última actualização: Julho 2024 
 
  início Folheto CERTIF
  mapa do sítio
 





Arquivo de Notícias do ano 2009


NOV 2009
CERTIF acreditada pelo IPAC para o âmbito da ISO 17021


A CERTIF foi creditada pelo IPAC de acordo com a norma ISO 17021 para a certificação de sistemas de gestão da qualidade.
Acreditada há vários anos para um vasto leque de normas no âmbito da EN 45011, a CERIF vê agora alargado o seu âmbito de actuação, podendo passar a oferecer aos clientes, também nesta área, uma certificação acreditada.

A CERTIF continua a apostar na acreditação da sua oferta como uma das formas de demonstrar a credibilidade do seu trabalho.

 

NOV 2009
CERTIF acreditada para o “Controle de produção de betão”


A CERTIF acaba de ser acreditada pelo IPAC para a certificação do processo de “Controle da produção de betão”, tal como exigido pelo Decreto-Lei nº 301/2007, de 23 de Agosto.

Com esta acreditação a CERTIF alarga a sua oferta e cimenta a sua liderança na certificação do sector dos produtos da construção.

 

 


OUT 2009
33ª Assembleia Geral da EUROCER-Building, em Lisboa


A Eurocer-building, associação europeia que reúne cerca de vinte organismos nacionais de certificação com actividade na certificação de produtos, processos e serviços na área da construção reuniu a sua 33ª Assembleia Geral em Lisboa, nos passados dias 22 e 23 de Outubro.

Fundada em 1994 é, desde 2008, presidida por Francisco Barroca, Director Geral da CERTIF.

Os principais objectivos da Associação são a cooperação entre os seus membros, a promoção da certificação voluntária de produtos, a criação de esquemas de certificação comuns e, como corolário, deste trabalho, contribuir para a melhoria da qualidade da construção na Europa.

A Assembleia Geral que decorreu em Lisboa, representou um ponto de viragem na Associação, na medida em que foi aprovado o inicio imediato de trabalhos técnicos no sentido de criar esquemas de certificação de âmbito europeu que poderão potenciar fortes ganhos de competitividade aos fabricantes.

 


OUT 2009
Assembleia Geral da Eurocer-Building reúne em Portugal


A CERTIF organiza, nos dias 22 e 23 de Outubro, em Lisboa, a 33ª Assembleia Geral da Eurocer-Building, associação europeia que agrupa os organismos de certificação na área dos produtos de construção.

Sob a presidência de Francisco Barroca, a Eurocer-building vai procurar consolidar formas de cooperação entre os seus Membros, como forma de oferecer aos seus clientes uma certificação credível e competitiva.

 


OUT 2009
CERTIF consolida a sua posição na Solarkeymark


A energia solar térmica levou a um crescimento do mercado da indústria do sector de perto de 60% em 2008, tendo o mercado nacional crescido cerca de 65%.

Em 2009, com os programas de financiamento lançados pelo Governo o sector teve uma interessante dinâmica e a CERTIF consolidou a sua posição como o segundo maior certificador europeu no âmbito da Solarkeymark.

Com mais de 80 certificados emitidos e com 49 processos em curso a CERTIF tem tido a importante colaboração do Departamento de Energias Renováveis do LNEG (ex-INETI), entidade de grande prestígio e participo nos projectos de desenvolvimento europeus.

Além do laboratório do LNEG a CERTIF recorre, ainda, a laboratórios da Alemanha, Áustria e Espanha.

 


SET 2009
CERTIF aumenta a sua intervenção no estrangeiro como Organismo Notificado


Fruto de parcerias com organismos de certificação italianos e cipriotas a CERTIF tem vindo a alargar a sua base de clientes naqueles dois mercados como Organismo Notificado para a Directiva Produtos da Construção.

De referir que a CERTIF tem uma relevante actividade internacional, com clientes em cerca de 25 países.

 


SET 2009
CERTIF certifica o Sistema de Gestão da Qualidade do Grupo Vidros Cerejo, Lda. / Batalhatempra, Lda.


A CERTIF certificou os Sistemas de Gestão da Qualidade, de acordo com a norma ISO 9001:2008 das empresas Vidros Cerejo, Lda. e Batalhatempra, Lda.

