refrigerados e à temperatura ambiente. Nesta auditoria, a empresa sediada em Chaves efetuou já a transição para a nova versão da norma ISO 22000:2018, garantindo assim, o cumprimento com os novos requisitos normativos e dando provas que, mesmo nos tempos difíceis que vivemos, mantém a sua política de fornecimento de produtos seguros, tendo em mente a segurança dos alimentos fornecidos e dos seus clientes.

 

FEV 2021
Revisão da ISO 9001:2015


A ISO irá dar inicio ao processo de revisão da norma ISO 9001:2015 para que este documento de referencia dos sistemas de gestão da qualidade, e no qual se baseiam vários outros sistemas, se mantenha aplicável e relevante para os seus utilizadores.

Ao nível nacional este processo será acompanhado pela CT 80, Comissão Técnica Portuguesa na área da Gestão e Garantia da Qualidade.

Para aumentar a sua relevância no mercado, ao nível da avaliação da conformidade, é necessário identificar os aspetos que podem necessitar ser melhorados, e se tenha a correta perceção de até que ponto foram alcançados os objetivos a que a norma de 2015 se propôs e o qual o grau de dificuldade/facilidade sentido na sua implementação.

É solicitado a todas a empresas certificadas que colaborem através do preenchimento de um inquérito que foi desenvolvido pelo comité técnico “Quality management and quality assurance” e que está disponível em Perception of certificaton bodies on ISO 9001:2015 Survey (surveymonkey.com).

A participação das empresas será determinante para que o início da revisão desta norma tenha início durante o ano de 2021 ou que seja uma recolha de informação e contributos para futuras revisões da norma.

 

FEV 2021
CERTIF renova a sua adesão ao Compromisso Pagamento Pontual


Considerando que o princípio do pagamento nos prazos acordados entre as partes deveria ser um exercício salutar de gestão e de ética a CERTIF renovou a sua adesão ao Compromisso Pagamento Pontual, uma iniciativa da ACEGE.

Com esta decisão a CERTIF pretendeu dar o seu apoio à iniciativa e declarar que cumpre com todo o rigor as suas responsabilidades para com os seus fornecedores.

Informação sobre o Compromisso Pagamento Pontual, bem como das entidades aderentes, pode ser obtida em https://pagamentospontuais.org/

CERTIF © 2024 www.certif.pt