A Vidros Cerejo, Lda. transforma vidro plano em vidro duplo isolante e tinha já os seus produtos certificados de acordo com a norma NP EN 1279.

A Batalhatempra, Lda., por sua vez, presta o serviço de têmpera de vidro simples e especiais, e recebeu simultaneamente o certificado de produto de acordo com a norma EN 12150.

A CERTIF consolida, com estas certificações, a sua posição de liderança no sector do vidro de construção, sector este onde é hoje possível encontrar fabricantes nacionais com uma oferta de qualidade.

 


SET 2009
CERTIF promove 1º Encontro de Auditores Coordenadores de Sistemas de Gestão e 8º Encontro de Auditores do Sector Electrotécnico e Telecomunicações


Realizaram-se no dia 18 de Setembro, nas instalações do CTCV, em Coimbra, o 1º Encontro de Auditores Coordenadores de Sistemas de Gestão que contou com a presença de cerca de 20 Auditores da Bolsa de Auditores CERTIF que incluiu aqueles que também estão qualificados para realizarem auditorias no Sector Electrotécnico e Telecomunicações e outros, cuja actividade se desenvolve, essencialmente, nas zonas norte e centro do país.

Realizou-se também no mesmo dia 8º Encontro de Auditores do Sector Electrotécnico e Telecomunicações onde foram apresentados os novos modelos de relatório de auditoria.

Estes documentos resultam dos trabalhos realizados a nível europeu, com a participação da CERTIF, e que permitem a utilização de modelos comuns com o objectivo de possibilitar o reconhecimento das auditorias na Europa.

 


ABR 2009
CERTIF e IFBQ dinamizam cooperação


A CERTIF e o Instituto Falcão Bauer da Qualidade (Brasil) após o estabelecimento de acordos de reconhecimento têm vindo a dinamizar formas de cooperação de modo a poderem oferecer aos seus clientes um acesso privilegiado a novas marcas e a novos mercados.

As empresas portuguesas com certificação CERTIF têm agora uma maior facilidade no mercado brasileiro com o acesso às marcas IFBQ e as empresas brasileiras com certificação deste Instituto podem agora aceder a marcas CERTIF bem como à marcação CE. Beneficiando da língua comum torna-se mais fácil a cooperação e a aceitação de documentação técnica sem necessidade de custos adicionais com traduções.

O Director Geral da CERTIF teve uma sessão de trabalho com o Director Geral, Eng.º. Paulo Spinoza e quadros do IFBQ para prepararem estratégias comuns de actuação.

 


ABR 2009
M3T com o Sistema de Gestão da Qualidade certificado


A CERTIF certificou o Sistema de Gestão da Qualidade da M3T, Metalomecânica 3 Triângulos, Lda, para o âmbito da prestação de serviços de metalomecânica-serralharia, torno, fresa, corte e quinagem de chapas.

A M3T tem a sua sede em Salgueirinha, Pinhal Novo e com 25 trabalhadores presta serviços essencialmente ao sector metalúrgico

 

 


MAR 2009
CERTIF certifica o Sistema de Gestão da Qualidade da Enviestudos


A CERTIF concedeu o certificado de conformidade para o Sistema de Gestão da Qualidade à Enviestudos – Consultoria Ambiental, Lda para o âmbito da prestação de serviços de consultoria, formação, monitorização, segurança e auditoria/verificação sediada no concelho de Almada a Enviestudos foi constituída em Março de 1999 e presta serviços na área da qualidade, ambiente e segurança.

 

 


MAR 2009
Auditoria no âmbito dos Acordos de Reconhecimento Mutuo na área Eléctrica


A CERTIF e os laboratórios do IEP – Instituto Eléctrico Português e do ISQ – Instituto de Soldadura e Qualidade tiveram a “peer assessment” no âmbito dos acordos europeus CCA, ENEC e HAR e do acordo internacional CB-Scheme com vista à renovação da sua aceitação nos acordos e a extensão para novas normas.

A Equipa Auditora foi constituída pelo Dr. Wolfang Kreinberg, da TUV SUD, Alemanha, que coordenou, e pelos Engºs Goh Tok Poie, do SIRIM, Malásia e Marjan Mak, do SIQ, Eslovénia.

 



CERTIF © 2024 www.certif.pt